Mato Grosso, Quinta-Feira, 25 de Abril de 2024     
Novo Portal

Centro de Referência em Direitos Humanos

Apresentação (Mapa da página | Voltar)

O embrião do que viria a ser o Centro de Referência em Direitos Humanos foi a organização de um grupo de pesquisa em 2011, composto por professores e estudantes de diversas áreas de conhecimento preocupados com a questão do acesso e permanência das classes populares no ensino superior. Projeto que se intitulou "Itinerários socioculturais das classes populares no ensino superior", reunia pessoas com perfil acadêmico-militante, mobilizadas pelo desejo de desenvolver pesquisas articuladas à extensão que, ao mesmo tempo, pudessem produzir conhecimento e contribuir para a melhoria de vida da população do município de Cáceres e de Mato Grosso.

Com a aprovação do projeto em edital 001/2012, da então Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República - SDH/PR, o centro passa a se constituir como estrutura vinculada à Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT, integrando a rede nacional de centros de referência em Direitos Humanos.

A partir da parceria com a Secretaria de Estado de Direitos Humanos de Mato Grosso - SEJUDH/MT, através do Termo de Cooperação 005/2013 passa a contar com equipe multidisciplinar de atendimento e apoio administrativo.

Em 2014, na II Semana de Direitos Humanos, foi atribuído ao centro o nome da Professora Lúcia de Lourdes Gonçalves, passando a se denominar oficialmente: Centro de Referência em Direitos Humanos Profa. Lúcia Gonçalves - CRDHPLG.

 

O CRDHPLG foi concebido a partir de 03 linhas de atuação:

1. Extensão:

a) Atendimento psicossocial e jurídico às populações em situação de vulnerabilidade

b) Apoio às iniciativas populares de geração de renda

 

2. Pesquisas voltadas às temáticas de direitos humanos, nas seguinites linhas:

a) Gênero, Etnia, e Diversidade Sexual

b) Educação, Cultura e Direitos Humanos

c) Inovação Social, Economia Solidária e Direitos Humanos 

 

3. Educação em Direitos Humanos

a) Educação em processos formais

b) Educação popular

c) Semana de Direitos Humanos

 

Os princípios que orientam ação do CRDHPLG são os seguintes:

1. Articulação da Rede de defesa de direitos

2. Apoio e fortalecimento às iniciativas de grupos e organização populares na luta por Direitos Humanos

3. Produção de conhecimento

4. Incorporação da Arte como dimensão essencial à garantia dos Direitos Humanos.

 

O CRDHPLG é, portanto, um espaço plural que dialoga com diferentes grupos, procura articular no território a perspectiva de construção coletiva de agenda e cultura de direitos humanos, na interação entre o campo acadêmico, movimentos sociais e as expressões artístico-culturais que emergem.