Mato Grosso, Quarta-Feira, 24 de Abril de 2024     
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Pós-Graduação em Letras - Sinop

Projetos de Pesquisa (Mapa da página | Voltar)

A mão (in)visível da norma: as concepções de norma entre corretores de redação - Norma

Coordenadora: Profa. Dra. Vanessa Fabíola Silva de Faria

Pesquisadores: Ana Maria Macedo; Terezinha Della Justina; José Henrique Botelho Neves; Diana Matos da Silva; Aloma Daiany Saraiva Varela de Farias (SEDUC/RN); Lidemberg Rocha de Oliveira (Instituto de Formação Superior Profissional Presidente Kennedy/ RN).

Linha de Pesquisa: Estudos Linguísticos

Ano de início: 2023

Instituição Financiadora: UNEMAT

 

Descrição: Este projeto objetiva investigar como as concepções de norma linguística, subjacentes às tarefas de correção de redações no modelo ENEM, impactam as notas das demais competências da redação. Parte-se da hipótese de que, mesmo professores já experientes na área, ao lidar com redações muito mal escritas do ponto de vista da competência I (a que trata da norma escrita culta), avaliam as demais competências sob a mesma régua, ou seja, admite-se a possibilidade de uma influência da nota na competência I sob as demais, na perspectiva do corretor e não da grade de correções.

 

As narrativas de professores de língua portuguesa sobre os usos das tecnologias digitais de informação e comunicação no processo ensino e aprendizagem no contexto da Educação Básica mato-grossense

Coordenadora: Profa. Dra. Albina Pereira de Pinho

PesquisadoresEdenira Matos dos Reis (Mestranda PROFLETRAS)Edenira Matos dos Reis (Mestrando PPGLetras)Adriana Aparecida Carvalho Pereira (SEDUC/MT)Karina de Oliveira Lucio (SEDUC/MT)Mariana da Silva Tomadon (UNEMAT)Marília Spingolon (SEDUC/MT); Márcia Vacario (SEDUC/MT); Rosangela Peccinini Lazaretti (SEDUC/MT).

Linha de Pesquisa: Estudos Linguísticos.

Ano de início: 2023.

Instituição Financiadora: UNEMAT

Descrição: Este projeto de pesquisa vincula-se à Linguística Aplicada, cujo objetivo consiste em analisar, por meio de narrativas de professores de Língua Portuguesa (doravante LP), os usos educacionais das tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC) no processo ensino e aprendizagem da Educação Básica mato-grossense. O ensino de Língua Portuguesa aliado ao uso das TDIC caracteriza-se uma ação de elevada relevância no atual cenário movido pelas mudanças socioculturais contemporâneas. Essa assertiva nos mobiliza a refletir que as aceleradas transformações geradas pela globalização e pelas políticas públicas impulsionaram inúmeros desafios nas práticas de ensino, na atuação dos docentes de Língua Portuguesa e, por consequência, nos processos de aprendizagem dos estudantes. Diante desse cenário, este estudo indaga: Como os usos educativos das TDIC no processo ensino e aprendizagem de Língua Portuguesa da Educação Básica, no contexto mato-grossense, emergem nas narrativas docentes? Trata-se de uma pesquisa narrativa de abordagem qualitativa, instrumentada com narrativas escritas e entrevistas narrativas com docentes de LP da Educação Básica do contexto mato-grossense. Espera-se que o resultado da pesquisa aponte novas perspectivas de usos educativos das TDIC no ensino e aprendizagem de LP em atenção às necessidades dos estudantes e também à melhoria qualitativa da educação linguística ofertada nas escolas contemporâneas.

Competências e habilidades do professor de língua inglesa para o uso das tecnologias digitais nas práticas docentes

Sigla do Projeto: CHPLI

Coordenador(a): Profa. Dra. Juliana Freitag Schweikart 

Equipe: Profa. Dra. Olandina Della Justina; Profa. Dra. Leandra Ines Seganfredo Santos, Profa. Dra. Ana Carolina de Laurentiis Brandão

Linha de Pesquisa do Programa: Estudos Linguísticos

Ano de início: 2022

Instituição Financiadora: UNEMAT – Universidade do Estado de Mato Grosso

 

Descrição do Projeto:

