Mato Grosso, Sexta-Feira, 23 de Agosto de 2019     

ForGRAD Centro-Oeste

Apresentação (Mapa da página | Voltar)

 

O Fórum de Pró-Reitores de Graduação (ForGRAD) tem por objetivo elaborar políticas e diretrizes para o desenvolvimento da Educação Superior do país, por meio de articulação com órgãos governamentais e outros segmentos da sociedade. O evento é constituído por todos os Pró-reitores de Graduação ou ocupantes de cargos equivalentes, das Universidades e Centros Universitários do país.

Em 2017, as cinco regiões brasileiras tematizarão a Educação Superior Brasileira, ao considerar a situação atual de sucateamento deste seguimento e seus desdobramentos para a garantia do tripé ensino, pesquisa e extensão. Nesta direção, o tema Central para o ForGRAD Nacional que acontecerá nos dias 30/08, 31/08 e 01/09, em São Paulo, será: “Educação Superior Brasileira: compromisso com o ensino, a pesquisa e a extensão”. Este compreende a síntese dos subtemas desenvolvidos pelas cinco regionais a partir dos seguintes eixos: 

·         A trajetória acadêmica do Graduando: Desafios e Perspectivas – Região Sudeste

·         Currículo na Educação Superior- Região  Centro-Oeste

·         Avaliação, supervisão e regulação da Educação Superior – Região Norte

·         Política de formação de professores para Educação Básica – Região Nordeste

·         Saberes docentes e práticas pedagógicas na Educação Superior- Região  Sul

Neste contexto, Universidade do Estado de Mato Grosso UNEMAT, por intermédio da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação, em parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso e o Instituto Federal de Mato Grosso, câmpus de Cuiabá,  promoverá, o ForGRAD  Centro-Oeste nos dias 29  e 30 de junho de 2017, em Cuiabá, no Hotel Mato Grosso Palace, cujo tema central é Currículo no Ensino Superior,  sincronizado por assuntos referentes à Flexibilização Curricular, Curricularização da Extensão, Educação a Distância e Internacionalização.

Sobre a Unemat

Fundada em 1978 como Instituto de Ensino Superior de Cáceres, A Unemat é mantida pelo Governo Estadual e é uma das três instituições de ensino superior público e gratuito do Estado. Sua sede administrativa está fixada em Cáceres, distante pouco mais de 200 quilômetros da capital Cuiabá. Entre suas peculiaridades estão: sua presença ser sentida em praticamente todo o continental território mato-grossense por meio de seus câmpus, núcleos pedagógicos do Programa Parceladas e polos educacionais de ensino à distância; a oferta de Educação Indígena com cursos de licenciaturas específicos e diferenciados e ter sido a primeira Instituição de Educação Superior (IES) de Mato Grosso a adotar uma política institucional de ação afirmativa com vistas ao acesso e à permanência de estudantes autodeclarados negros.

A Unemat oferece opções de cursos de graduação nas áreas de Ciências Agrárias, Biológicas, Exatas e da Terra, Humanas, Sociais Aplicadas, da Saúde, Engenharias e Linguística, Letras, com entradas regulares, de 25 profissões de nível superior. A Universidade também se destaca em programas de pós-graduação. Oferta doutorados e mestrados institucionais e interinstitucionais, doutorados em rede e mestrados profissionais.

 


 

 

Rede Social


Copyright 2019 - Universidade do Estado de Mato Grosso
Av. Tancredo Neves, 1095 - Cavalhada II
78200-000 - Cáceres - Mato Grosso
PABX +55 (65) 3221-0000