Mato Grosso, Quarta-Feira, 21 de Agosto de 2019     

Ambiente e Sistemas de Produção Agrícola

Linhas de Pesquisa (Mapa da página | Voltar)

Área de Concentração

Ambiente e Sistemas de Produção Agrícola

A área de concentração do programa de pós-graduação congrega conhecimentos em Ciências Agrárias, Ciências Humanas, Ciências Exatas e da Terra, Ciências Biológicas e Ciências Sociais e Aplicadas que se dedicam a analisar as características socioambientais de Mato Grosso. Nesse Estado ocorrem três biomas (Pantanal, Cerrado e Amazônia) e três bacias hidrográficas brasileiras (Paraguai, Amazônia e Araguaia Tocantins) em Mato Grosso, que estão em processo de transformação por ação antrópica. As pesquisas desenvolvidas envolvem práticas e métodos de diferentes áreas do conhecimento que convergem para a geração de informações que otimizam a produção agrícola e a conservação ambiental, na perspectiva de subsidiar as políticas públicas regionais.

 

Linhas de Pesquisa

Modelagem e indicadores socioambientais para sistemas agrícolas e conservação ambiental

Tem como intuito o estudo dos processos contemporâneos de alteração do uso da terra que levam a mudanças estruturais nos biomas e bacias hidrográficas brasileiras em Mato Grosso. Tais mudanças exigem a elaboração de indicadores socioambientais e de qualidade agro-ambientais que viabilizem a produção agrícola e a conservação ambiental. Diante desses desafios, as pesquisas abordam a modelagem de sistemas agrícolas e ambientais bem como indicadores socioambientais.

Práticas de produção agrícola e conservação ambiental

Tem como objeto de investigação o cenário agrícola mato-grossense que necessita de análises de processos consolidados e inovadores do uso do solo que devem ser pautados pela conservação ambiental. As pesquisas tratam de sistemas de produção diversificados que envolvem tanto a agricultura extensiva e intensiva, quanto os impactos socioambientais decorrentes do uso de insumos agrícolas. Além disso, buscam combinar sistemas que envolvem comunidades tradicionais e práticas agrícolas inovadoras que reúnem atividades em áreas protegidas. Por fim, busca-se o desenvolvimento de tecnologias que incrementem a produção agrícola, a pós-colheita e a mitigação das ações antrópicas.

 

Objetivos

Objetivos Geral

Atender as demandas de formação de recursos humanos qualificados para o desenvolvimento de sistemas agrícolas em consonância com a conservação ambiental nos biomas e bacias hidrográficas brasileiras presentes no estado de Mato Grosso.

Objetivos Específicos

- Desenvolver e adaptar tecnologias sustentáveis para a agricultura e para a conservação ambiental;
- Propor indicadores socioambientais para subsidiar políticas públicas agrícolas e ambientais;
- Desenvolver e aplicar modelos para tomada de decisão em sistemas agrícolas e para a conservação ambiental.

Rede Social


Copyright 2019 - Universidade do Estado de Mato Grosso
Av. Tancredo Neves, 1095 - Cavalhada II
78200-000 - Cáceres - Mato Grosso
PABX +55 (65) 3221-0000