Mato Grosso, Sexta-Feira, 21 de Junho de 2024     
Novo Portal

Gesto e Regulao de Recursos Hdricos

Apresentao (Mapa da pgina | Voltar)

Em virtude da lacuna de formação avançada na área de Gestão e Regulação de Recursos Hídricos, a ANA solicitou auxílio à CAPES para a criação de um Mestrado Profissional com esta temática.

Iniciou-se a partir de então um diálogo entre atores do SINGREH e grupos de pesquisa em recursos hídricos de diversas universidades no Brasil, a fim de elaborar uma proposta de curso.

Assim, no dia 3 de dezembro de 2014, foi realizado na sede da CAPES em Brasília o primeiro Workshop sobre Mestrado Profissional em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos, que tinha como finalidade propiciar a atualização e ampliar o debate sobre a temática de Gestão e regulação de recursos hídricos, de modo que somada a experiência dos meios acadêmicos, estimulasse a orientação para a preparação de uma proposta de curso de Mestrado Profissional em Rede Nacional nesta área.

O objetivo principal desta iniciativa conjunta da Agência Nacional de Águas – ANA– e da CAPES era de proporcionar formação ampla aos alunos, aliando teoria e prática, de modo a aumentar a eficácia de sua atuação na área de recursos hídricos, com a compreensão e incorporação das dimensões relacionadas à gestão integrada dos recursos hídricos, tais como: qualidade e quantidade, aspectos legais, institucionais e ambientais, disponibilidades hídricas, de regulação, entre outros. Espera-se que o discente desenvolva habilidades, atitudes e valores que aprimorem suas competências pessoais e profissionais e o melhor qualifiquem para lidar com os problemas associados às questões complexas da gestão das águas.

A opção por um mestrado profissional considera o fato de que esta modalidade deve proporcionar o oferecimento de subsídios teórico-conceituais e metodológicos aos profissionais, aprimorando seu desempenho, a partir de uma atuação mais crítica, reflexiva e criativa nos seus ambientes de prática profissional e neste caso, deve ser então uma estratégia de produção de conhecimento sobre Recursos Hídricos a partir da problematização das práticas hoje envolvidas na formação de profissionais, especialmente no âmbito dos Estados e municípios e a criação de um mestrado profissional em rede nacional ampliaria o alcance dessa iniciativa.

 

Coordenação do Programa de Pós-Graduação - Mestrado Profissional em Rede Nacional em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos - ProfÁgua:

 

COORDENADOR GERAL: Prof. Dr. Jefferson Nascimento de Oliveira

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Alagoas (1988), mestrado em Engenharia Hidráulica e Saneamento pela Universidade de São Paulo (1994) e doutorado em Engenharia Hidráulica e Saneamento pela Universidade de São Paulo (2002), tendo realizado doutorado sanduíche na Stanford University (2000). Foi coordenador do Programa de Pós graduação em Engenharia Civil da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, campus de Ilha Solteira de 2013 a 2017. Tem experiência na área de Engenharia Sanitária, com ênfase em Recursos Hídricos, atuando principalmente nos seguintes temas: águas subterrâneas, gerenciamento de recursos hídricos, drenagem urbana. Preside a Câmara Técnica de Ciência e Tecnologia - CTCT, do Conselho Nacional de Recursos Hídricos- CNRH, desde 2013. Foi representante da UNESP na Comissão Técnica das Universidades Públicas (estaduais e federais) do Estado de São Paulo, desde fevereiro de 2015. Conselheiro do Conselho Nacional de Recursos Hídricos - CNRH, representando as Instituições de Ensino, junto as Organizações Técnicas de Ensino e Pesquisa - OTEP, eleito para o mandato 2015-2018. Atualmente é o Coordenador Geral do Programa de Pós-Graduação - Mestrado Profissional em Rede Nacional em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos - ProfÁgua.

http://lattes.cnpq.br/7043050303044243

 

COORDENADOR LOCAL (UNEMAT): Prof. Dr. Francisco Lledo dos Santos

É Engenheiro Civil graduado pela UNESP - Ilha Solteira (2000) e Engenheiro de Segurança do Trabalho. Possui Mestrado em Engenharia Civil pela UNESP - Ilha Solteira (2003) e Doutorado em Engenharia Elétrica pela UNESP - Ilha Solteira (2013), com Sanduiche no LNEC - Portugal (2013) . Professor efetivo da Faculdade Arquitetura e Engenharia da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT). Tem experiência na área de Hidráulica de Superfície Livre, com ênfase Reologia e Ondas, atuando principalmente nos seguintes temas: mecânica dos fluidos, reologia, canais abertos e recentemente aplicação de redes neurais em escoamentos de superfície livre e controle de cheias. Foi coordenador do Curso de Engenharia Civil - Unemat/Sinop (2006-2008), Diretor da Faculdade de Ciências Exatas da Universidade do Estado do Mato Grosso (2008-2010). Foi Pró Reitor de Assuntos Estudantis da Unemat (2011) e Pró Reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (2011). Pró Reitor de Planejamento e Tecnologia da Informação da UNEMAT de 2013 a 2018. Hoje atua como Assessor de Assuntos Externos da Reitoria e Professor Permanente do Programa de Mestrado Profissional Gestão e Regulação de Recursos Hídricos - ProfÁgua.

http://lattes.cnpq.br/7736303083345608

 

Conselho Gestor Local

Presidente

Francisco Lledo dos Santos 

 

Conselheiros Docentes

Amintas Nazareth Rossete (Vice-Coordenador/membro nato)

Érico Fernando de Oliveira Martins (Pró-tempore)

Wilkinson Lopes Lázaro (Pró-tempore)

Solange Aparecida Arrolho da Silva (Pró-tempore)

 

Conselheiro Discente

Cristiane Della Giustina (titular)

Sulyvam Jhonn de Albuquerque (suplente)

 

Conselheiro PTES

Mayara J. Campos

Conser