Mato Grosso, Terça-Feira, 06 de Dezembro de 2016     

Linguistica

(Mapa da página | Voltar)

O processo de qualificação docente na Instituição, teve início no ano de 1990, sendo que, na área da linguagem o grande impulso se deu com a realização de dois cursos de Especialização, um em Língua Portuguesa e Literatura, ocorrido em 1994, e o outro, realizado na seqüência, em Ensinoaprendizagem de Língua Estrangeira. Esses cursos marcaram o início de uma parceria produtiva da UNEMAT com a UNICAMP, uma vez que grande parte do corpo docente das duas especializações era oriunda dos quadros da Unicamp.

Dessa parceria resultou a realização de um Programa de Mestrado Interinstitucional (MINTER) em Lingüística, realizado através de um convênio tripartite: UNICAMP/CAPES/UNEMAT, cuja seleção ocorreu no final do ano de 1997 e a execução no período de 1998 a 2000. Através desse MINTER, qualificaram-se 19 professores, cuja maioria pertencia ao próprio quadro da UNEMAT e os demais da rede pública de ensino. As áreas de concentração desse MINTER foram: Análise do Discurso, Semântica e Pragmática, Sociolingüística, Lingüística Antropológica e Aquisição de Linguagem.

Os resultados obtidos por meio dessa parceria mostraram a grande capacidade de envolvimento dos mestrandos, bem como demonstraram as plenas condições de aproveitamento por parte deles, sem perda da qualidade exigida nos programas de formação da UNICAMP, como se pode verificar naleitura das dissertações aprovadas pelo Curso, todas disponíveis nas Bibliotecas de ambas as Instituições e nos respectivos sítios de cada uma das parceiras: www.iel.unicamp.br e www.unemat.br.

Além da qualidade efetiva dos trabalhos, é possível registrar que mesmo os temas que poderiam ser considerados como regionais colocaram-se como sendo de relevância para as discussões da área em âmbito nacional. Assim, estudos relativos à Língua, ao Discurso, à Cultura e à História Indígena e Negra, ao Discurso Ecológico, à Variação Dialetal da Região e às relações lingüísticas de Fronteira com a Bolívia, etc., não só possibilitaram um engrandecimento do conhecimento da realidade local como trouxeram contribuições significativas para essas questões.

Por outro lado, a constituição do grupo de pesquisadores formados por esse MINTER teve repercussões fundamentais sobre a qualidade e o futuro da pesquisa em linguagem na UNEMAT, tendo em vista que a maioria dos egressos continuou seus processos de qualificação em cursos de doutorado regular em instituições de renome no país.

Em decorrência desse processo de formação, instalou-se na Instituição uma ambiência de pesquisa, através da criação de centros de investigação voltados para as questões linguístico-discursivas, que possibilitam hoje uma interlocução com as demais instituições e centros dessa natureza. Isso autoriza a UNEMAT a instituir-se atualmente como espaço privilegiado de produção do conhecimento e da pesquisa científica em uma das regiões consideradas como periféricas no território nacional.

Essa realidade alterou as próprias aspirações da Instituição como um todo, contribuindo para definir melhor sua vocação, sua concepção de universidade e, especialmente, a relação da docência com a pesquisa.

O Programa de Qualificação Institucional (PQI Lingüística) celebrado entre a Unemat/Unicamp/Capes, teve como metas principais, além da formação de doutores dos quadros da Unemat: 1) a criação de um Centro de Estudos e Pesquisa em Linguagem, já instituído (CEPEL); 2) a realização de um evento nacional em linguagem (ENALIHC) que se encontra em sua quarta edição, a ser realizada em novembro de 2009, em Sinop-MT; 3) aimplantação de um Programa de Mestrado Institucional, que ora se apresenta.

Em decorrência desses encaminhamentos e na tentativa de estabelecer uma rede de interlocução externa, vários docentes da UNEMAT foram credenciados em grupos de pesquisa do CNPq, como o Projeto História da Idéias Lingüísticas no Brasil, coordenado pelo Prof. Eduardo Guimarães, do IEL/Unicamp; Arquivos sobre o Sujeito Nacional: discursividades na sociedade e na cultura contemporânea, coordenado pela Prof.ª Bethania Mariani, da UFF, Lugares de enunciação e processos de subjetivação, coordenado pela Profª. Mónica Zoppi Fontana, do IEL/Unicamp; O discurso nas fronteiras do social, coordenado pela Profª. Suzy Lagazzi Rodrigues, do IEL/Unicamp; Núcleo de Estudos do Contemporâneo, coordenado pela Profª. Ludmila de Lima Brandão, da UFMT, entre outros.

