Mato Grosso, Sexta-Feira, 20 de Maio de 2022     
Novo Portal

PPGBioAgro

Docentes (Mapa da pgina | Voltar)

Docentes

 

ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: CIÊNCIAS AMBIENTAIS

2. AGROECOSSISTEMAS AMAZÔNICOS

* Alexandre de Azevedo Olival (Permanente) 

Médico veterinário, com pós graduação na área de Nutrição e Produção Animal e Epidemiologia Experimental e Aplicada as Zoonoses. Desde 1999 atua no Instituto Ouro Verde, organização não governamental que apoia agricultores familiares na região do Portal da Amazônia, Brasil, coordenando ações ligadas a agroecologia e economia solidária. Atuou como consultor junto ao Ministério do Desenvolvimento Agrário, coordenando a realização de estudos de cadeias produtivas nas regiões Norte e Centro Oeste do Brasil. Desde 2014 é professor junto a Universidade do Estado de Mato Grosso, coordenando o Núcleo de Pesquisa e Extensão em Agricultura Familiar e Agroecologia (NAFA). É professor e pesquisador junto ao programa de pós graduação em Biodiversidade em agroecossistemas amazônicos. Coordenador do grupo de pesquisa em resiliência da agricultura familiar no norte de Mato Grosso. Linha de pesquisa focada no uso de espécies nativas como estratégia resiliência socioecológica da agricultura familiar na Amazônia.

Áreas de atuação: Produção animal / Desenvolvimento Rural Sustentável

Email: aolival@unemat.br

Lattes (clique aqui)

 

* Alexandre Ferreira do Nascimento (Permanente) 

Doutor em Solos e Nutrição de Plantas pela Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" (ESALQ/USP), Mestre em Solos e Nutrição de Plantas pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) e Engenheiro Agrônomo pela Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT). Atuou na Embrapa Solos (2012-2015) em projetos de mapeamentos e zoneamentos pedoclimáticos; zoneamento e monitoramento de barragens subterrâneas para o semiárido brasileiro; levantamento e caracterização de solos do nordeste. Atualmente é pesquisador da Embrapa Agrossilvipastoril, trabalhando principalmente na dinâmica do nitrogênio e do carbono e emissões de gases do efeito estufa de sistemas agropecuários e florestais, e da integração lavoura-pecuária floresta no ecótono Cerrado/Amazônia. Tem experiência em modelos que descrevem a dinâmica da matéria orgânica e do nitrogênio no solo, e também em estudos da relação solo-paisagem no Pantanal mato-grossense. Foi membro do Portfólio de Projetos em Mudanças do Clima da Embrapa de 2019 a 2021. Na Embrapa Agrossilvipastoril atuou nos cargos de gestão: secretário executivo do Comitê de Iniciação Científica de 2017 a 2021; membro do Núcleo de Apoio a Programação de 2017 a 2019, gestor do mesmo núcleo de 2019 a 2021; Chefe de Pesquisa e Desenvolvimento de setembro de 2021 a janeiro de 2022. Membro do Comitê de Publicação Local desde 2016 e do Fórum Mato-Grossense de Mudanças do Clima desde 2018. É orientador do Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade e Agroecossistemas Amazônicos, UNEMAT, e colaborador do Programa de Pós Graduação em Agronomia, UFMT.

Áreas de atuação: Agronomia / Ciência do Solo / Ciências Ambientais / Mudança do Clima / Gênese, Mofologia e Classificação dos solos

Email: alexandre.nascimento@embrapa.br

Lattes (clique aqui)

 

* Carlos Antônio da Silva Junior (Permanente) 

