Mato Grosso, Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024     
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Pós-Graduação em Letras - Sinop

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A tecnologia de informação e comunicação no processo de formação inicial de professores de línguas: ressignificações de práticas

Coordenadora: Profa. Dra. Juliana Freitag Schweikart

 

Pesquisadores: Olandina Della Justina (UNEMAT); Leandra Ines Seganfredo Santos (UNEMAT); Rui Ogawa (UNEMAT); José Maria Tanganelli Junior (UNIC); Genivaldo Rodrigues Sobrinho (UNEMAT); Ruberval Franco Maciel (UEMS); Albina Pereira de Pinho Silva (UNEMAT); Claudia Hilsdorf Rocha (UNICAMP); Ulisses Tadeu Vaz de Oliveira (UFMS).

 

Linha de Pesquisa: Estudos Linguísticos

 

Ano de início: 2017

 

Instituição Financiadora: FAPEMAT

 

Descrição: Ao atentar para uma formação de professores que prime acompanhar o desenvolvimento da sociedade e sua cultura somada ao advento da era digital e de globalização, faz-se necessário um olhar crítico em direção aos cursos de licenciaturas em Letras, visando uma preparação para os desafios de planejar, refletir, agir e mudar, com a intenção de proporcionar aos alunos a possibilidade de ampliar conhecimentos e ter igualdade de oportunidades para interagir na sociedade contemporânea por meio do uso de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC). Para tanto, neste projeto buscamos investigar o uso de TIC na formação inicial de professores de línguas, bem como o uso que esse futuro profissional faz das tecnologias digitais, e ainda, a partir destas investigações, proporcionar intervenção e/ou extensão, no sentido de inserir e/ou ampliar seu envolvimento e percepção de uma sociedade digital e globalizada, campo futuro de seu trabalho quando profissional formado. Com relação aos recursos teórico-metodológicos e estruturais a serem explorados serão abarcados vieses da teoria sociocultural, da reflexão crítica e dos multiletramentos. É uma pesquisa etnográfica e interventiva com vistas a contribuir de forma teórico-metodológica na ressignificação de ações e produção de materiais e propostas ligadas ao uso das novas tecnologias para a aprendizagem.

Acervo de Ricardo Ramos: disponibilização e organização de 1975 - 1980

Sigla do Projeto: ARR

Coordenador(a):  Aroldo José Abreu Pinto

Pesquisadores: Claudia Coelho / Shirlene Rohr de Souza / Benjamin Rodrigues Ferreira Filho / Iolanda Cristina do Nascimento Garcia / Liliane Lenz dos Santos / Ediliane Gonçalves / Silvio Takeshi Tamura / Ewerton Rezer Gindri / Elaine Xavier Lima Babinski / Josiane Santiago de Lima.

 

Linha de Pesquisa do Programa: Estudos Literários – Leitura, Literatura e Ensino

 

Ano de início: 01/10/2019 a 02/10/2021

 

Instituição Financiadora: CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.

 

Descrição do Projeto:

Nesta penúltima etapa do projeto, a quarta das cinco previstas em função do volume de trabalho, visa dar continuidade à organização e disponibilização do acervo do jornalista, publicitário e escritor Ricardo Ramos e realizar um estudo crítico-descritivo de seu único romance, Memória de setembro. Nas três etapas anteriores, com apoio do CNPq, foram realizados estudos sobre seus contos e uma novela e organizado parcialmente seu acervo. O intuito agora é dar continuidade a esse trabalho de organização e análise, mas atentando também para uma interface entre literatura e ensino, uma vez que uma das obras do escritor voltada ao público jovem (Desculpe a nossa falha) tem sido indicada em programas de incentivo à leitura em nível nacional e o proponente desse projeto passou a atuar também na linha de Pesquisa ?Leitura, Literatura e Ensino? com várias orientações em nível de Graduação, Mestrado e Doutorado. Vale ressaltar que a divisão do trabalho por etapas se faz necessário devido a quantidade de documentos existentes atualmente no acervo que se encontra à disposição do proponente deste projeto.

Centro de Educação e Tecnologia Assistiva

Coordenadora: Profa. Dra. Sandra Luzia Wrobel Straub

 

Pesquisadores: Sandra Luzia Wrobel Straub, Tânia Pitombo de Oliveira, ElisangelaBrugnera, Clelia M. Malaquias, Maria Angélica Dornelles, Rosa Carolina da Silva de Gouveia, Edneuza Alves Trugillo, José de Souza Neto,  Priscila Aparecida Moraes Henkemaier Xavier e José Luiz Straub

 

Linha de Pesquisa: Estudos Linguísticos

 

Ano de início: 2014

 

Instituição Financiadora: Fundação André e Lúcia Maggi

 

Descrição:Este projeto, com base teórica em análise do discurso, tem como objetivo geral implementar e possibilitar o uso de Tecnologias Assistivas aos educandos da educação básica e superior, bem como, possibilitar a melhoraria da qualidade de vida e de ensino do aluno com necessidade educacional especial no acesso à educação básica e ao ensino superior. Ao discutir as tecnologias no processo educacional dialoga, na relação com a tecnologia assistiva, com o projeto “Educação e as tecnologias assistivas para deficientes visuais e auditivos na educação básica e superior (EDUTA)”; na relação com as tecnologias nos processo do ensino médio e superior, dialoga com os seguintes projetos: “Tecer de uma discursividade na região norte Mato-grossense da amazônia legal: contextos e possibilidades de desenvolvimento frente a sustentabilidade”, “Multiletramentos e Tecnologias: formação e prática docente” e “O uso de estratégias de aprendizagem em diferentes ambientes virtuais de aprendizagem (AVAs) e sua relação com o papel do professor/tutor (UNEMAT/UEL)”.

Discursos sobre a diferença: um estudo na Amazônia Mato-grossense - DSD

Coordenador(a): Lucio Jose Dutra Lord

 

Pesquisadores: Dayane Cibelle Vargas

Jordiel Pereira da Silva

Beatriz D. Ortolani

Priscilla C. Grandi Lopes

 

Linha de Pesquisa do Programa: Estudos Linguísticos

 

Ano de início: 2020

 

Instituição Financiadora: Universidade do Estado do Mato Grosso

 

Descrição do Projeto: O projeto investiga os discursos produzidos e difundidos sobre a diferença sócio-individual na região norte do Estado do Mato Grosso, área de Amazônia legal, e tem como objetivo compreender como esses operam nas relações de exclusão. Tomado como parte de um processo de exercício do poder, o discurso dominante é analisado na sua relação com o cultural, o econômico e com a cidadania. A metodologia da pesquisa se pauta na Análise do Discurso de linha francesa, em especial nas construções teórico-metodológicas de Michel Pecheux e Michel Foucault. Assim, os discursos objetos do estudo são aqueles produzidos e colocados por grupos sociais e atores dominantes, bem como pela atuação das instituições, sejam privadas ou públicas, e que impliquem em formas de exclusão, silenciamentos ou opressão sobre os chamados "diferentes" - minorias sociais, excluídos, marginalizados ou estigmatizados.

