Mato Grosso, Segunda-Feira, 04 de Dezembro de 2023     
Novo Portal

Cincias Ambientais

Docentes (Mapa da pgina | Voltar)

O programa de Pós-graduação em Ciências Ambientais da UNEMAT possui um corpo docente altamente qualificado nas diversas áreas de atuação do Meio Ambiente e Sustentabilidade. Estes professores desempenham junto ao programa atividades de docência, pesquisa e orientação acadêmica.

Antonio Francisco Malheiros

Graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT (1992) e mestre em Biologia (Ecologia) pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia - INPA (2000). Doutor em Parasitologia pelo Programa Biologia da Relação Patógeno-Hospedeiro do Instituto de Ciências Biomédicas da USP (2012). Professor Adjunto da Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT, vinculado a Faculdade de Ciências Agrárias e Biológicas, atuando nas disciplinas de Parasitologia e Parasitologia Humana, respectivamente, nos cursos de Biologia e Enfermagem. Docente permanente do Programa de Pós-graduação Stricto sensu em Ciências Ambientais da UNEMAT. Tem experiência na área da Parasitologia, atuando principalmente nas ações de vigilância em saúde; eco epidemiologia dos agentes parasitários oriundos de seres humanos, animais domésticos e silvestres; diagnóstico coprológico de enteroparasitas (Helmintos e Protozoários); caracterização molecular de enteroprotozários (Blastocystis spp., Entamoeba spp., Giardia intestinalis entre outros); saúde pública; educação, saúde e ambiente; saúde ambiental; educação e saúde de comunidades tradicionais e povos indígenas.

Atua nas Linhas/Temas de Pesquisa:

I. Uso sustentável e conservação da biodiversidade do Pantanal, Amazônia e Cerrado

    - 1. Uso sustentável e conservação da biodiversidade

II. Análise socioambiental do Pantanal, Amazônia e Cerrado

    - 1. Educação ambiental, saúde e cidadania

Contato: malheiros@unemat.br

Currículo Lattes

Aumeri Carlos Bampi

Possui graduação em Filosofia pela Faculdade de Filosofia FAFIMC - PUC - RS - Campus de Viamão, Especialização em Planejamento Educacional e Doutorado em Filosofia e Ciências da Educação pela Universidade de Santiago de Compostela (2000), revalidado pelo Programa de Doutorado em Educação da UFRGS. Possui Pós-doutorado em Psicologia Social pela USP. É professor efetivo da Universidade do Estado de Mato Grosso desde 1990, lotado na Faculdade de Ciências Humanas e Linguagem, tendo trabalhado com Introdução à Educação, Pesquisa Educacional (curso de Pedagogia) Antropologia da Educação (curso de Pedagogia), Princípios Éticos - Estéticos e Ecológicos do cuidado na Educação (curso de Pedagogia), Metodologia de Ensino, Filosofia da Educação e Filosofia da Linguagem (curso de Letras). Atuou junto ao curso de Filosofia com Filosofia Contemporânea e Metodologia do Ensino de Filosofia. Dedica-se há 33 anos à formação humana, em especial formação de professores e de pesquisadores em Ciências Ambientais e Geografia. Trabalhou na implantação de campus, cursos, políticas, projetos e programas de educação superior, em especial projetos de formação de professores da Educação Básica (PIQD - Programa Interinstitucional de Qualificação Docentes da Educação Básica na região norte de Mato Grosso). Implantou diversas licenciaturas, programas de formação de professores, cursos de bacharelado e campus na região norte de Mato Grosso. Atuou junto a formação de professores indígenas e Licenciaturas Plenas Parceladas. É professor do Programa de Pós-graduação em Ciências Ambientais da UNEMAT (mestrado/doutorado), no qual atua com Epistemologia Ambiental, Educação Ambiental para a Sustentabilidade e Ciências Sociais e Desenvolvimento Regional. É professor do Mestrado em Geografia / UNEMAT atuando com Espaço, política e dinâmica territorial. Coordenou o Doutorado Interinstitucional DINTER - EDUCAÇÃO UFRGS / UNEMAT. Atuou também na gestão universitária e na gestão pública municipal de Sinop. Desenvolve projetos, programas e estudos principalmente nos seguintes temas: formação de professores; educação superior e universidade; questões socioambientais, sustentabilidade e diversidade cultural; Estado, políticas públicas e desenvolvimento regional. Na atualidade desenvolve pesquisas envolvendo as relações do agronegócio (pecuária e produção de grãos) com a água na região norte de Mato Grosso.

