Mato Grosso, Segunda-Feira, 21 de Outubro de 2019     

Ecologia e Conservação

Docentes (Mapa da página | Voltar)

Docentes

Professores Credenciados no Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Ecologia e Conservação - PPGEC / UNEMAT

Última atualização: 05/06/2019

ALESSANDRO RIBEIRO DE MORAIS

Docente Permanente

Doutor(a) em: Ecologia e Evolução

E-mail: alessandro.ribeiro.morais@gmail.com

Lattes: http://lattes.cnpq.br/1839640009304122

Mini currículo
Sou Biólogo, Mestre e Doutor em Ecologia e Evolução pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Atualmente, sou docente (classe III, nível I) do Instituto Federal Goiano - campus Rio Verde e sou membro permanente dos seguintes Programas de Pós-Graduação: Biodiversidade Animal (PPGBAN - UFG) e Biodiversidade e Conservação (PPGBio - IF Goiano). Sou membro do corpo editorial da Herpetology Notes e também atuo como revisor para diversos periódicos científicos (p.ex.: Acta Ethologica, Ethology, Herpetological Journal, Natureza e Conservação, Zoologia). Faço parte da Sociedade Brasileira de Zoologia (SBZ) e da Sociedade Brasileira de Herpetologia (SBH) e tenho experiência na área de Herpetologia, atuando nos seguintes temas: bioacústica, história natural, ecologia comportamental, ecologia de comunidades e conservação de anfíbios anuros.
 

BEATRIZ SCHWANTES MARIMON

Docente Permanente

Doutor(a) em: Ecologia

E-mail: biamarimon@unemat.br

Lattes: http://lattes.cnpq.br/5399271067394555

Mini currículo
Possui graduação em Engenharia Florestal pela Universidade Federal de Mato Grosso (1987), mestrado em Botânica pela Universidade de Brasília (1997), doutorado em Ecologia pela Universidade de Brasília (2005) e pós-doutorado pela University of Leeds - Inglaterra (2012-2013). Professora 'Adjunto 8' da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), Campus de Nova Xavantina. Tem experiência nas áreas de botânica e ecologia da vegetação, com ênfase em fitogeografia, atuando principalmente em: florística, estrutura e dinâmica de cerrado, cerradão e florestas (ciliar, galeria, monodominante, estacional semidecidual e estacional perenifólia), ecologia de campos de murundus e pantanal. Participante das redes RAINFOR (University of Leeds) e Global Ecosystems Monitoring (University of Oxford) e coordenadora, desde 2010, do projeto PELD-CNPq (Transição Cerrado-Floresta Amazônica: bases ecológicas e socioambientais para a conservação).

BEN HUR MARIMON JUNIOR

Docente Permanente

Doutor(a) em: Ecologia

E-mail: bhmjunior@gmail.com

Lattes: http://lattes.cnpq.br/1132673754160471

Mini currículo
Possui graduação em engenharia florestal pela Universidade Federal de Mato Grosso (1986), mestrado em Ciências Florestais (2003) e doutorado em Ecologia (2007) pela Universidade de Brasília e pós-doutorado em ecologia florestal pela Universidade de Leeds, Inglaterra (2012-2013). É professor da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), pesquisador permanente da RAINFOR Network (Universidade de Leeds), da rede Global de Monitoramento de Ecosistemas (Universidade de Oxford) e da ATDN (Amazon Tree Diversity Network). Foi pesquisador visitante da Universidade de Leeds em 2010, 2016 e 2018 e da Universidade de Exeter, Inglaterra, em 2015. É bolsista produtividade em pesquisa do CNPq, membro do Corpo Editorial da revista Scientia Forestalis (IPEF) e revisor de 18 periódicos científicos. Ao longo de sua carreira publicou mais de 100 artigos científicos indexados e possui mais de 1.500 citações na Web of Science. É Coordenador do Programa de Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado) em Ecologia e Conservação da UNEMAT-Nova Xavantina, orientador de doutorado da Rede BIONORTE (CNPq/UFAM) e de mestrado e doutorado no PPG Biodiversidade e Agroecossistemas Amazônicos (UNEMAT-Alta Floresta). Possui experiência em ecologia florestal, atuando principalmente em fitogeografia, ciclos biogeoquímicos, mudanças climáticas, balanço do carbono e carbono pirogênico na agricultura.

