Mato Grosso, Quinta-Feira, 02 de Dezembro de 2021     
Novo Portal

Linguistica

Autoavaliao (Mapa da pgina | Voltar)

AUTOAVALIAÇÃO

HISTÓRICO E ESTÁGIO ATUAL DO PROGRAMA

O Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGL/UNEMAT) tem ciência de que a busca pela excelência implica autoavaliar-se. Para tanto, propõe, nesse Projeto de Autoavaliação, estratégias, métodos, instrumentos e cronograma que alcançam discentes, docentes, equipe técnica, egressos e administração superior, e por isso exigem o compromisso de todos que, direta ou indiretamente, se ligam ao PPGL da UNEMAT.

A autoavaliação deve ocorrer à luz da Missão e dos Objetivos do Programa. Todas as dimensões a serem avaliadas devem aferir se estão sendo cumpridos os Objetivos para que, em última instância, cumpra-se a Missão do Programa.

A abertura do PPGL/UNEMAT com o Curso de Mestrado foi aprovada pela CAPES em 2009. Em 2015, a CAPES, em reconhecimento ao trabalho que já havia sido realizado nos 5 anos anteriores, também aprovou a abertura do Curso de Doutorado. Dentre as metas já conquistadas, destacam-se: (i) o aumento no número de grupos e de projetos de pesquisa; (ii) o aumento no número de bolsas concedidas a alunos de mestrado e de doutorado por agências de fomento à pesquisa (CNPq, FAPEMAT e CAPES), (iii) a integração de docentes que atuam em diversos campos; (iv) a elevação da qualificação do corpo docente com estágios de pós-doutorado realizados no Brasil e no exterior; (v) a forte inserção social dos docentes; (vi) o crescente número de egressos que se destacam por apresentar vínculo profissional aderente ao perfil do Programa; (vii) a ampliação tanto da quantidade quanto da qualidade da produção intelectual discente e docente, principalmente, em co-autoria e (viii) a aderência das Linhas de Pesquisa e da Estrutura Curricular com a Área de Concentração, assim como a coerência dos projetos e dos trabalhos de conclusão com as linhas e com a área de concentração.

O PPGL/UNEMAT se enquadra naquele grupo dos Programas da UNEMAT com mestrado e doutorado nível 4 que buscam se consolidar e, com isso, obter o conceito 5 na avaliação da CAPES. Segundo o Planejamento Estratégico da Pós-Graduação Strictu Senso da UNEMAT, esses programas “possuem corpos docentes permanentes qualificados e com crescente produção científica, com total condições de manter ações no nível exigido aos programas consolidados. Nessa direção, os cursos que integram os programas institucionais em níveis de mestrado/doutorado têm área ou áreas de concentração muito bem definidas e investem na manutenção da consolidação de suas linhas de pesquisa, bem como na internacionalização de suas atividades científicas, tendo como resultado o aumento da publicação dos resultados das pesquisas das Dissertações e Teses em artigos nos extratos superiores. Os discentes de mestrado e, sobretudo, os de doutorado devem também manter a produção científica nos extratos superiores, conforme Qualis/Capes”.

 

OBJETIVOS DA AUTOAVALIAÇÃO

O objetivo da autovaliação é: (i) monitorar a qualidade do Programa: seu processo formativo, a produção intelectual, seu impacto social, suas redes de relações, sua capacidade de inovação, sua coesão interna; (ii) identificar pontos fortes, pontos deficientes, pontos problemáticos e delinear perspectivas futuras (desafios) do Programa e (iii) integrar todos os atores de modo a avançar na qualidade.

 

ESTÁGIO ATUAL DA AUTOAVALIAÇÃO

Para tanto, foi criada uma comissão composta por representantes de todas as linhas, representantes discentes, representante técnico, coordenador do PPGL e representante da Administração Superior e foi elaborada uma Proposta de Autoavaliação do Programa de Pós-graduação em Linguística da Universidade do Estado de Mato Grosso.

 

Voc esta aqui: LinguisticaAutoavaliao

Rede Social


Copyright 2021 - Universidade do Estado de Mato Grosso
Av. Tancredo Neves, 1095 - Cavalhada III
78217-900 - Cceres - Mato Grosso
PABX +55 (65) 3221-0000