Atua nas Linhas/Temas de Pesquisa:

II. Análise socioambiental do Pantanal, Amazônia e Cerrado

- 1. Educação ambiental, saúde e cidadania

- 2. Diálogo de saberes e diversidade cultural nos biomas

- 3. Ordenamento territorial, impactos e políticas públicas no Mato Grosso

Contato: aumeribampi@gmail.com

Currículo Lattes

urea Regina Alves Igncio

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Mato Grosso (1990), mestrado em Neurociências pela Universidade Federal de Santa Catarina (1998) e doutorado em Ciências Biológicas (biofísica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2007). Pós-doutorado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro na área de Ecologia Aplicada (2016). É professora Adjunta da Universidade do Estado de Mato Grosso. Tem experiência na área de Morfologia e Toxicologia Ambiental, com ênfase no Sistema Nervoso, atuando principalmente na avaliação dos efeitos da intoxicação mercurial sobre o cérebro e monitoramento dos níveis de mercúrio na bacia do Alto Paraguai, ao longo da cadeia trafica aquática, incluindo mamíferos predadores topo de cadeia e o ser humano. É membro do INCT ADAPTA II/MCTI. Exerceu o cargo de Secretária de Estado de Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso, exercício 2012. Exerceu o cargo de Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da UNEMAT, gestão 2010-2014. Coordenou, desde 2018, o Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais na UNEMAT, nível de mestrado e doutorado - PPGCA. Atualmente exerce o cargo de Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação na Universidade do Estado de Mato Grosso, gestão 2023-2026.

Atua nas Linhas/Temas de Pesquisa:

I. Uso sustentável e conservação da biodiversidade do Pantanal, Amazônia e Cerrado

- 1. Uso sustentável e conservação da biodiversidade

- 2. Impacto, monitoramento e contaminação ambiental

Contato: aurea@unemat.br

Currículo Lattes

Beatriz Schwantes Marimon

Possui graduação em Engenharia Florestal pela Universidade Federal de Mato Grosso (1987), mestrado em Botânica pela Universidade de Brasília (1997), doutorado em Ecologia pela Universidade de Brasília (2005) e pós-doutorado pela University of Leeds, Inglaterra (2012-2013). Docente concursada na Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), Campus de Nova Xavantina (NX), entre 1992 e 2020, onde atua como Professora Sênior desde 2020. Docente permanente dos programas de pós-graduação em Ecologia e Conservação (UNEMAT-NX), Ciências Ambientais (UNEMAT-Cáceres) e Biodiversidade e Biotecnologia (Rede Bionorte). Tem experiência nas áreas de botânica e ecologia da vegetação, com ênfase em fitogeografia, atuando principalmente em: florística, estrutura e dinâmica de cerrado, cerradão e florestas (ciliar, galeria, monodominante, estacional semidecidual e estacional perenifólia), ecologia de campos de murundus e pantanal. Curadora do Herbário NX entre 1997 e 2020. Desde 2005, coordena o Laboratório de Ecologia Vegetal da UNEMAT no Campus de Nova Xavantina. Participa das redes RAINFOR (University of Leeds) e Global Ecosystems Monitoring (University of Oxford) e coordena, desde 2010, o projeto PELD-CNPq (Transição Cerrado-Amazônia: bases ecológicas e socioambientais para a conservação).

 

Atua nas Linhas/Temas de Pesquisa:

I. Uso sustentável e conservação da biodiversidade do Pantanal, Amazônia e Cerrado

- 1. Uso sustentável e conservação da biodiversidade

Contato: biamarimon@unemat.br

Currículo Lattes

Carla Galbiati

Possui graduação em Engenharia Agronômica pela Faculdade de Agronomia Manoel Carlos Gonçalves (1994), mestrado em Entomologia pela Universidade Federal de Lavras (1997) e doutorado em Entomologia pela Universidade Federal de Viçosa (2004). Atualmente é professora efetiva da Universidade do Estado de Mato Grosso e do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais/ UNEMAT. Tem experiência na área de Ecologia de Inseto, com ênfase em térmita, Apis mellifera e origem botânica do mel.

Atua nas Linhas/Temas de Pesquisa:

