O fundamento profissionalizante visa à superação das limitações impostas pelo paradigma convencional, pela implantação de uma nova orientação a partir de uma abordagem da visão sistêmica, formando profissionais autônomos, capazes de aprender, de serem criativos e empreendedores.
O Engenheiro Agrônomo formado no Campus Universitário Jane Vanini - Cáceres da Universidade do Estado de Mato Grosso deverá ter uma sólida formação científica e profissional que o capacite a desenvolver e implementar tecnologias adequadas ao manejo de agroecossistemas de forma responsável, com visão ética e humanística, em atendimento às demandas da sociedade.Que o profissional formado seja capaz de aplicar os conhecimentos adquiridos ao longo de sua formação acadêmica às situações e entraves da cadeia produtiva através de uma permanente interação com a sociedade, entidades públicas e privadas ligadas aos setores agropecuários, visando diagnosticar e superar problemas e desafios.
As disciplinas caracterizadas como pertencentes aos núcleos de conteúdos profissionais essenciais e específicos irão capacitar o profissional formado para atuar tanto no mercado de trabalho nacional quanto para atender às peculiaridades regionais e locais.
O Engenheiro Agrônomo formado no Campus Universitário Jane Vanini - Cáceres deverá estar apto a compreender e traduzir as necessidades de indivíduos, grupos sociais e comunidade, com relação aos problemas tecnológicos, socioeconômicos, culturais, gerenciais e organizativos, bem como utilizar racionalmente os recursos naturais disponíveis, preservando e/ou conservando o equilíbrio do organismo agrícola.
Conteúdo indisponível no momento! Tente novamente mais tarde.
Conselho Curador - CONCUR
Conselho Universitário - CONSUNI
Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão - CONEPE
Licenciatura e Bacharelado em Ciências Biológicas
Campus Universitário de Cáceres
(Clique no banner abaixo para ser redirecionado para a página do evento)
CRDHPLG
O CEP/UNEMAT é um órgão colegiado, interdisciplinar, com funções deliberativa, consultiva, normativa e educativa de natureza técnico-científica com a finalidade de garantir que os projetos de pesquisa que envolvam seres humanos sejam executados dentro dos preceitos da ética em pesquisa.
Internamente está ligado à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós Graduação - PRPPG onde dispõe de espaço e mobiliário adequados ao exercício de sua função. Externamente é ligado à Comissão Nacional de Ética em Pesquisa - CONEP, uma comissão do Conselho Nacional de Saúde - CNS, que implementa as normas e diretrizes regulamentadoras de pesquisas que envolvem seres humanos, além de coordenar os Comitês de Ética em Pesquisa.
Os membros do atual colegiado do CEP/UNEMAT foram designados pelas portarias /2022 (Coordenadores), 1781/2020 (membros do colegiado) e /2022 (secretário). Estas portarias podem ser observadas no endereço (http://www.unemat.br/legislacao/index.php?ac=portarias).
Coordenador I - Prof. Dr. Raul Angel Carlos Oliveira
Coordenador II - Antonio João Castrillon Fernández
Email:
cep@unemat.br
Telefone:
(65) 3221-0067
(65) 99944-3605 - Whatsapp
Endereço:
Universidade do Estado de Mato Grosso, Sede Administrativa
Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós Graduação - PRPPG
Avenida Tancredo Neves, 1095, Cavalhada II
Cáceres-MT, CEP: 78.200-000
ATENDIMENTO
Órgãos de imprensa e veículos de comunicação:
Telefone: (65) 3221-0021
Celular: (65) 996-343-790
E-mail: imprensa@unemat.br
Solicitações e demandas internas:
Sistema interno de Comunicação: https://comunica.unemat.br/
Dúvidas sobre Vestibular, SiSU e processos de tranferência:
WhatsApp: (65) 99691-3812
Manual de Utilização e Instruções dos produtos e serviços da Assessoria de Comunicação da Unemat:
Em construção
Diretoria Administrativa de Desenvolvimento Organizacional
Em construção
VIII - SEMANA DE LETRAS
&
VII - ENCONTRO NACIONAL DE LINGUAGEM,HISTÓRIA E CULTURA
ATENÇÃO!
Prezados(as) Participantes,
Inscrições com apresentação de trabalho prorrogadas até 10/08/2015 apenas pelo sistema:
A Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PROEG) é a instância responsável por implantar e implementar as políticas para o ensino de graduação no âmbito da Universidade do Estado de Mato Grosso.
A PROEG, em consonância com a missão da Universidade do Estado de Mato Grosso, tem como compromisso contribuir para a oferta de uma educação superior pública de excelência, promovendo, plural e democraticamente, a produção do conhecimento por meio do ensino, pesquisa e extensão.
A PROEG é composta por Diretorias e Supervisões que de forma interligada assessoram e acompanham o ensino de graduação em cursos de oferta contínua e em modalidades diferenciadas (Licenciaturas Plenas Parceladas, Educação Superior Indígena, Ensino a Distância, Turmas Fora de Sede e Turmas Únicas).
Cabe à PROEG propor aos órgãos internos competentes a criação, extinção e ampliação dos cursos de graduação; sugerir políticas de acesso aos cursos de graduação; orientar o registro e o controle acadêmico; expedir e registrar diplomas de graduação e de pós-graduação; controlar o acervo bibliográfico e coordenar o processo de avaliação das atividades didático-pedagógicas.
Buscando a melhoria do ensino por meio da troca de experiências, a PROEG estimula parcerias por meio de acordos de cooperação mútua entre a UNEMAT e outras instituições de ensino, nacionais e internacionais, empresas e/ou associações, com vistas a integrar concepções e práticas universitárias e a facilitar a construção de uma visão globalizada da universidade.
