Mato Grosso, Domingo, 30 de Junho de 2024     
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Pós-Graduação em Letras - Sinop

Projetos de Pesquisa (Mapa da página | Voltar)

Antropofagia e identidade na representação do indígena na literatura brasileira

Coordenador: Danglei de Castro Pereira
 
Linha de Pesquisa: Estudos Literários
 
Ano de início: 2016
 
Instituição Financiadora: Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal (FAP/DF)
 
Descrição: Descrição: A proposta de pesquisa investiga formas de materialização da identidade
nacional na representação do indígena na literatura brasileira. Levamos em consideração a presença de
elementos antropófagos na tradição literária brasileira via representação da figura indígena nas obras: A
carta de Pero Vaz de Caminha, O guarani, Simá: romance histórico do alto Amazonas, Macunaíma e
Maíra. Neste percurso, entendemos como necessário apresentar considerações sobre a arte moderna,
dando enfoque às considerações de Baudelaire (1999), Ocatavio Paz (1972, 1994), bem como recuperar
posicionamentos críticos de Adorno (1992), Rosenfeld (1991), Berman (1987) e Luckas (1995), entre
outros. A proposta de investigação discute os recursos estilísticos que delimitam os elementos
constituintes da identidade cultural no Brasil e a expressão das matrizes formativas desta identidade à
luz do conceito de antropofagia em Oswald de Andrade por meio da materialidade do indígena nos
textos que compõe o corpus desta investigação.

A produção poética dos países africanos de língua portuguesa no século XX

Coordenador(a):  Profa. Dra. Luciana Brandão Leal

Linha de Pesquisa do Programa: Estudos Literários

Ano de início: 2022

Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico CNPq - Auxílio financeiro.

 

Descrição do Projeto:

Este projeto de pesquisas considera a produção literária dos países africanos de Língua Portuguesa - Angola, Cabo Verde, Moçambique, Guiné-Bissau e São Tomé e Príncipe - promovendo reflexões, análises e percursos críticos sobre poesias produzidas nesses espaços no decorrer do século XX. No Brasil, a Lei Federal 10639/03 determina o estudo sobre a história e sobre as culturas africanas para todos os níveis de ensino; entretanto, a abordagem das literaturas africanas de língua portuguesa nos ambientes acadêmicos ainda é muito falha, devido à escassez de formação de pesquisadores/professores. Isso acontece, sobretudo, pela limitada difusão de pesquisas nessa área e pelo difícil acesso a bibliografias sobre o tema. Essas questões se refletem na formação do público leitor de poemas africanos, o que depende de um grande empenho do professor, que conta com poucos recursos bibliográficos, já que muitas obras não são editadas/publicadas em nosso país. Estudar a poesia e as artes de países africanos colonizados por Portugal, no período pré e pós-independência, permite não apenas conhecer o projeto literário de cada um desses países, como também a história da colonização e das lutas pela independência nesses espaços. Como viés investigativo, pretende-se realçar as marcas de identidade presentes em cada um dos projetos literários dos países africanos de língua portuguesa, discutindo como tais aspectos corroboram para a formação de um sistema literário próprio. A presente proposta é relevante e necessária, pois viabilizará a produção crítica e bibliográfica sobre poesias/poetas dos espaços africanos, além da maior divulgação das obras escritas nas colônias/países. Os resultados serão publicados em artigos científicos e livros que contribuirão para a formação mais completa de alunos dos cursos de Letras. Para além desse impacto, as pesquisas trarão maior aporte teórico a novos pesquisadores que pretendem investigar os sistemas literários dos "CINCO" (MATA, 2013).

