Mato Grosso, Sábado, 22 de Setembro de 2018     
Consulta Normatização Acadêmica

Administração

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Agronomia - Cáceres

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O fundamento profissionalizante visa à superação das limitações impostas pelo paradigma convencional, pela implantação de uma nova orientação a partir de uma abordagem da visão sistêmica, formando profissionais autônomos, capazes de aprender, de serem criativos e empreendedores.

O Engenheiro Agrônomo formado no Campus Universitário Jane Vanini - Cáceres da Universidade do Estado de Mato Grosso deverá ter uma sólida formação científica e profissional que o capacite a desenvolver e implementar tecnologias adequadas ao manejo de agroecossistemas de forma responsável, com visão ética e humanística, em atendimento às demandas da sociedade.Que o profissional formado seja capaz de aplicar os conhecimentos adquiridos ao longo de sua formação acadêmica às situações e entraves da cadeia produtiva através de uma permanente interação com a sociedade, entidades públicas e privadas ligadas aos setores agropecuários, visando diagnosticar e superar problemas e desafios.

As disciplinas caracterizadas como pertencentes aos núcleos de conteúdos profissionais essenciais e específicos irão capacitar o profissional formado para atuar tanto no mercado de trabalho nacional quanto para atender às peculiaridades regionais e locais.

O Engenheiro Agrônomo formado no Campus Universitário Jane Vanini - Cáceres deverá estar apto a compreender e traduzir as necessidades de indivíduos, grupos sociais e comunidade, com relação aos problemas tecnológicos, socioeconômicos, culturais, gerenciais e organizativos, bem como utilizar racionalmente os recursos naturais disponíveis, preservando e/ou conservando o equilíbrio do organismo agrícola.

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Ambiente e Sistemas de Produção Agrícola

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Assoc

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Assessoria Especial de Normas dos Órgãos Colegiados

 


 

Conselho Curador - CONCUR

- Regimento

- Resoluções

 


 

Conselho Universitário - CONSUNI    

- Mandatos

- Regimento

- Resoluções

 


 

Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão - CONEPE 

- Mandatos

- Regimento

- Resoluções

 


 

 

Câmaras Setoriais Permanentes do CONSUNI

 

Câmaras Setoriais Permanentes do CONEPE

 

Câmaras Setoriais Permanentes do CONSUNI

 

Câmaras Setoriais Permanentes do CONEPE

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Assuntos Estudantis

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Avaliação Institucional

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Biblioteca UNEMAT

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A  Supervisão Central de Bibliotecas é vinculada a Pró-Reitoria de Ensino de Graduação, sendo responsável por gerenciamento geral das bibliotecas da universidade e ainda por propor, implementar e acompanhar as politicas aprovadas por conselhos ou instruidas pela gestão. 

Tendo como objetivo em consonância com todas as instâncias da instituição, promover a gestão eficiente do acesso ao acervo técnico científico a comunidade acadêmica.

 


Contato

Universidade do Estado de Mato Grosso - Unemat

Supervisão Central de Bibliotecas

Av: Tancredo Neves, Nº 1095, Cavalhada III

Cep: 78200.000 Cáceres-MT

Telefones: (65)3221-0036

Email: bibliotecas@unemat.br

Horário de expediente:

Matutino: 08h às 12h 

Vespertino: 14h às 18h


 

 

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Biologia Cáceres

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Licenciatura e Bacharelado em Ciências Biológicas

Campus Universitário de Cáceres

 

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CEICIM

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Centro de Educação e Investigação em Ciências e Matemática

 

(Clique no banner abaixo para ser redirecionado para a página do evento)

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Centro de Pesquisas, Estudos e Desenvolvimento Agro-Ambientais

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      C P E D A - Campus Tangará da Serra/MT

 

 

 

 

Centro de Referência em Direitos Humanos

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CRDHPLG

Ciências Ambientaris

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Comissão de Ética

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Comissão Permanente de Avaliação Desempenho Docente

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A Comissão Permanente de Avaliação de Desempenho Docente da UNEMAT – COPAD - foi instituída pela Lei Complementar nº 320/2008, e seus membros são eleitos pela categoria, através de edital público e nomeados pela Reitoria. A finalidade da COPAD, segundo o regulamento é a averiguação do desempenho para o cumprimento do estágio probatório, aquisição da estabilidade, progressão na carreira e atribuição e manutenção da jornada de trabalho.

As datas das reuniões da COPAD para o ano de 2018 são:

  • 29 a 31 de janeiro
  • 24 a 26 de abril
  • 19 a 21 de junho
  • 11 a 13 de setembro
  • 04 a 06 de dezembro

​Os atuais membros da Copad, por área, são:

Ciências Biológicas, Agrárias e de Saúde

Nome Campus Mandato Portaria E-mail
Leni Hack Cáceres 29/01/2018 a 29/01/2021 408/2018 lenihack@unemat.br
Zulema Netto Figueiredo Cáceres 29/01/2018 a 29/01/2021 408/2018 zulema@unemat.br

 


Ciências Exatas

Nome Campus Mandato Portaria E-mail
Adriana Souza Resende Sinop 29/01/2018 a 29/01/2021 408/2018 lenihack@unemat.br
Anderson Dias Lima Barra do Bugres     andersonmatematica@hotmail.com
Érico Fernando O. Martins Sinop 29/01/2018 a 29/01/2021 408/2018 profericomartins@unemat.br

 


Ciências Humanas e Sociais

Nome Campus Mandato Portaria E-mail
Cleci Grzebielucks Tangará da Serra 23/02/2016 a 22/02/2019 522/2017 cleci@unemat.br
Lisanil Conceição Patrocínio Pereira Juara 23/02/2016 a 22/02/2019 522/2017 leal@unemat.br
Rosely Aparecida Romanelli Alto Araguaia 29/01/2018 a 29/01/2021 408/2018 rosely.romanelli@unemat.br

 


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Comitê de Ética em Pesquisa

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O CEP/UNEMAT é um órgão colegiado, interdisciplinar, com funções deliberativa, consultiva, normativa e educativa de natureza técnico-científica com a finalidade de garantir que os projetos de pesquisa que envolvam seres humanos sejam executados dentro dos preceitos da ética em pesquisa.

Internamente está ligado à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós Graduação - PRPPG onde dispõe de espaço e mobiliário adequados ao exercício de sua função. Externamente é ligado à Comissão Nacional de Ética em Pesquisa - CONEP, uma comissão do Conselho Nacional de Saúde - CNS, que implementa as normas e diretrizes regulamentadoras de pesquisas que envolvem seres humanos, além de coordenar os Comitês de Ética em Pesquisa.