Universidade do Estado de Mato Grosso - Unemat
Pró-Reitoria de Ensino de Graduação
Av: Tancredo Neves, Nº 1095, Cavalhada III
Cep: 78200.000 Cáceres-MT
Telefones: (65)3221-0030
Email: proeg@unemat.br
Horário de expediente:
Matutino: 08h às 12h
Vespertino: 14h às 18h
Pós Graduação Lato Sensu UNEMAT
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO PRESENCIAL |
||
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO |
POLOS DE ENSINO | VAGAS |
Administração em Agronegócio |
Juara | 40 |
Controladoria e Gestão Agroindustrial |
Sinop | 50 |
Cidades e Construções Sustentáveis |
Sinop | 40 |
Ensino e aprendizagem de línguas adicionais para crianças |
Sinop | 40 |
Finanças, Tributos e Perícia. |
Tangará da Serra | 60 |
A Literatura no Contexto da Educação no Campo
|
Tangará da Serra | 40 |
Direitos Humanos e Garantias Fundamentais |
Vila Rica e Porto Alegre
do Norte
|
60 |
PORTAL DO ESTAGIÁRIO
O estágio deve ter como objetivo a complementação do ensino e da aprendizagem, proporcionando treinamento prático, aperfeiçoamento técnico-cultural e científico e de relacionamento humano. O estagiário não pode ter vínculo empregatício com a empresa para a qual está prestando serviço, no entanto, o acadêmico poderá receber bolsa estágio. Tanto a bolsa como o auxílio transporte são obrigatórios no estágio não obrigatório e facultativo no estágio obrigatório.
Os estágios não obrigatórios (atividades opcionais, não incluídos no currículo escolar) e obrigatórios (incluídos no currículo, contando como crédito para as disciplinas) são permitidos aos acadêmicos dos cursos de graduação somente após o mesmo ter cumprido 50% (cinquenta por cento) dos créditos do curso e respeitar os pré-requisitos estabelecidos nas matrizes curriculares dos PPCs (Projeto Pedagógico do Curso) aos quais estão vinculados.
Todos acadêmicos dos cursos de Graduação da Unemat são obrigados a realizar estágio como componente curricular obrigatório para integralização do curso.
Para maiores informações os acadêmicos e demais interessados poderão consultar a Nova Lei de Estágio – Lei 11.788, de 25 de setembro de 2008, a Resolução N° 028/2012 – CONEPE (Cursos de Bacharelado) e a Resolução N° 029/2012 – CONEPE (Cursos de Licenciatura).
SELEÇÃO DE MESTRADO E DOUTORADO EM ESTUDOS LITERÁRIOS 2024 - turmas 2025
Acompanhe o processo Seletivo Clicando Aqui!
Comissão de Ética no Uso de Animais
Através da política de apoio a gestão a Comissão de Ética no Uso de Animais – CEUA da Universidade do Estado de Mato Grosso–Unemat, foi criada em novembro de 2014, é órgão colegiado, interdisciplinar, com funções consultivas e deliberativas de natureza técnica-cientifica, sobre assuntos de sua competência, esta vinculada, á Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós Graduação PRPPG, submete se ao Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal (CONCEA) no Ministério da Ciência e Tecnologia.
A CEUA tem à finalidade de garantir que os projetos de pesquisa que envolva aninais sejam executados dentro dos preceitos da ética em pesquisa obedecendo às recomendações da lei n.º 11.794, de outubro de 2008, suas alterações posteriores e demais dispositivos legais.
A CEUA é composta atualmente por um presidente, um vice-presidente, uma secretaria administrativa, doze membros titulares, sendo 10 membros atuantes na Universidade, de caráter multiprofissional e multidisciplinar e dois membros da comunidade externa.
A CEUA tem ainda papel educativo, oferecendo cursos, palestras e consultas, assegurando a atualização continuada dos pesquisadores e promovendo o debate de aspectos éticos das pesquisas em animais.
A CEUA possui área reservada às suas atividades dentro da instituição, funciona na Sede Administrativa da Unemat, nas dependências da PRPPG, com sala de reunião, microcomputador e infraestrutura necessária ao desenvolvimento de seus trabalhos. Todas as informações relacionadas ao CEUA, como orientações aos pesquisadores, regimento interno, membros do CEUA, formulários, documentos necessários para protocolar um projeto, informações pertinentes à ética na experimentação estão disponíveis nesta página assim como o endereço para contato com esta Comissão de Ética no Uso de Animais.
Os encontros dos membros da CEUA ocorrem mensalmente em reuniões ordinárias e extraordinárias, em caso de necessidade. A Comissão avalia os projetos de aulas que utilizam animais do filo Chordata, o qual reúne animais como o anfioxo, as ascídias, as lampréias, os peixes, os anfíbios, os répteis, as aves e os mamíferos. Além de avaliar os projetos de pesquisas desenvolvidos na instituição e projetos encaminhados por outras Universidades ou pesquisadores que utilizam animais do filo Chordata.
Observação: Para iniciar os tramites (protocolo) de aula prática ou pesquisa com utilização de animais,acesse o menu DOCUMENTOS e verifique a lista de documentos necessários. Os processos deverão ser protocolados conforme trâmites institucionais e enviados para CEUA/UNEMAT no formato digital (PDF – CD ) e impresso para o seguinte endereço : Secretaria da Ceua/ PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO – PRPPG - Av. Tancredo Neves, nº 1095, Cavalhada – CEP: 78.200-000 – Cáceres – MT.
