Docentes vinculados ao ProfLetras - Unidade Cáceres
Clique no nome para mais informações:
Possui graduação em Letras pela Universidade Paranaense (1985), mestrado em Lingüística pela Universidade Estadual de Campinas (2000), doutorado em Lingüística na Universidade Estadual de Campinas (2005), com a participação no doutorado sanduíche em Lyon-França na ÈCOLE NORMALE SUPÉRIEURE LETTRES & SCIENCIES HUMAINES (2003). Tem experiência na área de Lingüística, com ênfase em Aquisição da Linguagem e na Análise de Discurso, atuando principalmente nos seguintes temas: língua-historia-escola, argumentação-escrita-interpretação, estado- língua- república, escola, língua-texto-leitura - gramática. Possui experiência na organização político-pedagógica de instituições de ensino superior no que diz respeito a organização curricular, avaliação institucional, autorização e reconhecimento de cursos, bem como recredenciamento de IES.
Linha de Atuação I: Estudos da Linguagem e Práticas Sociais
Link para o currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/8767491819871914
Possui graduação em Letras Português/Inglês e Literaturas, mestrado em Letras (Estudos Comparados de Literatura de Língua Portuguesa) pela Universidade de São Paulo (2002) e doutorado em Letras (Est.Comp. de Liter. de Língua Portuguesa) pela Universidade de São Paulo-USP (2008). Atuou como professora adjunta (efetiva) da Universidade do Estado de Mato Grosso, aposentada. Atualmente é professoara do Programa de Pós-Graduação - Mestrado Profissional em Letras - Profletras, Campus de Cáceres, MT.Tem experiência na área de Letras, com ênfases em Literatura e Língua Portuguesa. Lançou a obra "Tempo e e identidade - estudo da poética de Florbela Espanca e Cecília Meireles", em 2010. Organizadora da obra "Cultura e Literatura de Mato Grosso - sob os olhares de alguns intelectuais do século XX". Possui publicações em revistas e periódicos nacionais. Coordena o Grupo de Pesquisa "Literatura infantojuvenil: poesia e prosa". Participa do grupo de pesquisa: "Maria de Arruda Müller e Dunga Rodrigues: agentes culturais pioneiras em Mato Grosso". Membro do Grupo de Pesquisa "LER - Leitura, Literatura e Ensino". Editora da Revista Moinhos (ISSN 2317- 4080). Foi coordenadora de área/Letras, do projeto PIBID-CAPES, código 3045/2011, "Ressignificando a Licenciatura: vale a pena ser professor (2011-2014).
Linha de Atuação II: Estudos Literários
Link para o currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/0976604031813468
Possui graduação em Letras pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Araraquara (1964), mestrado em Lingüística pela Universidade de São Paulo (1970), doutorado em Lingüística pela Universidade de São Paulo e pela Universidade de Paris/Vincennes(1976). Foi docente na USP de 1967 a 1979, onde ensinou Filologia Românica, Lingüística, Sociolingüística e Análise do Discurso Pedagógico. De 1971 a 1974 ministrou a disciplina de análise de discurso no curso de especialização em tradução na PUC/Campinas. Atuou como docente do Departamento de Lingüística do IEL, na Unicamp, de 1979 a 2002. Implantou e coordenou o Programa de pós-graduação em Ciências da Linguagem da Universidade do Vale do Sapucaí, de 2002 a 2018. É pesquisadora do Laboratório de Estudos Urbanos da Unicamp, e professora colaboradora do IEL da Universidade Estadual de Campinas. Atualmente é professora visitante da UNEMAT, atuando no ProfLetras e em Linguística. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Teoria e Análise Lingüística, atuando principalmente nos seguintes temas: análise de discurso, linguística, epistemologia da linguagem, história das ideias linguísticas, história das ideias discursivas, e jornalismo científico. É pesquisadora 1A do CNPq.
Linha de Atuação I: Estudos da Linguagem e Práticas Sociais
Link para o currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/3674250332927722
Possui doutorado em Estudos Literários pela Universidade Federal de Minas Gerais (2014), mestrado em Estudos de Linguagem pela Universidade Federal de Mato Grosso (2006) e graduação em Letras pela Universidade Federal de Mato Grosso (2002). Atualmente é professor adjunto da Universidade do Estado de Mato Grosso, atuando na graduação em Letras e na pós-graduação no Mestrado Profissional PROFLetras. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura, atuando nos seguintes temas: estudo da narrativa, regionalismo e identidade cultural, estudos sobre o narrador na literatura e na oralidade, literatura e relações de poder, ensino de literatura. Na extensão, trabalha com as relações entre música, literatura e ensino.