O projeto tem como objetivo investigar a compreensão que professores de língua inglesa têm de suas habilidades e competências para o ensino do inglês e para o uso das tecnologias digitais nos processos pedagógicos. Parte-se da concepção de habilidade e competência apresentados nos documentos oficiais que orientam a educação básica, como a (BNCC), e a formação inicial de professores (BNC) e, para além destes uma ampliação do embasamento teórico com vistas à compreensão dos contextos sociais, históricos e culturais em que estes profissionais estão inseridos. O foco nas habilidades e competências do professor de inglês, baseadas nos documentos oficiais que orientam a educação, se faz necessário para compreender os aspectos que norteiam seu fazer docente, principalmente diagnosticar os reflexos da pandemia nas ações docentes. É possível que novas necessidades de formação tenham emergido do desafio de ministrar aulas em modalidade remota, dessa forma é basilar um diagnóstico desse panorama com o intuito de promover ações que aprimorem a formação inicial e contínua. Os procedimentos metodológicos deste estudo estão ancorados na pesquisa qualitativa com base etnográfica.

Destacabilidade e enunciação aforizante na mídia contemporânea brasileira: alguns efeitos possíveis

 

Coordenadora: Profa. Dra. Marilena Inácio de Souza

Linha de Pesquisa: Estudos Linguísticos

Ano de início: 2022

Instituição Financiadora: UNEMAT

 

Descrição: Não é de hoje que convivemos com a disseminação discursiva de “pequenas frases”. Desde os tempos imemoriais, “frases” foram separadas de seus contextos e/ou co-textos originais e dadas a circular isoladamente, como se fossem enunciados acima e fora dos textos comuns.  Na nossa sociedade, o fenômeno sempre ocorreu, mas talvez se tenha intensificado no mundo contemporâneo. A mídia é, provavelmente, o seu principal veículo e, por conseguinte, o gestor mais eficiente: manchetes, “olhos”, frases da semana, títulos e intertítulos de artigos e de reportagens etc. Ancorados na Análise de Discurso de orientação francesa, em especial, nos recentes trabalhos de Dominique MAINGUENEAU (2006; 2007; 2010; 2011; 2014), buscaremos, por um lado, descrever e analisar o funcionamento linguístico-discursivo de um conjunto de “pequenas frases”, cujas mobilizações discursivas vem ultrapassando não só as fronteiras do discurso de origem, mas também as fronteiras do tempo e do espaço. Por outro, evidenciar o trabalho de direcionamento de sentidos do sujeito enunciador/mídia que, ao trazer enunciados destacados, de um fundo textual, como destaques enunciativos de um grande número de acontecimentos históricos, redireciona os sentidos daquilo que enuncia, sem, no entanto, evidenciar esse direcionamento. Não se trata de examinar em que medida o sentido “original” desses enunciados teria sido reafirmado e/ou alterado, mas de observar o incessante trabalho de recontextualização, em função dos interesses dos sujeitos enunciadores que os convocam em seus discursos. Isso explica o fato de não podermos cercear, tampouco delimitar os sentidos inscritos nas “pequenas frases”, muitas de suas manifestações resultam de injunções históricas e inconscientes, das quais, às vezes, só após algum tempo de sua “acontecimentalização” discursiva conseguimos fazer uma interpretação pertinente.

 

Edição e estudo de textos literários e não literários em língua portuguesa

Coordenador: Prof. Dr. Manoel Mourivaldo Santiago Almeida   

 

Pesquisadores: Manoel Mourivaldo Santiago Almeida e colegas doutras Instituições 

 

Linha de Pesquisa: Estudos Linguísticos e Estudos Literários

 

Ano de início: 2015

 

Instituição Financiadora: CNPQ e FAPESP

 

Descrição:Este projeto, guiado pela base teórico-metodológica proposta para Filologia ou Crítica Textual, tem como objetivos (i) realizar edição crítica e estabelecimento ou fixação de obras literárias de língua portuguesa do período arcaico ao século XXI e (ii) desenvolver trabalhos de reprodução e estudo linguístico-filológico de manuscritos e impressos portugueses (documentos públicos e particulares não literários), datados de diferentes etapas da história da língua. Atualmente, este projeto dialoga com mais três também em andamento na USP - instituição de origem do pesquisador - na Fundação Biblioteca Nacional-RJ e na Universidade de Santiago de Compostela (USC). São eles: Projeto de História do Português Paulista (USP), Arqueologia do Livro Na Biblioteca Nacional (FBN) e Tesouro do Léxico Patrimonial Galego e Português (USC).