A Pró-reitoria de Extensão de Cultura informa que a partir do dia 22 de março de 2021 estará suspenso o Edital nº 005/2020/PROEC chamada de propostas de projetos de extensão, ensino, pesquisa e inovação e seus complementares e transfere a institucionalização de projetos e programas para o Edital 002/2021/PROEC chamada de propostas de projetos e programas de extensão. Esclarecemos que para a continuidade da institucionalização de projetos de pesquisa, ensino e inovação, os coordenadores deverão entrar em contato com as Pró-reitorias responsáveis. Ressaltamos que a partir da data estabelecida as novas propostas de projetos e programas de extensão serão tramitadas exclusivamente por meio do sistema acadêmico da Unemat, no módulo de extensão - sigaa.unemat.br.
A Faculdade Indígena Intercultural tem por objetivo a execução dos Cursos de Licenciaturas Plenas e de Bacharelado, com vistas à formação em serviço e continuada de professores e profissionais indígenas; abertura de vagas nos cursos regulares de Pós-Graduação Lato Sensu e Stricto Sensu; cursos de formação continuada, acompanhamento de acadêmicos indígenas nos cursos de graduação e administração do Museu Indígena a ser implantado.
![]() |
![]() |
FUNAI - Fundação Nacional do Índio | ISA - Instituto Socioambiental |
O Fórum de Pró-Reitores de Graduação (ForGRAD) tem por objetivo elaborar políticas e diretrizes para o desenvolvimento da Educação Superior do país, por meio de articulação com órgãos governamentais e outros segmentos da sociedade. O evento é constituído por todos os Pró-reitores de Graduação ou ocupantes de cargos equivalentes, das Universidades e Centros Universitários do país.
Em 2017, as cinco regiões brasileiras tematizarão a Educação Superior Brasileira, ao considerar a situação atual de sucateamento deste seguimento e seus desdobramentos para a garantia do tripé ensino, pesquisa e extensão. Nesta direção, o tema Central para o ForGRAD Nacional que acontecerá nos dias 30/08, 31/08 e 01/09, em São Paulo, será: “Educação Superior Brasileira: compromisso com o ensino, a pesquisa e a extensão”. Este compreende a síntese dos subtemas desenvolvidos pelas cinco regionais a partir dos seguintes eixos:
· A trajetória acadêmica do Graduando: Desafios e Perspectivas – Região Sudeste
· Currículo na Educação Superior- Região Centro-Oeste
· Avaliação, supervisão e regulação da Educação Superior – Região Norte
· Política de formação de professores para Educação Básica – Região Nordeste
· Saberes docentes e práticas pedagógicas na Educação Superior- Região Sul
Neste contexto, Universidade do Estado de Mato Grosso UNEMAT, por intermédio da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação, em parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso e o Instituto Federal de Mato Grosso, câmpus de Cuiabá, promoverá, o ForGRAD Centro-Oeste nos dias 29 e 30 de junho de 2017, em Cuiabá, no Hotel Mato Grosso Palace, cujo tema central é Currículo no Ensino Superior, sincronizado por assuntos referentes à Flexibilização Curricular, Curricularização da Extensão, Educação a Distância e Internacionalização.
Sobre a Unemat
Fundada em 1978 como Instituto de Ensino Superior de Cáceres, A Unemat é mantida pelo Governo Estadual e é uma das três instituições de ensino superior público e gratuito do Estado. Sua sede administrativa está fixada em Cáceres, distante pouco mais de 200 quilômetros da capital Cuiabá. Entre suas peculiaridades estão: sua presença ser sentida em praticamente todo o continental território mato-grossense por meio de seus câmpus, núcleos pedagógicos do Programa Parceladas e polos educacionais de ensino à distância; a oferta de Educação Indígena com cursos de licenciaturas específicos e diferenciados e ter sido a primeira Instituição de Educação Superior (IES) de Mato Grosso a adotar uma política institucional de ação afirmativa com vistas ao acesso e à permanência de estudantes autodeclarados negros.
A Unemat oferece opções de cursos de graduação nas áreas de Ciências Agrárias, Biológicas, Exatas e da Terra, Humanas, Sociais Aplicadas, da Saúde, Engenharias e Linguística, Letras, com entradas regulares, de 25 profissões de nível superior. A Universidade também se destaca em programas de pós-graduação. Oferta doutorados e mestrados institucionais e interinstitucionais, doutorados em rede e mestrados profissionais.
![]() |
![]() |
![]() |
EDITAL ABERTO:
Site PGMP / Seletivos / Alunos Efetivos / EDITAL Nº 001/2023/PGMP - INGRESSO 2023 - (VAGAS REMANESCENTES)
Mural Virtual
DIRETORIA ADMINISTRATIVA DE GESTÃO DE PESSOAS
→ Justificativa de Ausência por Compensação
→ Procedimentos para receber Verbas Rescisórias
Telefone: (65) 3221 0080
Av: Tancredo Neves, Nº 1095, Cavalhada III
Cep: 78200.000 Cáceres-MT
E-mail: pgf@unemat.br
Esta Diretoria é responsável por orientar as modalidades diferenciadas: Cursos Fora da Sede, Parceladas e Turmas Únicas e tem as seguintes atribuições:
a) Participar de discussões para a proposição de novas políticas de graduação, em turmas únicas;
b) Analisar as propostas pedagógicas dos cursos de graduação oferecidos nas modalidades fora da sede e parceladas;
c) Mediar orientações pedagógicas aos cursos em andamento;
d) Otimizar o processo de avaliação dos cursos ofertados;
e) Orientar sobre as marcos legais de regulamentação de Estágio Supervisionado, Teoria e Prática como Componente Curricular, Trabalho de Conclusão de Curso e Atividades Complementares da pesquisa e da extensão para as Turmas Fora da Sede e Parceladas;
f) Colaborar na regulamentação de questões acadêmicas diferenciadas que, devido à modalidade, não se enquadram na Normatização Acadêmica vigente;
g) Auxiliar na organização dos processos de autorização e de reconhecimento dos cursos e encaminhá-los às instâncias competentes para os procedimentos cabíveis;
h) Potencializar as informações relacionadas às atividades desenvolvidas nas modalidades diferenciadas;
i) Desempenhar outras atividades, tais como, visitas aos Câmpus, Núcleos e Faculdades e oportunizar conhecimentos rizomados no âmbito didático-metogológicos aos educadores sociais envolvidos com formação profissional.
