Mato Grosso, S�bado, 14 de Dezembro de 2024     
Novo Portal

ProfLetras - Cáceres

Corpo Docente (Mapa da página | Voltar)

Docentes vinculados ao ProfLetras - Unidade Cáceres

Clique no nome para mais informações:

Ana Maria Di Renzo

Possui graduação em Letras pela Universidade Paranaense (1985), mestrado em Lingüística pela Universidade Estadual de Campinas (2000), doutorado em Lingüística na Universidade Estadual de Campinas (2005), com a participação no doutorado sanduíche em Lyon-França na ÈCOLE NORMALE SUPÉRIEURE LETTRES & SCIENCIES HUMAINES (2003). Tem experiência na área de Lingüística, com ênfase em Aquisição da Linguagem e na Análise de Discurso, atuando principalmente nos seguintes temas: língua-historia-escola, argumentação-escrita-interpretação, estado- língua- república, escola, língua-texto-leitura - gramática. Possui experiência na organização político-pedagógica de instituições de ensino superior no que diz respeito a organização curricular, avaliação institucional, autorização e reconhecimento de cursos, bem como recredenciamento de IES.

 

Linha de Atuação I: Estudos da Linguagem e Práticas Sociais

Link para o currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/8767491819871914

 

Elizete Dall' Comune Hunhoff

Possui graduação em Letras Português/Inglês e Literaturas, mestrado em Letras (Estudos Comparados de Literatura de Língua Portuguesa) pela Universidade de São Paulo (2002) e doutorado em Letras (Est.Comp. de Liter. de Língua Portuguesa) pela Universidade de São Paulo-USP (2008). Atuou como professora adjunta (efetiva) da Universidade do Estado de Mato Grosso, aposentada. Atualmente é professoara do Programa de Pós-Graduação - Mestrado Profissional em Letras - Profletras, Campus de Cáceres, MT.Tem experiência na área de Letras, com ênfases em Literatura e Língua Portuguesa. Lançou a obra "Tempo e e identidade - estudo da poética de Florbela Espanca e Cecília Meireles", em 2010. Organizadora da obra "Cultura e Literatura de Mato Grosso - sob os olhares de alguns intelectuais do século XX". Possui publicações em revistas e periódicos nacionais. Coordena o Grupo de Pesquisa "Literatura infantojuvenil: poesia e prosa". Participa do grupo de pesquisa: "Maria de Arruda Müller e Dunga Rodrigues: agentes culturais pioneiras em Mato Grosso". Membro do Grupo de Pesquisa "LER - Leitura, Literatura e Ensino". Editora da Revista Moinhos (ISSN 2317- 4080). Foi coordenadora de área/Letras, do projeto PIBID-CAPES, código 3045/2011, "Ressignificando a Licenciatura: vale a pena ser professor (2011-2014).

 

Linha de Atuação II: Estudos Literários

Link para o currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/0976604031813468

 

Eni de Lourdes Puccinelli Orlandi

Possui graduação em Letras pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Araraquara (1964), mestrado em Lingüística pela Universidade de São Paulo (1970), doutorado em Lingüística pela Universidade de São Paulo e pela Universidade de Paris/Vincennes(1976). Foi docente na USP de 1967 a 1979, onde ensinou Filologia Românica, Lingüística, Sociolingüística e Análise do Discurso Pedagógico. De 1971 a 1974 ministrou a disciplina de análise de discurso no curso de especialização em tradução na PUC/Campinas. Atuou como docente do Departamento de Lingüística do IEL, na Unicamp, de 1979 a 2002. Implantou e coordenou o Programa de pós-graduação em Ciências da Linguagem da Universidade do Vale do Sapucaí, de 2002 a 2018. É pesquisadora do Laboratório de Estudos Urbanos da Unicamp, e professora colaboradora do IEL da Universidade Estadual de Campinas. Atualmente é professora visitante da UNEMAT, atuando no ProfLetras e em Linguística. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Teoria e Análise Lingüística, atuando principalmente nos seguintes temas: análise de discurso, linguística, epistemologia da linguagem, história das ideias linguísticas, história das ideias discursivas, e jornalismo científico. É pesquisadora 1A do CNPq.

 

Linha de Atuação I: Estudos da Linguagem e Práticas Sociais

Link para o currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/3674250332927722

 

 

Everton Almeida Barbosa

Possui doutorado em Estudos Literários pela Universidade Federal de Minas Gerais (2014), mestrado em Estudos de Linguagem pela Universidade Federal de Mato Grosso (2006) e graduação em Letras pela Universidade Federal de Mato Grosso (2002). Atualmente é professor adjunto da Universidade do Estado de Mato Grosso, atuando na graduação em Letras e na pós-graduação no Mestrado Profissional PROFLetras. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura, atuando nos seguintes temas: estudo da narrativa, regionalismo e identidade cultural, estudos sobre o narrador na literatura e na oralidade, literatura e relações de poder, ensino de literatura. Na extensão, trabalha com as relações entre música, literatura e ensino.