CASSIANO SOUSA ROSA

Docente Permanente

Doutor(a) em: Entomologia

E-mail: cassianosr@gmail.com

Lattes: http://lattes.cnpq.br/3030825329622014

Mini currículo
Possui graduação em Ciências Biológicas pelo Centro Universitário do Leste de Minas Gerais (2005), mestrado em Biologia Animal pela Universidade Federal de Viçosa (2008) e doutorado em Entomologia pela Universidade Federal de Viçosa (2012). Atualmente é professor colaborador na ppg da Universidade do Estado de Mato Grosso e professor adjunto i da Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Tem experiência na área de Zoologia, com ênfase em Termitologia, atuando principalmente nos seguintes temas: coabitação, diversidade, solo, termitidae e inquilino.

DILERMANDO PEREIRA LIMA JUNIOR

Docente Permanente

Doutor(a) em: Ecologia de Ambientes Aquáticos Continentais

E-mail: dilermando.lima@gmail.com

Lattes: http://lattes.cnpq.br/6051379283864910

Mini currículo
Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Viçosa (2005), mestrado em Ecologia e Evolução pela Universidade Federal de Goiás (2008) e doutorado em Ecologia de Ambientes Aquáticos Continentais pela Universidade Estadual de Maringá (2012). Atualmente é pós-graduação em ecologia e conservação da Universidade do Estado de Mato Grosso e professor adjunto III da Universidade Federal de Mato Grosso. Tem experiência na área de Ecologia, com ênfase em Ecologia Teórica, atuando principalmente nos seguintes temas: ictiofauna, espécies exóticas, invasão de espécies, invasões biologicas e diversidade beta.

DIONEI JOSÉ DA SILVA

Docente Colaborador

Doutor(a) em: Biologia (Ecologia)

E-mail: dioneijs@unemat.br

Lattes: http://lattes.cnpq.br/5447213851327253

Mini currículo
Licenciado e Bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade Católica de Goiás (1993), mestrado (2000) e doutorado (2005) em Biologia Tropical e Recursos Naturais, com área de concentração em Ecologia pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia. Atualmente é professor adjunto da Universidade do Estado de Mato Grosso, atuando no curso de graduação em Ciências Biológicas do Campus Universitário de Tangará da Serra, nos cursos de Mestrado em Ecologia e Conservação no Campus de Nova Xavantina, Ambiente e Sistemas de Produção Agrícola e PROFBIO do Campus de Tangará da Serra. Foi também Professor Avaliador (Institucional e de Curso) do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES -INEP) Ministério da Educação; Coordenador do Centro de Pesquisas, Estudos e Desenvolvimento Agro-Ambientais, Vice-Reitor e Reitor da Universidade do Estado de Mato Grosso. Professor Emérito da Universidade do Estado de Mato Grosso. Tem experiência na área de Ecologia e Conservação, com ênfase em Ecologia Animal, atuando principalmente com ecologia animal, fragmentação de habitat, herpetologia. Atuante em estudos de impacto sócio-ambiental e gestão universitária.

DIVINO VICENTE SILVEIRO

Docente Colaborador

Doutor(a) em: Ecologia

E-mail: dvsilverio@gmail.com

Lattes: http://lattes.cnpq.br/5057754364981781

Mini currículo
Sou graduado em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT (2007), mestre em Ecologia e Conservação também pela UNEMAT (2010), e doutor em Ecologia pela Universidade de Brasília - UnB (2015). Durante o doutorado realizei um período sanduíche no Woods Hole Research Center (2013). Em 2016 concluí pós-doutorado em Ecologia (PDJ/CNPq/UnB). Atualmente sou pesquisador no Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia - IPAM, onde desenvolvo projetos de pesquisa que buscam entender como as mudanças no uso da terra afetam a biodiversidade, serviços ecossistêmicos, e o clima. Na UNEMAT, oriento estudantes em nível de mestrado pelo Programa de Pós-graduação em Ecologia e Conservação, Campus Nova Xavantina (Mato Grosso). Tenho atuado principalmente em temas relacionados as mudanças do uso da terra, ecologia florestal e do fogo, balanço hidrológico, e fenologia de plantas lenhosas.