Marco Legal: Resolução nº49/2016-CONSUNI/UNEMAT artigo 58 in verbis:
I. Orientar a produção de pareceres técnicos em suas áreas;
II. Elaborar estudos e projetos de caráter político-pedagógico em suas áreas;
III. Desenvolver relatórios técnicos, informativos e gerenciais;
IV. Fomentar as relações interinstitucionais político pedagógicas em suas áreas;
V. Elaborar minutas Resoluções, Instruções Normativas e demais normas regulamentadoras, respeitando a orientação técnica quando o conteúdo do instrumento versar sobre assuntos de responsabilidades diversas;
VI. Congregar, desdobrar, divulgar e acompanhar as metas da PróReitoria e dos setores componentes de sua estrutura, mantendo a alta administração informada;
VII. Facilitar o fluxo de processos internos e externos inerentes a Pró-Reitoria;
Exercer outras atribuições que lhe forem conferidas pelo Estatuto, por este regimento, pelo Regimento Interno da Unidade ou por delegação de órgãos superiores.
Seja bem-vindo ao site oficial do Laboratório de Anatomia Humana da Univer-sidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT, campus de Cáceres - MT. O site traz informações atualizadas nas diversas áreas da Anatomia Humana e sobre o funcionamento do laboratório de anatomia humana da UNEMAT. Conheça mais sobre o nosso Programa de Doação Voluntária de Corpos, faça-nos uma visita!
Histórico
O Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGL) da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) está sediado na Cidade Universitária do Campus Universitário de Cáceres, especificamente no Bloco de Educação e Linguagem. O PPGL nasceu de um projeto institucional que visa estabelecer importantes centros de ensino aliados à pesquisa na fronteira oeste do Brasil. Nos últimos 20 anos, o Estado de Mato Grosso, através da UNEMAT, tem investido pesadamente na qualificação de especialistas de diferentes áreas. O resultado desse investimento já se tem observado nos últimos 10 anos, com a implantação de Cursos de Mestrado e de Doutorado com relevante impacto social, formando pessoal especializado tanto para o Ensino Superior quanto para a pesquisa de alto nível. O PPGL/UNEMAT é o único que oferta os Cursos de Mestrado e de Doutorado em Linguística com reconhecimento da CAPES na fronteira oeste do Brasil.
O Curso de Mestrado em Linguística foi aprovado na 108ª Reunião do Conselho Técnico Científico da CAPES, ocorrida nos dias 26 a 28 de maio de 2009. Já o Curso de Doutorado em Linguística foi aprovado na 158ª Reunião do Conselho Técnico Científico da CAPES, ocorrida nos dias 11 a 15 de maio de 2015.
Os dois eixos do Programa são a formação de recursos humanos (Ensino) e a produção de conhecimento (Pesquisa). Ambos os Ensino e Pesquisa se articulam dentro da área de concentração denominada Estudo de Processos Linguísticos. A Pesquisa desenvolve-se consoante as Linhas de Pesquisa às quais se vinculam os projetos de pesquisa dos pesquisadores-orientadores. O Ensino desenvolve-se consoante a Estrutura Curricular prevista para cada nível de formação (Mestrado ou Doutorado).
Destacam-se tanto a relevância social do Programa na sua área de abrangência, considerando-se o número crescente de inscritos nos seus Processos Seletivos, quanto a sua Inserção Social através de articulações, principalmente, com a Educação Básica.
Missão
A Missão do Programa é formar mestres e doutores significativamente qualificados na área de Estudo de Processos Linguísticos para exercer atividades de docência no Ensino Superior e para propor e conduzir, no âmbito de instituições voltadas à pesquisa científica, projetos de pesquisa fundamentados em princípios teórico-metodológicos.
Objetivos
I. Formar pesquisadores, docentes e profissionais com amplo domínio dos estudos linguísticos para o magistério superior, público e/ou privado, dentro de cada linha de pesquisa do PPGL;
II. Possibilitar ao pós-graduando condições para o desenvolvimento de estudos que, através das linhas de pesquisa do PPGL, corroborem para o domínio dos instrumentos conceituais e metodológicos da Linguística;
III. Promover pesquisas que desenvolvam os estudos linguísticos, contribuindo para a qualidade do Ensino Básico e para a investigação de problemas de interesse regional e nacional;
IV. Desenvolver atividades de ensino e pesquisa, possibilitando a organização de núcleos temáticos e projetos de pesquisa em torno de questões relativas ao estudo da linguagem e das línguas naturais articulados com a cognição, a história, a cultura e as instituições;
V. Promover a integração do pós-graduando com outras IES, através de missões de estudo e de bolsas-sanduíche;
VI. Promover redes de cooperação e de pesquisa entre os docentes do PPGL e de outras IES do país e do exterior, de forma a ampliar a autonomia e a qualidade dos conhecimentos já produzidos localmente;
VII. Promover a divulgação de conhecimento científico em âmbito regional e nacional através de cursos, conferências, palestras e da publicação em revistas, livros e outros meios de divulgação científica ou técnica.
