Mato Grosso, Sexta-Feira, 23 de Agosto de 2019     

Linguistica

Internacionalização (Mapa da página | Voltar)

 

Internacionalização

A internacionalização do Programa de Pós-Graduação em Linguística se traduz por ações estruturantes, quais sejam: i) o estabelecimento de acordos cooperação internacional entre o PPGL e instituições estrangeiras e ii) o acolhimento de professores e pesquisadores de instituições estrangeiras e iii) realização de estágios de pós-doutoramento em instituições no exterior, e iv) ações iniciais de acolhimento de alunos de instituições estrangeiras no Programa; v) ações iniciais que visam ao envio de alunos de doutorado do PPGL para a realização de estágio sanduiche em instituições no exterior e vi) convênio específico de cotutela de tese de doutorado.

 

Estabelecimento de acordos cooperação internacional

Programa de Pós-Graduação em Linguística mantém acordo de cooperação com a Universidade de Aveiro, em Portugal; com a Universidade de Havana, em Cuba; com a Universidade Nacional de Misiones, na Argentina; além de outros dois convênios internacionais, um com a Universidade Nacional, na Colômbia, e outro com a Universidade Autonoma Noca Leon, no México.

Estão em tramitação outros dois Acordos de Cooperação, um com a Universidad Complutense de Madrid, na Espanha, onde foi admitida, para o Curso de Doutorado em Linguística Teórica e Aplicada, Francineli Cezarina Lara, egressa do Curso de Mestrado em Linguística do PPGL, e outro acordo como a Universidade de Estocolmo, na Suécia.

 

O acolhimento de professores e pesquisadores de instituições estrangeiras

Como resultado do acordo de cooperação com a UNICAMP, o PPGL se beneficiou do acordo dessa universidade com universidades francesas no âmbito do Projeto "História das Ideias Linguísticas", um projeto mantido pelos Acordos CAPES/COFECUB e FAPESP/CNRS-França, e recebeu, em 2014, o professor e pesquisador Ramain Descendre, da École Normale Supérieure de Lyon. Através do mesmo acordo mantido com a UNICAMP, o PPGL recebeu, em 2017, dois pesquisadores estrangeiros, nomeadamente, Patrick Sériot, da Universidade de Lausanne (Suíça) e Paul Henry, do Centre National de la Recherche Scientifique (Paris/França). Ambos os pesquisadores fizeram reuniões de trabalho com os docentes do PPGL e proferiram conferências para discentes da graduação e da pós-graduação da UNEMAT.

Resultado do acordo de cooperação com a Universidade de Havana, em Cuba, o PPGL se beneficiou do acordo ao acolher o professor Eric Fernández Hernández, também Diretor de Relações Internacionais do Ministério da Educação Superior de Cuba. Durante esse período, o professor ministrou disciplina, participou de bancas de defesa de mestrado e de reunião científica organizada pelo programa. Na oportunidade, proferiu uma conferência no I Colóquio Internacional de Estudos Linguísticos, promovido pelo PPGL, nos dias 20 e 21 de junho de 2018.

Mencione-se, ainda, que, em razão do Acordos de Cooperação em tramitação com a Universidade de Estocolmo, na Suécia, o PPGL recebeu a visita de Henrik Bergqvist, docente daquela universidade, que ministrou um conjunto de quatro “lectures”, entre os dias 18 e 20 de julho de 2018, sob o tema “Language documentation and description”.

 

Realização de estágios de pós-doutoramento em instituições no exterior

Em 2015, o docente Albano Dalla Pria foi beneficiado com bolsa do Programa da CAPES de Pós-Doutorado no Exterior e realizou seu estágio de pós-doutoramento no Centro de Linguística da Universidade Nova de Lisboa. Em 2017, o docente Flávio Roberto Gomes Benites foi beneficiado com bolsa do Programa da CAPES de Pós-Doutorado no Exterior e realizou seu estágio de pós-doutoramento na Université Paul Valéry Montpellier 3, UM3, França.

 

Ações iniciais de acolhimento de alunos estrangeiros

Jorge Armando Becerra Callebro, natural da Colômbia, é aluno regular do Curso de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Linguística, com ingresso por meio de seleção regular.

Considerando as recomendações da CAPES o Conselho Superior do PPGL deliberou a publicação de edital específico para a seleção de um aluno estrangeiro para o Curso de Mestrado em Linguística – turma 2019. Com efeito, foi publicado o Edital nº. 001/2019-PPGL, que deflagrou o Processo Seletivo para Ingresso de Aluno Estrangeiro no Curso de Mestrado em Linguística – Turma 2019. Sylvain Anagonou, natural do Benin, foi aprovado e está regularmente matriculado no Curso de Mestrado em Linguística.

 

Ações iniciais que visam ao envio de alunos de doutorado do PPGL para a realização de estágio sanduiche em instituições no exterior

Fernando Jesus da Silva, aluno regular do Curso de Doutorado em Linguística do PPGL, será enviado para a Universidad Complutense de Madrid, na Espanha, para realizar estágio em pesquisa de doutorado naquela Universidade, com bolsa de Doutorado-Sanduíche da CAPES pelo período de um ano.

 

Convênio específico de co-tutela de tese de doutorado

Em 11/03/2019 foi publicado no Diário Oficial do Estado de Mato Grosso o extrato do convênio específico de cotutela de tese de doutorado da aluna Francineli Cezarina de Almeida Lara, com vigência 11/03/2019 a 11/03/2021, entre a UNEMAT/PPGL e a Universidad Complutense de Madrid, na Espanha.

Rede Social


Copyright 2019 - Universidade do Estado de Mato Grosso
Av. Tancredo Neves, 1095 - Cavalhada II
78200-000 - Cáceres - Mato Grosso
PABX +55 (65) 3221-0000