Professor Adjunto III da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) e o atual coordenador do curso de Geografia. Foi diretor de Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu junto a Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação. Docente-Orientador permanente dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu em Biodiversidade e Agroecossistemas Amazônicos (UNEMAT), Rede de Biodiversidade e Biotecnologia da Amazônia Legal (UNEMAT-Bionorte) e Ciências Ambientais (UFMT). Doutor e mestre em Agronomia (Universidade Estadual de Maringá-UEM/Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais-INPE) e Engenheiro-Agrônomo (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul-UEMS). É revisor ad-hoc de periódicos científicos nacionais e internacionais, tais como Acta Scientiarum.Agronomy, Land Use Policy, Agronomy Journal, Remote Sensing Letters, Computers and Electronics in Agriculture, International Journal of Applied Earth Observation and Geoinformation, International Journal of Digital Earth, Land Degradation & Development, Nature Communications, Scientific Reports e Scientific Data (Nature). Revisor ad-hoc das agências de fomento FUNDECT (Fundação de Apoio e Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Mato Grosso do Sul) e Fundação Araucária (Fundação Araucária - Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Paraná). Atua como Editor nas revistas científicas Remote Sensing Applications: Society and Environment (Elsevier), Frontiers in Climate (Frontiers), Big Earth Data (Taylor & Francis), Sustainability e Remote Sensing (MDPI). É coordenador do lab. GAAF (https://pesquisa.unemat.br/gaaf/) e da plataforma SojaMaps. Membro eleito do Conselho ISDE (International Society for Digital Earth) junto a Academia Chinesa de Ciências e Institute of Remote Sensing and Digital Earth. Tem experiência na área de Agronomia e Meio Ambiente, com ênfase em Sensoriamento Remoto Aplicado ao Ambiente. Atua principalmente na área de Ciências Ambientais nos seguintes temas: sensoriamento remoto multi e hiperespectral, séries-temporais, modelos espectrais, análise orientada em geo-objeto e monitoramento da superfície terrestre e sua influência climática.

Áreas de atuação: Agronomia / Geprocessamento / Sensoriamento Remoto / Processamento Digital de Imagens

Email: carlosjr@unemat.br

Lattes (clique aqui)

 

* Guilherme Ferreira Ferbonink (Permanente) 

Doutor em Química pela Universidade Estadual de Campinas (2020). Mestre em Química pela Universidade Estadual de Campinas (2014). Bacharel em Química pela Universidade Federal de Mato Grosso (2011). Atualmente é analista da Universidade do Estado de Mato Grosso. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Novos Materiais e espectroscopia, atuando principalmente nos seguintes temas: Espectroscopia ultrarrápida, óptica não-linear, Espectroscopia resolvida no tempo, Espectroscopia de infravermelho, Correlação dinâmica e atividade química. Análise física e química de solos e tecidos vegetais.

Áreas de atuação: Química / Novos Materiais / Química Inorgânica / Determinação de Estrutura dos Compostos / Físico-Química / Química do Estado Condensado / Física / Física da Matéria Condensada

Email: ferbonink@unemat.br

Lattes (clique aqui)

 

* Gustavo Caione (Permanente) 

Graduação em Agronomia pela Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT (2008). Mestrado em Agronomia pela Universidade Estadual Paulista - UNESP, Câmpus de Ilha Solteira, SP (2011). Doutorado em Agronomia pela Universidade Estadual Paulista - UNESP, Câmpus de Jaboticabal, SP (2013). Pós Doutorado em Ciências do Solo com bolsa CNPq pela Universidade Estadual Paulista - UNESP, Câmpus de Jaboticabal, SP (2014). Desde 2014 é Professor Adjunto da Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT, Câmpus Universitário de Alta Floresta. Professor e orientador do Programa de Pós Graduação em Biodiversidade e Agroecossistemas Amazônicos. Coordenador do Laboratório de Análises de Solo, Adubo e Foliar - LASAF. Na gestão universitária atuou como Coordenador do Curso de Agronomia, Diretor Político-Pedagógico e Financeiro e participa de órgãos colegiados. É membro do Grupo de Estudos em Nutrição de Plantas da UNESP (GENPLANT) e do Grupo de Estudos em Ciências do Solo da UNEMAT. Tem experiência e desenvolve pesquisas em Nutrição de Plantas, Fertilidade do Solo, Adubos e Adubação e Uso de Resíduos Orgânicos na Agricultura.

Áreas de atuação: Agronomia / Ciência do Solo / Fertilidade do Solo e Adubação / Nutrição de Plantas

Email: gcaione@unemat.br

Lattes (clique aqui)

 

* Juliana Garlet (Permanente) 

Possui graduação em Engenharia Florestal pela Universidade Federal de Santa Maria (2007), mestrado em Engenharia Florestal pela Universidade Federal de Santa Maria (2010) e doutorado em Engenharia Florestal pela Universidade Federal de Santa Maria (2013). Atualmente é professora adjunta da Universidade do Estado de Mato Grosso. Tem experiência na área de Recursos Florestais e Engenharia Florestal, atuando principalmente nos seguintes temas: entomologia florestal, sementes florestais e produção de mudas florestais.