 

Diversidade cultural na Literatura Infantil e juvenil: letramento literário em Mato Grosso

Coordenadora: Profa. Dra. Rosana Rodrigues da Silva

 

Pesquisadores: Rosana Rodrigues da Silva e Marta Helena Cocco

 

Linha de Pesquisa: Estudos Literários

 

Ano de início: 2014

 

Instituição Financiadora: UNEMAT

 

Descrição:Este estudo dá continuidade à pesquisa sobre a literatura produzida em Mato Grosso iniciada em 2009 na UNEMAT – campus de Sinop, em que se buscou identificar e analisar na literatura contemporânea as questões identitárias que caracterizam essa produção.  Neste projeto, o foco permanece na produção do Estado, mas se volta às obras destinadas às crianças e jovens, com o objetivo de estudar criticamente os elementos da diversidade de culturas na literatura da região (em contos, lendas, romances e poesias) e sua relação com o processo de formação do jovem leitor.  Tendo como base teórica metodológica os estudos acerca do letramento literário e do trabalho com a identidade, imaginário e memória das culturas ameríndia e mato-grossense na criação literária. Este projeto dialoga com outros projetos, desenvolvidos no campus de Sinop: Transculturação e poéticas contemporâneas: traços identitários da cultura de Mato Grosso e com o projeto Multiletramentos e tecnologia: formação e a prática docente (MULTFOR).

Diversidade e variação linguística em Mato Grosso

Coordenadora: Profa. Dra. Neusa Inês Philippsen 

 

Pesquisadores: Neusa Inês Philippsen, Manoel Mourivaldo Santiago Almeida, José Leonildo Lima, Olandina Della Justina, Juliana Schweikart, Terezinha Della Justina, Selmo Ribeiro Figueiredo Júnior, Grasiela Veloso dos Santos, Antônio Tadeu de Azevedo, Fernando Hélio Tavares de Barros

 

Linha de Pesquisa: Estudos Linguísticos

 

Ano de início: 2014

 

Instituição Financiadora: FAPEMAT

 

Descrição:Este projeto, que se fundamenta nos princípios da Geolinguística contemporânea e da Sociolinguística Variacionista, dá continuidade às atividades de investigação desenvolvidas nas mesmas linhas de pesquisa na UFMT e USP, desde 2010. Dentre os principais objetivos destacam-se refletir sobre a língua portuguesa e línguas minoritárias faladas em Mato Grosso e sintetizar resultados de pesquisa geo-sociolinguísticas em áreas geográficas mato-grossenses distintas, assim como em temáticas também distintas Para tanto, busca observar o comportamento linguístico regional e compor um banco de dados on-line, com ênfase em contatos de variedades, línguas minoritárias, crenças, atitudes linguísticas, incorporação de anglicismos e história do português em contexto de migração, especialmente de sulistas. O presente projeto, atualmente, mantém estreita relação de diálogo com o projeto Para a História do Português Brasileiro-Mato Grosso-PHPB-MT em andamento na UFMT.

As relações entre Literatura, História, Política e Sociedade em Narrativas Lusófonas produzidas em Angola, Brasil e Moçambique

Sigla do Projeto: RLHPS

Coordenador: Jesuino Arvelino Pinto

Pesquisadores: N/D

Linha de Pesquisa: Estudos Literários

Ano de início: 2019

Descrição:

O propósito deste projeto de pesquisa é realizar um estudo analítico acerca das relações entre literatura, História, política e sociedade a partir de romances das literaturas lusófonas; no âmbito deste projeto, delimitamos o tema nas produções angolana (Pepetela), brasileira (Milton Hatoum) e moçambicana (Mia Couto), privilegiando a contemporaneidade de suas obras. Ao desvendar a arquitetura das obras, enfatizaremos seus motivos temáticos centrais e os aspectos formais, em que o diálogo com a realidade e a presença de um herói coletivo confirmam o conflito social como base central, que conjugado com o tratamento poético da linguagem, resulta na composição estética. É possível estabelecer, ainda, relação da forma romanesca e a estrutura da sociedade em que ela se desenvolve; a estruturação dos textos selecionados para estudo gira em torno de um eixo social e desvela a trama das relações que subjugam o homem, expondo-o à dominação e à exploração perversas; além de situá-lo no centro das lutas desiguais de classes. O apoio teórico para a realização da pesquisa consistirá em teorias de extração sociológica, passando por uma visada diacrônica de estudos teóricos que estabelecem a relação do texto teórico com a História e a política, e, por conseguinte, as concepções de memória e identidade. Esperamos com este estudo contribuir para as reflexões sobre Literatura que aborda a formação do povo e de uma nação.

Educação e as tecnologias assistivas para deficientes visuais e auditivos na educação básica e superior

Coordenadora: Profa. Dra. Sandra Luzia Wrobel Straub

 

Pesquisadores: Sandra Luzia Wrobel Straub, Tânia Pitombo de Oliveira, ElisangelaBrugnera, Clelia M. Malaquias, Maria Angélica Dornelles, Rosa Carolina da Silva de Gouveia eEdneuza Alves Trugillo

 

Linha de Pesquisa: Estudos Linguísticos

 

Ano de início: 2014

 

Instituição Financiadora: FAPEMAT

 

Descrição:Este Projeto, com base teórica na análise de discurso materialista francesa, com tem como objeto as tecnologias assistivas e os deficientes visuais e auditivos do ensino médio da educação básica e da educação superior do município de Sinop/MT. Como se propões a discutir as tecnologias no processo educacional estabelece uma relação com outros projetos que discutem as tecnologias no processo educacional, tais como: “Centro de Educação e Tecnologia Assitiva – CETA”, “Tecer de uma discursividade na região norte Mato-grossense da amazônia legal: contextos e possibilidades de desenvolvimento frente a sustentabilidade”, “Multiletramentos e Tecnologias: formação e prática docente” e o “O uso de estratégias de aprendizagem em diferentes ambientes virtuais de aprendizagem (AVAs) e sua relação com o papel do professor/tutor”, este último em parceria UNEMAT/UEL. A presente proposta dá continuidade e densidade às atividades do Grupo de pesquisa Educação Científico-Tecnológica e Cidadania, certificado pelo CNPq desde 2002, que se apresenta interdepartamental, multidisciplinar e interinstitucional.

