Mato Grosso, Segunda-Feira, 21 de Outubro de 2019     

Ecologia e Conservação

Apresentação (Mapa da página | Voltar)

Mestrado Acadêmico

O Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Conservação da UNEMAT é o segundo curso de mestrado da UNEMAT. O curso foi aprovado pelo CONEPE e credenciado pela CAPES, em agosto de 2007, junto ao comitê de Ecologia e Meio Ambiente, com início de funcionamento a partir de 2008/1. O curso de Mestrado em Ecologia e Conservação tem como meta o enriquecimento da competência científica e a formação de profissionais de alto nível, por meio de estudos avançados e pesquisas nas linhas de Ecologia de Sistemas e Comunidades Terrestres e Ecologia de Sistemas e Comunidades de Áreas Úmidas.

O curso tem como objetivo formar profissionais aptos a desenvolver estudos e atividades que contribuam para a preservação da biodiversidade, a conservação de hábitats e do patrimônio genético e sócio-cultural, especialmente no bioma Cerrado. O corpo docente está voltado às ações que possam:

• Capacitar profissionais com forte embasamento teórico e prático na área de ecologia e conservação, tornando-os aptos para atuar em instituições de pesquisa e ensino superior.

• Capacitar profissionais capazes de desenvolver metodologias de pesquisa adequadas e específicas para estudos ecológicos em ecossistemas terrestres e de áreas úmidas, especialmente do bioma Cerrado.

• Preparar profissionais habilitados a promover e desenvolver atividades integradoras entre diferentes áreas do conhecimento (ecologia, antropologia, educação, sociologia, etc.).

• Capacitar profissionais para atuarem na gestão, na coordenação e em pesquisa científica em áreas de proteção ambiental.

• Área de Concentração

A área de concentração do curso é a Conservação da Biodiversidade e enfocará estudos sobre a riqueza e diversidade de espécies, a estrutura e organização de comunidades terrestres e de ambientes úmidos, bem como as interações e relações destas com o ambiente físico e com as populações humanas. Tais estudos objetivam garantir a preservação da biodiversidade, a conservação de hábitats, do patrimônio genético e sócio-cultural.

 

• Localização

O Campus Universitário de Nova Xavantina localiza-se no ponto central entre as capitais dos estados de Mato Grosso (Cuiabá) e Goiás (Goiânia), situando-se em uma extensa área totalmente desprovida de cursos de Pós-graduação (mestrado ou doutorado). A riquíssima fauna e flora que caracterizam o Cerrado, a transição Cerrado-Floresta Amazônica, a Floresta Amazônica e a Planície de Inundação do Bananal (Pantanal do Araguaia) são exemplos do potencial de pesquisa e de manejo que a região apresenta. Apresenta ainda, grande diversidade cultural, caracterizada por várias etnias indígenas e comunidades tradicionais que vivem fortemente interligadas aos recursos naturais.

A distância geográfica que separa a porção leste de Mato Grosso de outros centros de ensino e pesquisa, a presença de um grupo de professores e pesquisadores preocupados em promover o desenvolvimento sócio-ambiental da região e a elevada diversidade biológica e cultural regional tornou o Campus Universitário de Nova Xavantina um local estratégico para a implantação de um curso de mestrado em Ecologia e Conservação. Neste aspecto, o curso apresenta um grande potencial aglutinador e difusor de pesquisas e ações que possam promover o desenvolvimento da região tendo por base conhecimentos ecológicos.


Doutorado Acadêmico

O Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Conservação da UNEMAT foi aprovado pelo CONEPE em agosto de 2007 (Resolução Nº 094/2007). O credenciamento do curso de Doutorado em Ecologia e Conservação ocorreu em dezembro de 2014, junto ao comitê de Biodiversidade da CAPES. O curso, sediado no Campus de Nova Xavantina-MT, tem como objetivo compreender a estrutura e o funcionamento dos ecossistemas e garantir a preservação da biodiversidade, a conservação de habitats, do patrimônio genético e sócio-cultural.