Áreas de atuação: Recursos Florestais / Engenharia Florestal / Silvicultura / Proteção Florestal

Email: julianagarlet@unemat.br

Lattes (clique aqui)

 

* Marco Antonio Camillo de Carvalho (Permanente) 

Possui graduação em Agrononia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1985), mestrado em Agronomia (Produção Vegetal) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1997) e doutorado em Agronomia (Produção Vegetal) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2000), Pós Doutorado pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2018). Atualmente é professor adjunto da Universidade do Estado de Mato Grosso, lotado no Departamento de Agronomia do Campus Universitário de Alta Floresta. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Manejo e Tratos Culturais de Culturas e Fertilidade e Adubação do Solo, atuando principalmente nos seguintes temas: Recuperação e ou Renovação de Pastagens, Integração Lavoura Pecuária, Manejo e Conservação do Solo, trabalhando com as cultura do arroz, milho, soja, e feijão.

Áreas de atuação: Fitotecnia / Manejo e Tratos Culturais / Produção e Beneficiamento de Sementes / Produção de Mudas

Email: marcocarvalho@unemat.br

Lattes (clique aqui)

 

* Oscar Mitsuo Yamashita (Permanente) 

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Estadual de Londrina (1997), mestrado em Agricultura Tropical pela Universidade Federal de Mato Grosso (2004) e doutorado em Agricultura Tropical pela Universidade Federal de Mato Grosso (2009). Atualmente é professor efetivo adjunto Doutor classe 2C da Universidade do Estado de Mato Grosso ministrando disciplinas no curso de graduação em Agronomia e na pós-graduação em Biodiversidade e Agroecossistemas Amazônicos, como professor permanente. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Fitotecnia, Sistemas Agrícolas, Matologia, Tecnologia de Sementes, atuando principalmente nos seguintes temas: produção vegetal, plantas daninhas, fisiologia da germinação. Atualmente está como coordenador do Programa de Pós-graduação em Biodiversidade e Agroecossitemas Amazônicos (PPGBioAGro) 2021-2023.

Áreas de atuação: Agronomia / Produção Vegetal / Matologia / Sementes / Agronegócio / Sistemas Agrícolas

Email: yama@unemat.br

Lattes (clique aqui)

 

DOCENTES LINHA BIODIVERSIDADE


ANA APARECIDA BANDINI ROSSI

* Ana Aparecida Bandini Rossi (Permanente) 

Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado de Mato Grosso (1996), mestrado em Botânica pela Universidade Federal de Viçosa (2003) e doutorado em Genética e Melhoramento pela Universidade Federal de Viçosa (2007). Atualmente é professora adjunta da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT). Tem experiência na área de Biologia Geral, com ênfase em Genética Vegetal, Biologia Molecular e Biologia da Conservação, atuando principalmente nos seguintes temas: Aspectos Reprodutivos e Diversidade Genética em espécies Vegetais Nativas e Cultivadas e conservação dos Recursos Naturais. Participa como orientadora dos Programas de Pós Graduação: Mestrado em Biodiversidade e Agroecossistemas Amazônicos, Genética e Melhoramento de Plantas e do Doutorado Biodiversidade e Biotecnologia da Amazônia Legal, da Rede Bionorte.

Áreas de atuação: Filogeografia Molecular de espécies vegetais / Biologia Reprodutiva de Plantas / Estrutura Populacional e Diversidade genética vegetal / Plantas Medicinais

Email: anabanrossi@unemat.br

Lattes (clique aqui)


BEN HUR MARIMON JUNIOR

* Ben Hur Marimon Júnior (Permanente) 

Possui graduação em engenharia florestal pela Universidade Federal de Mato Grosso (1986), mestrado em Ciências Florestais (2003) e doutorado em Ecologia (2007) pela Universidade de Brasília e pós-doutorado em ecologia florestal pela Universidade de Leeds, Inglaterra (2012-2013). É professor da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), pesquisador permanente da RAINFOR Network (Universidade de Leeds), da rede Global de Monitoramento de Ecosistemas (Universidade de Oxford) e da ATDN (Amazon Tree Diversity Network). Foi pesquisador visitante da Universidade de Leeds em 2010, 2016 e 2018 e da Universidade de Exeter (Inglaterra), em 2015. É bolsista PQ1 de produtividade em pesquisa do CNPq, tendo publicado mais de 140 artigos científicos indexados com mais de 4.800 citações (Publons H-Index = 31). Foi Coordenador do Programa de Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado) em Ecologia e Conservação da UNEMAT-Nova Xavantina. É Diretor de Internacionalização da UNEMAT e orientador de doutorado e mestrado do PPG em Ecologia e Conservação (UNEMAT-Nova Xavantina), da Rede BIONORTE (CNPq/UFAM) e do PPG BioAgro (UNEMAT-Alta Floresta). Possui experiência em ecologia florestal, atuando principalmente em fitogeografia, ciclos biogeoquímicos, mudanças climáticas, balanço do carbono e carbono pirogênico na agricultura.