Corpo e territorialidade em registros da cultura imaterial brasileira: fotografias de Maureen Bisilliat e Marcel Gautherot

Coordenador(a): Profa. Dra. Luciana Brandão Leal

Linha de pesquisa do Programa: Estudos Literários

Início: 2021

 

Descrição do Projeto:

Esta pesquisa analisará obras de Maureen Bisilliat e de Marcel Gautherot e sua relação com o espaço identitário e imaterial da cultura brasileira. Propõe-se investigar as representações do "corpo" e da "territorialidade", além dos regionalismos e suas veredas. O estudo observará, também, como são representadas temáticas concernentes às manifestações culturais de diversas regiões brasileiras, como o folclore, a arte popular, o sincretismo religioso e o trabalho, sobretudo o trabalho de mulheres. Salienta-se a importância deste projeto na medida em que evidenciará como as fotografias documentam e representam as expressões populares, as diásporas africanas e indígenas constituintes da nossa híbrida identidade. As fotografias, como documentos e obras de arte, representam narrativas visuais da cultura de um povo, articulandose a outros saberes. Os acervos selecionados resguardam traçados da nossa cultura imaterial e, como registro antropológico, documentam e constituem as identidades "rizomáticas" e "em trânsito" do povo brasileiro. A pesquisa ampliará o trabalho crítico sobre a Arte da fotografia no Brasil. Promoverá, também, a divulgação e o conhecimento sobre os artistas estudados e suas obras, além dos acervos fotográficos disponíveis no Instituto Moreira Salles.

Cultura Popular e Literatura Infantil: diálogos, territórios e fronteiras

Sigla: CPLI

Coordenadora: Shirlene Rohr de Souza

Pesquisadores: Benjamin Rodrigues Ferreira Filho (UFR, Colaborador), Tatiane Silva Santos, Fabiana Souza de Andrade

 

Linha de Pesquisa do Programa: Estudos Literários

 

Ano de início: 01/05/2022 a 01/05/2024

Descrição do projeto: A pesquisa Cultura popular e literatura infantil: diálogos, territórios e fronteiras investiga as interseções entre a cultura popular e a literatura infantojuvenil. Como delimitação de corpus, toma-se os fabliaux (In: SCOTT, 1995; BOCCACCIO, 1996) e os contos da tradição oral publicados por Charles Perrault (2015; 1989) e pelos Irmãos Grimm (2013; 2015), para estudar o tratamento dado a esse material na Literatura Brasileira, principalmente, com ênfase nas obras narrativas de Ricardo Azevedo e Angela Lago e outros; também as parlendas, material poético da cultura popular, serão analisadas à luz de obras de autores diversos, dentre os quais Sergio Caparelli (Tigres no Quintal) e Manoel Bandeira (Belo Belo, Libertinagem e Estrela da Manhã), Ciça. O objetivo é constituir um traçado crítico-teórico que demonstre que as aproximações e os distanciamentos entre a linguagem que caracteriza os conteúdos do grande repertório da tradição popular (lendas, parlendas, contos, ditados etc.) e a linguagem da literatura infantil e juvenil pode ter motivos histórico-sociais. Parte-se da hipótese de que as aproximações se deram por uma coincidência: ao mesmo período em que se reconhecia a infância como uma fase específica, com necessidades e particularidades distintas da vida adulta, surgia um grande pelas culturas identitárias dos povos, em suas mais profundas tradições. A pesquisa pretende empreender estudos que contemplem a poesia e a narrativa. Na base teórica, conta-se com Formas simples (1976), de André Jolles, A morfologia do conto maravilhoso (1984), de Vladimir Propp, A cultura popular na Idade Média e no Renascimento (1993), de Mikhail Bakhtin, Os gêneros do discurso (1980), de Tzevan Todorov, História social da criança e da família (1981), de Philippe Ariès, e outros. Como resultado, pretende-se ampliar as discussões sobre os aspectos que aproximam cultura popular e literatura infantil.

Educação literária: o PNLD no contexto escolar mato-grossense

Coordenadora: Rosana Rodrigues da Silva

Pesquisadores: Adriana Lins Precioso, Antonio Aparecido Mantovani, Mayara Regina de Araújo, Jesuino Arvelino Pinto, Andressa Evellyn de Freitas, Antonio Cesar Gomes da Silva e Renata de Melo Souza

Período: 01/05/2022 a 01/05/2024

Linha de Pesquisa: Estudos Literários

 

Descrição do Projeto: 

Este projeto está voltado à pesquisa de livros distribuídos pelo PNLD (literário) no último triênio, no município de Sinop-MT, por meio do levantamento e análise de obras das literaturas indígenas, africanas, afro-brasileiras e mato-grossenses, a fim de propor metodologias para o trabalho em sala de aula, colaborando, desse modo, para a educação literária de crianças e jovens, em acordo com as orientações da BNCC.

