Mato Grosso, Quarta-Feira, 21 de Agosto de 2019     

Gestão e Regulação de Recursos Hídricos

Docentes (Mapa da página | Voltar)

1. Amintas Nazareth Rossete

Possui graduação em Geologia pela Universidade Federal do Paraná (1992), mestrado em Geociências pela Universidade Estadual de Campinas (1996) e doutorado em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Federal de São Carlos (2008). Atualmente é professor adjunto da Universidade do Estado de Mato Grosso, Departamento de Ciências Biológicas, campus universitario de Nova Xavantina. Tem experiência na área de Planejamento Ambiental, com ênfase em Gestao dos Recursos Naturais, atuando principalmente nos seguintes temas: geoprocessamento, recursos naturais, planejamento ambiental, analise ambiental e bacia hidrográfica.

Áreas de atuação: Gestão dos Recursos Naturais / Geoprocessamento / Geologia Ambiental / Manejo e Conservação do Solo / Análise Regional/ Hidrogeografia.

http://lattes.cnpq.br/1167022119179164

 

2. Carlos Antonio da Silva Junior

Professor Adjunto I da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT). Diretor de Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu junto a Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação. Docente-Orientador Permanente do Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade e Agroecossistemas Amazônicos e Assessor de Gestão de Pesquisa e Pós-Graduação da UNEMAT - Campus de Alta Floresta. Doutor e mestre em Agronomia (Universidade Estadual de Maringá-UEM / Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais-INPE) e Engenheiro-Agrônomo (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul-UEMS). É revisor ad-hoc de periódicos científicos nacionais e internacionais, tais como Acta Scientiarum, Land Use Policy, Agronomy Journal, Remote Sensing Letters e GIScience and Remote Sensing. Atua também como revisor ad-hoc para a agência de fomento FUNDECT (Fundação de Apoio e Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Mato Grosso do Sul), Fundação Araucária (Fundação Araucária - Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Paraná) e projetos da UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul). É editor-chefe da Revista de Ciências Agroambientais e coordenador das plataformas SojaSat e Biblioteca Espectral da Vegetação. Tem experiência na área de Agronomia e Geociências, com ênfase em Sensoriamento Remoto Aplicado ao Ambiente. Atua principalmente nos seguintes temas: sensoriamento remoto multi e hiperespectral, séries-temporais, índices de vegetação, mineração de dados, análise orientada em geo-objeto, redes neurais artificiais e monitoramento da superfície terrestre.

Áreas de atuação: Geoprocessamento/ Sensoriamento Remoto / Processamento Digital de Imagens.

http://lattes.cnpq.br/4249094513528309

 

3. Claumir César Muniz

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT (1996), especialização em Educação Ambiental para Conservação do Pantanal, também pela Universidade do Estado de Mato Grosso UNEMAT (2001), mestrado em Ecologia e Conservação da Biodiversidade pela Universidade Federal de Mato Grosso (2005) e Doutorado em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Federal de São Carlos UFSCar (2010). Professor Adjunto da Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT e pesquisador do Centro de Pesquisa em Limnologia, Biodiversidade e Etnobiologia do Pantanal - CELBE_UNEMAT nas seguintes áreas: ictiofauna, limnologia e conservação da biodiversidade. Atualmente exerce a função de Diretor de Gestão de Pesquisa Pesquisa junto a Pró Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação na UNEMAT e atua no Programa de Pós Graduação em Ciências Ambientais (PPGCA-UNEMAT).

Áreas de atuação: Gestão dos Recursos Naturais / Limnologia / Recursos Pesqueiros.

http://lattes.cnpq.br/2202899559144774

 

4. Érico Fernando de Oliveira Martins

Possui graduação em Matemática (2002) e especialização em Educação Matemática (2005) pela Unemat. Obteve o título de mestre no Programa de Pós-Graduação em Ciências Cartográficas da Unesp (2010) e de doutor no mesmo programa (2017), sob a orientação do Professor Dr Aluir Porfírio Dal Poz, na linha de pesquisa Computação de Imagem. No desempenho profissional regressou à Unemat como professor interino do Departamento de Matemática (2004), onde efetivou-se por meio de concurso público (2006). - ORCID: orcid.org/0000-0003-2513-9714 - ResearcherID: F-4855-2014 - Scopus Author ID: 55221590300.

Áreas de atuação: Fotogrametria / Processamento Gráfico (Graphics) / Cartografia Básica / Matemática Aplicada.

http://lattes.cnpq.br/8134201935201278

 

5. Fátima Aparecida da Silva Iocca

Graduada em Licenciatura Plena Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Mato Grosso, mestrado em Ecologia pela Universidade de Brasília e doutorado em Ecologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atuei como docente concursada, vinte e quatro anos na Universidade do Estado de Mato Grosso, como professora adjunta, ultimo cargo foi de assessora da pós graduação stricto sensu. Atuo nas áreas de Ciências Biológicas (Biologia Geral e Ecologia) e Educação, com ênfase em Métodos e Técnicas de Ensino de Ciências para educação básica; educação ambiental; formação de professores e saúde e ambiente. Líder do Grupo de Educação e Gestão Ambiental; professora associada do PECEGE/ESALQ/USP no MBA Gestão Escolar; docente do quadro permanente do programa de pós graduação, curso de mestrado acadêmico em Ensino de Ciências e Matemática/UNEMAT e do quadro permanente do programa de pós graduação mestrado profissional em rede Gestão e Regulação de Recursos Hídricos; membro do Conselho Editorial da Revista Educação, Cultura e Sociedade; membro da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência-SBPC; Associação Brasileira de Pesquisa em Educação e Ciências-ABRAPEC; Associação Brasileira de Ensino de Biologia-SBEnBIO; Associação Brasileira de Limnologia-ABLimno.