Nome | Vínculo Funcional |
ELIAS DE JESUS ESTEVAO | Professor do ENSINO BÁSICO - REDE PÚBLICA |
EMILLY MAYRE SOUZA MOURA DA SILVA | Professor do ENSINO BÁSICO - REDE PÚBLICA |
FAGNER SANTOS LIMA | Professor do ENSINO BÁSICO - REDE PÚBLICA |
GISELE FARIA DA ROCHA | Professor do ENSINO BÁSICO - REDE PÚBLICA |
LEONILSON CALIXXTO DE SOUZA | Professor do ENSINO BÁSICO - REDE PÚBLICA |
MARCIO NUNES NEVES | Professor do ENSINO BÁSICO - REDE PÚBLICA |
NAIANE ARAÚJO MARCONI | Professor do ENSINO BÁSICO - REDE PÚBLICA |
RÔMULO MATEUS FIGUEIRÓ DA SILVA | Professor do ENSINO BÁSICO - REDE PÚBLICA |
SAMIRA PERUZZO | Professor do ENSINO BÁSICO - REDE PÚBLICA |
Nome | Vínculo Funcional |
LORENA CAROLINE ZAGO MELO | Professor do ENSINO BÁSICO - REDE PRiVADA |
A mundialização nos cobra uma condição de constante adequação a modelos e processos. Assim, o amplo conhecimento e o poder de síntese, entre outros, são prerrogativas sine qua non que se impõem nesse novo tempo.
Desse modo, a Universidade do Estado de Mato Grosso- UNEMAT busca, por meio da Mobilidade Acadêmica, proporcionar a formação de cidadãos para um mundo sem fronteiras, onde desafios são propostos para que o crescimento da sociedade acadêmica ultrapasse os muros da universidade, fecundando, no solo fértil de Mato Grosso, o desenvolvimento necessário para o aperfeiçoamento de processos que resultem em ações sustentáveis e qualidade de vida da sociedade.
A mobilidade acadêmica nasce da necessidade da própria UNEMAT em se adaptar ao mundo; a sua característica de extensionista e o fato de se localizar em uma região onde as distâncias não devem ser fator de estagnação acadêmica, mas sim mais uma possibilidade de crescimento propicia. O intercâmbio estudantil oxigena os padrões já estabelecidos e amplia as expectativas de um mundo cada vez mais sem barreiras, no qual devemos estar preparados para oportunidades e mudanças constantes.
A mobilidade se desenvolve em condições amplas, no contexto de uma exigência não mais local, mas agora de forma global, impulsionando ações que fundamentadas no conhecimento de realidades outras, trazem não somente a contribuição técnica, mas a tão importante contribuição social, fundamental para o desenvolvimento do nosso Estado.
Não obstante, são várias as possibilidades que se abrem ao acadêmico para estimular essa busca por novos conhecimentos, tornando a transdisciplinaridade uma realidade cada vez mais ao alcance dos discentes interessados na Mobilidade Acadêmica da UNEMAT.
O embrião da mobilidade acadêmica se estabelece através de acordos de cooperação realizados com instituição nacionais e internacionais. Assim, a modernização das relações nacionais, internacionais e interCâmpus, por meio da Diretoria de Mobilidade Acadêmica, vinculada à Pró-Reitoria de Ensino de Graduação, concretiza-se colocando na universidade em condições de diálogo com a comunidade acadêmica da UNEMAT e de outras IES do Brasil e do mundo.
► DA CARACTERIZAÇÃO E DAS ATIVIDADES
Monitoria voluntária são atividades realizadas por discentes que acompanham a realização de uma disciplina da matriz curricular de um curso. Esse companhamento é de caráter pedagógico e profissional, e obrigatoriamente articulado e supervisionado com um professor efetivo ou contratado da Unemat.
As atividades de Monitoria serão exercidas por estudantes regularmente matriculados nos cursos de graduação sob a supervisão de professores da UNEMAT.
► DOS OBJETIVOS
A Monitoria voluntária, no processo de melhoria da qualidade do ensino de graduação, objetiva:
• Contribuir para a redução do índice de reprovação, retenção e evasão na UNEMAT.
• Auxiliar os estudantes no processo de aprendizagem e fomentar-lhes confiança no estudo das disciplinas regulares, por meio do contatomais estreito entre discentes, tutores e docentes e com o conteúdo das matérias da(s) disciplina(s) envolvida(s);
• Incentivar a permanência do acadêmico na UNEMAT;
• Proporcionar aos estudantes integração ao ambiente acadêmico e o sentido de pertencimento à UNEMAT;
• Capacitar estudantes para trabalhar em equipe.
Normatiza a política de monitoria e a concessão de Bolsas Monitoria da Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT.
07 A 13 DE OUTUBRO DE 2019
CÁCERES - MT
DIRETORIA ADMINISTRATIVA
DE PATRIMÔNIO E SERVIÇO
O Pibid é uma iniciativa para o aperfeiçoamento e a valorização da formação de professores para a educação básica.
O programa concede bolsas a alunos de licenciatura participantes de projetos de iniciação à docência desenvolvidos por Instituições de Educação Superior (IES) em parceria com escolas de educação básica da rede pública de ensino.
Os projetos devem promover a inserção dos estudantes no contexto das escolas públicas desde o início da sua formação acadêmica para que desenvolvam atividades didático-pedagógicas sob orientação de um docente da licenciatura e de um professor da escola.
Instituições de Educação Superior interessadas em participar do Pibid devem apresentar à Capes seus projetos de iniciação à docência conforme os editais de seleção publicados. Podem se candidatar IES públicas, comunitárias, confessionais e filantrópicas sem fins lucrativos que oferecem cursos de licenciatura.
As instituições aprovadas pela Capes recebem cotas de bolsas e recursos de custeio e capital para o desenvolvimento das atividades do projeto. Os bolsistas do Pibid são escolhidos por meio de seleções promovidas por cada IES.
