Mato Grosso, Quinta-Feira, 23 de Novembro de 2017     

Planejamento Estratégico Participativo

Indicadores (Mapa da página | Voltar)

Na obra "Pesquisa Social: métodos e técnicas" de Richardson et al (2012) a variável é tratada como o termo que representa classes de objetos, como, por exemplo, sexo, escolaridade, renda mensal, participação política, etc, mas devem apresentar duas características principais: a) devem ser aspectos observáveis em um dado fenômeno; e b) devem apresentar variações ou diferenças com relação ao mesmo ou a outros fenômenos.
 
Para o Planejamento Estratégico Participativo propomos a categorização das variáveis dos dados brutos em formato de indicadores que possibilitaram, entre outras ocorrências, a comparabilidade de nossos dados com os dados de outras instituições Públicas de Ensino Superior.
 
Para a formação dos indicadores, dividimos em Indicadores Quantitativos que irão considerar dimensões:
- Docentes;
- Discentes;
- Técnicos Administrativos;
- Orçamentos e Finanças;
- Gestão;
- Infraestrutura;
- Ensino/Currículo;
- Inovação e Tecnologia 
 
E indicadores qualitativos, que irão considerar as seguintes dimensões:
 
 
– A missão e o Plano de Desenvolvimento Institucional
– A política para o ensino, a pesquisa, a pós-graduação, a extensão e as respectivas normas de operacionalização, incluídos os procedimentos para estímulo à produção acadêmica, as bolsas de pesquisa, de monitoria e demais modalidades
- A responsabilidade social da instituição, considerada especialmente no que se refere à sua contribuição em relação à inclusão social, ao desenvolvimento econômico e social, à defesa do meio ambiente, da memória cultural, da produção artística e do patrimônio cultural
– A comunicação com a sociedade
- As políticas de pessoal, de carreiras do corpo docente e corpo técnico-administrativo, seu aperfeiçoamento, desenvolvimento profissional e suas condições de trabalho
- Organização e gestão da instituição, especialmente o funcionamento e representatividade dos colegiados, sua independência e autonomia na relação com a mantenedora, e a participação dos segmentos da comunidade universitária nos processos decisórios
- Infraestrutura física, especialmente a de ensino e de pesquisa, biblioteca, recursos de informação e comunicação
- Planejamento e avaliação, especialmente em relação aos processos, resultados e eficácia da auto avaliação institucional
- Políticas de atendimento aos estudantes
- Sustentabilidade financeira, tendo em vista o significado social da continuidade doscompromissos na oferta da educação superior
 
Não temos por finalizado a construção dos indicadores, pois acreditamos como principio de democracia e participação que os indicadores estarão em constante construção até o encerramento de nosso PEP.
 
Clique aqui para conhecer a lista de Indicadores quantitativos  e indicadores qualitativos .

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