I. Uso sustentável e conservação da biodiversidade do Pantanal, Amazônia e Cerrado

- 1. Uso sustentável e conservação da biodiversidade

II. Análise socioambiental do Pantanal, Amazônia e Cerrado

- 1. Educação ambiental, saúde e cidadania

Contato: carla@unemat.br

Currículo Lattes

Carlos Alberto Cioce Sampaio

Administrador (PUCSP), mestre e doutor em planejamento e gestão organizacional para o desenvolvimento sustentável (UFSC) com estágio sandwich em Economia Social (École des Hautes Études em Sciences Sociales - EHESS, França). Pós-doutorado/Professor Visitante em Ecossocioeconomia (UACH, Chile, bolsa CAPES), Cooperativismo Corporativo (Universidad Mondragon, Espanha, bolsa Fundation Carolina) e Ciências Ambientais (Washington State University - WSU, USA, bolsa Fulbright Foundation/CAPES). Pesquisador de Produtividade/CNPq, Fundação Nacional de Desenvolvimento do Ensino Superior Particular (Funadesp) e Instituo Ânima (IA). Coordenador da Área de Ciências Ambientais/CAPES nos períodos 2022-2026 e 2016-2018 e Adjunto no mandato 2012-2016. Membro do Conselho Técnico Superior da Educação Superior (CTC-ES)/Capes nos períodos 2022 - 2026 e do CTC-ES amplliado 2016-2018. É professor dos Programas de Pós-Graduação (PPG) em Desenvolvimento Regional (FURB) e Engenharia Civil (USJT/IA). Professor visitante do Instituto de Estudos Avançados (USP) e do PPG em Sociedade, Tecnologia e Meio Ambiente (UniEvangélica/FUNADESP). Colabora como professor dos PPG em Ambiente Saúde e Sustentabilidade (USP) e em Recursos Naturais (UFMS). Coordena o Núcleo de Ecossocioeconomia e em parceria o Núcleo de Políticas Públicas. Foi vice-presidente da Fundación Manfred Max-Neef (Chile) entre 2020-2023. Foi membro do Comitê Consultivo de Planejamento Urbano e Regional/F. Araucária. Fulbrighter (EUA), 2015. É pioneiro em pesquisas teóricas e empíricas sobre o tema Ecossocioeconomias das Organizações, compreendendo Ecossocioeconomia Empresarial (Responsabilidade Socioambiental Corporativa e Environmental, Social and Governance - ESG), Planejamento e Gestão Organizacional para o Desenvolvimento Territorial Sustentável, e Cadeias Produtivas Sustentáveis / Arranjos Institucionais e Socioprodutivos Territoriais e Turismo de base Comunitária na América Latina, prestando assessorias à organizações púbicas e privadas. Destaca-se também pesquisas e produção de indicadores de Impacto Social dos Programas de Pós-graduação na Sociedade. Publicou 161 artigos em periódicos e 221 trabalhos/resumos publicados em eventos nacionais e internacionais, além de 16 livros e 92 capítulos. Proferiu 74 palestras nacionais e internacionais. (Co)Orientou ou (co)orienta 164 trabalhos: 23 Pós-Doutorados, 33 Doutorados, 52 Mestrados, 5 Especializações, 15 TCC, 34 IC e 4 Estágios. Participou de 267 bancas: 104 Doutorados, 145 Mestrados e 18 Graduações.

 

Carlos Eduardo Frickmann Young

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1986), mestrado em Economia da Indústria e da Tecnologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1992) e doutorado em Economia pela Universidade de Londres - University College London (1997). É Professor Titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IE/UFRJ), Pesquisador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento (INCT-PPED) e Professor Colaborador dos Programas de Ciências Ambientais da Universidade Estadual do Mato Grosso (PPGCA-UNEMAT). e Ciências Ambientais e Sustentabilidade na Amazônia (PPGCASA-UFAM). Tem vasta experiência em ensino e pesquisa na área de Economia, com ênfase em Economia do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais, atuando principalmente nos seguintes temas: política ambiental, valoração de serviços ecossistêmicos, determinantes do desmatamento, economia e política das unidades de conservação, pagamento por serviços ambientais, aspectos econômicos relacionados a mudanças climáticas e poluição, macroeconomia do meio ambiente e contabilidade verde. É coordenador do Grupo de Economia do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (GEMA - IE/UFRJ). Website: www.ie.ufrj.br/gema

 

Carolina Joana da Silva

Professora Adjunta da Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT, desde 2000. Possui graduação em Licenciatura e História Natural pela Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT (1974), mestrado em Biologia (Ecologia) pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia - INPA (1979) e doutorado em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCAR (1990), sob orientação de Dr. Francisco Assis Esteves. Pós Doc em Limnologia de Áreas Úmidas Tropicais, no Grupo de Ecologia Tropical do Instituto Max Planck de Limnologia, Plon, Alemanha (1999), sob a supervisão de Dr. Wolfgang J. Junk. Participa como orientadora dos Programas de Pós Graduação: mestrado e doutorado em Ciências Ambientais da UNEMAT e do Doutorado em Biodiversidade e Biotecnologia da Amazônia Legal, PPGBionorte, da Rede Bionorte. Tem experiência em Ecologia de Áreas Úmidas Pantanal, onde desenvolveu a carreira cientifica no ensino de graduação, pós graduação; orientação e publicação nas seguintes áreas: Limnologia, Biodiversidade, Etnobiologia, Etnoecologia e Etnobotânica. Participa da Rede Pesquisa e Pós Graduação- Rede Bionorte. Participou da Rede Clima - Sub rede Mudanças Climáticas e Desenvolvimento Regional/CDS/UnB. Desenvolve pesquisas e orienta nos Biomas Pantanal e na Amazônia (Conexão Amazônia - Pantanal). Pesquisadora visitante do Howard T. Odum Center of Wetlands, Universidade da Florida, Gainesville, Florida, USA (2015-2016). Pesquisador produtividade CNPq Nível 2. Membro do Comitê Estadual da RBPantanal/MT, Presidente do Conselho Nacional da Reserva da Biosfera do Pantanal/UNESCO.