• Incentivar a formação de Docentes em nível Superior na Educação Básica;
• Contribuir para a valorização do Magistério;
• Elevar a qualidade da formação inicial de professores nos cursos de licenciatura, promovendo a integração entre educação superior e Educação básica;
• inserir os licenciandos no cotidiano de escolas da rede pública de educação, proporcionando-lhes oportunidades de criação e participação em experiências metodológicas, tecnológicas e práticas docentes de caráter inovador e interdisciplinar que busquem a superação de problemas identificados no processo de ensino-aprendizagem;
• incentivar escolas públicas de educação básica, mobilizando seus professores como coformadores dos futuros docentes e tornando-as protagonistas nos processos de formação inicial para o magistério; e
• contribuir para a articulação entre teoria e prática necessárias à formação dos docentes, elevando a qualidade das ações acadêmicas nos cursos de licenciatura.
Página indisponível no momento! Tente novamente mais tarde.
Informativo
Para estimular a idéia sobre as ações do Planejamento Estratégico Participativo (PEP) entre os atores envolvidos, criou-se um informativo com informações básicas sobre o que pensamos quanto a planejar a Universidade, quais são os princípios bases para iniciar o PEP, qual será a metodologia utilizada, bem como o detalhamento de suas etapas.
Além dessas informações básicas o informativo traz de maneira breve e didática o que pensamos sobre o Planejamento Estratégico Participativo da Universidade do Estado de Mato Grosso.Apresentação
A reitoria da Universidade do Estado de Mato Grosso- UNEMAT considerando os cenários sócio-político, econômico e cultural que se configuram no contexto local, nacional e internacional das universidades públicas, promove a discussão sobre a sua função social enquanto instituição educativa que produz conhecimento com a perspectiva da humanização visando o desenvolvimento sustentável, propondo a elaboração do Planejamento Estratégico Participativo.
Neste contexto, parte do princípio fundante que a participação da comunidade acadêmica garante a legitimidade das ações de gestão, ensino, pesquisa e extensão assegurando assim a autonomia institucional, aspecto que identifica a universidade pública como promotora do conhecimento como um bem social.
Partindo dessas premissas, esta reitoria agrega a participação dos atores sociais para construir uma proposta coletiva de Planejamento Estratégico (PE), o que necessariamente pressupõe a organização de equipes de trabalho para atender os 13 campi e os núcleos pedagógicos que constituem a UNEMAT.
Enfatizamos a necessidade da participação de toda a comunidade acadêmica para reafirmar a identidade desta importante instituição na promoção do desenvolvimento do Estado de Mato Grosso, sem perder de vista a sua identidade local, regional, histórica e cultural.
O Planejamento Estratégico Participativo representa a materialização do compromisso da gestão com as tomadas de decisão a partir das ações oriundas da comunidade acadêmica, fortalecendo assim o princípio da gestão democrática como pressuposto da UNEMAT.
A seguir apresentamos informações como a composição do comitê de coordenação, os princípios do Planejamento Estratégico Participativo (PEP), o período proposto para o projeto, a metodologia demonstrada por etapas e a proposição de eventos realizados nos campis.
Clique aqui para abrir o anexo.
Plano de Desenvolvimento Institucional
2017 - 2021
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO
POSTGRADUATE PROGRAM IN EDUCATION
PROGRAMA DE ESTUDIOS DE POSGRADO EN
EDUCACIÓN
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GEOGRAFIA /
MASTER DEGREE IN GEOGRAPHY.
Programa reconhecido pela Capes/MEC por meio do nº 50002015102P5
(Para acessar o reconhecimento do Programa, clique AQUI)
COMISSÃO LOCAL DE SEGURANÇA NO TRABALHO
Mestrado Profissional em Ensino em Biologia
Campus Universitário de Tangará da Serra
Em dezembro de 2016 o curso foi aprovado pela CAPES e as atividades didáticas terão início em agosto de 2017. No primeiro semestre de 2017 será divulgado o Edital do Processo Seletivo. As provas serão realizadas em todas as Instituições participantes da Rede.
Mestrado Profissional em História
Campus Universitário de Cáceres
Notícias
Prêmio Profhistória- 5ª Edição- Turma 2020
1º Lugar: Denise Aparecida Ribeiro da Cruz “O jogo não acabou: Jogos de cartas e de tabuleiro para o estudo do Feminismo no Brasil (XIX-XXI)” (UFPR/Orientadora: Profa Dra. Martha Daisson Hameister) ;
2º Lugar: Andréa Vicente “Presença Indígena em São José da Terra Firme: outras narrativas são possíveis no ensino de História” (UDESC/Orientadora: Profa Dra Luisa Tombini Wittmann)
3º Lugar: Jorge Ribeiro Diacópulos- Comunidade Quilombola Tia Eva (Campo Grande/MS): Memória, Ensino de História e Educação Antirracista (UEMS/Orientadora: Profa Dra Manuela Areias.
Menções Honrosas
Luciano Antonio dos Santos. Do terreiro à escola: práticas de Ensino de História a partir das vivências do Cavalo Marinho em Aliança-PE (UPE/Orientador: Prof. Dr. Mário Ribeiro dos Santos);
José Paulo Lopes Monteiro “Quando a lei (des)encontra a História: desafios ao Ensino de História Indígena e às relações interculturais em escolas públicas do município de Redenção-PA. (UNIFESSPA/ Orientadora: Profa Dra. Valéria Moreira Coelho de Melo;
Giovana Alves Marques, "O Baú de Maria Rogaciana na aula de História – Trajetória de uma mulher negra e representações da Festa do Treze de Maio em Vitória da Conquista- Ba (1888-1956), (UESB/ Orientadora: Profa. Dra. Maria Cristina Dantas Pina).