Estudo sobre a formação de professores para a educação inclusiva na América do Sul: estágio atual e desafios futuros

Coordenador: Prof. Dr. Lucio José Dutra Lord

Pesquisadores: Albina Pereira de Pinho Silva, Marion Machado Cunha, Neusa Inês Philippsen, Priscilla Caroline Grandi Lopes, Berenice Maria Dalla Costa da Silva, Rosivane Sousa Pereira, Rebeca Ferreira Carvalho, Maiby Gisele Wagner, Andressa Bessa Machado Lima, Everton Ricardo Nascimento, Elisângela Hoffmann, Rita de Cássia da Silva Oliveira, Cynthia Moraes Aristimunho.

Linha de Pesquisa: Estudos Linguísticos

Ano de início: 2021

Descrição: O estudo utiliza a metodologia da revisão sistemática da literatura, e visa identificar o estágio atual e os principais desafios das políticas de formação de professores na perspectiva da educação inclusiva na América do Sul.

Estudos terminológicos e linguístico-culturais de anglicismos em uso na linguagem dos esportes, comércio, mídia e redes sociais

Sigla do Projeto: ESTERLINC

Coordenador(a): Profa. Dra. Olandina Della Justina

Linha de Pesquisa do Programa: Estudos Linguísticos

Ano de início: 2022

Instituição Financiadora: UNEMAT – Universidade do Estado de Mato Grosso

 

Descrição do Projeto:

O projeto de pesquisa será conduzido por meio de uma perspectiva interdisciplinar que congrega pesquisadores de Língua Inglesa, Língua Portuguesa, Linguística Aplicada, Educação Física e Sociologia do Esporte para estudar as concepções de usuários do Português do Brasil (PB) e as características de palavras e expressões oriundas da língua inglesa. Tais termos compõem o acervo linguístico de contextos diversos, incluindo os esportivos, comerciais, midiáticos e de redes social em que a linguagem assume características particulares. Tem como propósito descobrir as concepções dos usuários, sentidos e formatos que  as palavras com origem em língua inglesa assumem ao serem usados por falantes do PB. O apoio teórico considerará os escritos sobre as áreas em questão e atenta para a compreensão linguístico-cultural de uso dos termos que servirão também à composição de publicações no campo dos estudos terminológicos.

Formação docente e ensino e aprendizagem de línguas adicionais em contexto amazônico: fenômenos favoráveis e adversos (Fase II)

Coordenadora: Profa. Dra. Leandra Ines Seganfredo Santos

 

Pesquisadores: Olandina Della Justina; Juliana Freitag Schweikart; Joelinton Fernando de Freitas

 

Linha de Pesquisa: Estudos Linguísticos

Ano de início: 2022

Instituição Financiadora: UNEMAT

 

Descrição: O presente projeto de pesquisa tem como foco problematizar a formação linguística, a formação docente e o processo ensino e aprendizagem de línguas adicionais em contexto amazônico. Almeja, ainda, promover discussões colaborativas acerca de fenômenos favoráveis e adversos que envolvem tal processo. Os procedimentos metodológicos deste estudo baseiam-se na pesquisa qualitativa, configurando-se em uma pesquisa de campo, bem como uma pesquisa de natureza aplicada, que objetiva gerar conhecimentos práticos, dirigidos à solução de problemas específicos.

 

Frases sem textos” e aforizações na mídia contemporânea brasileira: percursos discursivosmídia contemporânea brasileira: alguns efeitos possíveis - DEAMCB

Coordenador(a): Marilena Inácio de Souza

 

Pesquisadores:

 

Linha de Pesquisa do Programa: Estudos Linguísticos

 

Ano de início: 2022

 

Instituição Financiadora: UNEMAT – Universidade do Estado de Mato Grosso

 

