Mato Grosso, Sexta-Feira, 23 de Agosto de 2019     

Pós-Graduação em Letras - Sinop

Disciplinas (Mapa da página | Voltar)

Crítica textual

Estudos teórico-metodológicos e práticos de Crítica Textual – disciplina que se ocupa dos modos de produção, transmissão e preservação do texto escrito. Apresentação e discussão dos tipos de edição e suas variadas normas no processo de estabelecimento de textos literários e não literários.

Discurso e texto

Os mecanismos de textualização e o texto como unidade imaginária. As diferentes maneiras pelas quais os sentidos se constituem, são formulados e circulam. Linguagem verbal, não verbal e as tecnologias. Dispositivo teórico e analítico. A relação entre as noções de sujeito e autor.

Diversidade e variação linguística

Estudo da diversidade linguística; Variação e mudança linguísticas: registros do português falado e heterogeneidade dialetal. Regras variáveis no português brasileiro: aspectos regionais observáveis em características históricas e sociais. Políticas linguísticas: dimensões dialetológicas. A questão da norma padrão: preconceitos social, linguístico e cultural.

Fundamentos da fonética e da fonologia

Bases histórico-teóricas da fonologia examinada a partir dos seus três modelos básicos: fonologia estrutural, fonologia gerativa e fonologia não-linear. Trata-se do sistema fonológico do português com ênfase na teoria autossegmental, abordando a sílaba e seus constituintes e a hierarquia prosódica com seus componentes.

Fundamentos da morfossintaxe

Bases histórico-teóricas da morfossintaxe examinada em seus princípios, teorias e conceitos fundamentais: estruturalismo, funcionalismo e gerativismo.

Literatura e outras linguagens artísticas: relações intersemióticas

Conceitos fundamentais da literatura comparada. Novas teorias comparatistas. Relação entre literatura e outras linguagens artísticas.

Literatura infantil e juvenil

Os gêneros da literatura infantil e juvenil.  A Relação entre texto e ilustração. O clássico em adaptação e transcriação. Tendências contemporâneas da narrativa infantil e juvenil.

Literaturas africanas em Língua Portuguesa

Formação e identidade nas literaturas africanas de língua portuguesa manifestadas na prosa de ficção dos momentos iniciais até a contemporaneidade e suas relações entre a história e a cultura. Os contextos históricos dos tempos das guerras de libertação e civil em Angola e Moçambique, pela perspectiva do imaginário literário. Os limites tênues entre ficção e história.

Metodologia da pesquisa em Letras

Estudo das teorias da pesquisa científica, métodos de abordagem, fases, técnicas, tipos e linhas de pesquisa nas áreas da linguística e da literatura. Orientação para análise metodológica, produção monográfica e escrita da dissertação.

Semântica da enunciação

A disciplina reflete sobre a constituição do objeto da Semântica na área dos estudos linguísticos e na descrição do significado frente às diversas concepções teóricas, retomando os estudos da alteridade em Platão e a noção de valor linguístico em Ferdinand Saussure. Compreensão da Teoria da Argumentação na Língua, a Teoria dos Blocos Semânticos e os estudos da Enunciação na perspectiva da realização efetiva de enunciados.

Tendências contemporâneas da literatura produzida em Mato Grosso

Estudo das manifestações literárias em território mato-grossense. Representações em obras contemporâneas através da diversidade cultural, das relações de interculturalidade e dos diálogos do local com o centro. Tendências, experimentalismos, performances e dos recursos literários, da prosa e da poesia, em perspectiva sociocultural.

Teoria do texto narrativo

Estudo das principais formas e características dos textos narrativos como o conto, a crônica, a novela e o romance, abordando seus processos históricos e teóricos. Problematização teórica acerca do conceito de romance e sua aplicabilidade nos contextos da modernidade e pós-modernidade.

Teoria do texto poético

A poética clássica. As especificidades do gênero lírico: o ritmo, a sintaxe e a semântica do poema. A imagem poética. Análise da estrutura da lírica moderna. Poéticas de vanguarda. Poéticas em processo: a poesia produzida em Mato Grosso.

Teoria linguística

Estudo da história das teorias e métodos linguísticos e da epistemologia linguística. Discussão dos modelos mais representativos, com base no enfoque de diferentes objetos de estudo. A linguística como disciplina que se particulariza na história da ciência. Formação e evolução da teoria e do método de análise linguística.

Teoria literária

Estudo das principais correntes da crítica literária: a retórica, a estilística, o formalismo russo, o new criticism, o estruturalismo, a semiologia, a crítica psicanalítica; a fenomenologia, o desconstrucionismo e a estética da recepção.

Tópicos especiais 1: Diversidade e aspectos variacionais em comunidades linguísticas no espaço amazônico

Estudo da diversidade cultural e linguística na Amazônia. A diversidade étnica indígena nativa, em especial no Xingu. A diversidade linguística e cultural construída pela dinâmica colonizatória contemporânea. Análises variacionais relacionadas à ecologia de saberes de Mato Grosso e da Amazônia.

Tópicos especiais 2: Letramento e sociedade

Estudo do letramento como conjunto de práticas sociais mediadas pela leitura e escrita e seus sentidos em contextos de diversidade. Identidades sociais, pluralidade linguístico-cultural e políticas linguísticas.

Tópicos especiais 3: Fronteira: História, memória, cultura e identidade

Estudo da formação social da Amazônia, das práticas culturais, dos espaços de vivência de relações sociais, de poder e de construção de sentidos. Constituição de espaços e territórios construídos no processo de colonização e migração para as cidades de fronteira.

Tópicos especiais 4: O imaginário da Amazônia: visões literárias da floresta

Estudo das literaturas ambientadas em contexto amazônico que apresentem imaginários da floresta não só da Amazônia brasileira, mas também da Amazônia de outros países latino-americanos. Questões da interculturalidade, das fronteiras e das identidades.

Tópicos especiais 5: Literatura e indianidade

Análise de interfaces entre obras literárias e cultura indígena. Conceito de indianidade a partir da dinâmica identidade/alteridade impressa na literatura e suas diferentes figurações.

Tópicos especiais 6: Literatura, cultura e sociedade

Estudo das relações entre literatura e sociedade, bem como dos valores sociais no delineamento da literatura brasileira. As relações entre literatura, mercado e indústria cultural. Identidade cultural e literatura brasileira, considerando-se a obra literária como um elemento cultural.

Tópicos especiais 7: Línguas estrangeiras em diferentes contextos

Estudo  da  aquisição,  do  ensino  e  da  aprendizagem  de  línguas  estrangeiras/segunda língua em diferentes contextos. Conceitos de multilinguismo, multiculturalismo e educação bilíngue.  Discussão  sobre aspectos sociais, políticos, ideológicos e culturais no uso de línguas. As línguas estrangeiras e as tecnologias digitais na contemporaneidade.

Rede Social


Copyright 2019 - Universidade do Estado de Mato Grosso
Av. Tancredo Neves, 1095 - Cavalhada II
78200-000 - Cáceres - Mato Grosso
PABX +55 (65) 3221-0000