Áreas de atuação: Metodos e Técnicas de Ensino de Ciências / Formação de professores / Saúde Coletiva / Citologia e Biologia Celular / Educação Ambiental / Gestão Escolar.

http://lattes.cnpq.br/6438422023093929

 

6. Francisco Lledo dos Santos

É Engenheiro Civil graduado pela UNESP - Ilha Solteira (2000) e Engenheiro de Segurança do Trabalho. Possui Mestrado em Engenharia Civil pela UNESP - Ilha Solteira (2003) e Doutorado em Engenharia Elétrica pela UNESP - Ilha Solteira (2013) . Professor efetivo da Faculdade Arquitetura e Engenharia da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT). Tem experiência na área de Hidráulica de Superfície Livre, com ênfase Reologia e Ondas, atuando principalmente nos seguintes temas: mecânica dos fluidos, reologia, canais abertos e recentemente aplicação de redes neurais em escoamentos de superfície livre. Foi coordenador do Curso de Engenharia Civil - Unemat/Sinop (2006-2008), Diretor da Faculdade de Ciências Exatas da Universidade do Estado do Mato Grosso (2008-2010). Foi Pró Reitor de Assuntos Estudantis da Unemat (2011) e Pró Reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (2011). Pró Reitor de Planejamento e Tecnologia da Informação da UNEMAT. de 2013 a 2018. Hoje atua como Assessor de Assuntos Externos da Reitoria e Professor Credenciado no Programa de Mestrado - ProfÁgua. 

Áreas atuação: Recursos Hídricos/Hidráulica / Análise Numérica / Materiais e Componentes de Construção. 

http://lattes.cnpq.br/7736303083345608

 

7. Rodrigo Bruno Zanin

Possui graduação em Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP (1996) com mestrado e doutorado em Ciências Cartográficas na área de Computação de Imagens pela UNESP - FCT em 2004 e 2012. Atualmente é professor adjunto da Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT, Faculdade de Ciências Exatas e Tecnológicas - FACET, Campus Universitário de Sinop/MT. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Matemática Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: Equações Diferencias aplicada a Análise de Imagens nas subáreas de Visão Computacional e Processamento Digital de Imagem, com aplicações em Geoprocessamento e Geotecnologias.

Áreas de atuação : Matemática Aplicada / Fotogrametria / Visão Computacional / Análise de Imagem / Geociências.

http://lattes.cnpq.br/2411774441919066

 

8. Solange Aparecida Arrolho da Silva

Possui graduação em Licenciatura Plena Em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Mato Grosso (1990), mestrado em Ecologia pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (2000) e doutorado em Aquicultura pela UNESP - Centro de Aquicultura da Unesp (2007). Atualmente é professor titular da Universidade do Estado de Mato Grosso. Tem experiência na área de Ecologia, com ênfase em Ecologia de populações e comunidades em Unidades de Conservação, atuando principalmente nos seguintes temas: alimentação, distribuição, peixes, avaliação e recuperação ambiental na Amazônia.

Áreas de atuação: Ictiologia / Ecologia e Conservação de ambientes naturais / Ecologia Aplicada / Ecologia de Áreas Degradadas.

http://lattes.cnpq.br/3155418992318872

 

9. Solange Kimie Ikeda Castrillon

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado de Mato Grosso (1995), mestrado em Ecologia pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (2000) e doutorado pela Universidade Federal de São Carlos em Ciências, enfoque em Ecologia e Recursos Naturais (2010). Professora adjunta da Universidade do Estado de Mato Grosso, Campus de Cáceres. Possui experiência área de Ecologia e Educação atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Ambiental, Restauração Ecológica e Agroecologia, Comunidades Vegetais de Áreas Úmidas, Políticas Públicas Ambientais e Recursos Hídricos. Credenciada no Programa de Pós Graduação em Ciências Ambientais da UNEMAT e no Mestrado Profissional em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos. Participa do Instituto de Pesquisa e Educação Ambiental, Gaia, como colaboradora, dialogando com temas relacionados as políticas ambientais e processos de mobilização social ligados a conservação da biodiversidade e sociedades sustentáveis. Faz parte do grupo de pesquisa Conceitos Ecológicos e Etnoecológicos Aplicados a Conservação da Água e da Biodiversidade do Pantanal e do Grupo Pesquisador em Educação Ambiental, Comunicação e Arte (GPEA).