 

Atua nas Linhas/Temas de Pesquisa:

I. Uso sustentável e conservação da biodiversidade do Pantanal, Amazônia e Cerrado

- 1. Uso sustentável e conservação da biodiversidade

II. Análise socioambiental do Pantanal, Amazônia e Cerrado

- 1. Educação ambiental, saúde e cidadania

- 2. Diálogo de saberes e diversidade cultural nos biomas

- 3. Ordenamento territorial, impactos e políticas públicas no Mato Grosso

E-mail: ecopanta@terra.com.br

Currículo Lattes

Celia Alves de Souza

Licenciada e Bacharel em Geografia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1993), mestre em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1998) e doutora em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004). Realizou Pós-Doutorado no Departamento de Solos na Universidade Federal de Viçosa (2006) e no Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Federal Fluminense (2017). Foi Professora Adjunta no Departamento de Geografia na Universidade do Estado de Mato Grosso (1994-2020) Atua na área de hidrogeografia, geomorfologia fluvial, gestão de bacias hidrográficas,ambientes fluviais e processo de sedimentos fluvial. Professora e orientadora nos Programas de Pós Graduação em Geografia (mestrado) e Ciências Ambientais (mestrado e doutorado) - UNEMAT. Foi Coordenadora Operacional do Dinter em Geografia entre UNEMAT/UFF (2010-2014). Coordenou a Rede ASA - Rede de estudos sociais, ambientais e de tecnologias para o sistema produtivo na região sudoeste de Mato Grosso CNPq/CAPES/FAPEMAT (2010-2016). Coordenou do Programa de Pós-Graduação em Geografia UNEMAT (2015-2018). Conselheira do Conselho Estadual de Recursos Hídricos (2018). Foi Bolsista de Produtividade do CNPq Nível 2 (2015-2021).

 

Atua nas Linhas/Temas de Pesquisa:

I. Uso sustentável e conservação da biodiversidade do Pantanal, Amazônia e Cerrado

- 1. Uso sustentável e conservação da biodiversidade

- 2. Elementos para a gestão dos recursos hídricos

II. Análise socioambiental do Pantanal, Amazônia e Cerrado

- 3. Ordenamento territorial, impactos e políticas públicas no Mato Grosso

Regime de Trabalho: Dedicação Exclusiva

E-mail: celiaalvesgeo@globo.com

Currículo Lattes

Claumir Csar Muniz

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT (1996), especialização em Educação Ambiental para Conservação do Pantanal, também pela Universidade do Estado de Mato Grosso UNEMAT (2001), mestrado em Ecologia e Conservação da Biodiversidade pela Universidade Federal de Mato Grosso (2005) e Doutorado em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Federal de São Carlos UFSCar (2010). Pós Doutorado em Ecologia Aquática e Biologia Animal pela Radboud University, Netherlands. Professor Adjunto da Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT e pesquisador do Centro de Pesquisa em Limnologia, Biodiversidade e Etnobiologia do Pantanal - CELBE_UNEMAT nas seguintes áreas: ictiofauna, limnologia e conservação da biodiversidade. Atualmente exerce a função de Diretor de Gestão de Pesquisa junto a Pró Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação na UNEMAT,. Faz parte do Corpo docente no Programa de Pós Graduação em Ciências Ambientais (PPGCA-UNEMAT) e Mestrado Profissional em Rede Nacional em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos (PROFAGUA)

 

Eliane Ignotti

Graduada em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Estadual de Londrina (1985), mestre em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública - Fundação Osvaldo Cruz (1999), doutora em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública - Fundação Osvaldo Cruz (2004) e pós-doutora pelo Instituto de Medicina Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2009). Atualmente é professora senior de Epidemiologia no Programa de Mestrado e Doutorado em Ciências Ambientais (PPGCA-UNEMAT) e do Programa de Mestrado e Doutorado em Ciência da Saúde - UFMT. Colabora como membro do grupo de trabalho de monitoramento, avaliação e pesquisa (WG MER) do grupo estratégico técnico assessor das doenças tropicais negligenciadas da OMS (STAG-WHO)

Atua nas Linhas/Temas de Pesquisa:

II. Análise socioambiental do Pantanal, Amazônia e Cerrado

- 1. Educação ambiental, saúde e cidadania

 

Contato: eignotti@uol.com.br

Currículo Lattes

Ernandes Sobreira Oliveira Junior

Possui graduação em Licenciatura Plena em Ciencias Biologicas pela Universidade do Estado de Mato Grosso (2007). É mestre em Ecologia e Conservação da Biodiversidade pela Universidade Federal de Mato Grosso (2010). É doutor pela Radboud University / Nijmegen - Holanda (2018) avaliando o efeito de modificadores ecossistêmicos nos fluxos dos gases do efeito estufa. Atualmente tem trabalhado no Pantanal analisando a dinâmica das águas e os gases de efeito estufa. Possui projetos na área de Unidade de Conservação, Pantanal, córregos urbanos, córregos rurais e experimentos laboratoriais. Tem experiência na área de Ecologia e Limnologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Gases do Efeito estufa, Pantanal, Ambientes aquáticos e Conservação da Biodiversidade.