Os membros do atual colegiado do CEP/UNEMAT foram designados pelas portarias 033/2017 (Coordenadores), 034/2017 (membros do colegiado) e 776/2017 (secretário). Estas portarias podem ser observadas no endereço (www.unemat.br/legislação/index.php?ac=portarias).

 

Prof. Dr. Raul Angel Carlos Oliveira - Coordenador I

Prof. Dra. Luciana Melhorança Moreira - Coordenadora II


 

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Comunicação

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Atendimento

Solicitações de informações e de entrevistas por órgãos de imprensa e veículos de comunicação:

(65) 3221.0021 / 99634.3790
email: imprensa@unemat.br

Solicitações e demandas internas: Disponível de segunda a sexta-feira das 8 às 12 e das 14 às 18 horas pelos telefones:(65) 3221.0021 / 99634.3790 e email: imprensa@unemat.br

Dúvidas sobre Vestibular, SiSU, processos de tranferência: (65) 99691-3812 (WhatsApp).

Manual de Utilização e Instruções dos produtos e serviços da Assessoria de Comunicação da Unemat (em construção)

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Concursos Unemat

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ConcursoDocente 2013

 

ConcursoDocente 2013

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Congresso Universitário

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Desenvolvimento de Sistemas

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Desenvolvimento Organizacional

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Diretoria Administrativa de Desenvolvimento Organizacional

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Editais da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação

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Em construção

  • Categoria do Bloco
 

Título do BlocoConteúdo do Bloco

 

Título do BlocoConteúdo do Bloco

Editora

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Educação Física - Cáceres

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Estado de Mato Grosso

Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia

Universidade do Estado de Mato Grosso "Prof. Carlos Alberto Reyes Maldonado"

Campus Universitário de Cáceres "Jane Vanini” 

Faculdade de Ciências da Saúde

Curso de Licenciatura Plena em Educação Física

Notícias

3º Congresso Universitário

Em 2017, teremos o 3º Congresso Universitário da Unemat, e discussões importantes irão acontecer.

Dentre elas, está o próprio regulamento. Para mais detalhes, acesse o documento da Adunemat. Leia e venha participar de nossa reunião nessa quinta-feira (16/02), às 19h, na figueira.

/media/files/Carta ao CONSUNI - Quest�es sobre o Regulamento do III Congresso Universit�rio -.doc


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Enalihc

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VIII - SEMANA DE LETRAS 
&
VII - ENCONTRO NACIONAL DE LINGUAGEM,HISTÓRIA E CULTURA

 

ATENÇÃO!

Prezados(as) Participantes,

Inscrições com apresentação de trabalho prorrogadas até 10/08/2015 apenas pelo sistema:

http://siec.unemat.br/eventos/7enalihc/

 

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Enfermagem Cáceres

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Ensino de Ciências e Matemática

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Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino de Ciências e Matemática 

 

Campus Universitário de Barra do Bugres

 

 

 

Ensino de Graduação

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Logo da PROEG

A Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PROEG) é a instância responsável por implantar e implementar as políticas para o ensino de graduação no âmbito da Universidade do Estado de Mato Grosso.

A PROEG, em consonância com a missão da Universidade do Estado de Mato Grosso, tem como compromisso contribuir para a oferta de uma educação superior pública de excelência, promovendo, plural e democraticamente, a produção do conhecimento por meio do ensino, pesquisa e extensão.

A PROEG é composta por Diretorias e Supervisões que de forma interligada assessoram e acompanham o ensino de graduação em cursos de oferta contínua e em modalidades diferenciadas (Licenciaturas Plenas Parceladas, Educação Superior Indígena, Ensino a Distância, Turmas Fora de Sede e Turmas Únicas).

Cabe à PROEG propor aos órgãos internos competentes a criação, extinção e ampliação dos cursos de graduação; sugerir políticas de acesso aos cursos de graduação; orientar o registro e o controle acadêmico; expedir e registrar diplomas de graduação e de pós-graduação; controlar o acervo bibliográfico e coordenar o processo de avaliação das atividades didático-pedagógicas.

Buscando a melhoria do ensino por meio da troca de experiências, a PROEG estimula parcerias por meio de acordos de cooperação mútua entre a UNEMAT e outras instituições de ensino, nacionais e internacionais, empresas e/ou associações, com vistas a integrar concepções e práticas universitárias e a facilitar a construção de uma visão globalizada da universidade.


Contato

Universidade do Estado de Mato Grosso - Unemat

Pró-Reitoria de Ensino de Graduação

Av: Tancredo Neves, Nº 1095, Cavalhada III

Cep: 78200.000 Cáceres-MT

Telefones: (65)3221-0030

Email: proeg@unemat.br

Horário de expediente:

Matutino: 08h às 12h 

Vespertino: 14h às 18h


 

Especialização

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Pós Graduação Lato Sensu UNEMAT

 

Cursos de Lato Sensu 

Em 2018 temos o total de 08 cursos Lato Sensu na Unemat, sendo 01 curso de especialização presencial e 07 cursos de especialização a distância via UAB. Abaixo segue a lista de Cursos de Pós-graduação Lato Sensu.

 

Editais de Pós-graduação Lato Sensu (Especialização) em andamento.

 

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO PRESENCIAL
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO  POLOS DE ENSINO VAGAS
Docência na Educação Infantil Juara 40
 
 
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO A DISTÂNCIA (UAB)
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO  POLOS DE ENSINO VAGAS
Saberes e Práticas na Educação Infantil Alta Araguaia, Arenápolis, Barra do Bugres, Colíder e Pontes e Lacerda 50 vagas cada
Informática na Educação Cáceres, Arenápolis 50 vagas cada
Educação e Distância Arenápolis 50 vagas 
Gestão Universitária Barra do Bugres 50 vagas
Gestão Escolar Sorriso 50 vagas
Gestão em Saúde Guarantã do Norte, Jauru 25 vagas cada
Gestão Pública Diamantino, Cáceres 25 vagas cada
Gestão Pública Municipal Alto Araguaia, Juara 25 vagas cada

 

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Estágio Remunerado

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PORTAL DO ESTAGIÁRIO

Você esta aqui: Estágio Remunerado

Estágios

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O estágio deve ter como objetivo a complementação do ensino e da aprendizagem, proporcionando treinamento prático, aperfeiçoamento técnico-cultural e científico e de relacionamento humano. O estagiário não pode ter vínculo empregatício com a empresa para a qual está prestando serviço, no entanto, o acadêmico poderá receber bolsa estágio. Tanto a bolsa como o auxílio transporte são obrigatórios no estágio não obrigatório e facultativo no estágio obrigatório.