Literatura e Cinema: imagens da floresta amazônica

Coordenador: Prof. Dr. Henrique Roriz Aarestrup Alves  

 

Pesquisadores: Henrique Roriz Aarestrup Alves, Adriana Lins Precioso, Luzia Oliva dos Santos e Rosana Rodrigues da Silva

 

Linha de Pesquisa: Estudos Literários

 

Ano de início: 2015

 

Instituição Financiadora: UNEMAT

 

Descrição:Este projeto, baseado na orientação teórico-metodológica proposta pela teoria da literatura, dá continuidade às investigações iniciadas em 2009, quando tem início o projeto de pesquisa intitulado Intelectuais e minorias na poesia de D. Pedro Casaldáliga, em que se estudou, na poesia, os elementos da cultura local mato-grossense em relação com os contextos universais da civilização brasileira, em que resultaram publicações e orientações em nível de graduação e pós-graduação. Nesse mesmo sentido, o projeto Literatura e Cinema: imagens da floresta amazônica objetiva estudar as representações da floresta amazônica na Literatura Latino-americana e no Cinema, investigando, assim, os modos de imaginar a selva e seus significados, bem como seus habitantes, as visões externas, do estrangeiro, do colonizador ou do amante platônico da floresta. Conhecer a Amazônia a partir de obras literárias e cinematográficas pressupõe, principalmente, compreender os modos como a cultura concebe e imagina a floresta, estabelecendo, também, uma relação entre o local e o universal que envolve, direta e indiretamente, questões identitárias, interculturais, geográficas, políticas e econômicas. Nesse processo, a região de Mato Grosso entra em conexão com questões mais amplas de âmbito nacional e internacional, já que a floresta amazônica envolve o Brasil e países vizinhos.

Estudos Terminológicos e Linguístico-Culturais de Anglicismos nos Esportes (ESTERLINC)

Coordenador(a): Olandina Della Justina

Pesquisadores: Olandina Della Justina  - Coordenadora
João Batista Lopes da Silva – Pesquisador e Executor Interno
Terezinha Della Justina - Pesquisadora e Executora Interna
Marieta Prata de Lima Dias - Pesquisadora e Executora Externa
Juliana Freitag Schweikart - Pesquisadora e Executora Interna
Claudemir Gomes da Cruz - Pesquisadora e Executora Externa
José Tarcísio Grunennvaldt - Pesquisadora e Executora Externa
Neusa Inês Philippsen  - Pesquisadora e Executora Interna
Grasiela Veloso dos Santos Heidmann - Pesquisadora e Executora Externa
José Luiz Straub - Pesquisador e Executor Interno
Graci Leite Moraes da Luz - Pesquisadora e Executora Interna
Elen Rose da Silva Zavitoski Deon - Pesquisadora e Executora Externa

Linha de Pesquisa do Programa: Estudos Linguísticos

Ano de início: 2017


Instituição Financiadora: UNEMAT


Descrição do Projeto: O uso de anglicismos, ou seja, palavras originárias da língua inglesa marca sua ubiquidade em diversas áreas profissionais, sociais e culturais. Comumente, deparamo-nos com essas terminologias que fazem parte de nossas interações cotidianas.  Às vezes são notadas, em outras não reconhecidas como termo de uma língua estrangeira, devido à familiaridade que os brasileiros adquirem pela constância de uso. Pelo fato de os anglicismos estarem presentes em várias áreas e terem uma amplitude de uso considerável, optamos por restringir nosso estudo à análise da linguagem pertinente aos esportes. Portanto, este projeto tem como objetivo estudar aspectos linguístico-culturais e compilar os termos oriundos da língua inglesa e que fazem parte da linguagem usada nessa área em que se apresentam termos desde os nomes de modalidades esportivas até comandos, regras e linguagens coloquiais que se instauram nas interações entre jogadores, técnicos, jornalistas esportivos e aficionados por esportes. A área dos esportes é constituída por meio de um diálogo constante entre linguagem, cultura e sociedade e é identificável como uma comunidade de prática reconhecida pelas terminologias peculiares que emprega tornando-se mais restritiva e particular em cada modalidade esportiva. Sendo assim, paralelamente ao estudo terminológico, é relevante promovermos discussões que tratam de características linguísticas e culturais em nosso contexto sociolinguístico e cultural (de forma direta ouvindo profissionais e simpatizantes e observando eventos e indireta por meio da verificação da linguagem que chega via multimeios e se faz presente nesse cenário que demarca a entrada da Amazônia) nas quais os termos assumem significados diversos ao serem usados pelos profissionais praticantes do esporte, pelos envolvidos com a área, bem como ao serem usados e compreendidos pelos simpatizantes de modalidades esportivas que serão contempladas na pesquisa.  Para a realização do estudo, organizamos um grupo de pesquisadores com conhecimento nas áreas de Letras (língua inglesa, língua portuguesa e linguística), Educação Física e Sociologia do Esporte que se unirá com tal propósito e contribui para identificarmos as ações mediante uma perspectiva transdisciplinar de pesquisa.

O percurso e o modo do movimento em línguas indígenas do Brasil

Coordenador: Prof. Dr. Antonio Carlos Santana de Souza

Pesquisadores: Leomar Alves Rosa; Alexandre Jorge; Lidiane dos Reis Souza de Oliveira

Linha de Pesquisa: Estudos Linguísticos

Ano de início: 2014

Descrição: A Linguística Cognitiva é uma abordagem da linguagem prevista como meio de conhecimento e em conexão com a experiência humana do mundo. As unidades e as estruturas da linguagem são estudadas, não como se fossem entidades autônomas, mas como manifestações de capacidades cognitivas gerais, da organização conceitual, de princípios de categorização, de mecanismos de processamento e da experiência cutural, social e individual. Esta pesquisa trata da diferença na expressão e, eventualmente, na conceitualização de eventos de movimento nas línguas indígenas Terena (Aruak) e Guarani (Kaiowás/Paí-tavyterã - Mbyá - Ñandeva). Entende-se como eventos de movimento, os eventos que expressam uma situação onde o objeto, a Figura (Figure) está em movimento em relação a outro objeto, o Fundo (Ground), num Percurso (Path). Neste estudo analisarei o modo e o percurso expressos nestas línguas não-indo-europeias no contexto da língua em uso. Como resultado esperamos apresentar uma descrição sobre os eventos de movimento nas línguas em estudo, buscando analisar se esses processos são evidenciadas na estrutura verbal, conforme o modelo verb-framed ou se são suportados pelo modelo satellite-framed, de acordo com a classificação tipológica da literatura sobre o assunto.

Educação literária em contexto escolar mato-grossense: análise, crítica e ensino na formação do leitor

Sigla do Projeto: EDUCALIT

Coordenador(a): Rosana Rodrigues da Silva

Pesquisadores: Antônio Aparecido Mantovani; Adriana Lins Precioso; Henrique Aarestrup Roriz; Maria Gorete Cogo da Silva; Iraci Sartori; Sinara Cancian; Antônio Gomes da Silva; Aline S. Werter; Mayara Pereira Dau Araújo; Leila Silvia Sampaio

Linha de Pesquisa do Programa: Estudos Literários

Período: 02/08/2020 a 01/08/2022

Instituição Financiadora: UNEMAT

Descrição do Projeto:

Com o objetivo de promover a educação literária no contexto escolar mato-grossense, de forma ampla, e tendo como meta a formação de leitores autônomos, críticos, imersivos e participativos, em conformidade com a orientação da Base Nacional Comum Curricular;  este projeto propõe a pesquisa das diversas abordagens teórica-metodológicas que têm fundamentado o trabalho com a leitura e com a literatura. Incluímos nessas abordagens estudos sobre letramento e multiletramentos; análise crítica de obras selecionadas pelo PNBE literário, entregues às escolas do município; estudos sobre identidades culturais em obras literárias (indígenas, africanas, afro-brasileiras, mato-grossenses); estudos sobre os novos gêneros em contexto digital; estudo sobre as relações entre texto verbal e visual (livros de imagem; literatura em quadrinhos); tendo como método pesquisas bibliográficas, pesquisas de campo, pesquisas interventivas e a proposição de novas estratégias de leitura literária.