EDDIE LENZA DE OLIVEIRA

Docente Permanente

Doutor(a) em: Ecologia

E-mail: eddielenza@yahoo.com.br

Lattes: http://lattes.cnpq.br/1105199990571124

Mini currículo
Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Uberlândia (1997), mestrado em Ecologia pela Universidade de Brasília (1999) e doutorado em Ecologia pela Universidade de Brasília (2005). Atualmente é professor adjunto do Curso de Ciências Biológicas, orientador de mestrado e doutorado do Programa de Pós Graduação em Ecologia e Conservação da Universidade do Estado de Mato Grosso, Campus Nova Xavantina. Tem experiência na área de ecologia vegetal, com ênfase em ecologia de comunidades vegetais do Cerrado e de áreas de transição entre o Cerrado e a Floresta Amazônica, atuando nas seguintes linhas de pesquisa: florística, fitossociologia, fitogeografia, conservação e fenologia de comunidades vegetais.

ESTEVÃO ALVES DA SILVA

Docente Visitante

Doutor(a) em: Ecologia e Conservação de Recursos Naturais

E-mail: estevaokienzan@gmail.com

Lattes: http://lattes.cnpq.br/0674482652204750

Mini currículo
Professor visitante na Universidade do Estado de Mato Grosso. Doutor pelo Programa de Pós Graduação em Ecologia e Conservação de Recursos Naturais, da Universidade Federal de Uberlândia, MG e Doutorado Sanduíche na Technische Universität Darmstadt (Alemanha) com o prof. Nico Blüthgen. Trabalho com Ecologia de Interações, abordando principalmente as interações entre plantas com nectários extraflorais, os insetos herbívoros associados e os inimigos naturais desses herbívoros. Tenho particular interesse no comportamento de insetos mirmecófilos (membracídeos, licenídeos e riodinídeos), como sua ocorrência é afetada pela presença de formigas e os benefícios desse mutualismo (inseto-formiga) para ambas as partes envolvidas.Também desenvolvo pesquisas sobre a influência de perturbações (fogo, desflorestamento) nas comunidades de artrópodes e suas plantas hospedeiras, e como essas perturbações afetam o as interações (interaction networks) entre os organismos. As principais linhas norteadoras dos meus trabalhos são: a 'hipótese da defesa ótima' (Optimal Defense Theory), hipótese do vigor das plantas (Plant Vigour Hipothesys), redes de interações (Interaction Networks), e pretendo seguir também a "Teoria dos Mosaicos Geográficos de Thompson" (Geographic Mosaic of Coevolution").

EVANDSON JOSÉ DOS ANJOS SILVA

Docente Colaborador

Doutor(a) em: Entomologia

E-mail: evandson@unemat.br

Lattes: http://lattes.cnpq.br/0897113156470615

Mini currículo
Graduado em Ciências Biológicas (1993) e com doutorado em Entomologia pela USP (2006) (conceito 7 da CAPES), é Professor Adjunto IX da Unemat. Com experiência na área de zoologia, desenvolve pesquisas em sistemática, taxonomia e ecologia de abelhas-das-orquídeas, abelhas-sem-ferrão e vespas sociais na Amazônia, Cerrado e Pantanal. Habilitado como orientador de bolsistas de mestrado e doutorado, orienta três alunos no Doutorado em Rede - PPG Bionorte - Amazônia Legal. Atua na coordenação dos programas de mestrado e doutorado em Ecologia e Conservação da Unemat Câmpus Nova Xavantina sendo o curador da coleção de abelhas e vespas.

FABIANO RODRIGUES DE MELO

Docente Permanente

Doutor(a) em: Ecologia (Conservação e Manejo da Vida Silvestre)