Dionei Jos da Silva

Licenciado e Bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade Católica de Goiás (1993), mestrado (2000) e doutorado (2005) em Biologia Tropical e Recursos Naturais, com área de concentração em Ecologia pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia. Foi vice-reitor e reitor da Universidade do Estado de Mato Grosso; Professor Avaliador (Institucional e de Curso) do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES -INEP) Ministério da Educação; Coordenador do Centro de Pesquisas, Estudos e Desenvolvimento Agro-Ambientais. Professor Emérito da Universidade do Estado de Mato Grosso. Atualmente é professor adjunto da Universidade do Estado de Mato Grosso, atuando no curso de graduação em Ciências Biológicas e Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências Ambientais do Campus Universitário Jani Vanini em Cáceres-MT e no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ambiente e Sistemas de Produção Agrícola no Campus Universitário de Tangará da Serra. Coordenador do Centro de Limnologia, Biodiversidade e Etnobiologia do Pantanal – CELBE. Tem experiência na área de Ecologia e Conservação, com ênfase em Ecologia Animal, atuando principalmente com ecologia animal, fragmentação de habitat, herpetologia. Atuante em estudos de impacto sócio-ambiental e gestão universitária.

 

 

 

Gustavo Rodrigues Canale

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade de Brasília (2000), mestrado em Biologia pela Universidade Federal de Goiás (2003) e é PhD em Ecologia e Conservação pela Universidade de Cambridge (Inglaterra). Tem experiência na área Zoologia de Vertebrados e Ecologia, com ênfase em Biologia da Conservação, atuando principalmente em trabalhos com mamíferos de médio e grande porte nos seguintes temas: Biologia da Conservação, Ecologia da Paisagem e Comportamento Animal.

 

Atua nas Linhas/Temas de Pesquisa:

I. Uso sustentável e conservação da biodiversidade do Pantanal, Amazônia e Cerrado

II. Análise socioambiental do Pantanal, Amazônia e Cerrado

Regime de Trabalho: Dedicação Exclusiva

E-mail: g.canale@cantab.net

Currículo Lattes

Flavio Bezerra Barros

Possui Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE, 2000), Mestrado em Ciências Biológicas (Zoologia) pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB, 2002) e Doutorado em Biologia da Conservação (2011) pela Universidade de Lisboa, Portugal. É Professor Adjunto do Núcleo de Ciências Agrárias e Desenvolvimento Rural (NCADR) da Universidade Federal do Pará (UFPA). Atua como docente-pesquisador nos Programas de Pós-Graduação em Agriculturas Amazônicas (NCADR-UFPA) e Antropologia (IFCH-UFPA), tendo sido coordenador no primeiro (2012-2015). Participa ainda como professor colaborador no Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT). É membro das Sociedades Brasileira de Etnobiologia e Etnoecologia (SBEE) e da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ambiente e Sociedade (ANPPAS). Tem experiência em ensino, pesquisa, extensão e consultoria em área multi e interdisciplinar, com enfoque nos seguintes temas: Educação do Campo, Etnoconservação e Desenvolviemento Rural, Etnobiologia e Etnoecologia, Uso e Manejo de Recursos Naturais, Relação Sociedade e Natureza, Unidades de Conservação de Uso Sustentável (Reservas Extrativistas).

Atua nas Linhas/Temas de Pesquisa:

I. Uso sustentável e conservação da biodiversidade do Pantanal, Amazônia e Cerrado

II. Análise socioambiental do Pantanal, Amazônia e Cerrado

Regime de Trabalho: Dedicação Exclusiva

E-mail: flaviobb@ufpa.br

Currículo Lattes

Liliane C. Schlemer Alcntara

Josu Ribeiro da Silva Nunes

Graduado em Ciências Biológicas (UFMT, 2000), especialista Avaliação Ambiental Estratégica AAE (UEMS/MMA, 2007) mestre em Ecologia e Conservação da Biodiversidade (UFMT, 2003) doutor em Ecologia e Recursos Naturais (UFSCar, 2010). É professor de Ecologia da UNEMAT. Revisor da Revista UNICIENCIAS e Revista de Engenharia Ambiental Unipinhal, tem experiência na área de Ecologia, Limnologia, Plantas aquáticas, Ornitologia e Eco-turismo. Atuando principalmente nos seguintes temas: Pantanal, ornitologia, etnobiologia e turismo.

