Mato Grosso, Domingo, 17 de Dezembro de 2017     

Plano de Desenvolvimento Institucional

Etapas (Mapa da página | Voltar)

ETAPAS

O Processo de Construção Compartilhada do Plano de Desenvolvimento Institucional da UNEMAT constará das seguintes etapas:

Primeira Etapa:

Esta primeira etapa tem como objetivo a apresentação do Projeto para a construção do PDI para o Secretário de Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso, Reitor, Vice-reitor, Pró-reitorias, Diretores de Institutos e Faculdades, Coordenadores de Campi, e representantes de docentes, discentes e funcionários da UNEMAT, tendo como base as técnicas de construção de "cenários", isto é, de futuros prováveis e futuros possíveis para o ensino superior no mundo, no Brasil e, sobretudo, no Mato Grosso. Esta etapa será, portanto, a etapa inicial no processo de construção do PDI, pois, na mesma será formada uma Comissão de Planejamento e deverá ser definido a metodologia de trabalho para a elaboração do PDI, além de serem fixadas as datas para as "oficinas" que acontecerão em cada campus com a participação de todos os membros da comunidade universitária.

Segunda Etapa:

Esta etapa consistirá num conjunto encontros, 1a. Oficina, a serem realizadas nos 11 campi da UNEMAT com o propósito de discutir, ouvir e definir os delegados responsáveis para a realização de reuniões setoriais de centros e de parceiro e consequente levantamento e triagem das informações para a futura sistematização pelo Grupo de trabalho Final. Esta etapa pretende destacar a importância da utilização da técnica de construção de "cenários" no processo de planejamento estratégico, através da apresentação, por parte da Comissão de Planejamento (CP) da aplicação da análise prospectiva, isto é, da ênfase na compreensão do futuro para alterar o presente.

Terceira Etapa:

Esta etapa consistirá num segundo conjunto de encontros, denominado 2ª Oficina, este é o momento da elaboração do conjunto de cenários futuros sobre o qual a Instituição irá debruçar-se. Assim, todos os participantes deverão articular todo o conhecimento da situação atual com as prospecções em torno dos fatores constantes, evolutivos e erráticos.

Desta forma, poderemos chegar a um aprendizado organizacional sobre as estratégias viáveis para cada um desses Cenários. Assim, o aprendizado organizacional acontece já durante a elaboração dos cenários, quando os diversos colaboradores envolvem-se em um processo sistemático de "pensar o futuro", mas concretiza-se com os cenários já elaborados e prontos para acomodarem as estratégias necessárias para cada um deles.

Quarta Etapa:

Esta Etapa está destinada à sistematização das informações elencadas durante as oficinas.

Quinta Etapa:

Esta Etapa está destinada para a uma 3ª Oficina que consistirá na formatação final do Texto pela Comissão de Planejamento e o Grupo de Trabalho Final juntamente com a representação de delegados por campus.

Sexta Etapa:

Esta etapa destina-se para a Redação final do texto e socialização do PDI com a comunidade universitária, aprovação no CONSUNI e posterior divulgação.

 

 

 

Rede Social


Copyright 2017 - Universidade do Estado de Mato Grosso
Av. Tancredo Neves, 1095 - Cavalhada II
78200-000 - Cáceres - Mato Grosso
PABX +55 (65) 3221-0000