Os estágios não obrigatórios (atividades opcionais, não incluídos no currículo escolar) e obrigatórios (incluídos no currículo, contando como crédito para as disciplinas) são permitidos aos acadêmicos dos cursos de graduação somente após o mesmo ter cumprido 50% (cinquenta por cento) dos créditos do curso e respeitar os pré-requisitos estabelecidos nas matrizes curriculares dos PPCs (Projeto Pedagógico do Curso) aos quais estão vinculados.

Todos acadêmicos dos cursos de Graduação da Unemat são obrigados a realizar estágio como componente curricular obrigatório para integralização do curso.

 

Para maiores informações os acadêmicos e demais interessados poderão consultar a Nova Lei de Estágio – Lei 11.788,  de 25 de setembro de 2008, a Resolução N° 028/2012 – CONEPE (Cursos de Bacharelado) e a Resolução N° 029/2012 – CONEPE (Cursos de Licenciatura).

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Estudos Literários

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Últimas Notícias

Divulgado Edital de abertura para processo seletivo aos Cursos de Mestrado e Doutorado em Estudos Literários para as turmas de 2019. Favor acessar este link para acompanhar as etapas do processo

Divulgada resultado final Instrução Normativa 003/2018 para Aluno Especial no período de 2018/2. Clique aqui para acessar as etapas do processo.

Informamos que o volume 16 da Revista Alere já está disponivel para consulta no site de periódicos da UNEMAT. Clique aqui para acessar o link direto da revista e aqui para abrir a relação de revistas organizadas pela comunidade acadêmica do PPGEL.

Divulgado Calendário Acadêmico para o período de 2018/2. Clique aqui para acessar.

 

 

 


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Ética no Uso de Animais

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Comissão de Ética no Uso de Animais

Através da política de apoio a gestão a Comissão de Ética no Uso de Animais – CEUA da Universidade do Estado de Mato Grosso–Unemat, foi criada em novembro de 2014, é órgão colegiado, interdisciplinar, com funções consultivas e deliberativas de natureza técnica-cientifica, sobre assuntos de sua competência, esta vinculada, á Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós Graduação PRPPG, submete se ao Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal (CONCEA) no Ministério da Ciência e Tecnologia.

 

A CEUA tem à finalidade de garantir que os projetos de pesquisa que envolva aninais sejam executados dentro dos preceitos da ética em pesquisa obedecendo às recomendações da lei n.º 11.794, de outubro de 2008, suas alterações posteriores e demais dispositivos legais. 

 

A CEUA é composta atualmente por um presidente, um vice-presidente, uma secretaria administrativa, doze membros titulares, sendo 10 membros atuantes na Universidade, de caráter multiprofissional e multidisciplinar e dois membros da comunidade externa.

 

A CEUA tem ainda papel educativo, oferecendo cursos, palestras e consultas, assegurando a atualização continuada dos pesquisadores e promovendo o debate de aspectos éticos das pesquisas em animais.

 

A CEUA possui área reservada às suas atividades dentro da instituição, funciona na Sede Administrativa da Unemat, nas dependências da PRPPG, com sala de reunião, microcomputador e infraestrutura necessária ao desenvolvimento de seus trabalhos. Todas as informações relacionadas ao CEUA, como orientações aos pesquisadores, regimento interno, membros do CEUA, formulários, documentos necessários para protocolar um projeto, informações pertinentes à ética na experimentação estão disponíveis nesta página assim como o endereço para contato com esta Comissão de Ética no Uso de Animais. 

 

Os encontros dos membros da CEUA ocorrem mensalmente em reuniões ordinárias e extraordinárias, em caso de necessidade. A Comissão avalia os projetos de aulas que utilizam animais do filo Chordata, o qual reúne animais como o anfioxo, as ascídias, as lampréias, os peixes, os anfíbios, os répteis, as aves e os mamíferos. Além de avaliar os projetos de pesquisas desenvolvidos na instituição e projetos encaminhados por outras Universidades ou pesquisadores que utilizam animais do filo Chordata.

 

Observação:  Para iniciar os tramites (protocolo) de aula prática ou pesquisa com utilização de animais,acesse o menu DOCUMENTOS e verifique  a lista de documentos necessários.  Os processos  deverão ser protocolados conforme trâmites institucionais  e  enviados para CEUA/UNEMAT no formato digital (PDF – CD ) e impresso para o seguinte endereço  :  Secretaria da Ceua/ PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO – PRPPG -  Av. Tancredo Neves, nº 1095, Cavalhada – CEP: 78.200-000 – Cáceres – MT.

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Extensão e Cultura

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Faculdade Indígena Intercultural

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A Faculdade Indigena Intercultural tem por objetivo a execução dos Cursos de Licenciaturas Plenas e de Bacharelado, com vistas à formação em serviço e continuada de professores e profissionais indígenas; abertura de vagas nos cursos regulares de Pós-Graduação Lato Sensu e Stricto Sensu; cursos de formação continuada, acompanhamento de acadêmicos indígenas nos cursos de graduação e administração do Museu Indígena a ser implantado.


Notícias

II CONGRESSO DE LÍNGUAS INDÍGENAS DE MATO GROSSO

O Evento

O II CONGRESSO DE LÍNGUAS INDÍGENAS DE MATO GROSSO tem a finalidade de expor e discutir a atual situação das línguas indígenas do Estado, em parceria com os professores indígenas, com a Faculdade Indígena Intercultural -FAINDI e com a Pós-graduação em Linguística da UNEMAT e UFMT.

O Congresso busca favorecer a formação de Grupos de Pesquisa que estudam as línguas indígenas dos povos que aqui habitam, assim como, fortalecer aqueles existentes; socializar resultados de pesquisas (concluídas e em andamento), desenvolvidas nos cursos de graduação e nos programas de pós-graduação em linguística e educação da UNEMAT, UFMT e outras IES parceiras; implementar políticas linguísticas voltadas para a valorização e fortalecimento das línguas nativas, ressaltando-se a pluralidade linguística do nosso Estado, já citada anteriormente considerando a necessidade de documentação e descrição dessas línguas; outra finalidade, também, é a formação de um grupo de pesquisadores que trabalhe na construção de um Atlas linguístico das línguas indígenas de Mato Grosso. Por fim, o evento objetiva a divulgação e publicitação das discussões e trabalhos apresentados. 

