Mato Grosso, Quinta-Feira, 14 de Dezembro de 2017     

Plano de Desenvolvimento Institucional

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APRESENTAÇÃO

O Ministério de Educação (MEC) através da implantação do Sistema nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) constatou a necessidade de incluir, como parte integrante do processo avaliativo das Instituições de Ensino Superior - IES, o seu planejamento estratégico, sintetizado no que se convencionou denominar de Plano de Desenvolvimento Institucional - PDI. Desta forma, a Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional -PRPDI, ciente de suas responsabilidades, pretende cumprir com uma das suas atribuições, que consiste em elaborar, atualizar, acompanhar e avaliar o Plano de Desenvolvimento Institucional - PDI.

Por outro lado, conforme as Diretrizes para a elaboração do PDI fornecido pelo MEC a construção do PDI deverá se fazer de forma livre, sem, no entanto, deixar de contemplar os eixos temáticos essenciais do PDI que são basicamente o Perfil Institucional, a Gestão Institucional, a Organização Acadêmica, a Infra-Estrutura, os Aspectos Financeiros e Orçamentários e a Avaliação e Acompanhamento do Desenvolvimento Institucional.

Neste sentido, a elaboração do PDI representa, não apenas, uma obrigação das IES, mas uma forma de estímulo aos membros da comunidade universitária de ver suas expectativas, ideais coletivos e sugestões para com a instituição formalizados em um documento que deve ser seguido pelos gestores.

Conforme o MEC, o PDI consiste num documento em que se definem a missão da instituição de ensino superior e as estratégias para atingir sua metas e objetivos. Abrangendo um período de cinco anos, deverá contemplar o cronograma e a metodologia de implementação dos objetivos, metas e ações do plano da IES, observando a coerência e a articulação entre as diversas ações, a manutenção de padrões de qualidade e, quando pertinente, o orçamento. Deverá apresentar, ainda, um quadro-resumo contendo a relação dos principais indicadores de desempenho, que possibilite comparar, para cada um, a situação atual e futura (após a vigência do PDI).

A UNEMAT, através da PRPDI, propõe realizar um processo de gestão participativa para a elaboração do PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL, que tem horizonte para os próximos 10 anos e auto-alimentação para anos subseqüentes, com a conclusão das denominadas reuniões setoriais de centros, de técnicos e de parceiros, confirmando, assim, a preocupação de se fazer uma gestão com participação ativa de todos, sempre embasada nos critérios e indicadores definidos institucionalmente.

O Plano de Desenvolvimento Institucional -PDI- além de orientar as ações futuras da Universidade se tornará um instrumento legal para a aferição da qualidade da gestão.

A chamada para a participação de todos os membros da comunidade no processo de construção do Plano de Desenvolvimento Institucional visa colocar em evidência a importância da elaboração de um PDI que satisfaça as necessidades e expectativas de todos os membros da comunidade universitária. Desta forma, pretende-se realizar uma série de oficinas com a comunidade acadêmica e externa de todos os campi da UNEMAT com o intuito de, num primeiro momento, explicar em que consiste um PDI e qual a importância de que o mesmo seja elaborado de maneira democrática e participativa. Espera-se que os debates sejam propostos, estimulados e coordenados pelos diretores, chefes, coordenadores, representantes e lideranças da Universidade e da comunidade externa, que deverão ser responsáveis pelo encaminhamento das contribuições à comissão de sistematização, por meio de suas unidades acadêmicas e administrativas e das entidades representativas da instituição. É importante destacar que a opção por este procedimento visa objetivar o trabalho de sistematização e consolidação do Plano, já que este (PDI) é fruto de um longo processo participativo de discussão e proposição.

O objetivo desta primeira rodada de encontros é apresentar para a comunidade a importância e a necessidade da elaboração do PDI e logo em seguida ouvir e discutir as demandas da comunidade universitária para com a sociedade mato-grossense por intermédio dos representantes dos diferentes setores de cada campus.

A partir da apresentação das respostas aos questionamentos encaminhados cada uma das instituições sugerirá de que forma poderão contribuir com as ações da UNEMAT, o que servirá de subsídio para a elaboração do PDI.

A próxima etapa será a reunião com o GTF (Grupo de Trabalho Final), formado por representantes escolhidos durantes as reuniões setoriais, que analisará as propostas de todos os participantes, concluindo o processo com a elaboração da versão final do Plano.

O documento (PDI) será elaborado através da sistematização de todo o material coletado durante os próximos meses em que se realizarão os encontros com a comunidade interna e externa nas diferentes regiões onde a UNEMAT possui campi.

As informações que pretende serem coletadas devem sustentar quatro aspectos fundamentais do PDI, a saber ; o aspecto acadêmico, o aspecto físico. O aspecto ambiental e o aspecto organizacional.

 

 

 

 

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