 

Formação Crítica de Professores de Linguagem em Ambientes On-line

Coordenadora: Profa. Dra. Albina Pereira de Pinho Silva

Pesquisadores: 

1-Adriana Aparecida Carvalho Pereira

2-Ângela Rita Christofolo de Mello

3-Élidi Preciliana Pavanelli-Zubler

4-Elisângela Dias Brugnera

5-Gisele Fernanda Rodrigues dos Santos

6-Gustavo Santos de Macedo

7-Iraci Sartori dos Santos

8-Márcia Vacario

9-Mariana da Silva Tomadon

10-Patrícia Vertuan

11-Rosa Carolina Silva de Gouveia

12-Rosalina Ananias Pinheiro Neves

13-Rosângela Peccinini Lazaretti

14-Saionara Mazzochin Torres

15-Sandra Borsari

16-Sara Cristina Gomes Pereira

17-Sirlei de Melo Milani

18-Suzana Fabrim Aguiar

19-Tatiana Petri Lopes

 

Linha de Pesquisa: Estudos Linguísticos

 

Ano de início: 2020

Instituição Financiadora: UNEMAT

Descrição:

Este estudo vincula-se à área da Linguística Aplicada (LA), especificamente, sob a temática formação crítica de professores de Linguagem do contexto amazônico mato-grossense. Tem por objeto de estudo, o Letramento Crítico entendido como uma proposta de Novos Letramentos, com vistas à compreensão da aprendizagem, sob o enfoque das múltiplas possibilidades de apropriação da língua, tanto pelos docentes, quanto pelos estudantes das escolas públicas de Educação Básica. O principal objetivo consiste em possibilitar, por meio das tecnologias e dos ambientes digitais on-line, percursos e práticas de formação crítica de professores de Linguagem, sob os princípios do método de pesquisa qualitativa, com enfoque na pesquisa-formação. Assim, a tônica do processo incide sobre a análise dos percursos e práticas formativas, sob o viés-teórico-metodológico do Letramento Crítico, com adoção de uma postura transformadora frente à realidade do ensino de língua/linguagem em tempos de convergência das tecnologias digitais e dos desafios da atual necessidade de distanciamento social gerados pela pandemia da COVID-19. O percurso de formação tem como grupo de interesse professores que atuam na área de Linguagem nos ensinos fundamental e médio de escolas públicas das redes municipal e estadual, situadas nos municípios de Sinop, Peixoto de Azevedo, Alta Floresta, Marcelândia, Terra Nova do Norte, Colíder e Nova Guarita. A prerrogativa é de que esse modelo de formação contínua constitua-se referência para a prática docente em sala de aula, em que estudantes serão mobilizados ao desenvolvimento de uma cidadania participativa por meio do Letramento Crítico e, mediante essa prerrogativa, consigam estabelecer relações com temáticas que lhes permitam a análise e a reflexão de realidades ligadas ao atual contexto social.

Tecer de uma discursividade na região norte mato-grossense da Amazônia Legal: contextos e possibilidades de desenvolvimento frente à sustentabilidade

Coordenadora: Profa. Dra. Tânia Pitombo de Oliveira

 

Pesquisadores: Tânia Pitombo de Oliveira,CristinneLeus Tomé, Sandra Luzia WrobelStraub, Neusa Inês Philippsen, Isabela Augusta Andrade,Graci leite Moraes da Luz, Ana carrilho Romero Grunennvaldt e José Tarcísio Grunennvaldt

 

Linha de Pesquisa: Estudos Linguísticos

 

Ano de início: 2014

 

Instituição Financiadora: FAPEMAT

 

Descrição:A presente proposta dará continuidade e densidade às atividades do Grupo de pesquisa Educação e Estudos de Linguagem que se apresenta interdepartamental, multidisciplinar e interinstitucional. Com pesquisas ancoradas na linha de pesquisa Sujeito do Conhecimento, este trabalho tem como objeto compreender a discursividade posta na região norte mato-grossense, inserida na Amazônia Legal, na formulação “desenvolvimento sustentável” por meio dos pressupostos teóricos da Análise de Discurso e, assim, evidenciar a constituição de um espaço de dizer em suas relações político-jurídico-ambientais e econômicas que possibilite apreender os efeitos de sentidos que circulam nesta região e contribuir na formação discente nas reflexões do discurso pedagógico. Enquanto objeto de pesquisa, estabelece relação com o Projeto MULTFOR/Profletras – Mestrado Profissional em Letras, na questão da construção da prática pedagógica.

Formação Crítica de Professores de Língua Portuguesa: desenho dos percursos e práticas formativas em ambientes digitais on-line

Coordenadora: Profa. Dra. Albina Pereira de Pinho Silva

Pesquisadores: Élidi Prisciliana Pavanelli Zubler,  Sara Cristina Gomes Pereira, Elisângela Dias Brugnera, Ângela Rita Christofolo de Mello, Rosalina Ananias P. Neves, Márcia Vacario, Mariana da Silva Tomadon, Sirlei de Melo Milani, Tatiana Petri Lopes, Patrícia Vertuan, Adriana Aparecida Carvalho Pereira, Iraci Sartori dos Santos, Suzana Fabrim Aguiar, Rosângela Peccinini Lazaretti, Sandra Borsari, Gustavo Santos de Macedo, Gisele Fernanda Rodrigues dos Santos, Rosa Carolina Silva de Gouveia, Fernanda Spenazzato Seger, Francisco José Gomes Pereira.