Descrição do Projeto: Não é de hoje que convivemos com a disseminação discursiva de “pequenas frases”. Desde os tempos imemoriais, “frases” foram separadas de seus contextos e/ou co-textos originais e dadas a circular isoladamente, como se fossem enunciados acima e fora dos textos comuns.  Na nossa sociedade, o fenômeno sempre ocorreu, mas talvez se tenha intensificado no mundo contemporâneo. A mídia é, provavelmente, o seu principal veículo e, por conseguinte, o gestor mais eficiente: manchetes, “olhos”, frases da semana, títulos e intertítulos de artigos e de reportagens etc. Ancorados na Análise de Discurso de orientação francesa, em especial, nos recentes trabalhos de Dominique MAINGUENEAU (2006; 2007; 2010; 2011; 2014), buscaremos, por um lado, descrever e analisar o funcionamento linguístico-discursivo de um conjunto de “pequenas frases”, cujas mobilizações discursivas vem ultrapassando não só as fronteiras do discurso de origem, mas também as fronteiras do tempo e do espaço. Por outro, evidenciar o trabalho de direcionamento de sentidos do sujeito enunciador/mídia que, ao trazer enunciados destacados, de um fundo textual, como destaques enunciativos de um grande número de acontecimentos históricos, redireciona os sentidos daquilo que enuncia, sem, no entanto, evidenciar esse direcionamento. Não se trata de examinar em que medida o sentido “original” desses enunciados teria sido reafirmado e/ou alterado, mas de observar o incessante trabalho de recontextualização, em função dos interesses dos sujeitos enunciadores que os convocam em seus discursos. Isso explica o fato de não podermos cercear, tampouco delimitar os sentidos inscritos nas “pequenas frases”, muitas de suas manifestações resultam de injunções históricas e inconscientes, das quais, às vezes, só após algum tempo de sua “acontecimentalização” discursiva conseguimos fazer uma interpretação pertinente.

 

Língua Inglesa para crianças interface à formação de professores: ensino, aprendizagem e experiências formativas

Sigla do Projeto: LICFOR

Coordenadora: Profa. Dra. Olandina Della Justina   

Pesquisadores: Profa. Dra. Juliana Freitag Schweikart, Profa. Dra. Leandra Ines Seganfredo Santos

Linha de Pesquisa: Estudos Linguísticos

Ano de início: 2022

Instituição Financiadora: UNEMAT

 

Descrição:

Este projeto de pesquisa, desenvolvido sob a perspectiva da Linguística Aplicada, entrelaça-se com ações extensionistas e é organizado por meio de dois eixos investigativos:1) Formação de professores (inicial e contínua) que poderão atuar futuramente ou que já atuam no ensino de língua inglesa para crianças (LIC) em anos iniciais de escolarização e no ensino fundamental; 2) A criança como aprendiz de língua inglesa constitui o foco do eixo que estuda o ensino-aprendizagem vivenciado pelas crianças. A abordagem teórico-metodológica da pesquisa é qualitativa e se relaciona  com a pesquisa de base etnográfica e pesquisa-ação. A análise de dados será realizada pelo viés do interpretativismo. As questões de pesquisa que nortearão os estudos e as descobertas, de forma ampla são: 1)    Quais as concepções de professores sobre o ensino-aprendizagem de LIC e enfrentamentos vivenciados por esses profissionais? 2)    Como se caracteriza a formação continua de professores de LIC associadas a ações extensionistas? Como se caracteriza o ensino-aprendizagem de LIC?.

Narrativas visuais na pesquisa e no ensino-aprendizagem: explorando desafios e potencialidades

Coordenadora: Profa. Dra. Ana Carolina de Laurentiis Brandão

PesquisadoresLetícia Adrielly da Silva (Mestranda PPGL-Cáceres)Ana Paula Alves Souza (Mestranda PPGLetras)Flavio Penteado de Souza (Mestrando PPGLetras)Vanessa Aparecida de Oliveira (TJMT).

Linha de Pesquisa: Estudos Linguísticos.

Ano de início: 2023.