Escritas literárias africanas de língua portuguesa e textualidades orais: transcrições poéticas

Coordenador(a):  Profa. Dra. Luciana Brandão Leal

Linha de Pesquisa do Programa: Estudos Literários

Ano de início: 2022

Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico CNPq - Auxílio financeiro.

 

Descrição do Projeto:

O Projeto é interinstitucional, envolvendo IES mineiras, a PUC Minas, a UFOP, a UFMG, a UFVJM e a UFV. Seu objetivo é analisar produções literárias de autores africanos evidenciando como nelas se realiza o diálogo entre a escrita e as textualidades orais de seus países: Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe. Por formas da textualidade oral queremos significar expressões de cultura tradicional enquadradas como literatura oral ou oratura, que se distribuem entre os países africanos de língua portuguesa, como missossos (contos), makas (casos), jinongonongo ou nongonongo (adivinhas), jissabu (provérbios), malunda ou missendu (narrativas históricas ou crônicas da tribo), quilanduquilos (passatempo, entretenimento), fábulas, passadas, cantigas de mandjuandadi (cantigas de mulheres), danças rituais (chigubo, niketche e mutsitso), dentre outros. Serão lidas obras de Ana Paula Tavares, José Craveirinha, Tony Tcheka, Orlanda Amarílis, Conceição Lima e outros. A hipótese que orienta a pesquisa é a de que o exercício criativo dos escritores pode ser pensado a partir das ideias de transcriação (Haroldo de Campos, 2004), estética da relação (Édouard Glissant, 2005), e partilha do sensível (Jacques Ranciére, 2005). Abordar as escritas africanas na perspectiva das ideias desses pensadores pode nos ajudar a ver como os autores recuperam criticamente formas e signos das textualidades orais das culturas tradicionais, relendo-os a partir de uma dimensão histórica na qual eles são problematizados. Ao fazê-lo, demonstram uma percepção da escrita como instrumento que lhes possibilita mergulhar nos usos, nos costumes e nas concepções de mundo grafadas pelas letras das culturas tradicionais de seus países e transcriá-las em palavras poéticas. Dada a natureza do estudo comparativo que se pretende, sabemos que a eficácia da realização deste projeto nos impõe buscar um conhecimento maior das textualidades orais dos países africanos de língua portuguesa, ainda que por meio de pesquisa bibliográfica, a fim de explorar melhor a dimensão histórica a partir da qual elas são relidas. Essa metodologia inclui o contato com instituições como a Universidade Agostinho Neto, em Angola; o Instituto de Estudos e Pesquisas e a Universidade Amílcar Cabral, da guiné Bissau; a Universidade Eduardo Mondlane e o Fundo Bibliográfico de Língua Portuguesa, de Moçambique; a Universidade Lusíada de São Tomé Príncipe, dentre outras, para a realização de parcerias que viabilizem a realização da pesquisa. Intenta-se, ainda, com a realização deste projeto, produzir material bibliográfico a ser disponibilizado para estudantes e professores dos vários níveis de ensino, do Brasil, dos países africanos de língua portuguesa e de Portugal, como também a pesquisadores nacionais e internacionais das diversas áreas de conhecimento que se interessam pelo tema.

Estética: Questões de Filosofia e Literatura

Sigla do Projeto: EQFL

Coordenador(a):  Madalena Aparecida Machado

 

Linha de Pesquisa do Programa: Estudos Literários

 

Ano de início: 2021

 

Descrição do Projeto:

O presente projeto visa empreender uma reflexão sobre a origem da Estética de cunho filosófico, sua influência nas artes, na literatura. O resultado de tal reflexão repercutirá no modo de compreensão da literatura do tempo presente, o que certamente auxiliará no desvendamento do texto criativo, no que tange ser denominado de literatura de cunho estético ou um mero entretenimento.