Quando e onde 
Data de realização: 28 a 30 de novembro de 2018 
Local: Unemat - Campus Universitário de Barra do Bugres-MT 

Inscrição 
A inscrição deverá ser feita exclusivamente no site do evento
 http://siec.unemat.br/eventos/2climt/.

Basta acessar a área de inscrições do II Congresso de Línguas Indígenas de Mato Grosso e seguir as telas autoexplicativas. 
Inscrições limitadas a 300 (trezentos) participantes. 

FACUL­DA­DE INDÍ­GE­NA REA­LI­ZA­RÁ O I CON­GRES­SO DE LÍN­GUAS INDÍ­GE­NAS DE MATO GROS­SO E A II JOR­NA­DA DOS POVOS DO BRA­SIL

O I CON­GRES­SO DE LÍN­GUAS INDÍ­GE­NAS DE MATO GROS­SO tem a fina­li­da­de de expor e dis­cu­tir a atu­al situ­a­ção das lín­guas indí­ge­nas do Esta­do, em par­ce­ria com os pro­fes­so­res indí­ge­nas, com a Facul­da­de Inter­cul­tu­ral Indí­ge­na e com a Pós-gra­du­a­ção em Lin­guís­ti­ca da UNE­MAT e UFMT. O Con­gres­so tam­bém tem como fina­li­da­de: favo­re­cer a for­ma­ção de Gru­pos de Pes­qui­sa que estu­dam as lín­guas indí­ge­nas dos povos que aqui habi­tam, assim como, for­ta­le­cer aque­les exis­ten­tes; soci­a­li­zar resul­ta­dos de pes­qui­sas (con­cluí­das e em anda­men­to), desen­vol­vi­das nos cur­sos de gra­du­a­ção e nos pro­gra­mas de pós-gra­du­a­ção em lin­guís­ti­ca e edu­ca­ção da UNE­MAT, UFMT e outras IES par­cei­ras; imple­men­tar polí­ti­cas lin­guís­ti­cas vol­ta­das para a valo­ri­za­ção e for­ta­le­ci­men­to das lín­guas nati­vas, res­sal­tan­do-se a plu­ra­li­da­de lin­guís­ti­ca do nos­so Esta­do, já cita­da ante­ri­or­men­te con­si­de­ran­do a neces­si­da­de de docu­men­ta­ção e des­cri­ção des­sas lín­guas; outra fina­li­da­de, tam­bém, é a for­ma­ção de um gru­po de pes­qui­sa­do­res que tra­ba­lhe na cons­tru­ção de um Atlas lin­guís­ti­co das lín­guas indí­ge­nas de Mato Gros­so. Por fim, o even­to obje­ti­va a divul­ga­ção e publi­ci­ta­ção das dis­cus­sões e tra­ba­lhos apre­sen­ta­dos.

A II Jor­na­da com­põe ini­ci­a­ti­vas do Labo­ra­tó­rio de Estu­dos e Pes­qui­sas da Diver­si­da­de da Amazô­nia Legal (LEAL) e da Facul­da­de Inter­cul­tu­ral Indí­ge­na. O obje­ti­vo des­te tra­ba­lho é des­per­tar o inte­res­se dos estu­dan­tes da Aca­de­mia e Edu­ca­ção Bási­ca pelo estu­do das diver­si­da­des soci­o­am­bi­en­tais e cul­tu­rais. Obje­ti­va-se evi­den­ci­ar sabe­res, cul­tu­ras, iden­ti­da­des, modos lin­guís­ti­cos que se fazem na tes­si­tu­ra das vivên­ci­as e que podem poten­ci­a­li­zar o diá­lo­go entre os povos de comu­ni­da­des tra­di­ci­o­nais como: indí­ge­nas, qui­lom­bo­las, ribei­ri­nhos, comu­ni­da­de de pes­ca­do­res, mulhe­res e homens do cam­po com as ins­ti­tui­ções de ensi­no, edu­ca­ção bási­ca e ensi­no supe­ri­or.

II Eta­pa dos Estu­dos Pre­sen­ci­ais – Tur­mas 2016.2

Ini­cia nes­ta segun­da-fei­ra, dia 03.06.2017, a II Eta­pa dos Estu­dos Pre­sen­ci­ais dos cur­sos de Licen­ci­a­tu­ra em Peda­go­gia Inter­cul­tu­ral e Licen­ci­a­tu­ra Inter­cul­tu­ral Indí­ge­na das tur­mas 2016.2.

A II Eta­pa ocor­re­rá do dia 03 até o dia 30 do mês de julho, des­te ano

Estão aber­tas as ins­cri­ções para o I Con­gres­so de Lín­guas Indí­ge­nas de Mato Gros­so

Estão aber­tas as ins­cri­ções para o I Con­gres­so de Lín­guas Indí­ge­nas de Mato Gros­so, que será rea­li­za­do na Uni­ver­si­da­de do Esta­do de Mato Gros­so (Une­mat) no Cam­pus Uni­ver­si­tá­rio de Bar­ra do Bugres, de 28 a 30 de julho de 2017. Elas são onli­ne (http://siec.unemat.br/eventos/1climt/), e encer­ram dia 30 de junho.

ForGRAD Centro-Oeste

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O Fórum de Pró-Reitores de Graduação (ForGRAD) tem por objetivo elaborar políticas e diretrizes para o desenvolvimento da Educação Superior do país, por meio de articulação com órgãos governamentais e outros segmentos da sociedade. O evento é constituído por todos os Pró-reitores de Graduação ou ocupantes de cargos equivalentes, das Universidades e Centros Universitários do país.

Em 2017, as cinco regiões brasileiras tematizarão a Educação Superior Brasileira, ao considerar a situação atual de sucateamento deste seguimento e seus desdobramentos para a garantia do tripé ensino, pesquisa e extensão. Nesta direção, o tema Central para o ForGRAD Nacional que acontecerá nos dias 30/08, 31/08 e 01/09, em São Paulo, será: “Educação Superior Brasileira: compromisso com o ensino, a pesquisa e a extensão”. Este compreende a síntese dos subtemas desenvolvidos pelas cinco regionais a partir dos seguintes eixos: 

·         A trajetória acadêmica do Graduando: Desafios e Perspectivas – Região Sudeste

·         Currículo na Educação Superior- Região  Centro-Oeste

·         Avaliação, supervisão e regulação da Educação Superior – Região Norte

·         Política de formação de professores para Educação Básica – Região Nordeste

·         Saberes docentes e práticas pedagógicas na Educação Superior- Região  Sul

Neste contexto, Universidade do Estado de Mato Grosso UNEMAT, por intermédio da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação, em parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso e o Instituto Federal de Mato Grosso, câmpus de Cuiabá,  promoverá, o ForGRAD  Centro-Oeste nos dias 29  e 30 de junho de 2017, em Cuiabá, no Hotel Mato Grosso Palace, cujo tema central é Currículo no Ensino Superior,  sincronizado por assuntos referentes à Flexibilização Curricular, Curricularização da Extensão, Educação a Distância e Internacionalização.

