Mato Grosso, Sexta-Feira, 06 de Dezembro de 2019     

Ambiente e Sistemas de Produção Agrícola

Linhas de Pesquisa (Mapa da página | Voltar)

Área de Concentração

Ambiente e Sistemas de Produção Agrícola

A área de concentração do programa de pós-graduação congrega conhecimentos em Ciências Agrárias, Ciências Humanas, Ciências Exatas e da Terra, Ciências Biológicas e Ciências Sociais e Aplicadas que se dedicam a analisar as características socioambientais de Mato Grosso. Nesse Estado ocorrem três biomas (Pantanal, Cerrado e Amazônia) e três bacias hidrográficas brasileiras (Paraguai, Amazônia e Araguaia Tocantins) em Mato Grosso, que estão em processo de transformação por ação antrópica. As pesquisas desenvolvidas envolvem práticas e métodos de diferentes áreas do conhecimento que convergem para a geração de informações que otimizam a produção agrícola e a conservação ambiental, na perspectiva de subsidiar as políticas públicas regionais. 

Linhas de Pesquisa

Ambiente e Manejo Fitossanitário

Mato Grosso se destaca pelo uso intensivo de pesticidas no controle fitossanitário, principalmente por possuir grandes áreas e ser um dos maiores produtores agrícolas do país. Isso tem proporcionado diversos problemas ambientais como a redução dos agentes polinizadores e inimigos naturais das pragas agrícolas, além da contaminação de águas, intoxicação de animais e seres humanos. Nesse contexto, essa linha objetiva desenvolver pesquisas com intuito de minimizar os impactos socioambientais, decorrentes do uso de pesticidas, em sistemas de produção agrícola no Estado.

 

Horticultura e Desenvolvimento Socioambiental

O cultivo de frutas, flores, hortaliças, bem como o cultivo de plantas medicinais e aromáticas, estas estão entre os principais geradores de emprego, renda e de desenvolvimento rural no âmbito da agricultura familiar. No entanto, tal modalidade de agricultura é incipiente no Mato Grosso, onde a maioria dos produtos consumidos é oriunda de outros Estados. Em vista da necessidade de transpor os limites para o desenvolvimento dessa atividade e alavancar suas potencialidades, visando desenvolver tecnologias e estabelecer indicadores socioeconômicos, que possam verter em políticas públicas para o desenvolvimento dessa cadeia produtiva, essa linha foi concebida.

 

Água, solo e clima nos Agroecossistemas

A agricultura atual que transita entre a biotecnologia e o big data traz do mundo digital, desafios e ferramentas para modernização do jeito contemporâneo de produzir proteínas, gorduras e fibras. Nesta proposição as interações que ocorrem entre a água, o solo e o clima são objeto de estudos milenares e ainda longe de se esgotar. A utilização de tecnologias, associadas ao monitoramento meteorológico, aos cuidados com os solos e os recursos hídricos, demonstram a necessidade de planejamento racional destes recursos em suas diferentes utilizações, associados a proposições de política publicas voltadas a busca da sustentabilidade do sistema

 

Objetivos

Objetivos Geral

Atender as demandas de formação de recursos humanos qualificados para o desenvolvimento de sistemas agrícolas em consonância com a conservação ambiental nos biomas e bacias hidrográficas brasileiras presentes no estado de Mato Grosso.

 

Objetivos Específicos

- Desenvolver e adaptar tecnologias sustentáveis para a agricultura e para a conservação ambiental;


- Propor indicadores socioambientais para subsidiar políticas públicas agrícolas e ambientais;


- Desenvolver e aplicar modelos para tomada de decisão em sistemas agrícolas e para a conservação ambiental.

Rede Social


Copyright 2019 - Universidade do Estado de Mato Grosso
Av. Tancredo Neves, 1095 - Cavalhada II
78200-000 - Cáceres - Mato Grosso
PABX +55 (65) 3221-0000