Formas e sentidos da poesia contemporânea produzida em Mato Grosso

Sigla: FSPC

Coordenadora: Marta Helena Cocco

Pesquisadores: Everton Barbosa Almeida, Rosana Rodrigues da Silva, Carolina Tito Camarço

Período: 01/03/2022 a 01/03/2024

Linha de Pesquisa do Programa: Estudos Literários

 

Descrição do Projeto: O projeto se baseia em uma pesquisa bibliográfica a partir de um recorte da produção de seis poetas de expressividade na literatura regional que ainda não foram contemplados nas antologias comentadas anteriores ?Nossas vozes, nosso chão?. Além da produção do volume 4 da Antologia, serão produzidos artigos e, posteriormente, um ensaio sobre a poesia contemporânea envolvendo todos os autores já estudados. O material produzido será disponibilizado em pdf gratuito no site da Universidade, para subsidiar estudos da comunidade interna e externa.

Inteseccionalides: a condição da mulher em narrativas de autoras brasileiras e africanas em língua portuguesa da atualidade

Coordenador: Antonio Aparecido Mantovani

Pesquisadores: Genivaldo Rodrigues Sobrinho,  Aline Cristina Souza Santos, Glaucia Ribeiro Lima

Colaboradores: Gisele Cristina Kraeski, Maria Luiza de Medeiros Monteiro e Rosana Varela

Linha de Pesquisa do Programa: Estudos Literários

Ano de início: 2020

 

Descrição do Projeto: Este projeto propõe o estudo da condição da mulher representada em narrativas literárias de autoras brasileiras e africanas em língua portuguesa publicadas a partir de 1960. Voltaremos nossa atenção à luta das mulheres na conquista de um espaço externo à casa numa sociedade ainda com resquícios patriarcais que conferiu a ela o papel de “o outro”, um ser sob a dominação masculina. Segundo Beaouvoir (1970), isso se deve, em parte, ao fato de que a definição do feminino se restringe à questão do gênero. Contribuirão para nossas discussões, entre outros, os estudos de Lúcia Osana Zolin (2003) e Zinani (2013) sobre a representação da mulher na literatura. Ressalta-se que o cânone tradicional brasileiro sobretudo até 1970 (que pouco se diferencia dos africanos aqui em tese), é de ordem masculinista.

LEI Nº 11.645/2008 NO MUNICÍPIO DE SINOP/MT: PERSPECTIVAS EMANCIPATÓRIAS E DECOLONIAIS NO ENSINO DA LITERATURA AFRO-BRASILEIRA E INDÍGENA

Coordenadora: Ana Cláudia Servilha Martins Poleto - Bolsita Pós-doc (Capes - Programa de Desenvolvimento da Pós-Graduação (PDPG) Pós-Doutorado Estratégico)

Pesquisadores:  Prof. Dr. Jesuino Arvelino Pinto - Membro e Supervisor (UNEMAT).

Linha de pesquisa: Estudos Literários

Ano de início: 2022.

Instituição Financiadora: Capes - Programa de Desenvolvimento da Pós-Graduação (PDPG) Pós-Doutorado Estratégico

 

Descrição:

A temática afro-brasileira e indígena, no contexto da educação escolar de Mato Grosso, ainda atravessa invisibilidades e negligências, mesmo com a promulgação da Lei no 11.645/2008, que instituiu a obrigatoriedade do ensino de história, literatura e culturas afro-brasileiras e indígenas nas escolas de educação básica do país. No ínterim, a importância da pesquisa justifica-se pela busca de análises acerca de como a lei tem sido instituída em Sinop/MT, considerando os avanços e os desafios da temática no âmbito das escolas públicas do referido município.

Letramentos na educação básica: produção de leitura de contos e de escrita de hipercontos e caderno de memórias.

Sigla do Projeto: LEB

Coordenadora: Marta H. Cocco

Pesquisadores: Aroldo José de Abreu Pinto, Angela Maria de Jesus Sena, Juliana Oliveira Costa e Santos

Linha de Pesquisa do Programa: Estudos Literários

Ano de início: 2019 - 2021

Instituição Financiadora: UNEMAT

 

Descrição do Projeto:

Este é um projeto baseado em intervenções em duas salas de aula de língua portuguesa de escolas da educação básica, doravante grupos 01 e 02, com o propósito de, a partir de práticas de leitura e de escrita, contribuir com o processo de letramento dos alunos. As práticas serão desenvolvidas como atividades sequenciais, seguindo o norteamento metodológico de Rildo Cosson (2018), tendo como ponto de partida textos de diferentes gêneros, especialmente contos e crônicas, com ênfase para os autores Gabriel de Matos e Icleia Rodrigues de Lima, que produzem e publicam em Mato Grosso, em que a memória, individual ou coletiva, é o tema central. Ainda na perspectiva sequencial, após as produções de leitura, os alunos serão motivados a produzirem as memórias de sua trajetória escolar (grupo 01), e hipercontos (grupo 02), não com a finalidade de atenderem às expectativas estilísticas dos gêneros, mas de aprimorarem as capacidades de produção leitora e de escrita.

Literatura, criança e ancestralidade: vozes indígenas e africanas

Sigla: LCA

Coordenadora: Shirlene Rohr de Souza

Pesquisadores: Benjamin Rodrigues Ferreira Filho, Tatiane Silva Santos, Fabiana Souza de Andrade

Período: 01/05/2022 a 01/05/2024

Linha de Pesquisa do Programa: Estudos Literários

 

Descrição do projeto: Esta pesquisa parte da hipótese de que a pintura, na obra de Ricardo Guilherme Dicke, repercute um movimento artístico que harmoniza arte erudita, conhecimento de origem popular e vivências cotidianas, resultando em um conjunto marcado por um regionalismo potente, projetado para um espaço de diálogo com a grande Arte Universal. Neste sentido, pretende-se desenvolver duas premissas: a primeira trata do diálogo que o escritor trava com os Mestres da pintura. A segunda refere-se à relação existente entre o sertão - sua gente e suas paisagens - e as telas pintadas pelo próprio Dicke, com destaque para alguns elementos (gatos, lua), recorrentes também na ficção do autor. Trata-se de uma Pesquisa Qualitativa, de Método Indutivo, com vários autores na base teórica, tais como: Bakhtin, Arendt, Adorno, Kant, Hugo, MacLuhan e outros.

Matizes do mito, do fantástico e do maravilhoso em textos da contemporaneidade

Coordenadora: Adriana Lins Precioso

Pesquisadores: Leandro Passos – Três Lagoas/MS, Rosana de Barros Varela – UNEMAT/SINOP, Kátia Aparecida Pimentel – UNEMAT/SINOP

Beatriz Valdeviezo Boffo– UNEMAT/SINOP, Luana Grassi da Silva – UNEMAT/SINOP, Kátia Karolina de Almeida– UNEMAT/SINOP, Ana Cláudia Fagundes da Silva– UNEMAT/SINOP, Bruno Borguetti Lara– UNEMAT/SINOP, Giselli Liliani Martins– UNEMAT/SINOP, Sandra Maria Alves de Souza– UNEMAT/SINOP, Sonaira Teixeira – UNEMAT/SINOP, Rosilda Vaz de Souza– UNEMAT/SINOP, Camilla Guedes Tiburcio Pazim– UNEMAT/SINOP, Rosana Rodrigues da Silva– UNEMAT/SINOP, José da Silva Araújo Júnior – UNEMAT/SINOP, Solange Correia de Lima - UNEMAT/SINOP

Linha de Pesquisa do Programa: Estudos Literários

Ano de início: Setembro 2020 a setembro 2023

Instituição Financiadora: UNEMAT

 

Descrição do Projeto:

Este projeto terá como base norteadora de suas pesquisas “o mito como elemento estrutural da literatura” (FRYE, 2000), além de sua presença em outros textos artísticos como o cinema e a pintura. A “poética do mito” será investigada na sua especificidade sob o aspecto da pré-história da literatura, como uma unidade sincrética e um processo de evolução que se traduz em  imagens e arquétipos poéticos muito recorrentes nos textos da atualidade, suas intertextualidades, seus efeitos parodísticos e seus desdobramentos nas vertentes do fantástico e do maravilhoso. Para investigação desses efeitos de sentido dos textos na contemporaneidade, teremos como arcabouço teórico as proposições de Linda Huthcheon nas obras Uma teoria da paródia (1985) e a Poética do Pós-modernismo (1991); os fundamentos da semiótica greimasiana e os desdobramentos atuais do fantástico, estranho e maravilhoso.