E-mail: frmelo@ufv.br

Lattes: http://lattes.cnpq.br/6863533704023271

Mini currículo
Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Viçosa (1995), mestrado em Genética e Melhoramento pela Universidade Federal de Viçosa (1999), doutorado em Ecologia (Conservação e Manejo da Vida Silvestre) pela Universidade Federal de Minas Gerais (2004) e pós-doutorado em Antropologia (2013) pela University of Wisconsin, Madison, WI, Estados Unidos. É professor Associado II da Unidade Acadêmica Especial (UAE) Ciências Biológicas da Universidade Federal de Goiás (Regional Jataí), e se encontra, atualmente, como professor visitante do Departamento de Engenharia Florestal, Universidade Federal de Viçosa, Viçosa, Minas Gerais. É orientador de mestrado e de doutorado dos programas de pós-graduação em Ciências Ambientais (CIAMB) pela UFG, Campus Samambaia e em Ecologia e Conservação pela UNEMAT, Campus Nova Xavantina (Mato Grosso). Entre os anos de 2005 e 2007, foi presidente da Sociedade Brasileira de Primatologia e, entre 2007 e 2009, exerceu o mandato como vice-tesoureiro. Foi eleito segundo secretário das Sociedades Brasileiras de Mastozoologia (SBMz) e de Primatologia (SBPr) para os mandatos de 2017-2019. Também atua como coordenador para o Brasil do Primate Specialist Group, associado à Species Survival Commission (PSG/SSC), divisão da International Union For Conservation Of Nature and Natural Resources (IUCN). Presidiu o Centro de Estudos Ecológicos e Educação Ambiental (CECO-MG) entre 2006 e 2014 e é um dos membros-fundadores do Instituto de Pesquisas da Mata Atlântica (IPEMA) e do Muriqui Instituto de Biodiversidade (MIB). Tem seu registro profissional no Conselho Regional de Biologia - 4a. região e possui ampla experiência em Ecologia e Zoologia, com ênfase em Conservação das Espécies Animais e Ecologia Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: biodiversidade, primatas, ecologia da paisagem, conservação, mastofauna e fauna ameaçada de extinção.

FABRÍCIUS MAIA CHAVES BICALHO DOMINGOS

Docente Permanente

Doutor(a) em: Molecular Ecology and Phylogeography

E-mail: fabriciusmaia@gmail.com

Lattes: http://lattes.cnpq.br/3355995388953032

Mini currículo
Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade de Brasília, Mestrado em Ecologia pela mesma instituição, e Doutorado em Molecular Ecology and Phylogeography pela Flinders University, Austrália. Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Mato Grosso, e desenvolve pesquisa em evolução, sistemática, biogeografia e ecologia de diferentes grupos de organismos.

FREDERICO AUGUSTO GUIMARÃES GUILHERME

Docente Permanente

Doutor(a) em: Ciências Biológicas (Biologia Vegetal)

E-mail: fredericoagg@gmail.com

Lattes: http://lattes.cnpq.br/6514433986706275

Mini currículo
Graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Uberlândia (1994), mestrado em Engenharia Florestal pela Universidade Federal de Lavras (1999) e doutorado em Ciências Biológicas (Biologia Vegetal) na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2003). Atualmente é professor Associado pela Universidade Federal de Goiás (Regional Jataí), e ministra disciplinas nas áreas de Botânica e Ecologia Vegetal, tanto na Graduação quanto na Pós Graduação. Orienta e co-orienta discentes em monografias e Iniciação Científica, além dos Programas de Pós Graduação em Geografia (Jataí) e Ecologia e Conservação (UNEMAT). Tem experiência na área de Ecologia Vegetal, com ênfase em Florística e Fitossociologia, atuando principalmente nos biomas Mata Atlântica e Cerrado.

FREDERICO FALCÃO SALLES

Docente Colaborador

Doutor(a) em: Entomologia

E-mail: fredericosalles@ceunes.ufes.br

Lattes: http://lattes.cnpq.br/3964807651730603

Mini currículo
possuo graduação em Bacharelado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2000), mestrado (2002) e doutorado (2006) em Entomologia pela Universidade Federal de Viçosa. Em 2014 conclui um pós-doutorado no Musée de Zoologie, Lausanne, Suíça (2014). De 2006 a 2018 fui professor da Universidade Federal do Espírito Santo, Campus São Mateus, onde coordenei o Laboratório de Sistemática e Ecologia de Insetos. A partir de junho de 2018 me tornei professor da Departamento de Entomologia da Universidade Federal de Viçosa. Atualmente sou orientador nos cursos de Pós-graduação em Entomologia da UFV, Biologia Animal da UFES, Ecologia e Conservação da UNEMAT e Biodiversidade Neotropical da UNILA, editor associado do periódico Zootaxa e coordenador do website Ephemeroptera do Brasil (www.ephemeroptera.com.br) e Insetos Aquáticos (www.insetosaquaticos.com.br). Minha especialidade é sistemática e taxonomia de insetos aquáticos, com ênfase na ordem Ephemeroptera. Recentemente organizei o International Joint Meeting on Ephemeroptera & Plecoptera (2018) e passei a ser membro do Permanent Committee of the International Conferences on Ephemeroptera (2018).