Linha de Pesquisa: Estudos Linguísticos

Ano de início: 2020

 

Instituição Financiadora: UNEMAT

Descrição: Esta proposição de estudo se insere na área da Linguística Aplicada, especificamente, sob a temática formação crítica de professores de Língua Portuguesa. Tem por objeto de estudo, o Letramento Crítico entendido como uma proposta de Novos Letramentos, com vistas à compreensão da aprendizagem, sob o enfoque das múltiplas possibilidades de apropriação da língua, tanto pelos docentes, quanto pelos estudantes das escolas públicas de Educação Básica. O objetivo principal consiste em possibilitar, por meio da colaboração em ambientes digitais on-line, espaços autênticos para a escuta sensível, reflexão e criação de práticas formativas em consonância às expectativas de formação, delineadas mediante ações de pesquisa e práticas colaborativas entre os pesquisadores-formadores e os pesquisadores-professores, sob os princípios do método de pesquisa qualitativo-interpretativista, com enfoque na pesquisa-formação. Assim, a tônica do processo incide sobre a análise das práticas formativas, sob o viés-teórico-metodológico do Letramento Crítico ? objeto de estudo desta pesquisa -, com vistas à (re)significação da práxis docente, visto que neste método de pesquisa, tanto pesquisadores-formadores, quanto os docentes-pesquisadores, em percurso de formação contínua, assumem, igualmente, a condição de pesquisadores de suas próprias ações e práticas, com o compromisso de adoção de uma postura transformadora frente à realidade do ensino de Língua Portuguesa, em tempos de convergência das tecnologias digitais e dos novos dilemas e desafios da profissão, face às inúmeras exigências decorrentes do processo de globalização que perpassa o mundo e a sua relação com ensino, tendo em vista a preocupação com a formação integral. A prerrogativa é de que, essa modelização de formação contínua, constitua-se referência para a prática docente em sala de aula, em que estudantes serão mobilizados ao desenvolvimento de uma cidadania participativa por meio do Letramento Crítico e, nessa perspectiva, consigam estabelecer relações com temáticas que lhes permitam a análise e a reflexão de realidades ligadas à atual sociedade..

Formação docente e ensino e aprendizagem de línguas adicionais em contexto amazônico: fenômenos favoráveis e adversos

Coordenadora: Profa. Dra. Leandra Ines Seganfredo Santos

 

Pesquisadores: 

Juliana Reichert Assunção Tonelli

Vera Lucia de Oliveira Pereira Buose

Olandina Della Justina

Juliana Freitag Schweikart

Joelinton Fernando de Freitas

Vitória França Albuquerque

Riscieli Dallagnol

Francisco José Gomes Pereira

 

Linha de Pesquisa: Estudos Linguísticos

 

Ano de início: 2020

 

Instituição Financiadora: UNEMAT

 

Descrição: O presente projeto de pesquisa tem como foco problematizar a formação linguística, a formação docente e o processo ensino e aprendizagem de línguas adicionais em contexto amazônico. Almeja, ainda, promover discussões colaborativas acerca de fenômenos favoráveis e adversos que envolvem tal processo. Os procedimentos metodológicos deste estudo baseiam-se na pesquisa qualitativa, configurando-se em uma pesquisa de campo, bem como uma pesquisa de natureza aplicada, que objetiva gerar conhecimentos práticos, dirigidos à solução de problemas específicos.

 

Língua Inglesa para Crianças Interface com a Formação de Professores

Coordenadora: Profa. Dra. Olandina Della Justina

Pesquisadores: Elivaldo da Silveira Rosa, Vania Romancini Musachi, Caroline Prestes Kelm Gusmão, Jane Lemos Ravagnani, Raquel Plens de Andrade, José Henrique Botelho Neves, Matheus Souza Guimarâes.

Linha de Pesquisa: Estudos Linguísticos

Início: 2020

Descrição; Este projeto de pesquisa, que nasceu junto ao Projeto de Extensão intitulado Língua Inglesa para Crianças Interface com a Formação Inicial (LICFOR-extensão), se ancora nos preceitos da Linguística Aplicada e é organizado por meio de dois eixos que possuem os seguintes focos: 1) Formação de professores (inicial e contínua) que atuam com língua inglesa para crianças em anos iniciais de escolarização - Este eixo importa-se com os resultados de estudos e experiências vivenciadas por futuros professores em formação inicial e por professores já formados em relação ao ensino de LI para crianças; 2) A criança como aprendiz de língua inglesa - Sob esse eixo, os estudos estão ancorados especialmente em princípios da Linguística Aplicada e em teorias que dão suporte ao processo de ensino e aprendizagem , especialmente a teoria sociocultural, entrelaçada com conceitos de ludicidade, brincadeira, motivação, criatividade e o papel de jogos pedagógicos com o ensino-aprendizagem. A metodologia da pesquisa valer-se-á dos fundamentos da pesquisa qualitativa, pesquisa de base etnográfica e pesquisa-ação para conduzir todos os estudos inerentes ao projeto. A análise de dados será realizada pelo viés do interpretativismo.

Judicialização da política de saúde em Sinop: um estudo a partir da análise do discurso

Sigla do Projeto: JPSS
 
Coordenador(a): Lucio Jose Dutra Lord
 
Pesquisadores: Cristinne Leus Tomé
 
Linha de Pesquisa do Programa: Estudos Linguísticos
Ano de início: 01/04/2018
 
Instituição Financiadora: UNEMAT
 
Descrição do Projeto:
O objeto de investigação neste projeto são as intervenções que o Poder Judiciário faz sobre a Secretaria Municipal de Saúde de Sinop, caracterizadas como judicialização da saúde. O objetivo desse projeto é analisar o discurso jurídico que têm acompanhado a judicialização da saúde nesse município localizado na região de Amazônia Legal mato-grossense e que é referência no atendimento em saúde também para os demais municípios do entorno. O estudo busca compreender, a partir da análise do discurso fundada por Michel Pêcheux e Michel Foucault, os sentidos presentes em documentos e processos judiciais e quais são as relações de poder ali manifestas.

Multiletramentos e tecnologia: formação e prática docente

Coordenadora: Profa. Dra. Leandra Ines Seganfredo Santos

 

Pesquisadores: Adriana Lins Precioso, Antonio Aparecido Mantovani, Genivaldo Rodrigues Sobrinho, Henrique Roriz Aarestrup Alves, Juliana Freitag Schweikart, Leandra Ines Seganfredo Santos, Luzia Aparecida Oliva dos Santos, Sandra Luzia Wrobel Straub, Olandina Della Justina, Rosana Rodrigues da Silva, Tânia Pitombo de Oliveira, Neusa Inês Philippsen

 

Linha de Pesquisa: Estudos Linguísticos e Estudos Literários

 

Ano de início: 2014

 

Instituição Financiadora: CNPQ e FAPEMAT

 

Descrição:O projeto tem como meta desenvolver uma investigação a partir de propostas de formação continuada assistida desenvolvidas com professores da rede pública de ensino, tendo como suporte metodológico a pesquisa colaborativa e como aporte teórico estudos que discutem a formação do professor atuante na área da linguagem, ancorados, especialmente, nos princípios crítico-reflexivos. Também pretende compreender como os multiletramentos e tecnologias interferem nas práticas sociais. A formação continuada assistida é compreendida pelos integrantes deste estudo como o trabalho realizado por estes dois segmentos que priorizam o acompanhamento sistemático e permanente das ações de formação em estreito relacionamento com a concepção de investigação ação-reflexão-ação, ou seja, com a responsabilidade de promover mudanças no contexto educacional por meio de ações interventivas.

