Mato Grosso, Quinta-Feira, 24 de Outubro de 2019     

Biotecnologia e Biodiversidade

Linhas de Pesquisa (Mapa da página | Voltar)

O Programa de Pós-Graduação da Rede PRO-CENTRO-OESTE contará com uma área de concentração e três linhas de pesquisa, conforme descrito a seguir:

 

Área 1 :  Biotecnologia e Biodiversidade

A área de concentração do Programa está relacionada ao desenvolvimento de produtos, processos e serviços, a partir de sistemas biológicos, organismos vivos ou derivativos destes, com ênfase na exploração econômica e sustentável da biodiversidade dos biomas Cerrado e Pantanal.

 

Linha de Pesquisa 1: Ciência, Tecnologia e Inovação para Sustentabilidade da Região Centro-Oeste

- Plantas de relevância regional e resistência a estresses bióticos (pragas, ervas daninhas, fungos, bactérias, vírus e nematódeos) e abióticos (alterações climáticas, limitações edáficas, entre outros).

- Conhecimento e tecnologias para o planejamento de sistemas produtivos e ambientalmente sustentáveis (interações com processos e dinâmica da ocupação humana, mapeamento de regiões ambientalmente representativas, desenho, uso e conservação de áreas de reserva legal, restauração de Áreas de Preservação Permanente – APPs e Corredores Ecológicos, entre outros).

- Sistemas agrícolas inovadores com vistas à exportação (fruticulturas, bioenergia, madeiras nobres, entre outros).

- Novas tecnologias de controle biológico/semioquímico e manejo integrado de pragas de plantas e de animais de importância regional (mosca-do-chifre, carrapato, berne, helmintos, platelmintos, mosca-da-fruta, entre outros).

- Desenvolvimento de tecnologias para o uso sustentável da flora, fauna e microbiota do Cerrado e Pantanal (melhoramento genético, extrativismo sustentável e agrodiversidade e segurança alimentar e energética, entre outros).

 

Linha de Pesquisa 2: Bioeconomia e Conservação dos Recursos Naturais

- Bioprospecção da diversidade do Cerrado e Pantanal (vegetal, animal e microbiota): uso econômico e racional visando ao desenvolvimento de novos produtos (Biomoléculas do Futuro).

- Conservação e manejo de bancos genéticos in situ e ex situ, propagação e crescimento de espécies nativas com potencial econômico.

- Saúde e biodiversidade (uso medicinal da biodiversidade por populações humanas, toxinologia, zoonoses, paisagens ecoepidemiológicas e cenários futuros, entre outros).

- Econegócios (desenvolvimento de tecnologia e abertura de mercado para o uso de espécies nativas do Cerrado e Pantanal; quantificação, manutenção e valoração dos serviços ambientais).

- Conservação e análise dos padrões e processos associados à biodiversidade e interações com a geodiversidade (heterogeneidade espacial e temporal do meio físico, relações filogenéticas, análises filogeográficas, estimativas de fluxo gênico, diversidade genética populacional, manutenção do potencial evolutivo e viabilidade de populações, entre outros).

- Monitoramento, Ecotoxicologia e Biorremediação (indicadores de integridade ambiental de sistemas terrestres e aquáticos, mecanismos de controle e restauração de distúrbios, entre outros).

 

Linha de Pesquisa 3: Desenvolvimento de Produtos, Processos e Serviços Biotecnológicos

- Desenvolvimento e inovação (incremental e/ou radical) de produtos biotecnológicos e bioprocessos industriais (incluindo escalonamento, bioensaios e testes pré-clínicos).

- Pesquisa, desenvolvimento e inovação nas áreas de fronteira de nanotecnologia, genômica, pós-genômica, proteômica e bioinformática.

 

Rede Social


Copyright 2019 - Universidade do Estado de Mato Grosso
Av. Tancredo Neves, 1095 - Cavalhada II
78200-000 - Cáceres - Mato Grosso
PABX +55 (65) 3221-0000