Mato Grosso, Quarta-Feira, 22 de Setembro de 2021     
Novo Portal

Faculdade Indgena Intercultural

Cantinho Pedaggico (Mapa da pgina | Voltar)

Jornal escolar da comunidade A Hora da Oca



    Este jornal foi elaborado na Aldeia Cravari, na Escola Estadual Tapurá, sala anexa Cravari pelo professor mestrando na Unemat de Barra do Bugres-MT, Edivaldo Lourival Mampuche.

    O jornal “A hora da oca” é um informativo que surgiu a partir de uma brincadeira de escrever sobre as atividades do povo Manoki e divulgar nas 08 aldeias deste povo. Tem como objetivo informar sobre a realização de um evento na aldeia, sobre uma história, sobre a política a nossa volta e agendas futuras. Essa edição de junho apresenta os trabalhos realizados na escola com os alunos do 1º, 2º e 3º ano do ensino médio, uma vez que o ensino neste tempo de pandemia é remoto.

    Como uma forma de minimizar os prejuízos na aprendizagem em tempo de pandemia, a preocupação foi trabalhar muito a leitura e a escrita, pois lendo bem e escrevendo bem, os demais conteúdos poderiam ser aprendidos futuramente. No jornal, a temática é interdisciplinar, cada turma produziu dois textos de acordo com o titulo proposto em formato de pesquisa. Os alunos escreviam e mandavam pelo grupo de whatsapp os textos, e o professor ia fazendo as correções, devolvendo aos alunos, caso necessário.

    Fizemos ainda dois encontros pontuais com a presença dos alunos para debate e saber como estava sendo os trabalhos e, principalmente, para saber da participação dos demais alunos. No final, eu professor, organizei o jornal e fiz a impressão que seria depois entregue aos alunos e repassado para as aldeias conhecer o trabalho.

    O informativo inicia com uma pergunta: O que aprender em tempo de pandemia? Depois segue com os títulos:

  1. ÃJALI - A bola do látex da mangabeira;
  2. Ãjali Papi, o futebol de cabeça;
  3. Jeito de caçar e aprender;
  4. De onde vêm a farinha e o beiju?
  5. Feira solidária - Geração de renda;
  6. A preparação da tinta retirada do jenipapo.


    As edições têm sido um sucesso, a comunidade tem gostado mesmo, porém, a única dificuldade que temos é dar uma sequência na escrita do jornal é ter uma pessoa disponível para a elaboração mensal ou trimestral.


Edivaldo Lourival Mampuche






A Hora da Oca

A Hora da Oca - Junho/2021

Baixar

 

Rede Social


Copyright 2021 - Universidade do Estado de Mato Grosso
Av. Tancredo Neves, 1095 - Cavalhada III
78217-900 - Cceres - Mato Grosso
PABX +55 (65) 3221-0000