Montagem do Acervo e Disponibilização da Literatura de Ricardo Dicke/III etapa

Sigla do Projeto: MADLRD
 
Coordenadora: Madalena Machado
 
Pesquisadores: N/D
 
Linha de Pesquisa do Programa: Estudos Literários
 
Ano de início: 2019
 
Instituição Financiadora: UNEMAT
 
Descrição do Projeto:
Trata-se de uma pesquisa com a obra do escritor mato-grossense Ricardo Dicke que visa a reunião e disponibilização pública do acervo deixado pelo escritor. O trabalho visa assegurar este acervo a UNEMAT e, com isso, garantir que este importante repositório de conhecimento não se perca, assegurando acesso livro não só a pesquisadores mas ao público geral apreciador da literatura.

Resiliência do professor de inglês e identidade profissional

Sigla do Projeto: ResProf

 

Coordenador(a): Ana Carolina de Laurentiis Brandão – UNEMAT, Curso de Letras, Campus de Sinop

 

Pesquisadores: Juliana Freitag Schweikart – UNEMAT, Curso de Letras, Campus de Sinop; Olandina Della Justina – UNEMAT, Curso de Letras, Campus de Sinop

 

Linha de Pesquisa do Programa: Ensino-aprendizagem de línguas

 

Ano de início: 2020

 

Instituição Financiadora: Unemat

 

Descrição do Projeto: Esta pesquisa narrativa tem como objetivo entender a relação entre resiliência e constituição identitária do professor de inglês. Parte-se da concepção de resiliência como um processo multidimensional, instável e socialmente construído. O foco na resiliência do professor de inglês é essencial para se aprender mais sobre os aspectos que norteiam seu saber e fazer docente, e que os levam a se identificar e permanecer na profissão apesar de desafios já documentados, tais como o baixo status do idioma na grade curricular e o desinteresse pela disciplina. Serão coletadas narrativas visuais (como, por exemplo, fotos e desenhos) de professores de inglês experientes e em início de carreira que atuam em diferentes contextos de ensino de uma cidade do interior do Mato Grosso. Dessa forma, esta pesquisa também tem como finalidade entender melhor a potencialidade de métodos visuais em estudos envolvendo o processo de ensino-aprendizagem de línguas. Espera-se contribuir para um melhor entendimento sobre o papel da resiliência no desenvolvimento profissional de professores de inglês. Espera-se também inspirar o desenvolvimento de iniciativas de formação que contemplem estratégias de resiliência como parte de seu currículo, a fim de fomentar o bem-estar do professor de línguas.


 

Outrora agora: a metaficção historiográfica na literatura brasileira contemporânea

Coordenador: Prof. Dr. Henrique Roriz Aarestrup Alves  

 

Pesquisadores: Henrique Roriz Aarestrup Alves e Adriana Lins Precioso

 

Linha de Pesquisa: Estudos Literários

 

Ano de início: 2019

 

Instituição Financiadora: UNEMAT

 

Descrição:

Este trabalho pretende analisar, em narrativas contemporâneas, representações de eventos históricos que emergem no jogo narrativo entre Literatura e História. Nessa abordagem, pretende-se refletir também sobre o termo "literatura contemporânea" e algumas de suas tendências estéticas, principalmente a proposta de revisitar o passado pelo viés da metaficção historiográfica. Ao se estabelecer o discurso literário como tão digno de crédito quanto o histórico ou outro dito científico, relativiza-se suas fronteiras o suficiente para perceber o texto ficcional como uma fonte capaz de fornecer elementos redimensionadores da história de determinado momento e revigorar suas percepções. Pode-se considerar positiva a multiplicidade de produções literárias, pois a tendência caminha no sentido de agregar, somar, multiplicar. Nesse sentido, esse projeto de pesquisa pretende caracterizar esteticamente a literatura brasileira em seu contexto contemporâneos de modo a analisar obras representativas desse contexto pelo viés da metaficção historiográfica, tais como: como Boca do inferno, de Ana Miranda, Viva o povo brasileiro, de João Ubaldo Ribeiro, Deus de Caim, de Ricardo Guilherme Dicke, além de outros a serem considerados pelo projeto.

O Espaço nas Literaturas Africanas de Língua Portuguesa da Pós-Colonialidade

Sigla do Projeto: ELALPPC

 

Coordenador(a): Genivaldo Rodrigues Sobrinho

 

Pesquisadores: Genivaldo Rodrigues Sobrinho e Antonio Aparecido Mantovani

 

Colaboradores: Direli Zafonato, Jacinaila Louriana Ferreira e Margarida Karpolski

 

Linha de Pesquisa do Programa: Estudos Literários 

 

Ano de início: 2020

 

Instituição Financiadora: UNEMAT – Universidade do Estado de Mato Grosso

 

Descrição do Projeto:

Este projeto preconiza uma investigação que considera as relações literárias do pós-colonialismo em três países do macrossistema literário de língua portuguesa: Angola, Cabo Verde e Moçambique. A atenção se volta à abordagem dos três espaços em que as narrativas da pós-independência dessas ex-colônias portuguesas são ambientadas, procura verificar as tensões impostas às personagens e quais fatores implícitos na tessitura dos textos afluem para uma compreensão dos diálogos que se estabelecem entre estes países, assim como os fatores que os ratificam. Com efeito, buscar-se-á a fundamentação no que postulam Candido (2004), Santos (2006), Lins (1976), Moretti (2003), Poulet (1992), entre outros.

 

Ricardo Guilherme Dicke: Literatura e Pintura

Sigla do Projeto: RGDLP

Coordenadora: SHIRLENE ROHR DE SOUZA

Pesquisadores: BENJAMIN RODRIGUES FERREIRA FILHO (UFR, Colaborador), EDUARDO MOREIRA LEITE MAHON (Doutorando PPGEL/UNEMAT, Colaborador) e WIILIAN GAMA, Curador do Museu de Arte da UFMT, Colaborador).

 

Linha de Pesquisa do Programa: Estudos Literários

 

Ano de início: 03/11/2020 a 03/11/2022

 

Instituição Financiadora: UNEMAT

 

Descrição do Projeto: A pesquisa parte da hipótese de que a pintura, na obra de Ricardo Guilherme Dicke, repercute um movimento artístico que harmoniza arte erudita, conhecimento de origem popular e vivências cotidianas, resultando em um conjunto marcado por um regionalismo potente, projetado para um espaço de diálogo com a grande Arte Universal. Neste sentido, pretende-se desenvolver duas premissas: a primeira trata do diálogo que o escritor trava com os Mestres da pintura. A segunda refere-se à relação existente entre o sertão - sua gente e suas paisagens - e as telas pintadas pelo próprio Dicke, com destaque para alguns elementos (gatos, lua), recorrentes também na ficção do autor. Trata-se de uma Pesquisa Qualitativa, de Método Indutivo, com vários autores na base teórica, tais como: Bakhtin, Arendt, Adorno, Kant, Hugo, MacLuhan e outros.