Sobre a Unemat

Fundada em 1978 como Instituto de Ensino Superior de Cáceres, A Unemat é mantida pelo Governo Estadual e é uma das três instituições de ensino superior público e gratuito do Estado. Sua sede administrativa está fixada em Cáceres, distante pouco mais de 200 quilômetros da capital Cuiabá. Entre suas peculiaridades estão: sua presença ser sentida em praticamente todo o continental território mato-grossense por meio de seus câmpus, núcleos pedagógicos do Programa Parceladas e polos educacionais de ensino à distância; a oferta de Educação Indígena com cursos de licenciaturas específicos e diferenciados e ter sido a primeira Instituição de Educação Superior (IES) de Mato Grosso a adotar uma política institucional de ação afirmativa com vistas ao acesso e à permanência de estudantes autodeclarados negros.

A Unemat oferece opções de cursos de graduação nas áreas de Ciências Agrárias, Biológicas, Exatas e da Terra, Humanas, Sociais Aplicadas, da Saúde, Engenharias e Linguística, Letras, com entradas regulares, de 25 profissões de nível superior. A Universidade também se destaca em programas de pós-graduação. Oferta doutorados e mestrados institucionais e interinstitucionais, doutorados em rede e mestrados profissionais.

 


 

 

Genética e Melhoramento de Plantas

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Mural Virtual

 

 Edital nº006/2018/PGMP - Seletivo Turma 2019

 

Resultado deferimenos inscrições docentes  (Publicado em 03/07/2018 as 08h10)


Resultado da Proficiência 2018/1 (Publicado em 20/06/2018 as 15h48)


• Edital de Credenciamento de Docente (Publicado em 16/05/2018 as 09h22)


Edital Eleição Discente 2018 (Publicado em 07/05/2018 as 09h05)


EDITAL No 003/2018/PGMP – INGRESSO 2018- VAGAS REMANESCENTES (Ultima atualização em 02/03/2018 as 115h12)


CARTA CONVITE - PROFESSOR (A) VISITANTE

- Homologação das inscrições (Ultima atualização em 15/12/2017 as 11h48)

- Resultado final (Publicado em 20/12/2017 às 10h59)


Mestrado - Turmas 2018/1 (Ultima atualização em 21/11/2017 as 13h15)


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Gestão e Regulação de Recursos Hídricos

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RESULTADO FINAL

 

PERÍODO PARA MATRÍCULA: DE 13 A 17/08/2018

Acesse: http://portal.unemat.br/?pg=site&i=profagua&m=matr-cula

Entrega dos documentos: dia 24/08/2018 - 1º dia de aula.

 

  • O ProfÁgua não terá Edital para Aluno Especial.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Gestão Financeira

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Graduação Fora de Sede e Parceladas

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DIRETORIA DE GRADUAÇÃO FORA DE SEDE E PARCELADAS

 

 

Esta Diretoria é responsável por discutir e acompanhar cursos, programas e projetos de graduação e pós-graduação em turma única e tem as seguintes funções:

a) Participar de discussões para a proposição de novas políticas de graduação e pós-graduação, em turmas únicas;

b) Analisar as propostas pedagógicas dos cursos de graduação e pós-graduação oferecidos nas modalidades fora da sede e parceladas;

c) Prestar orientações pedagógicas aos cursos em andamento;

d) Auxiliar o processo de avaliação dos cursos ofertados;

e) Orientar sobre as normas específicas de regulamentação de Estágio Supervisionado, Prática como Componente Curricular, Trabalho de Conclusão de Curso e Atividades Complementares para as turmas fora da sede e parceladas;

f) Colaborar na regulamentação de questões acadêmicas diferenciadas que, devido à modalidade, não se enquadram na Normatização Acadêmica vigente;

g) Auxiliar na organização dos processos de autorização e de reconhecimento dos cursos e encaminhá-los às instâncias competentes para os procedimentos cabíveis;

h) Manter atualizadas as informações relacionadas às atividades desenvolvidas no âmbito da Diretoria;

i) Desempenhar outras atividades inerentes à Diretoria.

Implantação do Sistema Integrado de Gestão - SIG

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Desenho esquemático dos sistemas SIG

Laboratório de Anatomia Humana

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Seja bem-vindo ao site oficial do Laboratório de Anatomia Humana da Univer-sidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT, campus de Cáceres - MT. O site traz informações atualizadas nas diversas áreas da Anatomia Humana e sobre o funcionamento do laboratório de anatomia humana da UNEMAT. Conheça mais sobre o nosso Programa de Doação Voluntária de Corpos, faça-nos uma visita!

 

Licitações

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Linguistica

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HISTÓRICO DO PROGRAMA

 

O processo de qualificação docente na Instituição, teve início no ano de 1990, sendo que, na área da linguagem o grande impulso se deu com a realização de dois cursos de Especialização, um em Língua Portuguesa e Literatura, ocorrido em 1994, e o outro, realizado na seqüência, em Ensinoaprendizagem de Língua Estrangeira. Esses cursos marcaram o início de uma parceria produtiva da UNEMAT com a UNICAMP, uma vez que grande parte do corpo docente das duas especializações era oriunda dos quadros da Unicamp.

Dessa parceria resultou a realização de um Programa de Mestrado Interinstitucional (MINTER) em Lingüística, realizado através de um convênio tripartite: UNICAMP/CAPES/UNEMAT, cuja seleção ocorreu no final do ano de 1997 e a execução no período de 1998 a 2000. Através desse MINTER, qualificaram-se 19 professores, cuja maioria pertencia ao próprio quadro da UNEMAT e os demais da rede pública de ensino. As áreas de concentração desse MINTER foram: Análise do Discurso, Semântica e Pragmática, Sociolingüística, Lingüística Antropológica e Aquisição de Linguagem.

Os resultados obtidos por meio dessa parceria mostraram a grande capacidade de envolvimento dos mestrandos, bem como demonstraram as plenas condições de aproveitamento por parte deles, sem perda da qualidade exigida nos programas de formação da UNICAMP, como se pode verificar naleitura das dissertações aprovadas pelo Curso, todas disponíveis nas Bibliotecas de ambas as Instituições e nos respectivos sítios de cada uma das parceiras: www.iel.unicamp.br e www.unemat.br.