Áreas de atuação: Ecologia e Recursos Naturais e Políticas Públicas Ambientais e de Recursos Hídricos.

http://lattes.cnpq.br/3373034135331436

 

10. Tadeu Miranda de Queiroz

Graduado em Engenharia Agrícola (UFLA - 2002), Mestre em Engenharia Agrícola (UFLA - 2004) e Doutor em Agronomia (ESALQ/USP - 2007). Prof. lotado no Depto. Eng. Produção Agroindusrtrial (DEPA/UNEMAT). É membro Titular do Comitê de Assessoramento Técnico do Laboratório de Ensaios em Equipamentos de Irrigação (LEEI) em Sobral-CE; membro associado do Instituto de Inovação Tecnológica na Agricultura Irrigada (INOVAGRI) em Fortaleza-CE; pesquisador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Engenharia da Irrigação (INCT-EI) em Piracicaba-SP; revisor da Revista Brasileira de Agricultura Irrigada (RBAI); revisor da Revista Brasileira de Engenharia Agrícola e Ambiental (AGRIAMBI). Atua na área de recursos hídricos e irrigação, automação e controle agroindustrial. É orientador do Mestrado Acadêmico em Ambiente e Sistemas de Produção Agrícola da UNEMAT. Professor e orientador do ProfÁgua pólo UNEMAT.

Áreas de atuação: Irrigação e Drenagem / Pesquisa e Desenvolvimento de Sistemas Automáticos Para Irrigação / Conservação de Solo e Água / Recursos Hídricos.

http://lattes.cnpq.br/2582121765769124

 

COLABORADORES

1. Adley Bergson Gonçalves de Abreu

Possui graduação em Química Bacharelado pela Universidade Federal de Mato Grosso (2003), mestrado em Química pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2005) e doutorado em Agroquímica pela Universidade Federal de Viçosa (2015). É professor titular da Universidade do Estado de Mato Grosso. Na área científica tem experiência em Análise de Traços e Química Ambiental atuando principalmente nos seguintes temas: validação de métodos analíticos, sorção e lixiviação de pesticidas, análise de pesticidas em matrizes de água, alimentos e solo, remediação e condicionamento do solo. Na área da educação e extensão tem experiência no uso da experimentação no ensino de química, ensino de ciências e educação ambiental.

Áreas de atuação: Análise de Traços e Química Ambiental / Validação de Metodologias Analíticas / Técnicas Cromatográficas: Extração e Quantificação / Instrumentação Analítica.

http://lattes.cnpq.br/0687667210455834

 

2. Wilkinson Lopes Lázaro

Graduado em Ciências Biológicas e Mestre em Ciências Ambientais pela Universidade do Estado de Mato Grosso. Doutor em Ecologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente é pesquisador do Centro de Estudos em Limnologia, Biodiversidade e Etnobiologia do Pantanal da Universidade do Estado de Mato grosso. Tem experiência na área de Ecologia, com ênfase em Ecologia Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: biogeoquímica de poluentes metálicos e organo-metálicos em ambientes aquáticos, uso de traçadores em estudos de processos de produção de MeHg em áreas alagadas, limnologia, ecologia de algas perifíticas, ecologia de macrófitas aquáticas, ecologia de comunidades icticas, estatística bayesiana/popperiana, desenho amostral, programação em R e Matlab. Membro do Grupo Conceitos Ecológicos e Etnológicos Aplicados a Conservação da Água e da Biodiversidade do Pantanal.

Áreas de atuação: Ecologia de Sistemas Aquáticos Continentais / Limnologia / Bioestatística / Toxicologia.

http://lattes.cnpq.br/0263718697915954

 

3. Luiz Alberto Esteves Scaloppe

Doutor em Direitos Humanos e Meio Ambiente (UFPA). Procurador de Justiça de Defesa Ambiental e da Ordem Urbanística (Mato Grosso). Possui graduação em Administração de Empresas pela Faculdade de Ciências Contábeis e Administrativas de Votuporanga (1978), graduação em Administração Pública pela Faculdade de Ciências Contábeis e Administrativas de Votuporanga (1979), graduação em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade Franciscana de Bragança Paulista (1975) e mestrado em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso (1995). Coordenador Executivo da Red Latinoamericana de Ministério Público Ambiental. Foi diretor geral da Fundação Escola Superior do Ministério Público de Mato Grosso, e da Fundação Uniselva. Professor Adjunto IV da Faculdade de Direito, Coordenador do Núcleo e Estudos Jurídicos e Pesquisas Ambientais (NEPA) e membro do Conselho Diretor da Universidade Federal de Mato Grosso. Professor Associado I. Leciona Ciência Política e Teoria Geral do Estado. 

Áreas de atuação: Direito / Ciência Política / Educação / Sociologia / Filosofia / Administração Pública.

http://lattes.cnpq.br/1820472387205324

 

 

 

 

Rede Social


Copyright 2019 - Universidade do Estado de Mato Grosso
Av. Tancredo Neves, 1095 - Cavalhada II
78200-000 - Cáceres - Mato Grosso
PABX +55 (65) 3221-0000