GUARINO RINALDI COLLI

Docente Permanente

Doutor(a) em: Organismic Biology

E-mail: grcolli@unb.br

Lattes: http://lattes.cnpq.br/2272000258230548

Mini currículo
É Licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1984), Mestre em Ecologia pela Universidade de Brasília (1989) e Ph.D. em Organismic Biology pela University of California, Los Angeles (1996). Atualmente é Professor Associado do Departamento de Zoologia da Universidade de Brasília, Curador da Coleção Herpetológica da Universidade de Brasília (CHUNB) e Affiliate Research Associate da University of Oklahoma. Tem atuação em Herpetologia, com ênfase na Biogeografia, Ecologia, Evolução, Sistemática, e Conservação da herpetofauna do Cerrado. É credenciado no PPG em Ecologia e no PPG em Zoologia da Universidade de Brasília.

HELENA SOARES RAMOS CABETTE

Docente Permanente

Doutor(a) em:  Ciências Biológicas (Entomologia)

E-mail: hcabette@unemat.br

Lattes: http://lattes.cnpq.br/5581967671875755

Mini currículo
Bióloga pela Universidade de São Paulo - Ribeirão Preto (1979), Mestre em Ciências Biológicas - Entomologia pela Universidade de São Paulo - RP (1989) e Doutora em Ciências Biológicas - Entomologia pela Universidade Federal do Paraná (1998). Atualmente é professor adjunto c7 da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), onde coordena o Laboratório de Entomologia. Tem experiência na área de Ecologia e Zoologia, com ênfase em Entomologia aquática, atuando principalmente em Ecologia de Populações e Comunidades de insetos úteis ao monitoramento ambiental. Credenciada e orientadora nos PPG em Ciências Ambientais e de Ecologia e Conservação, ambos na UNEMAT.

IMMACULADA OLIVERAS MENOR

Docente Permanente

Doutor(a) em: Ciências Ambientais

E-mail: imma.oliveras@ouce.ox.ac.uk / imma.oliveras@gmail.com

Lattes: http://lattes.cnpq.br/6468171310926938

Mini currículo
Professora em Ciências Ecossistêmicas na Escola de Geografia e Meio Ambiente, Universidade de Oxford, e professora visitante na Universidade Estadual do Mato Grosso (UNEMAT), programa de pós-graduação em Ciências Ambientais. Possui doutorado em Ciencias Ambientais pela Universidade Autónoma de Barcelona (2006), e pós-doutorado no IB-Ecologia, USP. Pesquisadora de ecologia de comunidades e ecologia de ecossitemas, com especialização em ecologia do fogo, ecofissiologia e sensoramento remoto.

JOAQUIM MANOEL DA SILVA

Docente Colaborador

Doutor(a) em: Genética e Biologia Molecular

E-mail: joaquimmanoel@unemat.br

Lattes: http://lattes.cnpq.br/9732749067324180

Mini currículo
Possui graduação em Matemática Aplicada e Computacional pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP - 2003), mestrado em Biofísica Molecular pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP - 2006) e doutorado em Genética e Biologia Molecular - ênfase em Bioinformática pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP - 2015). Atualmente é professor de Estatística na Universidade do Estado de Mato Grosso - Departamento de Biologia. Tem experiência em modelagem matemática aplicada (biofísica molecular e ecologia), estatística e bioinformática. Atualmente tem colaborado e coordenado projetos de genômica, transcriptômica e metagenômica. Em sua tese de doutorado, entitulada "DETECÇÃO DE VARIAÇÕES GENÔMICAS EM BOVINOS DA RAÇA NELORE USANDO DADOS DE GENOTIPAGEM E RESSEQUENCIAMENTO" apresentou uma metodologia inovadora que pode apontar variações raras no genoma humano, referentes a várias doenças. Atua como docente permanente no programa de pós graduação em rede - Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação (PROFNIT - MESTRADO) e como colaborador nos programas Biotecnologia e Biodiversidade (Doutorado) e Genética e Melhoramento de Plantas (Mestrado).