Áreas de atuação: Recuperação de áreas degradadas / Determinantes vegetacionais/relações climáticas / Relação planta-solo / Biochar na agricultura / Mudanças climáticas / Silvicultura / Paleovegetação / Nutrição mineral de plantas nativas / Fitossociologia

Email: bhmarimon@unemat.br

Lattes (clique aqui)


EDDIE LENZA DE OLIVEIRA

* Eddie Lenza de Oliveira (Permanente) 

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Uberlândia (1997), mestrado em Ecologia pela Universidade de Brasília (1999) e doutorado em Ecologia pela Universidade de Brasília (2005). Atualmente é professor adjunto do Curso de Ciências Biológicas, orientador de mestrado e doutorado do Programa de Pós Graduação em Ecologia e Conservação da Universidade do Estado de Mato Grosso, Campus Nova Xavantina. Tem experiência na área de ecologia vegetal, com ênfase em ecologia de comunidades vegetais do Cerrado e de áreas de transição entre o Cerrado e a Floresta Amazônica, atuando nas seguintes linhas de pesquisa: florística, fitossociologia, fitogeografia, conservação e fenologia de comunidades vegetais.

Áreas de atuação: Ecologia / Botânica / Ecologia de comunidade vegetal / Fitogeografia / Taxonomia vegetal / Ecologia teórica  / Ecologia reprodutiva

Email: eddielenza@unemat.br

Lattes (clique aqui)


EVERTON BERNARDO PEREIRA DE MIRANDA

* Everton Bernardo Pereira de Miranda (Permanente) 

Graduado em Ciências Biológicas (modalidade ecologia) pela UFRJ em 2014. Mestre em Ecologia e Conservação da Biodiversidade pela UFMT (2016). Doutor em Ecologia Aplicada pela Universidade de KwaZulu-Natal (África do Sul, 2020). É membro da Comissão de Sobrevivência de Espécies da IUCN. É pesquisador no The Peregrine Fund (Idaho, USA). Seus interesses em pesquisa estão centrados nas soluções para os problemas de conservação dos predadores de topo, incluindo manejo, conflito e turismo.

Áreas de atuação: Ciências biológicas / Ecologia

Email: mirandaebp@gmail.br

Lattes (clique aqui)


IVONE VIEIRA DA SILVA

* Ivone Vieira da Silva (Permanente) 

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Mato Grosso (2001), mestrado em Botânica pela Universidade Federal de Viçosa (2005) e doutorado em Ciências Biológicas (Biologia Vegetal) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2010). Atualmente é Diretora Política, Pedagógica e Financeira da Universidade do Estado de Mato Grosso/ Câmpus de Alta Floresta e professora titular da Universidade do Estado de Mato Grosso. Tem experiência na área de Botânica, com ênfase em Anatomia Vegetal, atuando principalmente nos seguintes morfoanatomia, anatomia ecológica e histoquímica.

Áreas de atuação: Diversidade Biológica / Morfologia Vegetal / Anatomia Vegetal / Morfologia Externa / Fisiologia Geral / Fisiologia Vegetal / Botânica Aplicada / Educação

Email: ivonevieira@unemat.br

Lattes (clique aqui)


MENDELSON GUERREIRO DE LIMA

* Mendelson Guerreiro de Lima (Permanente) 

Possui graduação em Bacharelado Em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1984), mestrado em Ciências Biológicas (Zoologia) pela Universidade Federal da Paraíba (1991), doutorado em Ciências Biológicas (Zoologia) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2005) e Especialização em Jornalismo Científico pela Unicamp (2006). Atualmente é professor adjunto da Universidade do Estado de Mato Grosso, campus de Alta Floresta, e professor de Mestrado no curso de Biodiversidade e Agroecossistemas Amazônicos. Tem experiência na área de Zoologia, atuando principalmente sobre a Conservação na Amazônia.