Mérito Acadêmico:
Maria Joana Costa Muniz de Resende. O Ensino de História e da Cultura Afro-brasileira e as Relações Étnico-Raciais: Um Estudo Na Educação de Jovens e Adultos (CESEC, Uberlândia, MG, Brasil) (UFU/Orientador Professor Dr. Astrogildo Fernandes da Silva Júnior);
Vanessa de Melo Lino, “Mitos Afro-Ameríndios na Educação: Os ‘Contos da Terra’ nas Aulas de História”. (UFSC/Orientadora: Profa Dra Aline Dias da Silveira).
Edital de Seleção para a Turma de 2024 e Edital de Seleção Diferenciada
O Mestrado Profissional em Ensino de História em Rede Nacional (PROFHISTÓRIA) torna público o Edital de Seleção (Clique Aqui) para a Turma de 2024 e Edital de Seleção Diferenciada (Clique Aqui)
Eventos
O III Congresso Nacional do Profhistória “10 anos de Profhistória: balanços e perspectivas sobre a formação de professores de História” realizado nos dias 22 a 25 de outubro de 2024, nas dependências da Universidade Federal do Pará (campus do Guamá) em Belém do Pará. Com a finalidade de comemorar e refletir sobre o papel da rede nacional do Profhistória na formação de professores de História de todo o país, ao longo dos últimos 10 anos, o evento também se propõe a promover debates entre docentes, discentes e egressos, visando discutir as pesquisas desenvolvidas no âmbito do curso, a partir de suas abordagens teórico-metodológicas, dentre outras discussões pertinentes ao Profhistória.
Ao todo são 39 instituições associadas na Rede ProfHistória e a UNEMAT faz parte desta trajetória desde 2016. Na conferência de abertura, a professora Antônia Bezerra, da Universidade Federal da Bahia (UFBA), coordenadora da Nova área de avaliação da Capes: "Ciências e Humanidades para a Educação Básica" - Área 51, falou sobre as ações que articulam a pesquisa e a formação permanente dos professores da rede pública de ensino.
Nos dias 21 e 22 de outubro, também aconteceu a Plenária Nacional dos coordenadores do ProfHistória, coordenada pela Comissão Acadêmica Nacional do ProfHistória (CAN). O evento está sendo composto de palestras, mesas redondas e apresentações de trabalhos por meio de Grupos de Reflexão Docente (GRD), que são espaços de reflexão sobre questões-problema; abordagens teórico-metodológicas; balanços crítico-bibliográficos e experiências no Ensino de História, relacionados a pesquisas concluídas ou em andamento no âmbito do ProfHistória.
Unidade Cáceres
O programa de pós-graduação Mestrado Profissional em Letras – ProfLetras organiza-se em Rede Nacional, sob a Coordenação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, e é desenvolvido em todas as regiões brasileiras por Instituições de Ensino Superior Associadas, dentre as quais se inscreve a Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT, nas Unidades de Cáceres e Sinop.
Tem por objetivo capacitar professores de Língua Portuguesa para o exercício da docência no Ensino Fundamental, contribuindo, assim, para a melhoria da qualidade do ensino em nosso país.
Além das especificidades técnicas, metodológicas e do rigor analítico característico da ciência, os trabalhos desenvolvidos no âmbito do ProfLetras são norteados pelas necessidades identificadas em sala de aula por cada discente que integra o Programa.
Horário ProfLetras Sinop - 2023/1
Horário ProfLetras Sinop - 2022/1
Horário ProfLetras Sinop - 2022/2
posgraduacaosinop@unemat.br
DIRETORIA ADMINISTRATIVA DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO
O Programa
O Programa de Residência Pedagógica é uma das ações que integram a Política Nacional de Formação de Professores e tem por objetivo induzir o aperfeiçoamento do estágio curricular supervisionado nos cursos de licenciatura, promovendo a imersão do licenciando na escola de educação básica, a partir da segunda metade de seu curso.
Essa imersão deve contemplar, entre outras atividades, regência de sala de aula e intervenção pedagógica, acompanhadas por um professor da escola com experiência na área de ensino do licenciando e orientada por um docente da sua Instituição Formadora.
A Residência Pedagógica, articulada aos demais programas da Capes compõem a Política Nacional, tem como premissas básicas o entendimento de que a formação de professores nos cursos de licenciatura deve assegurar aos seus egressos, habilidades e competências que lhes permitam realizar um ensino de qualidade nas escolas de educação básica.
Objetivos
Aperfeiçoar a formação dos discentes de cursos de licenciatura, por meio do desenvolvimento de projetos que fortaleçam o campo da prática e conduzam o licenciando a exercitar de forma ativa a relação entre teoria e prática profissional docente, utilizando coleta de dados e diagnóstico sobre o ensino e a aprendizagem escolar, entre outras didáticas e metodologias;
Induzir a reformulação do estágio supervisionado nos cursos de licenciatura, tendo por base a experiência da residência pedagógica;
Fortalecer, ampliar e consolidar a relação entre a IES e a escola, promovendo sinergia entre a entidade que forma e a que recebe o egresso da licenciatura e estimulando o protagonismo das redes de ensino na formação de professores;
Promover a adequação dos currículos e propostas pedagógicas dos cursos de formação inicial de professores da educação básica às orientações da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
Como funciona?
As IES serão selecionadas por meio de Edital público nacional para apresentarem projetos institucionais de residência pedagógica.
O Programa será desenvolvido em regime de colaboração com as Secretarias Estaduais e Municipais de Educação. Assim, as Intuições de Ensino Superior participantes deverão organizar seus projetos Institucionais em estreita articulação com a proposta pedagógica das redes de ensino que receberão os seus licenciandos.
O regime de colaboração será efetivado por meio da formalização de Acordo de Cooperação Técnica (ACT) firmado entre o Governo Federal, por meio da Capes e o os estados, por intermédio das secretarias de educação de estado ou órgão equivalente. A participação do governo municipal se efetivará por meio de Termo de Adesão ao ACT, firmado por suas secretarias de educação.