Instituição Financiadora: UNEMAT

 

Descrição: Este projeto tem como objetivos: (1) discutir o valor e a potencialidade de métodos visuais em pesquisas narrativas desenvolvidas dentro do escopo da Linguística Aplicada (LA) e em iniciativas de formação de professores/pesquisadores; e (2) explorar questões práticas que permeiam o fazer pesquisa narrativa visual em LA e a utilização de métodos visuais em intervenções didático-pedagógicas. Em linhas gerais, a pesquisa narrativa é concebida como qualquer abordagem metodológica que se vale do uso de histórias de vida/narrativas de experiência. Essas narrativas podem ser orais (produzidas em uma entrevista gravada, por exemplo), escritas (produzidas em diários reflexivos escritos, por exemplo) e visuais (produzidas em desenhos, por exemplo). Há um crescente interesse em métodos visuais na LA como forma de melhor entender as experiências de participantes de pesquisa. Valemo-nos de nossas próprias experiências de uso métodos visuais, tais como o desenho e a linha do tempo, em estudos narrativos envolvendo aspectos relacionados a processos de ensino-aprendizagem de línguas. Trata-se, portanto, de uma pesquisa narrativa sobre o fazer pesquisa narrativa visual. Esperamos ilustrar o valor (formativo, empírico e analítico) de métodos visuais em pesquisas narrativas, bem como suas potencialidades e desafios metodológicos.

 

Nos confins do Brasil, o que resta da língua de imigração alemã entre os descendentes de alemães em Mato Grosso

Coordenadora: Profa. Dra. Neusa Inês Philippsen

Pesquisadores:  Lenita Maria Körbes Zonin, Leandra Inês Seganfredo-Santos, Joachim Steffen.

Linha de Pesquisa: Estudos Linguísticos

Ano de início: 2021

Descrição do projeto: Este projeto de pesquisa pretende, a partir dos pressupostos teórico-metodológicos da Dialetologia Pluridimensional, verificar como se encontra o falar da língua de imigração alemã no Norte de Mato Grosso, mais especificamente na cidade de Sinop, espaço geográfico que integra a Amazônia Legal e que, desde a década de 1970, passou a receber (i)migrantes falantes descendentes de alemães, que migraram, em sua maioria dos estados do Sul do Brasil. Cabe ressaltar que, neste espaço geográfico, a língua alemã passou a concorrer mais intensamente com o português, dessa forma, este estudo tenciona mostrar se há permanência ou não da língua por aqui e como se encontra a competência linguística dos falantes bilíngues e/ou monolíngues de duas faixas etárias, de 18 a 30 anos, e acima de 50 anos. Além disso, pretende-se relacionar as atitudes linguísticas para verificar semelhanças e diferenças em suas percepções, convicções e valores dados à sua respectiva língua minoritária. Para tanto, serão observadas falas espontâneas e aplicado questionário lexical adaptado à situação linguística local.

Questões Urbanas em Linguagens - QUeL

Coordenadora: Cristinne Leus Tomé

Pesquisadores:

Luciane Lucyk – Membro

Simone de Sousa Naedzold – Membro

Débora Pereira Lucas Costa - Membro

Milton Mauad de Carvalho Camera Filho – Colaborador

Maria José Basso Marques - Colaboradora

Regina Uemoto Maciel Martins – Colaboradora

Vanuza Cristina Gomes – Colaboradora

Patrícia Cintra Vasconcelos Rossini – Colaboradora

Bianca Silvino Magalhães – Colaboradora

Flávio Silveira da Costa – Colaborador

Maicon Marcelo Dahmer – Colaborador

Luana Mariá de Souza - Colaboradora

Linha de Pesquisa do Programa: Estudos Linguísticos

Ano de início: 2020

Instituição Financiadora: UNEMAT

Descrição do Projeto:

Este projeto de pesquisa tem como proposta investigar questões urbanas a partir de suas práticas discursivas na proposta teórica da Análise Discursiva com os teóricos Michel Pêcheux e Eni Orlandi considerando também suas discussões/debates com outros teóricos da linguística. Os temas de investigação serão o discurso político, ambiental, educacional, digital, econômico, midiático, religioso e feminino por professores, alunos da graduação e pós-graduação a partir de documentos (cartas, jornais, fotográficas, revistas, etc.), entrevistas em plataformas digitais, leis, contato com instituições, centros e escolas. O campo de estudos terá a delimitação geográfica o norte do Mato Grosso principalmente na atualidade, mas não esquecendo o processo colonizatório como condições de produções para que os discursos de hoje tivessem esses efeitos interpretativos. Todo o semestre a professora coordenadora e membros ofertam cursos teóricos introdutórios e avançados sobre Análise de Discurso para os membros do projeto e comunidade em geral.

