Mato Grosso, Sexta-Feira, 05 de Junho de 2020     
Comitê Acompanhamento COVID

Linguistica

Credenciamento (Mapa da página | Voltar)

DO CREDENCIAMENTO, DESCREDENCIAMENTO E RECREDENCIAMENTO DE DOCENTES

 

O credenciamento e o recredenciamento de docentes que compõem o corpo permanente do PPGL é conduzido pelo Conselho Superior que, para tanto, exige do docente candidato ao credenciamento ou que esteja passando pelo recredenciamento o seguinte:

a) O título de doutor obtido há pelo menos 02 (dois) anos;

b) A produção científica expressiva nos últimos 03 (três) anos na sua área de atuação. Exige-se, no mínimo, duas publicações completas de artigo, capítulo de livro ou livro por ano;

c) A orientação de Iniciação Científica;

d) A orientação de Trabalhos de Conclusão de Curso;

e) A coordenação ou participação de Grupo de pesquisa cadastrado no Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil, do CNPq;

f) A coordenação de projeto de pesquisa para;

g) O Ensino (de, no mínimo, uma disciplina quadriênio anterior), a Pesquisa (a coordenação de projeto de pesquisa) e a Orientação (de alunos de mestrado e/ou doutorado no quadriênio e o mínimo de 3 defesas no quadriênio anterior) no caso do recredenciamento.

O Conselho Superior avaliará, sob a ótica da compatibilidade e da integração do docente à Proposta do Programa, se decide pela aprovação do credenciamento ou do recredenciamento do candidato a docente permanente.

O recredenciamento ocorrerá ao final de cada quadriênio de avaliação estabelecido pela CAPES. O credenciamento poderá ocorrer a qualquer tempo, havendo manifestação do candidato e aprovação pelo Conselho Superior.

Caberá ao Conselho Superior o descredenciamento do docente que, ao final do quadriênio, tiver deixado de atender o item (b), que trata da pesquisa, e o item (g), que trata de ensino/orientação, ainda que tenha atendido os demais itens da lista. Corrobora para o descredenciamento o docente que também deixar de atender os demais itens, além do (b) do (g).

Admite-se a candidatura de docentes permanentes de outras IES contato que atenda às exigências definidas pelo PPGL/UNEMAT para credenciamento e para recredenciamento de docentes permanentes. O docente visitante, dada a sua relevância para o quadro docente do programa, é admitido pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, através de contrato firmado entre a UNEMAT e o docente, e é convidado a compor o quadro de docentes permanentes do PPGL, ficando dispensado de apresentar candidatura para tanto.

Todos os docentes permanentes devem, necessariamente, atuar em três frentes de trabalho, quais sejam: o Ensino, a Pesquisa e a Orientação. Exige-se do docente permanente que ministre ao menos 1 disciplina no quadriênio, embora a maior parte dos docentes ministre 1 disciplina a cada ano. Exige-se que cada docente coordene um projeto de pesquisa e é desejável que participe de um projeto preferencialmente externo ao PPGL/UNEMAT. Exige-se do docente permanente a orientação de alunos dos Cursos de Mestrado e de Doutorado em Linguística do PPGL. Nenhum docente permanente pode deixar de orientar. Exige-se do docente permanente que leve, no mínimo, 3 orientações à defesa no quadriênio.

Só assume orientação em nível de Doutorado o docente permanente que tiver levado ao menos duas orientações de Mestrado à defesa.

 

 

• Edital nº 001/2014 - CREDENCIAMENTO DE PROFESSOR AO PROGRAMA DE MESTRADO DE LINGUÍSTICA(08/04/2014, 14h25)

→ Edital Complementar nº 001 ao Edital nº001/2014 - CREDENCIAMENTO DE PROFESSOR(15/04/2014, 17h43)

→ Edital Complementar nº 002 ao Edital nº001/2014(08/05/2014, 12h00)

→ Edital Complementar nº 003 ao Edital nº001/2014(12/05/2014, 16h45)

• Resolução nº 004/2014 - Homologação do resultado final

Você esta aqui: LinguisticaCredenciamento

Rede Social


Copyright 2020 - Universidade do Estado de Mato Grosso
Av. Tancredo Neves, 1095 - Cavalhada III
78217-900 - Cáceres - Mato Grosso
PABX +55 (65) 3221-0000