O doutor do programa será capaz de:

• Se comunicar com desenvoltura em ambientes que demandem o aporte científico, em português e inglês, escrito e falado;

• Transitar entre diferentes setores da sociedade, difundindo os preceitos da ciência ecológica;

• Desenvolver estudos e atividades que contribuam para a preservação da biodiversidade, a conservação de habitats e do patrimônio genético e sociocultural brasileiro.

• Dominar o conhecimento teórico e prático na área de ecologia, biogeografia e conservação, tornando-se apto para atuar em instituições de pesquisa, ensino, órgãos de governo, setor privado, terceiro setor e como autônomo.

• Criar e desenvolver metodologias de pesquisa adequadas e específicas para estudos ecológicos, biogeográficos e de conservação.

• Promover e desenvolver atividades e pesquisas integradoras entre diferentes áreas do conhecimento.

• Atuar na gestão, coordenação e pesquisa científica em unidades de conservação, instituições de ensino e de pesquisa nas áreas de ecologia e conservação.

• Desenvolver novas ferramentas e tecnologias aplicadas para a conservação in situ da biodiversidade brasileira.

• Área de Concentração

- Ecologia e Conservação da Biodiversidade Descrição: A área de concentração do curso enfoca estudos sobre a riqueza, diversidade e distribuição geográfica de espécies, a estrutura e organização de comunidades, bem como as interações e relações destas com o ambiente físico e com as populações humanas. Os estudos tem como objetivo compreender a estrutura e o funcionamento dos ecossistemas e garantir a preservação da biodiversidade, a conservação de habitats, do patrimônio genético e sociocultural, especialmente na região de transição entre os biomas Cerrado e Amazônia. Além disso, os estudos buscam englobar as peculiaridades do panorama socioambiental (e.g. biodiversidade, fronteira agrícola e comunidades tradicionais), onde o programa está inserido.

 

• Localização

Considerando-se toda a região leste do estado de Mato Grosso e oeste de Goiás, que abrange uma área maior do que muitos países da Europa, o único curso de doutorado na área de Biodiversidade ofertado é o de Ecologia e Conservação de Nova Xavantina. Assim, este curso contribui para corrigir algumas distorções evidenciadas pelo Plano Nacional de Pós-Graduação (PNPG CAPES 2011-2020), que aponta assimetrias na distribuição de programas de pós-graduação no Brasil. Esta realidade, bem como as características socioambientais do estado de Mato Grosso, reforça a importância deste curso de doutorado, não só para contribuir com a interiorização dos cursos de pós-graduação e atender uma enorme demanda regional, mas também para contribuir com o desenvolvimento educacional, econômico e socioambiental sustentável de uma região em franco crescimento, com iminentes conflitos sociais, carente em recursos humanos qualificados e com elevada biodiversidade. A região leste do estado de Mato Grosso, onde está localizado o campus de Nova Xavantina, representa um ponto de encontro e transição entre a Floresta Amazônica, o Cerrado e o Pantanal do Araguaia. Sobre esse rico cenário ambiental, se situa um complexo panorama social que abriga o agronegócio, populações indígenas e cidades em franca expansão. A região apresenta extensas áreas das Bacias dos rios Araguaia e Xingu, caracterizadas por extensos ecossistemas ainda pouco conhecidos e estudados, como as florestas e cerradões da transição Amazônia-Cerrado e as florestas inundáveis do Pantanal do Araguaia, conhecidas como impucas.

A distância geográfica que separa a porção leste de Mato Grosso de outros centros de ensino e pesquisa, a presença de um grupo de professores e pesquisadores preocupados em promover o desenvolvimento sócio-ambiental da região e a elevada diversidade biológica e cultural regional tornou o Campus Universitário de Nova Xavantina um local estratégico para a implantação de um curso de mestrado em Ecologia e Conservação. Neste aspecto, o curso apresenta um grande potencial aglutinador e difusor de pesquisas e ações que possam promover o desenvolvimento da região tendo por base conhecimentos ecológicos.


Voltar ao Topo ◥

Rede Social


Copyright 2019 - Universidade do Estado de Mato Grosso
Av. Tancredo Neves, 1095 - Cavalhada II
78200-000 - Cáceres - Mato Grosso
PABX +55 (65) 3221-0000