LEANDRO JUEN

Docente Colaborador

Doutor(a) em: Ecologia e Evolução

E-mail: leandrojuen@gmail.com

Lattes: http://lattes.cnpq.br/1369357248133029

Mini currículo
Possui graduação em Licenciatura Plena em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado de Mato Grosso (2002), mestrado em Entomologia pela Universidade Federal de Viçosa (2006) e doutorado em Ecologia e Evolução pela Universidade Federal de Goiás (2011). Atualmente é professor adjunto IV do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Pará/campus Guamá e docente nos programas de Pós-graduação em Zoologia (UFPA/MPEG), Ecologia (UFPA/Embrapa Oriental), Ecologia Aquática e Pesca (UFPA) e Ecologia e Conservação da Biodiversidade (Unemat). Foi vice-coordenador (2013 a 2015) e coordenador (2016 a 2018) do Programa de Pós-graduação em Zoologia (UFPA/MPEG). Desenvolve projetos nas linhas de pesquisa de ecologia e conservação avaliando como a alteração da integridade afeta a biodiversidade. Tem experiência na área de Ecologia, com ênfase em Ecologia e distribuição de espécies, atuando principalmente nos seguintes temas: Ecologia de Rios, Comunidades aquáticas, Macroinvertebrados, diversidade beta, diversidade e distribuição de Odonata.

MANOEL DOS SANTOS FILHO

Docente Permanente

Doutor(a) em: Biologia (Ecologia)


E-mail: msantosfilho@gmail.com

Lattes: http://lattes.cnpq.br/9309680477779428

Mini currículo
Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado de Mato Grosso (1994), mestrado em Biologia (Ecologia) pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (2000) e doutorado em Biologia (Ecologia) pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (2005), Pos doutorado pela University of East Anglia - UK. Atualmente é orientador no Programa de mestrado e doutorado em ciências ambientais, campus Cáceres, Mestrado e Doutorado em Ecologia, campus Nova Xavantina e doutorado redebionorte. Atualmente coordena o Centro de Pesquisa de Limnologia, Biodiversidade, Etnobiologia do Pantanal - CELBE, é Ouvidor e professor titular da Universidade do Estado de Mato Grosso- Departamento de Ciências Biológicas. Tem experiência na área de Ecologia, com ênfase em Ecologia de Mamíferos, atuando principalmente nos seguintes temas: cerrado, Amazônia, Pantanal, mamíferos e outros vertebrados, efeitos da fragmentação na estruturação das comunidades.

MÔNICA JOSENE NARBOSA PEREIRA

Docente Permanente

Doutor(a) em: Entomologia

E-mail: monica@unemat.br

Lattes: http://lattes.cnpq.br/8517616658016914

Mini currículo
Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal de Alagoas (1992), mestrado em Entomologia pela Universidade Federal de Viçosa (1996) e doutorado em Entomologia pela Universidade de São Paulo (2001). Atualmente é professor adjunto - (UNEMAT) Universidade do Estado de Mato Grosso. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Entomologia Agrícola, atuando principalmente nos seguintes temas: espécies nativas com potencial inseticida e uso de semioquímicos na agricultura.

PAULO MONTEIRO BRANDO

Docente Permanente

Doutor(a) em: Interdisciplinary Ecology


E-mail: pmbrando@ipam.org.br

Lattes: http://lattes.cnpq.br/2894410237856489

Mini currículo
Possui graduação em Engenharia Florestal pela Universidade de São Paulo (2003) com um ?sanduíche? na McGill University (2002-2003). Realizou o seu curso de doutorado em Ecologia Interdisciplinar pela Universidade da Florida com uma bolsa da CAPES-Fulbright. Atualmente é Pesquisador do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM) e professor credenciado junto ao programa de mestrado em Ecologia e Conservação da Universidade Estadual do Mato Grosso (Unemat). Fez parte do corpo editorial do Journal of Applied Ecology e organizou uma edição especial no Philosophical Transactions of the Royal Society Biological Sciences. Em 2011 foi eleito Distinguished Visiting Fellow do Woods Hole Research Center e em 2012 foi agraciado com os prêmios Luis F. Bacardi Advances in Tropical Conservation (jovem cientista) e Professor Samuel Benchimol. A sua pesquisa explora as causas e consequências de mudanças climáticas e do uso da terra aos ecossistemas tropicais, com enfoque na Amazônia. As técnicas utilizadas em sua pesquisa incluem: experimentos ecológicos, modelos dinâmicos de vegetação e estatísticos e técnicas de sensoriamento remoto.