 

Linha de Atuação I: Estudos da Linguagem e Práticas Sociais

Link para o currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/6060846649863286

 

José Leonildo Lima

Possui graduação em Letras pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras "Imaculada Conceição" FIC de Santa Maria - RS (1988). Concluiu mestrado em Linguística pela UNICAMP - Campinas - SP em 2000 e doutorado em Linguística em 2007, também pela UNICAMP. É professor Assistente da Universidade do Estado de Mato Grosso. Atualmente ministra as disciplinas de Produção de Textos, Morfologia e Sociolinguística. Outras disciplinas com as quais tem experiência na graduação são Latim e Sintaxe. Atualmente coordena o projeto de pesquisa denominado Atlas Linguístico do Estado de Mato Grosso - ALiMAT. É membro do projeto "A variação na concordância de gênero nas comunidades mato-grossenses". Coordena o projeto Para a História do Português em Mato Grosso - PHPB-MT.

 

Linha de Atuação I: Estudos da Linguagem e Práticas Sociais

Link para o currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/7205996134648701

 

Maria José Landivar de Figueiredo Barbosa

Licenciada em Letras pela Fundação de Ensino Superior de Mato Grosso (1984) e em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Jales (1988); Doutora em Lingüística pela Universidade Estadual de Campinas (2013). Atuou nos anos iniciais do Ensino Fundamental (1981-2014), atualmente Docente Adjunta da Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT, Campus de Cáceres-MT, Curso de Pedagogia (área de Ensino-aprendizagem - Métodos e Técnicas de Ensino) e do Programa de Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS. Assessora de Gestão da Editora e das Bibliotecas - UNEMAT. Trabalha com pesquisas sobre contextos educativos da infância; alfabetização e letramentos.

 

Linha de Atuação I: Estudos da Linguagem e Práticas Sociais

Link para o currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/9505461459746742

 

Marinei Almeida

Possui Doutorado (2008) e Mestrado (2002) em Letras (Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa), pela Universidade de São Paulo - USP. Especialização em Literatura Brasileira pela Universidade Católica de Minas Gerais - PUC-BH (1998). Graduação em Letras (Língua Portuguesa e Inglesa e suas respectivas Literaturas) pela Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT (1996). Realizou Estágio de Pós-Doutorado na Universidade de Lisboa/UL (2018/2019). É professora (desde 1997) na Universidade do Estado de Mato Grosso, atua nos seguintes temas: Literatura e sociedade, Literatura Comparada, Literaturas Africanas de Língua Portuguesa e Afro-brasileira, Literatura e Memória, Literatura produzida em Mato Grosso.

 

Linha de Atuação I: Estudos Literários

Link para o currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/9246658373031683

Maristela Cury Sarian

 

Possui graduação em Letras - Tradutor pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), câmpus de São José do Rio Preto. Especialização em Didática do Ensino Básico e Superior pelo Centro Universitário do Norte Paulista (UNORP), de São José do Rio Preto. Mestrado em Estudos Linguísticos pela UNESP/São José do Rio Preto e Doutorado em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). É lotada na Faculdade de Educação e Linguagem - FACEL na Universidade do Estado de Mato Grosso Carlos Alberto Reyes Maldonado (UNEMAT), Câmpus Universitário de Cáceres Jane Vanini. Atua como Coordenadora do Programa de Mestrado Profissional em Letras (ProfLetras/ Unemat/Cáceres) e coordena a Linha 1 do GT/AD da ANPOLL, ao lado de Claudia R. C. Pfeiffer (LABEURB/UNICAMP) e Ana Cláudia Fernandes Ferreira (IEL/UNICAMP). Tem experiência na docência e na pesquisa na área de Letras e Linguística, com ênfase em Análise de Discurso, História das Ideias Linguísticas, Ensino de Língua Portuguesa e Estudos da Tradução.

 

Linha de Atuação I: Estudos da Linguagem e Práticas Sociais

Link para o currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/1586873682372220

 

Nilce Maria da Silva

Possui Graduação em Licenciatura em Letras - Português/Inglês pela Universidade do Estado de Mato Grosso (1992), Mestrado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial) pela Universidade Federal de São Carlos (1998) e Doutorado em Lingüística pela Universidade Estadual de Campinas (2012). Atualmente é Professora Titular e Vice-reitora da Universidade do Estado de Mato Grosso (Gestão 2019-2022). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Letras, atuando principalmente nos seguintes temas: LIBRAS, Surdez, Prática Pedagógica do Professor, Sinalização e Análise de Discurso.

 

Linha de Atuação I: Estudos da Linguagem e Práticas Sociais

Link para o currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/8357041002327017

 

Sandra Raquel Cabral Hayashida

Professora do Programa de Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS), da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), Campus Universitário de Cáceres-MT; Pesquisadora do Centro de Estudos e Pesquisa em Linguagem (CEPEL/UNEMAT). Doutora em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas - Unicamp (2012); Mestre em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho/ Araraquara-SP (2004); Licenciada em Letras pela Universidade do Estado de Mato Grosso (1991). Atua na área da Linguística, com ênfase na Análise de Discurso e História das Ideias Linguísticas.