Atua nas Linhas/Temas de Pesquisa:

I. Uso sustentável e conservação da biodiversidade do Pantanal, Amazônia e Cerrado

E-mail:josue@unemat.br

Currículo Lattes

Immaculada Oliveras Menor

PVE (Pesquisadora visitante especial)

Possui graduação em Ciências Ambientais pela Universidade Autônoma de Barcelona (1999), mestrado em Análise do meio pela Universidade Autônoma de Barcelona (2004), doutorado em Ciencias Ambientais pela Universidade Autónoma de Barcelona (2006) e pós-doutorado pela Univerisdade de São Paulo (2009). Atualmente é Pesquisador Senior (Marie Curie) em Wageningen University, Pesquisadora Visitante na Oxford University Centre for the Environment, e Pesquisadora Visitante Especial na Universidade do Estado do Mato Grosso. Tem experiência na área de Ecologia, com ênfase em Ecologia de Comunidades e Ecossistemas, atuando principalmente nas áreas de ecologia do fogo e ecofissiologia.

Atua nas Linhas/Temas de Pesquisa:

I. Análise socioambiental do Pantanal, Amazônia e Cerrado

E-mail:imma.oliveras@gmail.com

Currículo Lattes

Manoel dos Santos Filho

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado de Mato Grosso (1994), mestrado (2000) e doutorado (2005) em Biologia Tropical e Recursos Naturais com área de concentração em Ecologia pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia - INPA. Pos Doutor pela University of East Anglia/UEA (Norwich/Inglaterra) (2010). Atualmente é professor Adjunto da Universidade do Estado de Mato Grosso, atuando no curso de Ciências Biológicas do campus de Tangará da Serra. Atualmente é coordenador/orientador do curso de mestrado em Ciências Ambientais no campus de Cáceres. Tem experiência em estudos sócioambiental com foco em comunidades indígenas, em Ecologia, com ênfase em Efeitos de fragmentação na comunidade animal, atuando nos biomas do Cerrado, Floresta Amazônica e Pantanal.

Atua nas Linhas/Temas de Pesquisa:

I. Uso sustentável e conservação da biodiversidade do Pantanal, Amazônia e Cerrado

- 1. Uso sustentável e conservação da biodiversidade

- 2. Impacto, monitoramento e contaminação ambiental

Regime de Trabalho: Dedicação Exclusiva

E-mail: msantosfilho@gmail.com

Currículo Lattes

Maria Antonia Carniello

Possui graduação - Licenciatura em Ciências - ano 1982; graduação - Licenciatura Plena em Biologia pela Faculdade de Ciências e Letras de Votuporanga (1983), graduação em Física pela Universidade Federal de Mato Grosso (1991), Mestrado em Educação (Educação e Meio Ambiente-Ensino de Botânica) pela Universidade Federal de Mato Grosso (1998), Doutorado em Biologia Vegetal (Sub-área Etnobotânica) pela Universidade Estadual "Julio de Mesquita Filho", Rio Claro/SP (2007). Pertence ao quadro de docentes/pesquisadores da Universidade do Estado de Mato Grosso/UNEMAT, efetiva (1990 - atualmente). Diretora do Instituto de Ciências Naturais e Técnológica da UNEMAT (1998-2002). Atua na área de Botânica principalmente nos seguintes temas: Botânica de Fanerógamas, Etnobotânica, (Estudos de Biodiversidade em quintais e plantas medicinais), Educação ambiental. Coordenadora de projeto de pesquisa vinculado à Rede Pecuária - Centro de Pesquisa do Pantanal/CPP- Equipe de pesquisadores /UNEMAT - UFMT (2004-2008). É coordenadora de projeto de pesquisa interinstitucional - UNEMAT -UFMT - EMBRAPA, financiado pela Fundação de Amapro à Pesquisa de Mato Grosso (FAPEMAT 2008-2010). Vice-Diretora da Sociedade Botânica do Brasil-Seção Regional Centro-Oeste (2006-2008).

Atua nas Linhas/Temas de Pesquisa:

I. Uso sustentável e conservação da biodiversidade do Pantanal, Amazônia e Cerrado

- 1. Uso sustentável e conservação da biodiversidade

II. Análise socioambiental do Pantanal, Amazônia e Cerrado

- 2. Diálogo de saberes e diversidade cultural nos biomas

Regime de Trabalho: Dedicação Exclusiva

E-mail: carniello@unemat.br

Currículo Lattes

Maria Aparecida Pereira Pierangeli

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Lavras (1985), mestrado em Agronomia (Solos e Nutrição de Plantas) pela Universidade Federal de Lavras (1999) e doutorado em Agronomia (Solos e Nutrição de Plantas) pela Universidade Federal de Lavras (2003). Atualmente é professor adjunto da Universidade do Estado do Mato Grosso, editor assistente - Revista Brasileira de Ciência do Solo, - Revista Brasileira de Ciência do Solo, consultor ad hoc do Instituto Internacional de Educação do Brasil e consultor científico - Pesquisa Agropecuária Brasileira. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Química do Solo, atuando principalmente nos seguintes temas: fertilidade do solo, elementos-traço, química do solo, poluição ambiental e pastagem. Atualmente tem participado de trabalhos multidisciplinares na linha de pesquisa em Gestão ambiental com foco no planejamento de uso e ocupação de bacias hidrográficas e manejo de agroecossistemas atuando na interface solo:hidrologia:biosfera.