 

A condição da mulher representada em obras de escritoras brasileiras e africanas em língua portuguesa da contemporaneidade

Sigla do Projeto: CMLBA
 
Coordenador(a): Prof. Dr. Antonio Aparecido Mantovani  
 
Pesquisadores: Antonio Aparecido Mantovani e Genivaldo Rodrigues Sobrinho
 
Linha de Pesquisa do Programa: Estudos Literários
 
Ano de início: 2018
 
Instituição Financiadora: UNEMAT
 
Descrição do Projeto: Propõe-se neste projeto estudar a condição da mulher representada em narrativas literárias de autoras brasileiras e africanas em língua portuguesa, com ênfase na busca das mulheres por um espaço social em obras publicadas a partir de 1960. Nossa atenção volta-se, sobretudo, à presença da mulher, seus laços com a casa, ainda sob sua tutela, e a luta por um espaço externo numa sociedade com resquícios patriarcais em que por séculos conferiu à mulher um papel de “o outro”, um ser sob a dominação masculina. Segundo Beaouvoir (1970), isso se deve, em parte, ao fato de que a definição do feminino se restringe à questão do gênero. Contribuirá para nossas discussões, estudos de Lúcia Osana Zolin (2003), considerando que, para a autora, o cânone tradicional brasileiro sobretudo até 1970 (que pouco se diferencia dos africanos aqui em tese), é de ordem masculinista e, conscientemente ou não, tira a visibilidade da literatura de autoria feminina. Segundo Zolin, o feminismo e a Crítica Feminista possibilitam uma historicização da produção literária feminista, por si de resistência,
e propicia o revisionismo crítico da literatura de autoria feminina. Investigaremos também como as novas configurações sócio-culturais da pós-modernidade surgem e são discutidas criticamente em textos que contemplam este recorte temático com reflexões empreendidas a partir da Teoria Crítica Feminista. Os estudos igualmente buscarão compreender quais fatores, implícitos ou não, convergem para um entendimento nessa nova fase de intercâmbio literário, acerca deste recorte temático destas literaturas, bem como quais narrativas confirmam este diálogo.

Leituras Urbanas e suas materialidades discursivas socioambientais no Norte do Mato Grosso

Sigla do Projeto: Leituras
 
Coordenador(a): Cristinne Leus Tomé
 
Pesquisadores: Milton Maud de Carvalho Camera Filho. Boninne Monalliza Brun Moraie, Jackeline Cabral Loureiro de Almeira, Leandro José do Nascimento, Regina Uemoto Macial Martins, Aureir Alves de Brito, Débora Pereira Lucas Costa, Adriano Eulálio Araújo, Luciane Lucyk, Simone de Sousa Naedzold, Tatiana Alvarez Vian
 
Linha de Pesquisa do Programa: Estudos Linguísticos
 
Ano de início: 01 de julho de 2017
 
Instituição Financiadora: Unemat
 
Descrição do Projeto:
Este projeto tem como proposta a reflexão sobre os discursos urbanos socioambientais associados ao conceito de sustentabilidade no tripé econômico, social e ambiental. Nossos estudos terão como proposta teórica a Análise de Discurso de linha francesa, pecheutiana, e os conceitos para análise serão sujeito, sentidos, história, ideologia e discurso. A delimitação geográfica será o norte do Mato Grosso e a delimitação temporal será a partir de 2000. O objetivo deste projeto é evidenciar a construção de uma prática discursiva socioambientalista urbana a partir das falas, imagens, documentos, isto é, das diversas materialidades discursivas e seus efeitos de sentidos manifestos.

A pesquisa-ação no Norte do Mato Grosso: perspectivas da formação de leitores de literatura

Título do Projeto: A pesquisa-ação no Norte do Mato Grosso: perspectivas da formação de leitores  de literatura

Coordenador(a): Rosana Rodrigues da Silva
 
Pesquisadores:
Me Ademir Juvência da Silva (Instituto Federal do Espírito Santo- Campus Montanha)
Ma. Eliana Aparecida dos Santos (Escola Estadual André Antonio Maggi)
Ma. Maria Gorete Côgo da Silva (Escola Municipal Professor Jari Edgar Zambiasi)
Ma. Nilze Maria Malaguti (Escola Estadual São Francisco de Assis)
 
Linha de Pesquisa do Programa: Estudos Literários
 
Ano de início: 2018
 
Instituição Financiadora: UNEMAT
 
Descrição do Projeto: Nesta pesquisa, descrevemos e analisamos os resultados obtidos nas práticas de letramento literário desenvolvidas pelos professores  pesquisadores, mestres e mestrandos do programa em rede nacional, de mestrado profissionalizante em Letras de Sinop (PROFLETRAS). O trabalho que vem sendo feito com a leitura literária nas escolas da região necessita ser analisado para que se reconheça como os resultados obtidos contribuem para a reflexão das teorizações universalistas em voga acerca do ensino da literatura. Com base nesses resultados da pesquisa-ação, realizada em escolas públicas (tais como em
Sinop-MT, Aripuanã-MT, Feliz Natal- MT e Sorriso-MT), cidades em que residem e atuam as professoras envolvidas neste projeto, podemos investigar como as práticas de letramento particularizam o ensino da literatura em contexto regional, apresentando ao aluno obras da literatura mato-grossense e promovendo
também o letramento cultural. A diversidade de culturas na região de Mato Grosso deve ser considerada nos trabalhos de letramento, uma vez que a formação do leitor envolve o reconhecimento das culturas que tomam parte de sua formação. Desse modo, a literatura de autoria indígena e a literatura infantil e juvenil
mato-grossense formam o ponto de partida das atividades do letramento, com sequências básicas e expandidas, de acordo com as metodologias desenvolvidas por Rildo Cosson (2014), Isabel Solé (1998), Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004). Pensado, sobretudo, como uma prática social, o letramento literário propõe o trabalho com a obra literária no contexto escolar, envolvendo-a em atividades que dão novo significado à obra, tornando-a significativa e incluída no mundo do leitor real.

Estudos em Ensino de Línguas e Literatura - "A Escrita do Gênero" (GEELLE)

Coordenador(a): Marli Terezinha Walker


Pesquisadores: Luiz Renato Souza Pinto, Dejenana Keila Campos, Gisele Mocci, Bruna dos Santos
Evangelista.


Linha de Pesquisa do Programa: Estudos Literários


Ano de início: 2017


Instituição financiadora: IFMT


Descrição do Projeto: Investiga a presença feminina, no entrecruzamento com questões de classe, etnia
e trabalho, em textos literários produzidos em Mato Grosso, em diferentes períodos históricos, com o
objetivo de observar como a mulher está representada e em que medida essa representação pode ser
debatida em âmbito literário. Persegue, ainda, a resposta para a questão da identificação da escrita do
gênero em textos literários levando-se em conta que esta denominação está se
construindo/desconstruindo constantemente. Busca verificar, ainda, em que medida o envolvimento da
mulher nos espaços sociais, sua qualificação profissional e participação em movimentos sociais
promovem a emancipação feminina, conduzindo para maiores índices de participação, confiança e
atuação política na escrita do gênero.

