Mato Grosso, Sexta-Feira, 13 de Dezembro de 2019     

CEICIM

Estrutura (Mapa da página | Voltar)

Física

          A sede do CEICIM foi construída com recursos oriundos da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP) por meio do projeto EDUCAÇÃO E INVESTIGAÇÃO EM CIÊNCIAS E MATEMÁTICA/EINSTEIN financiado pela FINEP tendo como convenente a FUNDAÇÃO DE APOIO AO ENSINO SUPERIOR PÚBLICO ESTADUAL e como executora a FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO.

          A obra civil do Centro de 252,75 m2, foi concluída no segundo semestre de 2007. O prédio possui:

- Espaço de Aprendizagem Científica: utilizados pelos professores da rede/universidade em cursos de qualificação e servem para aulas, apresentações, seminários, estão equipados com dezoito computadores com acesso a internet, bancadas, mesas, cadeiras, quadro branco, com aparelhos de audiovisual (TV, data-show, microfones, mesa de som, caixas de som, aparelhos de DVD, videocassete, câmera vídeoflex, etc.) e com equipamento de vídeo conferência conjugado com o Espaço de Comunicação  (Laboratório de Informática).

- Museu Interativo de Ciências: possui equipamentos adquiridos para experimentação e de astronomia (telescópios) e um acervo de experimentos construídos pela equipe do projeto projetados para oferecer aos acadêmicos, docentes, professores e alunos da rede pública e ao público em geral o acesso ao conhecimento científico por meio de exposições permanentes e itinerantes. Utiliza como metodologia nas exposições a experimentação e a observação interativa. Mas o que significa observação interativa? A ideia de realizar exposições com um caráter interativo em todas as atividades, com participação do visitante, é que a simples observação de um fenômeno, não trás muitas vezes, nem sequer a compreensão de que ali existe um fenômeno. Isto é praticado na maioria dos Museus de Ciências, onde o usuário observa passivamente a experiência sem pensar na possibilidade ou necessidade de olhares diferentes! Em atividades como ilusões ópticas, luz polarizada, olho mágico e muitas outras, é explorado a necessidade do olhar educado, instruído, como ferramenta de percepção e de descoberta do fenômeno oculto pela nossa ignorância em "saber" observar.

- Espaço Astronomia: contém instrumentos de astronomia como telescópios, carta náutica, luneta, gnômon e o Planetário que é um equipamento confeccionado em um domo de lona Inflável com 9 m de diâmetro onde os visitantes terão acesso à simulação do céu estrelado, em diferentes latitudes, o movimento de rotação da Terra e viajar pelo Espaço Sideral.

- Sala de Reuniões: equipada para atender aos trabalhos da equipe de coordenação e abriga a biblioteca do Centro.

Instalações sanitárias masculino-feminino. 


Organizacional

O por quê do CEICIM

 

 


Voltar ao Topo ◥

Você esta aqui: CEICIMEstruturaEstrutura

Rede Social


Copyright 2019 - Universidade do Estado de Mato Grosso
Av. Tancredo Neves, 1095 - Cavalhada II
78200-000 - Cáceres - Mato Grosso
PABX +55 (65) 3221-0000