Mato Grosso, Quinta-Feira, 23 de Novembro de 2017     

Planejamento Estratégico Participativo

Documento Final - PEP 2015-2025 (Mapa da página | Voltar)

A Universidade do Estado de Mato Grosso inaugura mais um momento histórico no processo de democratização da gestão ao apresentar o resultado de discussões com a comunidade acadêmica que resultam no documento que sistematiza o Planejamento Estratégico Participativo da Unemat para os próximos dez anos (2015-2025). Foram discussões intensas e significativas sobre a identidade e os rumos da Unemat. Esse documento, portanto, é a consolidação dos desejos e anseios da comunidade para a consolidação de uma universidade pública comprometida com o social. Nesse sentido, esse documento deve se constituir em um documento orientador de todas as ações institucionais.

A Reitoria da Universidade do Estado de Mato Grosso, por meio da Pró-Reitoria de Planejamento e Tecnologia da Informação, desde fevereiro de 2015, ao considerar o cenário sócio-político, econômico e cultural que se configura no contexto local, nacional e internacional das universidades públicas, promove a discussão da elaboração do Planejamento Estratégico Participativo da IES constituindo um Comitê de Planejamento para coordenar o processo, com o objetivo de construir caminhos sólidos e exequíveis para a Unemat nesse contexto de crise institucional que circunda as universidades brasileiras.

O Planejamento Estratégico Participativo (2015-2025), representa a materialização do compromisso da gestão com as tomadas de decisão respaldadas pelas necessidades e anseios da comunidade unematiana, com princípios da gestão democrática e participativa. Nesse sentido, esse documento é um instrumento fundamental para as tomadas de decisão  e deve subsidiar as ações da gestão e de toda comunidade acadêmica por um período de 10 anos. O pressuposto fundante  é o fortalecimento da Unemat como uma universidade pública e democrática, com autonomia didático-pedagógica e financeira para construir suas ações de gestão, ensino, pesquisa e extensão, buscando alcançar os objetivos estratégicos e as metas a curto, médio e a longo prazo a fim de potencializar a qualidade institucional.

Este documento reafirma o compromisso da Universidade com a democracia e o respeito pela diversidade de opiniões e traça objetivos estratégicos, metas e ações visando alcançar a missão de “oferecer educação superior pública de excelência, promovendo a produção do conhecimento por meio do ensino, pesquisa e extensão de maneira democrática e plural, contribuindo com a formação de profissionais competentes, éticos e compromissados com a sustentabilidade e com a consolidação de uma sociedade mais humana e democrática”.   Espera-se que esse processo instituído contribua para o desenvolvimento de uma cultura de planejamento e avaliação nas ações organizacionais da Unemat.

 

Clique aqui para ter acesso ao Documento Final na integra.

Rede Social


Copyright 2017 - Universidade do Estado de Mato Grosso
Av. Tancredo Neves, 1095 - Cavalhada II
78200-000 - Cáceres - Mato Grosso
PABX +55 (65) 3221-0000