 

Linha de Atuação I: Estudos da Linguagem e Práticas Sociais

Link para o currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/0669939534926234

 

Shirlene Rohr de Souza

Possui Doutorado (2020) em Estudos Literários pela Universidade Estadual de Mato Grosso - UNEMAT e Mestrado (1999) em Estudos Literários pela Universidade Federal do Espírito Santo - UFESDocente da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), atuando no Curso de Licenciatura em Letras, Campus de Alto Araguaia, e no Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGLETRAS), Campus de Sinop. Coordenadora de dois Projetos de Pesquisa sobre Literatura Infantil: Literatura, Criança e Ancestralidade: Vozes Indígenas e Africanas e Cultura Popular e Literatura Infantil: Diálogos, Territórios e Fronteiras. Coordenadora do Projeto de Extensão ArtSet e coordena localmente o Projeto de Ensino Células Colaborativas (FOCCO). Membro do Projeto de Extensão Grupo de Estudos Amálgama e do Grupo de Pesquisa Poder, Fronteira, Estratificação e Memória (GPPFEM). Estuda com particular interesse a estética do realismo grotesco na obra do escritor mato-grossense Ricardo Guilherme Dicke.

 

Linha de Atuação I: Estudos Literários

Link para o currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/2699049658791689

Valdir Silva

Graduado em Letras (Português/Inglês) pela Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT/1990). Mestre em Linguística Aplicada pelo Instituto de Estudos da Linguagem (IEL/UNICAMP, 2003) e Doutor em Linguística Aplicada pela Faculdade de Letras (FALE/UFMG, 2008). Professor efetivo do Curso de Letras, campus de Cáceres, na área da Linguística Aplicada (Lnguagem, Tecnologia e Ensino). Professor do Programa de Pós-Graduação em Linguística da UNEMAT na linha de pesquisa Estudos de Processos de Práticas Sociais da Linguagem e do Programa de Mestrado Interinstitucional em Letras (Capes/UNEMAT/Cáceres). Participa do Núcleo de Pesquisa em Linguagem e Tecnologia do Centro de Estudos e Pesquisas em Linguagem (CEPEL/UNEMAT) e do GT Linguagem e Tecnologia da ANPOLL. Líder do Grupo de Pesquisa/CNPq Linguagem, Tecnologia e Contemporaneidade em Linguística Aplicada (LINTECLA) e coordena o projeto de Pesquisa/CNPq "Linguagem, redes sociais e dispositivos móveis: resiliência e adaptações nas práticas de ensino e de aprendizagem contemporâneas". Tem como foco de estudo os efeitos das tecnologias digitais nas práticas contemporâneas da linguagem e formação de professores da área da Linguagem, na perspectiva da teoria dos Sistemas Adaptativos Complexos.

 

Linha de Atuação I: Estudos da Linguagem e Práticas Sociais

Link para o currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/6457908047319559

 

Vera Lucia da Rocha Maquêa

Possui Graduação em Língua Portuguesa e Inglesa e respectivas Literaturas pela Universidade do Estado de Mato Grosso (1992), Especialização em Literatura Brasileira pela Universidade Católica de Minas Gerais - PUC/MG (1996); Mestrado em Letras (Literatura Brasileira) pela Universidade Federal do Paraná (1999) e Doutorado em Letras (Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa) pela Universidade de São Paulo (2007). Realizou estágio de doutorado na Universidade de Lisboa (2006). Realizou Estágio de Pós-doutorado na Université Sorbonne-Nouvelle - Paris 3 (2010-2011). Atualmente é professora Adjunta da Universidade do Estado de Mato Grosso, atuando principalmente nos seguintes temas: Literatura Comparada, Literaturas Africanas, Literatura, Memória e Política. Coordena o Projeto de pesquisa "A condição provisória do presente: questões de literatura e política". É integrante do Centro de Pesquisas em Literatura - CEPLIT- UNEMAT, do Programa de Pós-graduação em Estudos Literários da UNEMAT - PPGEL (Mestrado e Doutorado) e do Programa de Mestrado profissional em Letras - PROFLetras da UNEMAT. Ocupou a função de Pró-Reitora de Ensino de Graduação da Unemat (Gestão 2015-2018).

 

Linha de Atuação II: Estudos Literários

Link para o currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/9059264258962247

 

Vera Regina Martins e Silva

Possui graduação em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande (1975), mestrado em Lingüística pela Universidade Estadual de Campinas (2000) e doutorado em Lingüística pela Universidade Estadual de Campinas (2006). Atualmente é professor titular da Universidade do Estado de Mato Grosso. Tem experiência na área de Lingüística, com ênfase em Análise de Discurso, atuando principalmente nos seguintes temas: deficiente mental, análise do discurso, sujeito autor, subjetivação e interpretação.

 

Linha de Atuação I: Estudos da Linguagem e Práticas Sociais

Link para o currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/0345191585502598