Vocabulário do português falado pelos quilombolas Gurutubanos: um estudo funcional do léxico

Sigla do Projeto: VPFQG

Coordenador(a): Profa. Dra. Maria do Socorro Vieira Coelho 

Linha de Pesquisa do Programa: Estudos Linguísticos

Ano de início: 2022

Instituição Financiadora: UNIMONTES – Universidade Estadual de Montes Claros

 

Descrição do Projeto:

O propósito, neste projeto, é estudar o vocabulário do português falado cotidianamente pelos quilombolas gurutubanos/Minas Gerais. Propõe-se realizar uma análise funcional do léxico do português brasileiro contemporâneo usado por esse povo e para tanto, a pesquisa será fundamenta nos pressupostos teóricos e metodológicos do léxico. Quanto aos procedimentos, a metodologia contará com as pesquisas bibliográfica e documental, e quanto à abordagem, com a qualitativa, esta última por seu caráter subjetivo. Discutidas as estreitas relações entre o léxico do português falado pelos gurutubanos e seu universo natural, sócio-histórico e cultural e seguindo a perspectiva organizadas em redes semânticas e de campos léxicos; cada lexia apresentará o conceito, abonação e sua possível etimologia. Pretende-se, também, analisar tais lexias considerando as relações de sentido que as entrelaçam, a hiponímia, a sinonímia, a polissemia, a homonímia e a antonímia. Com o intuito de sistematizar e facilitar a consulta do vocabulário estudado, procedera-se à elaboração e apresentação de um índice remissivo das lexias estudadas.

Vozes encruzilhadas: processos identitários de jovens umbandistas no terreiro e na escola

Coordenadora: Profa. Dra. Geiza Gimenes Saraiva - Bolsita Pós-doc (Capes - Programa de Desenvolvimento da Pós-Graduação (PDPG) Pós-Doutorado Estratégico)

Pesquisadores: Prof. Dr. Lucio José Dutra Lord - Supervisor (UNEMAT) e Prof. Dr. Jesuino Arvelino Pinto - Membro (UNEMAT).

Linha de pesquisa: Estudos Linguísticos

Ano de início: 2023.

Instituição Financiadora: Capes - Programa de Desenvolvimento da Pós-Graduação (PDPG) Pós-Doutorado Estratégico

Descrição:

O projeto de pesquisa busca compreender a articulação da identidade de jovens umbandistas na região da Amazônia norte mato-grossense, considerando a interseção de saberes e discursos que ocorre tanto no terreiro quanto na escola. A Umbanda, uma religião de matriz africana presente no Brasil, enfrenta históricos problemas de racismo e preconceito, que muitas vezes resultam no silenciamento das vozes negras que a praticam. Este estudo propõe uma abordagem etnográfica para coletar narrativas e observar diretamente os jovens umbandistas, analisando como suas identidades são orientadas e negociadas nesses dois contextos. A pesquisa se baseia em teorias discursivas e estudos culturais, reconhecendo que os significados culturais desempenham um papel crucial na construção da identidade. A prática religiosa da Umbanda, que envolve símbolos e rituais, é vista como um componente fundamental na orientação da identidade desses jovens, que se conecta tanto ao espaço territorial quanto à ancestralidade. A pesquisa também se concentra em analisar como o sagrado e a religião se manifestam nos discursos dos jovens umbandistas e como isso afeta suas identidades. A metodologia inclui entrevistas semiestruturadas e observações diretas, seguindo princípios éticos. Os resultados da pesquisa serão analisados com base em procedimentos teórico-analíticos dos estudos discursivos. Este projeto é financiado pela Capes - Programa de Desenvolvimento da Pós-Graduação (PDPG) Pós-Doutorado Estratégico, Edital n 16/2022, vinculado à Universidade do Estado de Mato Grosso, no Programa de Pós-Graduação em Letras, Campus de Sinop.

 

Projetos Vigentes - Área de Literatura

 

Projetos Vigentes - Área de Linguística

 

Projetos Encerrados

 

EncerradosEditais Encerrados

 

Projetos Vigentes - Área de Literatura

 

Projetos Vigentes - Área de Linguística

 

Projetos Encerrados

 

EncerradosEditais Encerrados