Além da qualidade efetiva dos trabalhos, é possível registrar que mesmo os temas que poderiam ser considerados como regionais colocaram-se como sendo de relevância para as discussões da área em âmbito nacional. Assim, estudos relativos à Língua, ao Discurso, à Cultura e à História Indígena e Negra, ao Discurso Ecológico, à Variação Dialetal da Região e às relações lingüísticas de Fronteira com a Bolívia, etc., não só possibilitaram um engrandecimento do conhecimento da realidade local como trouxeram contribuições significativas para essas questões.

Por outro lado, a constituição do grupo de pesquisadores formados por esse MINTER teve repercussões fundamentais sobre a qualidade e o futuro da pesquisa em linguagem na UNEMAT, tendo em vista que a maioria dos egressos continuou seus processos de qualificação em cursos de doutorado regular em instituições de renome no país.

Em decorrência desse processo de formação, instalou-se na Instituição uma ambiência de pesquisa, através da criação de centros de investigação voltados para as questões linguístico-discursivas, que possibilitam hoje uma interlocução com as demais instituições e centros dessa natureza. Isso autoriza a UNEMAT a instituir-se atualmente como espaço privilegiado de produção do conhecimento e da pesquisa científica em uma das regiões consideradas como periféricas no território nacional.

Essa realidade alterou as próprias aspirações da Instituição como um todo, contribuindo para definir melhor sua vocação, sua concepção de universidade e, especialmente, a relação da docência com a pesquisa.

O Programa de Qualificação Institucional (PQI Lingüística) celebrado entre a Unemat/Unicamp/Capes, teve como metas principais, além da formação de doutores dos quadros da Unemat: 1) a criação de um Centro de Estudos e Pesquisa em Linguagem, já instituído (CEPEL); 2) a realização de um evento nacional em linguagem (ENALIHC) que se encontra em sua quarta edição, a ser realizada em novembro de 2009, em Sinop-MT; 3) aimplantação de um Programa de Mestrado Institucional, que ora se apresenta.

Em decorrência desses encaminhamentos e na tentativa de estabelecer uma rede de interlocução externa, vários docentes da UNEMAT foram credenciados em grupos de pesquisa do CNPq, como o Projeto História da Idéias Lingüísticas no Brasil, coordenado pelo Prof. Eduardo Guimarães, do IEL/Unicamp; Arquivos sobre o Sujeito Nacional: discursividades na sociedade e na cultura contemporânea, coordenado pela Prof.ª Bethania Mariani, da UFF, Lugares de enunciação e processos de subjetivação, coordenado pela Profª. Mónica Zoppi Fontana, do IEL/Unicamp; O discurso nas fronteiras do social, coordenado pela Profª. Suzy Lagazzi Rodrigues, do IEL/Unicamp; Núcleo de Estudos do Contemporâneo, coordenado pela Profª. Ludmila de Lima Brandão, da UFMT, entre outros.

Da mesma forma, atualmente temos credenciados, pela Unemat, no diretório do CNPq, grupos de pesquisa que congregam pesquisadores dos vários cursos de Letras e de áreas afins, tais como: Vozes da Cidade, Cartografias da Linguagem, Teachers on-line, Educação e Estudos da Linguagem e Mato Grosso: falares e modo de dizer.

O CEPEL, citado anteriormente, foi implantado em outubro de 2004 e possui as seguintes finalidades: constituir-se como locus privilegiado da pesquisa em linguagem na UNEMAT; consolidar institucionalmente suas linhas de pesquisa, visando a absorver os doutorandos no seu retorno à Instituição; instalar um banco de documentação referencial sobre a linguagem; constituir-se como espaço destinado ao exercício da Iniciação Científica na área de Linguagem e viabilizar a publicação da pesquisa nele desenvolvida em periódicos de circulação nacional e internacional. Os objetivos do Centro fomentaram a criação de três núcleos de pesquisa, que congregam aproximadamente um grupo de 30 pesquisadores, entre os 05 cursos regulares de Letras da Unemat: Linguagem e fronteira; Nulite (Núcleo de linguagem, formação de professores e tecnologia de ensino) e Divallin (Diversidade e variedade lingüísticas e línguas naturais). A demanda advinda dos pesquisadores desses núcleos exigiu da FAPEMAT o fomento tanto de projetos de pesquisa quanto de bolsistas de IC na área, resultando, atualmente, num grupo de 10 bolsistas de Iniciação Científica.

Ligados ainda ao Cepel, estão o Dinter e o Procad/Amazônia, ambos em Linguística. Além dessas ações, o Centro desenvolve um curso de Especialização (lato Sensu) em Linguística, visando a preparar os alunos para as linhas do Programa de Mestrado em questão e organizará, em 2009, o I Seminário de Análise de Discurso do Centro-Oeste, um dos encaminhamentos retirados na reunião do GT de AD, no IV Encontro Nacional do GELCO, ocorrido no período de 04 a 07/11/2008, em Cuiabá.

Outra ação ligada ao Cepel é o ENALIHC - Encontro Nacional Linguagem, História, Cultura que se constitui em um evento de realização bianual que tem demonstrado, nas três edições realizadas, o potencial da Universidade, inscrevendo-a no cenário nacional como uma instituição de produção científica séria, conseqüente e produtiva. Além disso, o evento tem como propósito a publicação bianual de um livro que faz circular as pesquisa que se realizam na área. Na primeira edição do evento foram publicados os livros: Sociedade e Discurso e Fronteira, Memória e Linguagem, ambos pela editoras Pontes/Unemat. Na segunda edição, o livro Fronteiras Discursivas: Espaços de significação entre a Linguagem, a História e a Cultura, publicado pela Editora Pontes. A obra resultante da terceira edição do evento encontra-se no prelo, será publicada pela Editora RG e lançada em novembro de 2009, no ensejo da quarta edição do ENALIHC, em Sinop, MT.

Por fim, das metas previstas pelo PQI Lingüística, resta apenas a concretização daquela que se constitui como sendo o maior desafio para a UNEMAT: a implantação de programas de pós-graduação stricto sensu, tanto em nível de Mestrado quanto de Doutorado, que favorecerão, cada vez mais, a consolidação efetiva da pesquisa, a qualificação das publicações e a produtiva participação/promoção de eventos que promovam o permanente debate científico da linguagem, demanda que justifica a apresentação desta proposta.