Atua nas Linhas/Temas de Pesquisa:

I. Uso sustentável e conservação da biodiversidade do Pantanal, Amazônia e Cerrado

- 1. Impacto, monitoramento e contaminação ambiental

- 2. Elementos para a gestão dos recursos hídricos

Regime de Trabalho: Dedicação Exclusiva

E-mail: mappierangeli@gmail.com

Currículo Lattes

Sandra de Souza Hacon

Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1974), mestrado em Controle da Poluição Ambiental - Mancherter University, Reino Unido (1981) e doutorado em Geociências (Geoquímica Ambiental) pela Universidade Federal Fluminense (1996). Esta lotada na Escola Nacional de Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz. Atua na área de Avaliação de Risco Socioambiental, Ecotoxicologia, Saúde Ambiental e Gestão Integrada de Saúde e Ambiente. Coordena vários projetos de pesquisa financiados pelo CNPq, FAPERJ, setor privado, atua como pesquisadora em projetos interdisciplinares com a UNIR, UNEMAT, UFRN, USP, PUC/RJ, projetos internacionais com a Universidade de Exeter no Reino Unido e o Instituto Nacional de Saúde Publica do México. Na área acadêmica responsável por disciplinas nos cursos de pós-graduação da ENSP/FIOCRUZ, orientadora de mestrado e doutorado nos cursos de pós-graduação de Saúde Pública e Meio Ambiente e no curso de Saúde Publica. Representante do Brasil no GT do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente referente ao Programa de Monitoramento da Implementação da Convenção de Stockholm por indicação do Ministério do Meio Ambiente.

Atua nas Linhas/Temas de Pesquisa:

I. Análise Socioambiental do Pantanal, Amazônia e Cerrado

E-mail:sandrahacon@gmail.com

Currículo Lattes

Sandro Benedito Sguarezi

Doutor em Ciências Sociais (Área de Concentração: Sociologia), pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo-PUC/SP em 2011. Mestre em Administração também pela PUC/SP (2003). Especialista em Administração Rural pela Universidade Federal de Lavras/UFLA-MG (2000). Graduado em Administração pela Universidade do Estado de Mato Grosso/UNEMAT (1993). Educador por opção de vida, desde 1995, tem priorizado a produção científica na área da Sociologia. Atualmente é professor Adjunto da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), no stricto sensu atua como professor do Programa de Pós-Graduação em Educação ? PPGEdu ? nível Mestrado da UNEMAT na linha de pesquisa Educação e Diversidade. Também atua no Programa de Pós-graduação em Ciências Ambientais ? nível Doutorado (PPGCA-UNEMAT) e é Coordenador Operacional do Doutorado Interinstitucional (DINTER) em Administração junto a promotora Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Na Pós-Graduação lato sensu atua no Curso de Política Pública no qual ministra a disciplina de Políticas Públicas para o Trabalho, também coordenou os Cursos lato sensu de Agricultura Familiar Camponesa e Educação do Campo-Residência Agrária e o Curso de Pós-Graduação em Economia Solidária. Na graduação está lotado no Departamento de Administração onde Na graduação e na pós orienta Trabalhos de Iniciação Científica e de Conclusão de Curso. Já trabalhou com várias disciplinas, dentre elas: Associativismo e Cooperativismo; Gestão Estratégica e Política Públicas; Teoria das Organizações; Planejamento Estratégico Participativo; Teoria da Participação; Plano de Negócios; Gestão do Conhecimento e Ética e Responsabilidade Social. Tem experiência na área de Gestão Acadêmica e seu foco de pesquisa está voltado para: Cooperativismo, autogestão, economia solidária e educação popular. Atua na pesquisa, na extensão e no ensino visando alcançar a indissociabilidade, a inter e transdisciplinaridade. Foi o primeiro Chefe de Departamento do Curso de Administração da UNEMAT de Tangará da Serra (1995-1997). Exerceu o cargo de Diretor do Instituto de Administração, Ciências Contábeis e Economia (IACCE) e outras assessorias na gestão da Universidade, participou de várias comissões e foi representante Docente junto ao Conselho Universitário (CONSUNI) por dois mandatos. Foi representante Docente junto ao Conselho Universitário (CONSUNI) por dois mandatos e membro do Colegiado de Curso de Administração. Hoje é membro do Conselho do PPGEdu/Mestrado (UNEMAT). Também foi presidente do Sindicato dos Professores do Ensino Superior da UNEMAT (ADUNEMAT). Foi o fundador e atualmente é Coordenador do Núcleo de Pesquisa, Extensão e Estudos da Complexidade no Mundo do Trabalho (NECOMT), do Grupo de Pesquisa: Gestão agricultura familiar e agroecologia (GAFA) do qual é líder. Igualmente foi fundador e é Vice-líder do Grupo de Pesquisa em Desenvolvimento Regional Sustentável (GDRS) e do Programa: Incubadora de Organizações Coletivas Autogeridas, Solidárias e Sustentáveis (IOCASS) financiado pelo CNPq e pelo MEC/PROEXT. Em 2005, por reconhecimento aos trabalhos prestados à Ciência da Administração foi indicado pelo Conselho Regional de Administração-CRA/MT e condecorado pela Assembleia Legislativa do Estado de Mato Grosso com o Título de Cidadão Mato-Grossense. Reconhecido por ser uma das lideranças do processo de encampação do CESUT pela UNEMAT, em 2011, foi condecorado com o Título de Cidadão Tangaraense. Trabalha com as ferramentas de gestão, em especial o planejamento estratégico participativo (PEP) para empreendimentos econômicos solidários (EES) e redes autogestionárias. Também trabalha com assessoria educacional na elaboração e desenvolvimento de projetos educacionais com base em tecnologias sociais inovadoras, com as metodologias de incubação, de pesquisa-ação, pesquisa participante e educação popular. 