PEDRO VASCONCELLOS EISENLOHR

Docente Permanente

Doutor(a) em: Biologia Vegetal


E-mail: pedro.eisenlohr@unemat.br

Lattes: http://lattes.cnpq.br/7153034797991302

Mini currículo
Professor Adjunto II da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) - Campus de Alta Floresta. Orientador no Programa de Pós-Graduação (PPG) em Biodiversidade e Agroecossistemas Amazônicos da UNEMAT - Campus de Alta Floresta, no PPG em Ecologia e Conservação da UNEMAT - Campus de Nova Xavantina e no PPG em Ecologia e Conservação da Biodiversidade da UFMT. Orienta atualmente 2 doutorandos, 5 mestrandos, 2 bolsistas de Iniciação Científica e 1 aluna de TCC. Possui 43 orientações ou coorientações concluídas. Foi paraninfo de formandos do curso de Ciências Biológicas da UNEMAT - Campus de Alta Floresta por cinco vezes. É Coordenador do Centro de Tecnologia da Amazônia Meridional - CETAM e Membro do Comitê Científico da UNEMAT. Editor dos volumes 1 e 2 do livro "Fitossociologia no Brasil: Métodos e Estudos de Casos" (Editora UFV). Foi Editor Convidado do periódico Biodiversity and Conservation (2014-2015) e, atualmente, é Editor Associado do periódico Acta Botanica Brasilica. Atua ou atuou como revisor de periódicos como Diversity & Distributions, Biotropica, Plant Ecology e Flora. Atua principalmente nos seguintes temas: ecologia da vegetação, modelagem ecológica, autocorrelação espacial, transições biogeográficas, fitogeografia, efeito de mudanças climáticas sobre a distribuição de espécies e conservação da biodiversidade. Indicadores de produção científica: i) 55 artigos publicados, 46 dos quais em revistas com Fator de Impacto - ISI/JCR; ii) Fator H (ISI): 10 (423 citações); iii) Fator H (Scopus): 10 (495 citações); iv) Fator H (Google Scholar): 15 (1033 citações); v) Fator i10 (Google Scholar): 28; vi) RG Score: 30.48. Rotinas em R.

RICARDO KEICHI UMETSU

Docente Permanente

Doutor(a) em: Ecologia e Recursos Naturais


E-mail: rkumetsu@unemat.br

Lattes: http://lattes.cnpq.br/2602242541769497

Mini currículo
Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado de Mato Grosso (2001-UNEMAT), Mestrado em Ecologia e Conservação da Biodiversidade pela Universidade Federal de Mato Grosso (2004-UFMT) e Doutorado em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Federal de São Carlos (2009-UFSCar). Atualmente é Professor Adjunto V da Universidade do Estado de Mato Grosso Campus Nova Xavantina (UNEMAT/NX). Orientador permanente de mestrado do Programa de Pós-graduação em Ecologia e Conservação (UNEMAT/NX). Membro pesquisador da Rede Amazônica de Inventários Florestais (RAINFOR/Inventory Network - University of Leeds) e da Global Monitoring Ecosystem Network (GEM/University of Oxford). Possui experiência na área de ecologia, atuando principalmente no planejamento ambiental com ênfase em recursos hídricos, bacias hidrográficas, hidrogeoquímica de córregos, ecologia vegetal e da paisagem.

TED RONALD FEDPAUSCH

Docente Permanente

Doutor(a) em: Forest Ecology/Soil Science.

E-mail: T.R.Feldpausch@exeter.ac.uk

Lattes: http://lattes.cnpq.br/1311370215854355

Mini currículo
Possui doutorado em Forest Ecology/Soil Science - Cornell University (2006), mestrado em Soil Science/Conservation and Sustainable Land-use - Cornell University (2002), e graduação em Environmental Plant Biology - Michigan State University (1997). Atualmente sou professor (Senior Lecturer) na Universidade de Exeter, Reino Unido, trabalhando com o projeto RAINFOR para melhorar a compreensão da ecologia da floresta Amazônica, ciclagem de carbono, efeito de secas de grande escala, e fogo no ciclo de carbono nas florestas primárias e secundárias.

Você esta aqui: Ecologia e ConservaçãoDocentes

Rede Social


Copyright 2019 - Universidade do Estado de Mato Grosso
Av. Tancredo Neves, 1095 - Cavalhada II
78200-000 - Cáceres - Mato Grosso
PABX +55 (65) 3221-0000