 

Montagem do Acervo Literário Ricardo Dicke

Coordenador(a):  Madalena Aparecida Machado

 

Linha de Pesquisa do Programa: Estudos Literários

 

Ano de início: 2022

 

Descrição do Projeto:

O Projeto Montagem do Acervo Literário Ricardo Dicke, tem por objetivo completar o acervo cujo total de livros é de 2760 (Dois mil setecentos e sessenta) dos quais 200 (Duzentos) foram adquiridos com recursos do CNPq/2015; 250 (Duzentos e cinquenta) adquiridos com recursos de projeto aprovado pelo Edital 003/2019-SECEL-MT; 56 (Cinquenta e seis) adquiridos por pesquisador da obra e doados ao Acervo. Este projeto tem por objetivo maior garantir a posse e ao mesmo tempo fazer de Mato Grosso, especificamente a UNEMAT, uma referência de pesquisa literária no que diz respeito à obra de Ricardo Guilherme Dicke (1937-2008), seja de sua biblioteca particular, seja de suas obras de criação. Um dos maiores escritores do Estado, reconhecido nacional e internacionalmente, Dicke deixa um legado importantíssimo para a cultura de Mato Grosso. O Acervo de Ricardo Dicke além de ser uma fonte inesgotável de pesquisa, é um legado da cultura, da literatura acumulados por Ricardo Dicke ao longo de décadas que se manterão no território mato-grossense, multiplicando as possibilidades de acesso das pessoas menos favorecidas, alunos, professores da rede pública e privada, pesquisadores na graduação e pós-graduação que se interessem pela cultura, literatura, sociologia, religião, filosofia, artes, línguas, possíveis de se encontrar no Acervo Dicke. Com recursos para a compra da totalidade dos livros, daremos início à disponibilização de forma ampla e democrática do Acervo. Após sua institucionalização passa-se ao trabalho de biblioteconomia para que, assim, haja o acesso irrestrito ao acervo.

Mulheres de África: estudos sobre a poesia feminina dos países africanos de língua portuguesa

Coordenador(a):  Profa. Dra. Luciana Brandão Leal

Linha de Pesquisa do Programa: Estudos Literários

Ano de início: 2022

Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - FAPEMIG

Descrição do Projeto:

Este projeto propõe estudos sobre a produção literária feminina dos países africanos de língua portuguesa, com análises de poesias escritas por mulheres africanas no século XX. Considera-se feições poéticas das escritoras: Alda Lara e Ana Paula Tavares, de Angola; Dina Salústio e Vera Duarte, de Cabo Verde; Noémia de Sousa e Hirondina Joshua, de Moçambique; Odete Semedo e Saliatu da Costa, da Guiné-Bissau; Alda do Espírito Santo e Conceição Lima, de São Tomé e Príncipe. Este empenho crítico-bibliográfico possibilitará a produção de textos teóricos sobre poesias de mulheres dos espaços africanos, que produziram, sobretudo, no século XX, além da maior divulgação das obras escritas por mulheres nas colônias/países. Os resultados serão publicados em artigos e livros que contribuirão para a formação mais completa de alunos dos cursos de Letras e trarão maior aporte teórico a novos pesquisadores sobre a produção poética feminina em África. Esta pesquisa também contribuirá para a internacionalização do conhecimento sobre a literatura produzida nos “CINCO".

Multiletramentos na formação do futuro professor de Letras

Sigla do Projeto: MFPL

Coordenador: Everton Almeida Barbosa

Pesquisadores: Marta Helena Cocco

Linha de Pesquisa do Programa: Estudos Literários

Ano de início: 2020

Instituição Financiadora: UNEMAT

Descrição do Projeto:

Este é um projeto de pesquisa com interface no ensino, a respeito do letramento acadêmico, cujos experimentos iniciais já estão em desenvolvimento no curso de Letras da Universidade do Estado de Mato Grosso, câmpus de Tangará da Serra. O projeto surgiu da constatação de que uma percentagem significativa de acadêmicos inicia o curso sem condições de acompanhar as propostas curriculares do Projeto Político Pedagógico, por não terem desenvolvido determinadas aptidões e constituído um repertório razoável de leituras durante a educação básica. Baseia-se no estudo e experimentação de estratégias para desenvolvimento de habilidades e competências em detrimento da tradicional formação por aprendizagem de conteúdos. A concepção do projeto foi norteada pelo conceito de letramento apresentado por Magda Soares e acrescido do conceito de multiletramentos de Roxane Rojo; pela abordagem dialógica e interacionista de língua de Bakhtin e pela perspectiva de ensino de literatura preconizada pela Estética da Recepção, entre outros caminhos teóricos voltados à melhoria da qualidade da formação docente. Os métodos de aplicação do projeto vão desde diagnósticos iniciais de avaliação de produção de leitura e de escrita de vários gêneros discursivos, de diagnóstico das condições socioeconômicas por meio de questionário, do histórico da vida estudantil na educação básica por meio de memorial e de avaliação do manuseio de algumas ferramentas digitais. Os planos de intervenção serão elaborados a partir dos diagnósticos, de modo coletivo ou específico, realizando- se, ao final, outro diagnóstico que demonstre eventual evolução dos acadêmicos.

Narrativas pós-coloniais dos países africanos de língua oficial portuguesa

Sigla do Projeto: NPCPCLO

 

Coordenador(a): Genivaldo Rodrigues Sobrinho

 

Pesquisadores: Genivaldo Rodrigues Sobrinho e Antonio Aparecido Mantovani

 

Colaboradores: Margarida Karpolski, Maura Maria Ribeiro, Adrieli Teixeira ECleide Nascimento de Carvalho Camargo.

 

Linha de Pesquisa do Programa: Estudos Literários 

 

Ano de início: 2022

 

Instituição Financiadora: UNEMAT – Universidade do Estado de Mato Grosso

 

Descrição do Projeto:

Este projeto preconiza uma investigação que considera as relações literárias do pós-colonialismo em três países do macrossistema literário de língua portuguesa: Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe. A atenção se volta à abordagem de narrativas da pós-independência dessas ex-colônias portuguesas são ambientadas procura verificar as tensões impostas às personagens e quais fatores implícitos na tessitura dos textos afluem para uma compreensão dos diálogos que se estabelecem entre estes países, assim como os fatores que os ratificam. Com efeito, buscar-se-á a fundamentação no que postulam Leite (2004), Chaves (1999) Abdala Jr. (2003), Chaves e Macedo (2006), Noa (2015), Augel (2007), entre outros, cujas obras apresentam estudos basilares acerca dessas literaturas e sua importância para a compreensão dos processos de formação e desenvolvimento literário dos países africanos de língua portuguesa.

 

O registro das memórias como instrumento de ação: literatura e resistência

Coordenadora:  Profa. Dra. Tatiane Silva Santos

Linha de Pesquisa do Programa: Estudos Literários

Ano de início: 2022

Pesquisadores: Profa. Dra. Tatiane Silva Santos (coordenadora), Profa. Dra. Shirlene Rohr de Souza (integrante), Tania Maria da Silva Maia (integrante)


Descrição do Projeto:

“O registro das memórias como instrumento de ação: literatura e resistência” parte da reflexão apontada por Lejeune (2008) de que o diário é um instrumento de ação, para apontar as potencialidades deste tipo de escrita. Buscamos, com esta pesquisa, responder as seguintes questões: como o texto memorialístico pode romper antigos tabus acerca de quem pode ser escritor em nossa sociedade? Qual a importância do diário para o escritor? Como ocorre o registro do processo de escrita frente aos acontecimentos do cotidiano relatado nestes tipos de texto? Para responder a estes e outros questionamentos levantados ao longo da investigação, partimos da produção da escritora brasileira Carolina Maria de Jesus (1914-1977) que mostra em seu diário a imagem de uma mulher com diferentes qualificativos: escritora, catadora, mãe, cantora, compositora, leitora, crítica e moradora da favela do Canindé, ao contrário do que a mídia e grande parte da crítica tentaram em muitos momentos mostrar: uma visão única que, na maioria das vezes, esconde os múltiplos talentos da autora. Partindo dos estudos de Lejeune (2008), Didier (2001), Mbembe (2018), Gonzalez (2020), Gomes e Pereira (2001), Perpétua (2014), analisaremos a escrita do texto memorialístico em nosso país e as questões raciais que permeiam as críticas e a divulgação deste gênero nossa sociedade.