Da mesma forma, atualmente temos credenciados, pela Unemat, no diretório do CNPq, grupos de pesquisa que congregam pesquisadores dos vários cursos de Letras e de áreas afins, tais como: Vozes da Cidade, Cartografias da Linguagem, Teachers on-line, Educação e Estudos da Linguagem e Mato Grosso: falares e modo de dizer.

O CEPEL, citado anteriormente, foi implantado em outubro de 2004 e possui as seguintes finalidades: constituir-se como locus privilegiado da pesquisa em linguagem na UNEMAT; consolidar institucionalmente suas linhas de pesquisa, visando a absorver os doutorandos no seu retorno à Instituição; instalar um banco de documentação referencial sobre a linguagem; constituir-se como espaço destinado ao exercício da Iniciação Científica na área de Linguagem e viabilizar a publicação da pesquisa nele desenvolvida em periódicos de circulação nacional e internacional. Os objetivos do Centro fomentaram a criação de três núcleos de pesquisa, que congregam aproximadamente um grupo de 30 pesquisadores, entre os 05 cursos regulares de Letras da Unemat: Linguagem e fronteira; Nulite (Núcleo de linguagem, formação de professores e tecnologia de ensino) e Divallin (Diversidade e variedade lingüísticas e línguas naturais). A demanda advinda dos pesquisadores desses núcleos exigiu da FAPEMAT o fomento tanto de projetos de pesquisa quanto de bolsistas de IC na área, resultando, atualmente, num grupo de 10 bolsistas de Iniciação Científica.

Ligados ainda ao Cepel, estão o Dinter e o Procad/Amazônia, ambos em Linguística. Além dessas ações, o Centro desenvolve um curso de Especialização (lato Sensu) em Linguística, visando a preparar os alunos para as linhas do Programa de Mestrado em questão e organizará, em 2009, o I Seminário de Análise de Discurso do Centro-Oeste, um dos encaminhamentos retirados na reunião do GT de AD, no IV Encontro Nacional do GELCO, ocorrido no período de 04 a 07/11/2008, em Cuiabá.

Outra ação ligada ao Cepel é o ENALIHC - Encontro Nacional Linguagem, História, Cultura que se constitui em um evento de realização bianual que tem demonstrado, nas três edições realizadas, o potencial da Universidade, inscrevendo-a no cenário nacional como uma instituição de produção científica séria, conseqüente e produtiva. Além disso, o evento tem como propósito a publicação bianual de um livro que faz circular as pesquisa que se realizam na área. Na primeira edição do evento foram publicados os livros: Sociedade e Discurso e Fronteira, Memória e Linguagem, ambos pela editoras Pontes/Unemat. Na segunda edição, o livro Fronteiras Discursivas: Espaços de significação entre a Linguagem, a História e a Cultura, publicado pela Editora Pontes. A obra resultante da terceira edição do evento encontra-se no prelo, será publicada pela Editora RG e lançada em novembro de 2009, no ensejo da quarta edição do ENALIHC, em Sinop, MT.

Por fim, das metas previstas pelo PQI Lingüística, resta apenas a concretização daquela que se constitui como sendo o maior desafio para a UNEMAT: a implantação de programas de pós-graduação stricto sensu, tanto em nível de Mestrado quanto de Doutorado, que favorecerão, cada vez mais, a consolidação efetiva da pesquisa, a qualificação das publicações e a produtiva participação/promoção de eventos que promovam o permanente debate científico da linguagem, demanda que justifica a apresentação desta proposta.

Como se pode notar, a relação de cooperação entre a Unemat e a Unicamp, que já se mostrou tão profícua, tem se colocado como o caminho mais indicado para que a UNEMAT se firme como uma instituição que, ao produzir conhecimento regional de qualidade, contribua com as discussões da pesquisa na área da linguagem, tanto no Brasil quanto no exterior.

 

 

 

Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Linguística

UNEMAT – Cidade Universitária (Cáceres)

Av. Santos Dumont, S/n°. - Santos Dumont, Cáceres-MT, CEP: 78.200-000

Contatos: (65) 3223-1466; ppgl@unemat.br

Você esta aqui: Linguistica
Compartilhar no Facebook

Rede Social


Copyright 2016 - Universidade do Estado de Mato Grosso
Av. Tancredo Neves, 1095 - Cavalhada II
78200-000 - Cáceres - Mato Grosso
PABX +55 (65) 3221-0000