Como se pode notar, a relação de cooperação entre a Unemat e a Unicamp, que já se mostrou tão profícua, tem se colocado como o caminho mais indicado para que a UNEMAT se firme como uma instituição que, ao produzir conhecimento regional de qualidade, contribua com as discussões da pesquisa na área da linguagem, tanto no Brasil quanto no exterior.

 

 

 

Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Linguística

UNEMAT – Cidade Universitária (Cáceres)

Av. Santos Dumont, S/n°. - Santos Dumont, Cáceres-MT, CEP: 78.200-000

Contatos: (65) 3223-1466; ppgl@unemat.br

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Mestrado Profissional em Matemática - Barra do Bugres

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O PROFMAT

Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional – PROFMAT é um programa de mestrado semipresencial na área de Matemática com oferta nacional. É formado por uma rede de Instituições de Ensino Superior, no contexto da Universidade Aberta do Brasil/Coordenação de Aperfeiçoamento Pessoal de Nível Superior (CAPES), e coordenado pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), com apoio do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA). O PROFMATsurgiu mediante uma ação induzida pela CAPES junto à comunidade científica da área de Matemática, representada e coordenada pela SBM.

 

FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA

PROFMAT visa atender prioritariamente professores de Matemática em exercício na Educação Básica, especialmente de escolas públicas, que busquem aprimoramento em sua formação profissional, com ênfase no domínio aprofundado de conteúdo matemático relevante para sua docência.

 

INGRESSO

PROFMAT realiza seleções anuais, regulamentadas em edital que descrevem orientações e informações necessárias para a realização do Exame Nacional de Acesso (ENA) ao programa.

 

AVALIAÇÃO DA CAPES

PROFMAT foi recomendado pela CAPES, reconhecido pelo Conselho Nacional de Educação – CNE e validado pelo Ministério da Educação com nota 5 (nota máxima para programas de mestrado).

 

PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO

PROFMAT vem ao encontro do Plano Nacional de Educação – PNE, Lei Nº 13.005, de 25 junho de 2014, que coloca em sua Meta 16: formar, em nível de pós-graduação, 50% (cinquenta por cento) dos professores da Educação Básica, até o último ano de vigência deste PNE, e garantir a todos (as) os (as) profissionais da Educação Básica formação continuada em sua área de atuação, considerando as necessidades, demandas e contextualizações dos sistemas de ensino. Além disso, o PROFMAT também atende as metas 14, 17 e 18, que tratam respectivamente, elevar o número de matrículas na pós-graduação stricto sensu; valorização do professor; e plano de carreira.

 

EXAME NACIONAL DE QUALIFICAÇÃO

PROFMAT possui Exame Nacional de Qualificação (ENQ) que consiste em uma única avaliação escrita, ofertada duas vezes por ano, com questões discursivas, envolvendo os conteúdos das quatro primeiras disciplinas obrigatórias e elaborado pela Comissão Nacional de Avaliação dos Discentes. As provas do ENQ são digitalmente despersonalizadas e corrigidas no módulo de correção online da plataforma de informática do PROFMAT.

 

TRABALHO DE CONCLUSÃO

O trabalho de conclusão final do PROFMAT versa sobre temas específicos pertinentes ao currículo de Matemática da Educação Básica com impacto na sala de aula.

Os mais de 3.000 trabalhos de conclusão de curso do PROFMAT encontram-se no sítio http://www.profmat-sbm.org.br/dissertacoes

 

VIDEOAULAS

O PROFMAT possui mais de 412 videoaulas disponíveis. Acesse em http://www.profmat-sbm.org.br/videoaulas-do-profmat

Mobilidade Acadêmica

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A mundialização nos cobra uma condição de constante adequação a modelos e processos. Assim, o amplo conhecimento e o poder de síntese, entre outros, são prerrogativas sine qua non que se impõem nesse novo tempo.

Desse modo, a Universidade do Estado de Mato Grosso- UNEMAT busca, por meio da Mobilidade Acadêmica, proporcionar a formação de cidadãos para um mundo sem fronteiras, onde desafios são propostos para que o crescimento da sociedade acadêmica ultrapasse os muros da universidade, fecundando, no solo fértil de Mato Grosso, o desenvolvimento necessário para o aperfeiçoamento de processos que resultem em ações sustentáveis e qualidade de vida da sociedade.

A mobilidade acadêmica nasce da necessidade da própria UNEMAT em se adaptar ao mundo; a sua característica de extensionista e o fato de se localizar em uma região onde as distâncias não devem ser fator de estagnação acadêmica, mas sim mais uma possibilidade de crescimento propicia. O intercâmbio estudantil oxigena os padrões já estabelecidos e amplia as expectativas de um mundo cada vez mais sem barreiras, no qual devemos estar preparados para oportunidades e mudanças constantes.

A mobilidade se desenvolve em condições amplas, no contexto de uma exigência não mais local, mas agora de forma global, impulsionando ações que fundamentadas no conhecimento de realidades outras, trazem não somente a contribuição técnica, mas a tão importante contribuição social, fundamental para o desenvolvimento do nosso Estado.

Não obstante, são várias as possibilidades que se abrem ao acadêmico para estimular essa busca por novos conhecimentos, tornando a transdisciplinaridade uma realidade cada vez mais ao alcance dos discentes interessados na Mobilidade Acadêmica da UNEMAT.

O embrião da mobilidade acadêmica se estabelece através de acordos de cooperação realizados com instituição nacionais e internacionais. Assim, a modernização das relações nacionais, internacionais e interCâmpus, por meio da Diretoria de Mobilidade Acadêmica, vinculada à Pró-Reitoria de Ensino de Graduação, concretiza-se colocando na universidade em condições de diálogo com a comunidade acadêmica da UNEMAT e de outras IES do Brasil e do mundo.

Monitoria

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► DA CARACTERIZAÇÃO E DAS ATIVIDADES

Monitoria voluntária são atividades realizadas por discentes que acompanham a realização de uma disciplina da matriz curricular de um curso. Esse companhamento é de caráter pedagógico e profissional, e obrigatoriamente articulado e supervisionado com um professor efetivo ou contratado da Unemat.

As atividades de Monitoria serão exercidas por estudantes regularmente matriculados nos cursos de graduação sob a supervisão de professores da UNEMAT.


► DOS OBJETIVOS


A Monitoria voluntária, no processo de melhoria da qualidade do ensino de graduação, objetiva:

• Contribuir para a redução do índice de reprovação, retenção e evasão na UNEMAT.
• Auxiliar os estudantes no processo de aprendizagem e fomentar-lhes confiança no estudo das disciplinas regulares, por meio do contatomais estreito entre discentes, tutores e docentes e com o conteúdo das matérias da(s) disciplina(s) envolvida(s);
• Incentivar a permanência do acadêmico na UNEMAT;
• Proporcionar aos estudantes integração ao ambiente acadêmico e o sentido de pertencimento à UNEMAT;
• Capacitar estudantes para trabalhar em equipe.