Representações da Política na Literatura Brasileira Moderna e Contemporânea

Coordenador(a): Henrique Roriz Aarestrup Alves

 

Pesquisadores: Hélio Vieira Júnior - Integrante / Helenice Joviano Roque de Faria - Integrante / Daiane Lourenço de Andrade Pereira - Integrante / Cristine Louis Tomé - Integrante / Ana Clara Wohnrat Romeiro - Integrante / Bruna Vanda Weizenmann - Integrante / Ana Carolina Fazzio Soares - Integrante / Valter Zanin - Integrante / Rafaela Ketlyn Moreira Dahmer - Integrante / Dayane Floretino Ferreira de Moura - Integrante / rosana barbosa Moreira - Integrante.

 

Linha de Pesquisa: Estudos Literários

 

Ano de início: 2023

 

Descrição do Projeto:

Este trabalho pretende abordar sete obras literárias (O alienista, de Machado de Assis; Numa e a Ninfa, de Lima Barreto; O quinze, de Raquel de Queirós; O que é isso companheiro?, de Fernando Gabeira; Pedaços da fome, de Maria Carolina de Jesus; O crime do cais do Valongo, de Eliana Alves Cruz; Torto Arado, de Itamar Vieira Jr.) com o intuito de analisar como a política está nelas representadas, ou seja, como as relações sociais que configuram o que se pode conceituar como política aparecem nos textos literários escolhidos. Nessas relações podem-se constatar violência física e simbólica e relações de poder tanto em nível microfísico e interpessoal quanto em nível mais amplo em que instituições sociais entram também em cena, estabelecendo, assim, uma rede de relações que são, inclusive, responsáveis pelos modos de subjetivação que formam os sujeitos, de acordo com Michel Foucault (2003).

Vozes subalternas: as relações entre literatura, história, política e sociedade em narrativas afro-brasileiras e africanas de autoria feminina

Coordenador(a):  Prof. Dr. Jesuino Arvelino Pinto

Pesquisadores: Carlos Alexandre Manoel / Julianna Alves Bahia / Paulo Marchiori Corte / Tatiane Carvalho da Costa / Thiago Monteiro do Carmo

Linha de Pesquisa do Programa: Estudos Literários

 

Ano de início: 2021

 

Descrição do Projeto:

O propósito deste projeto de pesquisa é realizar um estudo analítico acerca das relações entre literatura, história, política e sociedade a partir de narrativas afro-brasileiras e africanas de autoria feminina. Os objetos de análise serão elencados a partir das proposições de pesquisas a serem desenvolvidas por graduandos e mestrandos. Ao desvendar a arquitetura das obras, enfatizaremos seus motivos temáticos centrais e os aspectos formais, em que o diálogo com a realidade e a presença de um herói coletivo confirmam o conflito social como base central, que conjugado com o tratamento poético da linguagem, resulta na composição estética. É possível estabelecer, ainda, relação da forma romanesca e a estrutura da sociedade em que ela se desenvolve; a estruturação dos textos selecionados para estudo gira em torno de um eixo social e desvela a trama das relações que subjugam o homem, expondo-o à dominação e à exploração perversas; além de situá-lo no centro das lutas desiguais de classes. O apoio teórico para a realização da pesquisa consistirá em teorias de extração sociológica, passando por uma visada diacrônica de estudos teóricos que estabelecem a relação do texto teórico com a História e a política, e, por conseguinte, as concepções de memória e identidade. Esperamos com este estudo contribuir para as reflexões sobre Literatura que aborda a formação identitária do povo e de uma nação.

 

Projetos Vigentes - Área de Literatura

 

Projetos Vigentes - Área de Linguística

 

Projetos Encerrados

 

EncerradosEditais Encerrados

 

Projetos Vigentes - Área de Literatura

 

Projetos Vigentes - Área de Linguística

 

Projetos Encerrados

 

EncerradosEditais Encerrados