Mato Grosso, Domingo, 06 de Outubro de 2024     
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Exames de defesa (Mapa da página | Voltar)

Requisitos

Estarão habilitados a realizar o Exame de Defesa da Dissertação ou da Tese os discentes dos Cursos de Mestrado e do Curso de Doutorado em Linguística que:

1. Tenham realizado o exame de qualificação exigidos para cada nível;

2. Tenham apresentado a comprovação da proficiência para cada nível.

 

Prazos

Os alunos do Curso de Mestrado devem se submeter ao Exame de Defesa de Dissertação até o 24º (vigésimo quarto) mês após a data da matrícula inicial no Programa.

A aprovação no Exame de Defesa de Dissertação é requisito parcial para a obtenção do título de Mestre em Linguística, devendo os discentes cumprirem todos os demais requisitos para obtenção do título.

Os alunos do Curso de Doutorado devem se submeter ao Exame de Defesa de Tese até o 48º (quadragésimo oitavo) mês após a data da matrícula inicial no Programa.

A aprovação no Exame de Defesa de Tese é requisito parcial para a obtenção do título de Doutor em Linguística, devendo os discentes cumprirem todos os demais requisitos para obtenção do título.

 

Composição da banca examinadora da defesa

Dissertação (mestrado):

1. Orientador/presidente (obrigatório);

2. Examinador interno à UNEMAT (obrigatório);

3. Examinador externo à UNEMAT (obrigatório);

4. Suplente (opcional).

Examinador externo ao PPGL:

Preferível (CAPES) - docentes de Programas de Pós-graduação de outras instituições, que não atuem no PPGL;

Aceitável (CAPES) - docentes do Ensino Superior de outras instituições, que não atuem no PPGL.

OBSERVAÇÕES:

Estagiário de pós-doc do PPGL é contabilizado pela CAPES como examinador interno à UNEMAT;

Não repetir constantemente os examinadores externos à UNEMAT nas bancas de defesa;

Não fazer banca de defesa apenas com examinadores internos à UNEMAT.

 

Tese (doutorado):

1. Orientador/presidente (obrigatório);

2. Examinador interno à UNEMAT 1 (obrigatório);

3. Examinador interno à UNEMAT 2 (obrigatório);

4. Examinador externo à UNEMAT 1 (obrigatório);

5. Examinador externo à UNEMAT 2 (obrigatório);

6. Suplente (opcional);

7. Suplente (opcional).

Examinador externo ao PPGL:

Preferível (CAPES) - docentes de Programas de Pós-graduação de outras instituições, que não atuem no PPGL;

Aceitável (CAPES) - docentes do Ensino Superior de outras instituições, que não atuem no PPGL.

OBSERVAÇÕES:

Estagiário de pós-doc do PPGL é contabilizado pela CAPES como examinador interno à UNEMAT;

Não repetir constantemente os examinadores externos à UNEMAT nas bancas de defesa;

Não fazer banca de defesa apenas com examinadores internos à UNEMAT.

 


Procedimentos para defesa

A defesa (dissertação e tese) deverá ser agendada pelo(a) orientador(a) via SIGAA https://sigaa.unemat.br/sigaa/verTelaLogin.do.

A defesa (dissertação e tese) deverá ser agendada com no mínimo 30 (trinta) dias de antecedência.

Para agendar a defesa serão solicitadas as seguintes informações:

1. Local de realização da qualificação (sala do PPGL ou sala de web conferência);

2. Número atual de páginas da dissertação/tese;

3. Data;

4. Horário;

5. Grande área - selecionar: Linguística, Letras e Artes;

6. Área - selecionar: Linguística;

7. Sub-Área - preenchimento opcional;

8. Especialidade - preenchimento opcional;

9. Título provisório da dissertação/tese (Português e Inglês);

10. Resumo provisório da dissertação/tese (Português e Inglês);

11. Palavras-chave provisórias da dissertação/tese (Português e Inglês);

12. Membros da banca examinadora (orientador/presidente, examinador interno, examinador externo);

A defesa deverá, obrigatoriamente, ocorrer em Cáceres e será presencial para o discente, orientador/presidente e examinador interno e poderá ser presencial ou via web conferência para o examinador externo.

O Programa não disponibiliza computador/notebook, cabo HDMI e adaptador HDMI.

 

Passo a passo de como cadastrar banca de qualificação/defesa no SIGAA:

Ensino > Orientações de pós-graduação > Bancas > Solicitar cadastro

Deve aparecer uma lista com os nomes dos seus orientandos. Clicar sobre o terceiro ícone “solicitar banca”.

 

 

 

 

Escolher o tipo de banca que quer cadastrar.

 

 

 

 

Preencher o formulário com os dados da banca. Itens identificados com estrela azul são de preenchimento obrigatório, inclusive título, resumo e palavras-chave em inglês (Se não tiver, escrever “em elaboração”, nesses espaços. O sistema não admite deixar sem preenchimento.). Em “local”, escrever “sala remota de web-conferência”. Em Grande área, escolher “Linguística, letras e artes”. Em área, escolher “Linguística”. Sub-área e especialidade, deixar sem preencher.

 

Depois de preencher, clicar em “Próximo passo” no pé da página.

O sistema vai abrir uma página para cadastrar os membros da banca.

 

 

 

 

 

 

Escolher a Função que o membro terá na banca e, após isso, digitar o nome do membro no espaço indicado. Se o nome estiver no banco de dados, o sistema vai trazer o nome completo para ser selecionado. Clicar sobre o nome e, depois disso, em clicar em “Adicionar membro”. Fazer isso para cada um dos membros que serão cadastrados (Presidente, membro interno e membro externo ao/à programa/instituição).

Cadastrados todos os membros, clicar em “Próximo passo”. O sistema vai exibir uma página com todos os dados cadastrados para conferência. Se estiver tudo certo, clicar em “Confirmar”.

O sistema deve emitir a seguinte mensagem.

 

 

 

 

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