Mato Grosso, Terça-Feira, 16 de Julho de 2019     

Planejamento Estratégico Participativo

Seminários de Elaboração (Mapa da página | Voltar)

Para que haja uma participação democrática e justa no processo de elaboração do Planejamento Estratégico é preciso definir alguns critérios para a indicação do processo de formação de multiplicadores. Dessa forma os servidores, técnicos e docentes, deverão ser escolhidos de forma que garanta a representatividade entre os diversos Câmpus da Instituição.
 
O critério de seleção para participação das capacitações foi definido em cada Câmpus, sendo oficializados os nomes dos participantes pelo Diretor Político-Pedagógico e Diretor Administrativo de cada unidade regionalizada.

1º Seminário

Foram constituídos Polos de Capacitações Regionalizados envolvendo todos os Câmpus e a sede administrativa da UNEMAT, ficando dispostos da seguinte forma:
 
Polo I: Sede Administrativa, Campus de Cáceres e Pontes e Lacerda;
Polo II: Campi de Tangará da Serra, Barra do Bugres e Diamantino;
Polo III: Campi de Alta Floresta e Colíder;
Polo IV: Campi de Sinop, Nova Mutum e Juara;
Polo V: Campi de Alto Araguaia, Nova Xavantina e Luciara.

2º Seminário

O II Seminário de formação de multiplicadores do Planejamento Estratégico Participativo da UNEMAT – 2015/2025 teve como objetivo apresentar e consolidar os dados institucionais organizados pelas equipes técnicas dos 13 Câmpus e da sede administrativa no que se refere à identidade e aos propósitos da Universidade do Estado de Mato Grosso a curto, médio e longo prazo. 

 

Durante o II Seminário foi realizada a validação da missão, da visão, dos valores, dos princípios e das análises do ambiente interno e externo, a partir das discussões desencadeadas por toda a comunidade acadêmica após o I Seminário de formação de multiplicadores do planejamento estratégico participativo da UNEMAT – 2015/2025, realizado nos polos de Nova Xavantina, Alta Floresta, Cáceres, Sinop e Tangará da Serra.

 

Os resultados apresentados no II Seminário possibilitam vivenciar os princípios da participação e da democracia propostos pelo PEP, à medida em que cada equipe técnica representa as diversas vozes que constituem e integram a Unemat, legitimam as ações de gestão, ensino, pesquisa e extensão e asseguram a autonomia institucional, aspecto que identifica a universidade pública como promotora do conhecimento como um bem social.

 

Materiais:

Apostila de Consulta dos Dados Brutos e Tratados

Apresentações MultiConsultoria

Demonstração da Execução Orçamentária e Projeção de Cenários

Fatores do Ambiente Interno e Externo Validados

Fotos

Pilares Estratégicos Validados

SiDIR - Sistema Dialógico de Identificação das Relações

 

 

3º Seminário

III Seminário de Validação – Objetivos Estratégicos

 

O III Seminário de Formação de Multiplicadores do Planejamento Estratégico Participativo da Unemat – 2015/2025 teve como objetivo apresentar e consolidar os dados institucionais organizados pelas equipes técnicas dos 13 Câmpus e da sede administrativa no que se refere à identidade e aos propósitos da Universidade do Estado de Mato Grosso a curto, médio e longo prazo.

 

Ao longo do evento, foi realizada a validação dos objetivos estratégicos para os próximos dez anos, oriundos das discussões realizadas em cada campus/sede sobre as dimensões que compõem o ambiente interno da Unemat, a saber: Técnicos Administrativos, Docentes, Discentes, Infraestrutura, Orçamento e Finanças, Gestão, Ensino/Currículo e Inovação e Tecnologia.

 

Esses objetivos estratégicos validados no 3º seminário embasarão a continuidade dos trabalhos das equipes, agora subdividas não mais por Câmpus/sede, mas por dimensões, com a função de propor as Metas e o Plano de Ação para a Unemat e de levar os resultados desse trabalho para validação no 4º Seminário do PEP, a ser realizado no início de 2016.

 

Para a elaboração das metas e do plano de ação, as equipes de trabalho terão como referência os pilares estratégicos da Unemat, na busca pela consolidação de uma instituição que tem como Missão:

 

“Oferecer educação superior pública de excelência, promovendo a produção do conhecimento por meio do ensino, pesquisa e extensão de maneira democrática e plural contribuindo com a formação de profissionais competentes, éticos e compromissados com a sustentabilidade e com a consolidação de uma sociedade mais humana e democrática.”

 

Uma Visão de:

Ser uma instituição multiCâmpus de excelência em ensino, pesquisa, extensão e gestão com reconhecimento nacional e internacional, contribuindo para o desenvolvimento e disseminação do conhecimento.

Com Princípios que vão no encontro da:

  • Autonomia didático-pedagógica, científica, administrativa, financeira, orçamentária e política;

  • Equidade e igualdade

  • Descentralização;

  • Democracia;

  • Indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão;

  • Laicidade;

  • Multidimensionalidade do conhecimento;

  • Pluralidade de ideias e conceitos;

  • Respeito;

  • Ética;

  • Valorização humana e profissional;

  • Sustentabilidade;

  • Gestão participativa.

 

Valores como:

  • Comprometimento

  • Democracia

  • Sustentabilidade

  • Responsabilidade social

  • Humanismo

  • Qualidade

  • Pluralidade

 

Materiais:
 
 
 
 
 
 

4º Seminário

O Planejamento Estratégico Participativo – PEP da UNEMAT 2015/2025, tem relação com o convênio estabelecido com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e Multi Assessoria para promover um diagnóstico institucional com vistas à elaboração do Planejamento para 10 anos. Esta iniciativa envolve sete etapas que compreendem o período preparatório, a formação de multiplicadores, a análise diagnóstica, a construção das diretrizes, a construção da estratégia, a construção dos meios de acompanhamento, a consolidação e finalização da consultoria do PEP.

 

O IV SEMINÁRIO DE FORMAÇÃO DE MULTIPLICADORES DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PARTICIPATIVO DA UNEMAT – 2015/2025 visou consolidar o Plano de Ação de curto, médio e longo prazo, referentes às dimensões: Técnicos Administrativos; Docentes; Discentes; Infraestrutura; Orçamento e Finanças; Gestão; Ensino/Currículo e Inovação e Tecnologia, que compõem o ambiente interno da Unemat. Portanto, neste evento foram apresentadas e validadas as proposições referentes às dimensões, oriundas de cada campus e sistematizadas pelos grupos de trabalho. Também foram apresentados os instrumentos para elaboração e monitoramento dos Planos de Ação nas unidades e a metodologia de construção do documento final do PEP/UNEMAT (2015-2025).

 

Enfatizamos que os resultados apresentados neste IV Seminário possibilitam vivenciar os princípios da participação e da democracia propostos pelo PEP, à medida em que, cada equipe técnica e grupo de trabalho representa as diversas vozes que constituem e integram a Unemat, legitimam as ações de gestão, ensino, pesquisa e extensão e asseguram a autonomia institucional, aspecto que identifica a universidade pública como promotora do conhecimento como um bem social.

 

Materiais:

Apresentação Multi Assessoria

MIT Institucional Validado

Orientações MIT Regional

Fotos - Parte 1

Fotos - Parte 2

Vídeos

 

Rede Social


Copyright 2019 - Universidade do Estado de Mato Grosso
Av. Tancredo Neves, 1095 - Cavalhada II
78200-000 - Cáceres - Mato Grosso
PABX +55 (65) 3221-0000