Linha de Atuação I: Estudos da Linguagem e Práticas Sociais
Link para o currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/6060846649863286
Possui graduação em Letras pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras "Imaculada Conceição" FIC de Santa Maria - RS (1988). Concluiu mestrado em Linguística pela UNICAMP - Campinas - SP em 2000 e doutorado em Linguística em 2007, também pela UNICAMP. É professor Assistente da Universidade do Estado de Mato Grosso. Atualmente ministra as disciplinas de Produção de Textos, Morfologia e Sociolinguística. Outras disciplinas com as quais tem experiência na graduação são Latim e Sintaxe. Atualmente coordena o projeto de pesquisa denominado Atlas Linguístico do Estado de Mato Grosso - ALiMAT. É membro do projeto "A variação na concordância de gênero nas comunidades mato-grossenses". Coordena o projeto Para a História do Português em Mato Grosso - PHPB-MT.
Linha de Atuação I: Estudos da Linguagem e Práticas Sociais
Link para o currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/7205996134648701
Licenciada em Letras pela Fundação de Ensino Superior de Mato Grosso (1984) e em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Jales (1988); Doutora em Lingüística pela Universidade Estadual de Campinas (2013). Atuou nos anos iniciais do Ensino Fundamental (1981-2014), atualmente Docente Adjunta da Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT, Campus de Cáceres-MT, Curso de Pedagogia (área de Ensino-aprendizagem - Métodos e Técnicas de Ensino) e do Programa de Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS. Assessora de Gestão da Editora e das Bibliotecas - UNEMAT. Trabalha com pesquisas sobre contextos educativos da infância; alfabetização e letramentos.
Linha de Atuação I: Estudos da Linguagem e Práticas Sociais
Link para o currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/9505461459746742
Possui Doutorado (2008) e Mestrado (2002) em Letras (Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa), pela Universidade de São Paulo - USP. Especialização em Literatura Brasileira pela Universidade Católica de Minas Gerais - PUC-BH (1998). Graduação em Letras (Língua Portuguesa e Inglesa e suas respectivas Literaturas) pela Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT (1996). Realizou Estágio de Pós-Doutorado na Universidade de Lisboa/UL (2018/2019). É professora (desde 1997) na Universidade do Estado de Mato Grosso, atua nos seguintes temas: Literatura e sociedade, Literatura Comparada, Literaturas Africanas de Língua Portuguesa e Afro-brasileira, Literatura e Memória, Literatura produzida em Mato Grosso.
Linha de Atuação I: Estudos Literários
Link para o currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/9246658373031683
Possui graduação em Letras - Tradutor pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), câmpus de São José do Rio Preto. Especialização em Didática do Ensino Básico e Superior pelo Centro Universitário do Norte Paulista (UNORP), de São José do Rio Preto. Mestrado em Estudos Linguísticos pela UNESP/São José do Rio Preto e Doutorado em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). É lotada na Faculdade de Educação e Linguagem - FACEL na Universidade do Estado de Mato Grosso Carlos Alberto Reyes Maldonado (UNEMAT), Câmpus Universitário de Cáceres Jane Vanini. Atua como Coordenadora do Programa de Mestrado Profissional em Letras (ProfLetras/ Unemat/Cáceres) e coordena a Linha 1 do GT/AD da ANPOLL, ao lado de Claudia R. C. Pfeiffer (LABEURB/UNICAMP) e Ana Cláudia Fernandes Ferreira (IEL/UNICAMP). Tem experiência na docência e na pesquisa na área de Letras e Linguística, com ênfase em Análise de Discurso, História das Ideias Linguísticas, Ensino de Língua Portuguesa e Estudos da Tradução.
Linha de Atuação I: Estudos da Linguagem e Práticas Sociais
Link para o currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/1586873682372220
Possui Graduação em Licenciatura em Letras - Português/Inglês pela Universidade do Estado de Mato Grosso (1992), Mestrado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial) pela Universidade Federal de São Carlos (1998) e Doutorado em Lingüística pela Universidade Estadual de Campinas (2012). Atualmente é Professora Titular e Vice-reitora da Universidade do Estado de Mato Grosso (Gestão 2019-2022). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Letras, atuando principalmente nos seguintes temas: LIBRAS, Surdez, Prática Pedagógica do Professor, Sinalização e Análise de Discurso.
Linha de Atuação I: Estudos da Linguagem e Práticas Sociais
Link para o currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/8357041002327017
Professora do Programa de Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS), da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), Campus Universitário de Cáceres-MT; Pesquisadora do Centro de Estudos e Pesquisa em Linguagem (CEPEL/UNEMAT). Doutora em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas - Unicamp (2012); Mestre em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho/ Araraquara-SP (2004); Licenciada em Letras pela Universidade do Estado de Mato Grosso (1991). Atua na área da Linguística, com ênfase na Análise de Discurso e História das Ideias Linguísticas.