► RESOLUÇÃO 31/2017 - CONEPE

Normatiza a política de monitoria e a concessão de Bolsas Monitoria da Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT.

 

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Núcleo de Formação, Pesquisa e Extensão em Agroecologia

Mural de Informações (Mapa da página | Voltar)

 

 

 

 

Mural de Informações

Feliz 2018!

 

 

 

 

 


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Observatório da Profissão Docente no Mercosul

OPD (Mapa da página | Voltar)

Resultado de imagem para unemat

Olimpíada de Matemática

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Patrimônio e Serviços

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DIRETORIA ADMINISTRATIVA

DE PATRIMÔNIO E SERVIÇO

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Pesquisa e Pós-graduação

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Notícias

01/08/2018-PESQUISA - Edital Interno nº 001-2018- PRPPG para a CHAMADA PÚBLICA - FINEP nº 004/2018 

11/12/2017-PÓS-GRADUAÇÃO-  Diário Oficial da União publica a nova Resolução CNE/CES nº 07/2017 que estabelece as normas para o funcionamento da pós-graduação stricto sensu no Brasil.

11/12/2017-INTERNACIONALIZAÇÃO-  Programas internacionais da CAPES ofertam mais de 400 bolsas /  Professor Visitante (PVE), Pós-doutorado, Doutorado-sanduíche (PDSE) e Doutorado-pleno.

11/12/2017-PÓS-GRADUAÇÃO- CAPES regulamenta Mestrado e Doutorado interinstitucionais e lança novo edital

06/12/2017- PÓS-GRADUAÇÃO- CAPES inicia processo de renovação de coordenadores de área

10/11/2017-INTERNACIONALIZAÇÃO- Capes disponibiliza R$ 300 milhões para projetos de internacionalização - o edital do programa CAPES/PrInt

22/09/2017-INTERNACIONALIZAÇÃO- CNPq anuncia a reativação de bolsas de Doutorado Sanduíche no Exterior

24/03/2017-PÓS-GRADUAÇÃO- MEC institui modalidade de doutorado profissional

16/02/2017-PÓS-GRADUAÇÃO- Perspectivas para cursos de pós-graduação no país

14/10/2016-PÓS-GRADUAÇÃO- Unemat realiza primeira reunião da Câmara de Pós-graduação Stricto Sensu

20/09/2016-INFRAESTRUTURA- Mais de 32 milhões estão sendo investidos em infraestrutura na Unemat 

23/08/2016-INOVAÇÃO- Unemat promove Maratona Células Empreendedoras em parceria com Secitec

23/08/2016-INFRAESTRUTURA- Unemat é contemplada com R$ 2 milhões em investimentos para pós-graduação

03/06/2014-PESQUISA- Termo de compromisso coorporativo com o Ministério do Meio Ambiente para a utilização de imagens do satélite RapidEye

 


Editais

Link dos Editais de Seleção de Mestrado e doutorado, Especialização, Iniciação Científica e Diversos Editais da PRPPG (click aqui)


Eventos

• Seminário da Pós-graduação Stricto Sensu

• 1ª SEPOS - Seminário de Pós-graduação da Unemat  - 2017

• Workshops de Gestão da Pós-graduação Stricto Sensu

• VII GEPOSS - Workshop de Gestão Pós-graduação Stricto Sensu - 2018

• VI GEPOSS - Workshop de Gestão Pós-graduação Stricto Sensu - 2015

• Jornadas Científicas

• 8ª Jornada - 2017

• 7ª Jornada - 2016

• 6ª Jornada - 2015

• 5ª Jornada - 2013

• 4ª Jornada - 2011

• 3ª Jornada - 2010

• 2ª Jornada - 2009

• 1ª Jornada - 2008

• Congressos

 • III Congresso Interno de Iniciação Científica - 2007


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SIGAAPortal Público do Sistema Acadêmico

 

Manual de Procedimentos da PRPPG

 

APCN 2018APCN 2018

 

PRPPG INTRANET

 

Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações

 

Plataforma SUCUPIRA

 

SIGAAPortal Público do Sistema Acadêmico

 

Manual de Procedimentos da PRPPG

 

APCN 2018APCN 2018

 

PRPPG INTRANET

 

Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações

 

Plataforma SUCUPIRA

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PIBID

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O Pibid é uma iniciativa para o aperfeiçoamento e a valorização da formação de professores para a educação básica.

O programa concede bolsas a alunos de licenciatura participantes de projetos de iniciação à docência desenvolvidos por Instituições de Educação Superior (IES) em parceria com escolas de educação básica da rede pública de ensino.

Os projetos devem promover a inserção dos estudantes no contexto das escolas públicas desde o início da sua formação acadêmica para que desenvolvam atividades didático-pedagógicas sob orientação de um docente da licenciatura e de um professor da escola.

 

Como funciona?

 

Instituições de Educação Superior interessadas em participar do Pibid devem apresentar à Capes seus projetos de iniciação à docência conforme os editais de seleção publicados. Podem se candidatar IES públicas, comunitárias, confessionais e filantrópicas sem fins lucrativos que oferecem cursos de licenciatura.

As instituições aprovadas pela Capes recebem cotas de bolsas e recursos de custeio e capital para o desenvolvimento das atividades do projeto. Os bolsistas do Pibid são escolhidos por meio de seleções promovidas por cada IES.

 

Objetivos do Programa

 

• Incentivar a formação de Docentes em nível Superior na Educação Básica;

• Contribuir para a valorização do Magistério;

• Elevar a qualidade da formação inicial de professores nos cursos de licenciatura, promovendo a integração entre educação superior e Educação básica;

• inserir os licenciandos no cotidiano de escolas da rede pública de educação, proporcionando-lhes oportunidades de criação e participação em experiências metodológicas, tecnológicas e práticas docentes de caráter inovador e interdisciplinar que busquem a superação de problemas identificados no processo de ensino-aprendizagem;

• incentivar escolas públicas de educação básica, mobilizando seus professores como coformadores dos futuros docentes e tornando-as protagonistas nos processos de formação inicial para o magistério; e

• contribuir para a articulação entre teoria e prática necessárias à formação dos docentes, elevando a qualidade das ações acadêmicas nos cursos de licenciatura.

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Planejamento e Tecnologia da Informação

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