Modalidades de bolsa
No Programa de Residência Pedagógica serão concedidas as seguintes modalidades de bolsa:
Residente: para discentes com matrícula ativa em curso de licenciatura que tenham cursado o mínimo de 50% do curso ou que estejam cursando a partir do 5º período, no valor de R$400,00 (quatrocentos reais);
Coordenador Institucional: para docente da IES responsável pelo projeto institucional de Residência Pedagógica, no valor de R$ 1.500,00 (um mil e quinhentos reais);
Docente Orientador: para o docente que orientará o estágio dos residentes estabelecendo a relação entre teoria e prática, no valor R$1.400,00 (um mil e quatrocentos reais);
Preceptor: para o professor da escola de educação básica que acompanhará os residentes na escola-campo, no valor de R$ 765,00 (setecentos e sessenta e cinco reais).
Fonte:(CAPES)
ATENÇÃO
Informamos que as convocações serão publicadas no novo portal da UNEMAT.
Disponível no menu contratação, selecione a modalidade do seletivo no menu lateral.
Acesse aqui as publicações recentes.
Selecione os editais com inscrição em aberto e em andamento abaixo.
Os editais encerrados podem ser buscados pelo menu ao lado.
A princípio, o Seminário, que antes era denominado Semana Unificada das Engenharias de Produção Agroindustrial e de Alimentos, era um evento de âmbito local, realizado no campus da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), em Barra do Bugres. No ano de 2010, em sua quarta edição, o evento veio dar continuidade à Semana da Engenharia de Produção Agroindustrial, que já era realizada anualmente desde 2002. No ano de 2011, devido ao grande impacto de tal evento, foi feita a proposta de ampliação, com o apoio da FAPEMAT, da UNEMAT e de empresas da região, sendo possível contar com público de diferentes Universidades, Institutos Federais e Faculdades do Estado de Mato Grosso. No ano de 2012, foram realizadas 11 palestras e diversos minicursos e visitas técnicas, contando com mais de 500 participantes. Em 2013 o evento contou com palestras, mesas redondas/cases empresariais, visitas técnicas e minicursos, dentre os quais acadêmicos, professores, profissionais e empresários da região. Em 2014 foi ofertado o dobro de minicursos do evento anterior e palestras com profissionais renomados de todo o Brasil, sendo um sucesso entre os ouvintes, o que aguça a participação em eventos posteriores. Este evento vem crescendo e atraindo o interesse de participantes de outros municípios do estado. Os palestrantes são oriundos de instituições de ensino superior federal e estadual, conselhos de classe, empresas e etc..., de diferentes regiões do país. Os eventos buscam melhorar a interação universidade–empresa, universidade-comunidade externa, e também contribuir para a ampliação do conhecimento dos discentes.
Sistema de Autenticação Unificada (SAU)
O Sistema de Autenticação Unificada (SAU) é um serviço de gestão centralizada de usuários dos sistemas informatizados da UNEMAT que será implantado para permitir acesso aos serviços de Tecnologia da Informação (TI) da UNEMAT. Isso significa que toda comunidade acadêmica poderá acessar todos os serviços de TI oferecidos pela UNEMAT de qualquer lugar com login e senha únicos. Desta forma a comunidade acadêmica poderá acessar os sistemas acadêmicos, de ensino à distância, e-mail, computadores nos laboratórios, acesso à publicações científicas, sistemas admininstrativos, etc. com único login e senha, o que garante agilidade no acesso e segurança.
Para isso a comunidade acadêmica deve realizar a confirmação de seus dados no sistema desenvolvido para coletar essas informações. No processo de confirmação desses dados será criado um e-mail institucional sob o domínio @unemat.br. Com o e-mail institucional a Comunidade Acadêmica interna da UNEMAT terá acesso aos serviços do Google como Google Drive ilimitado, Google DOCS, Agenda Google, Google for Education, enfim ferramentas voltadas à educação e produtividade do Google, além do acesso aos sistemas institucionais e recursos de TI da UNEMAT.
Vale ressaltar que após o pleno funcionamento do SAU os alunos, servidores e professores só terão acesso aos serviços acima citados, dos sistemas institucionais e dos computadores dos laboratórios com o email institucional.
Em respeito a Lei de Acesso à Informação do Governo Federal, a UNEMAT desenvolveu este espaço para facilitar o acesso a todas as informações e dados de interesse público.
Digite o texto
Tab2
Digite o texto
Tab1
Digite o texto
A Universidade do Estado de Mato Grosso – UNEMAT é uma das maiores e mais importantes universidades do Estado, destacando-se pela atuação no ensino, pesquisa e extensão, além de desenvolver ações pioneiras para atender às demandas específicas e, inclusive, atender programas de modalidades diferenciadas de ensino. UNEMAT EM NÚMEROS visa apresentar quantitativamente números relacionados ao ensino, pesquisa e extensão em forma de tabelas e gráficos que facilitam e dinamizam a compreensão das informações pelo público interno e externo à instituição, como também, apresentar dados da gestão universitária à toda comunidade.
Em caso de dúvidas ou sugestões, envie e-mail para: prpti@unemat.br
A elaboração de texto explicativo acerca da Instrução Sumaria, Sindicância e do Processo Administrativo Disciplinar faz parte de um conjunto de medidas e iniciativas mais amplo da atual gestão, com objetivo de facilitar a apuração de impossíveis irregularidades no âmbito da Universidade do Estado de Mato Grosso.
Os procedimentos administrativos disciplinares visam instruir e fundamentar possíveis irregularidades quanto à conduta do agente público, no tratamento com as pessoas e com o patrimônio público estadual no que tange à sua responsabilidade quanto as atribuições do cargo e as legalidades que envolvem a carreira pública.
Portal Transparência