 

Atua nas Linhas/Temas de Pesquisa:

II. Análise socioambiental do Pantanal, Amazônia e Cerrado

- Ordenamento territorial, impactos e políticas públicas no Mato Grosso

 

Email: sandrosguarezi@gmail.com

Currículo Lattes

Solange Kimie Ikeda Castrillon

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado de Mato Grosso (1995), mestrado em Ecologia pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (2000) e doutorado pela Universidade Federal de São Carlos em Ciências, enfoque em Ecologia e Recursos Naturais (2010). Professora adjunta da Universidade do Estado de Mato Grosso, Campus de Cáceres. Possui experiência área de Ecologia e Educação atuando principalmente nos seguintes temas: Ecologia, Educação Ambiental, Biologia da Conservação, Restauração Ecológica, Fragmentação e Estudo das Comunidades Vegetais de Áreas Úmidas. Participa do Instituto de Pesquisa e Educação Ambiental, Gaia, como colaboradora e também atua no Programa de Pós Graduação em Ciências Ambientais da UNEMAT, dialogando com temas relacionados as políticas ambientais e processos de mobilização social ligados a conservação da biodiversidade e sociedades sustentáveis. Faz parte da equipe do Centro de Limnologia, Ecologia, Biodiversidade e Etnoecologia do Pantanal (CELBE), do grupo de pesquisa Conceitos Ecológicos e Etnoecológicos Aplicados a Conservação da Água e da Biodiversidade do Pantanal e do Grupo Pesquisador em Educação Ambiental, Comunicação e Arte (GPEA).

 

Atua nas Linhas/Temas de Pesquisa:

I. Uso sustentável e conservação da biodiversidade do Pantanal, Amazônia e Cerrado

- Uso sustentável e conservação da biodiversidade

 

Email: ikedac@gmail.com

 

Currículo Lattes

Sandra Mara Alves da Silva Neves

Possui licenciatura plena e bacharelado em Geografia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1993), mestrado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1999) na área de concentração Planejamento Ambiental, doutorado em Ciências (Geografia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2006), na área de concentração Gestão e Planejamento Ambiental e estágios de pós-doutorado em Geografia na Universidade Federal do Rio de Janeiro (2016) e em Ecologia de Paisagem na Universidad Complutense de Madrid (2017). Atualmente é professora adjunta da Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT, lotada no Campus Jane Vanini, na cidade de Cáceres/MT e docente permanente nos Programas de pós-graduação stricto sensu em Geografia e Ciências Ambientais da UNEMAT, ambos sediados em Cáceres/MT. Atua principalmente nos seguintes temas: Geotecnologias aplicadas a detecção de mudanças na cobertura vegetal e usos da terra, Planejamento Ambiental e da Paisagem.

Atua nas Linhas/Temas de Pesquisa:

I. Uso sustentável e conservação da biodiversidade do Pantanal, Amazônia e Cerrado I.

- 1. Uso sustentável e conservação da biodiversidade

II. Análise socioambiental do Pantanal, Amazônia e Cerrado

- 3. Ordenamento territorial, impactos e políticas públicas no Mato Grosso

Regime de Trabalho: Dedicação Exclusiva

E-mail: ssneves@unemat.br

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6430066425008976

Voc esta aqui: Cincias AmbientaisDocentes