Áreas de atuação: Zoologia / Conservação / Anatomia animal / Inventário de fauna 

Email: mendelson@unemat.br

Lattes (clique aqui)


SERGIO ALESSANDRO MACHADO SOUZA

* Sergio Alessandro Machado Souza (Permanente) 

Possui graduação em Ciências Biológicas (Bacharelado e Licenciatura Plena) pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel) em 2005. Mestrado em Genética e Melhoramento de Plantas pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF) em 2008, Doutorado em Genética e Melhoramento de Plantas na Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF) em 2012 e Pós-Doutorado na área de melhoramento vegetal na Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, atualmente é Professor Adjunto na Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)

Áreas de atuação: Recursos Genéticos Vegetais / Melhoramento de Plantas / Experimentação 

Email: sergiobioufpel@yahoo.com.br

Lattes (clique aqui)


PEDRO VASCONCELLOS EISENLOHR

* Pedro Vasconcellos Eisenlohr (Permanente) 

Professor Adjunto III (Classe C-3) da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) - Campus de Alta Floresta. Bolsista de produtividade PQ-2 do CNPq. Coordenador do Programa de Pós-graduação em Ecologia e Conservação da UNEMAT e do Laboratório de Ecologia (LabEc/UNEMAT). Orientador no Programa de Pós-Graduação (PPG) em Biodiversidade e Agroecossistemas Amazônicos da UNEMAT, no PPG em Ecologia e Conservação da UNEMAT e no PPG em Ecologia e Conservação da Biodiversidade da UFMT. Orienta atualmente 6 alunos em nível de pós-graduação stricto sensu. Editor do livro Forest Conservation: Methods, Management and Challenges (Nova Publishers, New York/USA) e dos volumes 1 e 2 do livro Fitossociologia no Brasil: Métodos e Estudos de Casos (Editora UFV, Viçosa). Atualmente, é Editor-Chefe do periódico Acta Botanica Brasilica e Editor Associado do periódico Biodiversity and Conservation. Atua ou atuou como revisor de periódicos como Diversity & Distributions, Biotropica, Plant Ecology, Applied Vegetation Science e Flora e é consultor ad hoc do CNPq. Coordena o projeto de pesquisa 'Restauração ecológica na transição Cerrado-Amazônia: adequabilidade ambiental, atributos funcionais e mudanças climáticas', com apoio financeiro do CNPq (Edital Universal 2018). Atua principalmente nos seguintes temas: ecologia da vegetação, modelagem ecológica, autocorrelação espacial, transições biogeográficas, fitogeografia, distribuição de espécies frente às mudanças climáticas e conservação da biodiversidade. Indicadores de produção científica: 70 artigos publicados - Fator H/JCR = 15 (1.048 citações) - Fator H/Scopus = 17 (1.180 citações) - Fator H/Google Scholar = 24 (2167 citações) - Fator i10/Google Scholar = 47 Rotinas em R: https://github.com/pedroeisenlohr

Áreas de atuação: Ecologia / Ecologia Vegetal / Fitogeografia / Ecologia Aplicada / Biologia da Conservação 

Email: pedro.eisenlohr@unemat.br

Lattes (clique aqui)


VINICIUS MODOLO TEIXEIRA

* Vinicius Modolo Teixeira (Permanente) 

Doutor em Geografia na área de Análise Ambiental e Dinâmica Territorial pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2019). Possui graduação em Licenciatura (2010) e Bacharelado (2013) em Geografia pela Universidade Federal de Uberlândia, e mestrado (2013) em Geografia pela Universidade Federal de Uberlândia. Atualmente é docentedo Curso de Geografia da Universidade do Estado do Mato Grosso (UNEMAT) - Campus Universitário de Sinop e professor colaborador do curso de Pós-Graduação em Geografia da UNEMAT - Campus de Cáceres. Tem experiência na área de Geografia, atuando principalmente nos seguintes temas: Geografia Política, Geopolítica, Geografia Econômica, Desenvolvimento Territorial, Conflitos e Cooperação na América do sul, Cooperação em Defesa e Conflitos Contemporâneos.

Áreas de atuação: Geografia / Geografia Humana / Geografia Política 

Email: vinicius.teixeira@unemat.br

Lattes (clique aqui)


DOCENTES LINHA AGROECOSSISTEMAS


Voltar ao Topo ◥

Voc esta aqui: PPGBioAgroDocentes

Rede Social


Copyright 2022 - Universidade do Estado de Mato Grosso
Av. Tancredo Neves, 1095 - Cavalhada III
78217-900 - Cceres - Mato Grosso
PABX +55 (65) 3221-0000