Linha de Atuação I: Estudos da Linguagem e Práticas Sociais
Link para o currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/0669939534926234
Possui Doutorado (2020) em Estudos Literários pela Universidade Estadual de Mato Grosso - UNEMAT e Mestrado (1999) em Estudos Literários pela Universidade Federal do Espírito Santo - UFES. Docente da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), atuando no Curso de Licenciatura em Letras, Campus de Alto Araguaia, e no Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGLETRAS), Campus de Sinop. Coordenadora de dois Projetos de Pesquisa sobre Literatura Infantil: Literatura, Criança e Ancestralidade: Vozes Indígenas e Africanas e Cultura Popular e Literatura Infantil: Diálogos, Territórios e Fronteiras. Coordenadora do Projeto de Extensão ArtSet e coordena localmente o Projeto de Ensino Células Colaborativas (FOCCO). Membro do Projeto de Extensão Grupo de Estudos Amálgama e do Grupo de Pesquisa Poder, Fronteira, Estratificação e Memória (GPPFEM). Estuda com particular interesse a estética do realismo grotesco na obra do escritor mato-grossense Ricardo Guilherme Dicke.
Linha de Atuação I: Estudos Literários
Link para o currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/2699049658791689
Graduado em Letras (Português/Inglês) pela Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT/1990). Mestre em Linguística Aplicada pelo Instituto de Estudos da Linguagem (IEL/UNICAMP, 2003) e Doutor em Linguística Aplicada pela Faculdade de Letras (FALE/UFMG, 2008). Professor efetivo do Curso de Letras, campus de Cáceres, na área da Linguística Aplicada (Lnguagem, Tecnologia e Ensino). Professor do Programa de Pós-Graduação em Linguística da UNEMAT na linha de pesquisa Estudos de Processos de Práticas Sociais da Linguagem e do Programa de Mestrado Interinstitucional em Letras (Capes/UNEMAT/Cáceres). Participa do Núcleo de Pesquisa em Linguagem e Tecnologia do Centro de Estudos e Pesquisas em Linguagem (CEPEL/UNEMAT) e do GT Linguagem e Tecnologia da ANPOLL. Líder do Grupo de Pesquisa/CNPq Linguagem, Tecnologia e Contemporaneidade em Linguística Aplicada (LINTECLA) e coordena o projeto de Pesquisa/CNPq "Linguagem, redes sociais e dispositivos móveis: resiliência e adaptações nas práticas de ensino e de aprendizagem contemporâneas". Tem como foco de estudo os efeitos das tecnologias digitais nas práticas contemporâneas da linguagem e formação de professores da área da Linguagem, na perspectiva da teoria dos Sistemas Adaptativos Complexos.
Linha de Atuação I: Estudos da Linguagem e Práticas Sociais
Link para o currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/6457908047319559
Possui Graduação em Língua Portuguesa e Inglesa e respectivas Literaturas pela Universidade do Estado de Mato Grosso (1992), Especialização em Literatura Brasileira pela Universidade Católica de Minas Gerais - PUC/MG (1996); Mestrado em Letras (Literatura Brasileira) pela Universidade Federal do Paraná (1999) e Doutorado em Letras (Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa) pela Universidade de São Paulo (2007). Realizou estágio de doutorado na Universidade de Lisboa (2006). Realizou Estágio de Pós-doutorado na Université Sorbonne-Nouvelle - Paris 3 (2010-2011). Atualmente é professora Adjunta da Universidade do Estado de Mato Grosso, atuando principalmente nos seguintes temas: Literatura Comparada, Literaturas Africanas, Literatura, Memória e Política. Coordena o Projeto de pesquisa "A condição provisória do presente: questões de literatura e política". É integrante do Centro de Pesquisas em Literatura - CEPLIT- UNEMAT, do Programa de Pós-graduação em Estudos Literários da UNEMAT - PPGEL (Mestrado e Doutorado) e do Programa de Mestrado profissional em Letras - PROFLetras da UNEMAT. Ocupou a função de Pró-Reitora de Ensino de Graduação da Unemat (Gestão 2015-2018).
Linha de Atuação II: Estudos Literários
Link para o currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/9059264258962247
Possui graduação em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande (1975), mestrado em Lingüística pela Universidade Estadual de Campinas (2000) e doutorado em Lingüística pela Universidade Estadual de Campinas (2006). Atualmente é professor titular da Universidade do Estado de Mato Grosso. Tem experiência na área de Lingüística, com ênfase em Análise de Discurso, atuando principalmente nos seguintes temas: deficiente mental, análise do discurso, sujeito autor, subjetivação e interpretação.
Linha de Atuação I: Estudos da Linguagem e Práticas Sociais
Link para o currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/0345191585502598