Formação em Multiletramentos Potencializada pelo Uso das Interfaces Digitais da Cibercultura nas Narrativas dos bolsistas do PIBID

Coordenador(a): Albina Pereira de Pinho Silva

Pesquisadores: Ângela Rita Christofolo de Mello, Cleuza Regina Balan Taborda e
Jairo Luís Flack Falcão

Linha de Pesquisa do Programa: Estudos Linguísticos

Ano de início: 2017

Instituição Financiadora: UNEMAT

Descrição: A proposição de pesquisa intitulada Formação em Multiletramentos
Potencializada pelo Uso das Interfaces Digitais da Cibercultura nas Narrativas dos
bolsistas do PIBID inscreve-se no Grupo de Estudos e Pesquisas de Formação Docente,
Gestão e Práticas Educacionais (GEFOPE) certificado no CNPq. A tessitura do aporte
teórico, conceitual e metodológico da pesquisa toma como referência o conceito de
multiletramentos proposto por Rojo (2012). O estudo tem como principal indagação: em
que medida os itinerários e as práticas formativas promovidas no âmbito das ações do
projeto de extensão “Estudos sobre Multiletramentos Conectados ao Uso das
Tecnologias Digitais: uma experiência formadora no PIBID”, mobilizaram a formação
da identidade leitora e escritora - sob o viés dos multletramentos -, dos bolsistas
envolvidos no subprojeto PIBID proposto pelo curso de Pedagogia da UNEMAT,
Câmpus de Juara? Com essa indagação, o objetivo geral da pesquisa consiste em
compreender, por meio das narrativas dos bolsistas do PIBID, o processo de formação
em multiletramentos, assim como os eventos e as práticas postas em torno da
constituição da identidade leitora e escritora desses bolsistas e dos estudantes de escolas
públicas de Educação Básica, parceiras do PIBID, onde esses atuam nas realidades da
sala de aula. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de cunho narrativo, cuja produção de
informações será por meio de entrevista grupo focal (GF) e entrevistas individuais com
bolsistas de iniciação à docência (doravante, IDs), do curso de Pedagogia de uma
Universidade pública do estado de Mato Grosso. A entrevista narrativa realizar-se- á
também com dois coordenadores de área e nove professores da Educação Básica,
envolvidos nessa formação promovida no âmbito das ações do PIBID. A constituição do
corpus de análise dar-se- á mediante apresentação dos excertos das narrativas escritas
em memoriais reflexivos e orais produzidas por meio de entrevistas focais e entrevistas
narrativas que serão sistematizados e categorizados, sob a perspectiva do
desenvolvimento de categorias de codificação proposto por Bogdan e Biklen (2013).
Espera-se que os resultados produzidos pela pesquisa contribuam com a: (i) ampliação
das discussões das políticas públicas educacionais voltadas para a formação de
professores para o efetivo exercício profissional na Educação Básica; (ii) a criação de
alternativas de formação docente com foco nos eventos e práticas de leitura e escrita,
sob o viés teórico, conceitual e metodológicos dos multiletramentos aliados ao uso e
suporte das interfaces digitais da cibercultura nos itinerários de formação inicial e
continuada de professores.

Práticas Docentes e Formação: mapeamento e análise do processo formativo e do fazer docente dos professores da área de linguagens do ensino público estadual das regiões norte e noroeste mato-grossenses

Coordenadora: Profa. Dra. Leandra Ines Seganfredo Santos

 

Pesquisadores: Leandra Ines Seganfredo Santos, Neusa Inês Philippsen, Juliana Freitag Schweikart, Olandina Della Justina e Albina Pereira de Pinho Silva

 

Linha de Pesquisa: Estudos Linguísticos

 

Ano de início: 2017

 

Instituição Financiadora: FAPEMAT

 

Descrição: Esta proposta de pesquisa tem, como principal objetivo, mapear as competências e habilidades dos professores da Área de Linguagens (Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Arte e Educação Física), pertencentes aos polos dos Centros de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação Básica (CEFAPROs), que atuam na rede estadual de ensino público das regiões norte e noroeste mato-grossenses. Pretende-se, pois, investigar, em que medida, os processos e práticas formativas vivenciadas pelos professores da referida área, em formação inicial e contínua, os qualificaram/qualificam para o exercício do trabalho docente frente às atuais demandas da escola contemporânea, como também, para as exigências da realidade mato-grossense, no que diz respeito à melhoria do quadro de fracasso escolar dos alunos, notadamente, nas disciplinas da Área de Linguagens e suas Tecnologias. Para tanto, pretende-se identificar conteúdos e metodologias de ensino mobilizadas pelos professores em suas respectivas disciplinas, como também a existência de possíveis lacunas decorrentes do percurso de formação inicial e/ou contínua vivenciado por estes docentes. Além disso, a pesquisa permitirá fortalecer o diálogo necessário entre a Universidade, os CEFAPROs e as escolas de Educação Básica, especialmente, à inovação nas práticas de ensino e estudos científico-tecnológicos. Como resultados, pretendemos identificar alternativas teórico, conceitual e metodológicas contextualizadas com as atuais questões da sociedade mato-grossense para o desenvolvimento sociolinguístico na perspectiva dos multiletramentos, posto a compreensão de que o conjunto de ações aqui delineado potencialize a formulação de políticas públicas educacionais no que se refere à constituição de um cenário formativo consoante à modernidade, contextualizado e inovador, principalmente, para docentes que atuam com alunos dos segundo e terceiro ciclos do ensino fundamental e ensino médio.

Transculturação e poéticas contemporâneas: traços identitários da cultura de Mato Grosso

Coordenadora: Profa. Dra. Adriana Lins Precioso

 

Pesquisadores: Adriana Lins Precioso, Luzia A. O. dos Santos, Rosana Rodrigues da Silva, Henrique Roriz A. Alves, Gicelma da Fonseca ChacarosquiTorchi e Nilze Maria de Azeredo Reguera

 

Linha de Pesquisa: Estudos Literários

 

Ano de início: 2013

 

Instituição Financiadora: FAPEMAT

 

Descrição: Este projeto, pautado na orientação teórico-metodológica proposta pela teoria da literatura, da literatura comparada e dos estudos culturais, objetiva o estudo do movimento de transculturação em obras pictóricas e poéticas na formação da identidade cultural em Mato Grosso. Investigação dos traços formadores das identidades poéticas que divulguem a diversidade e o multiculturalismo como resultante dos processos migratórios e perpetuados pela arte desenvolvida nas diferentes regiões matogrossenses, tendo em vista o papel do artista enquanto sujeito transculturador. Análise crítica e comparativa de obras que potencializem a expressão artística local e contemporânea, em diálogo com a cultura estabelecida pela tradição.

Macroanálise Pluridimensional da Variação do Português em Comunidades Afro-Brasileiras da Região Centro Oeste e Região Sul do Brasil: das Línguas Africanas ao Português Brasileiro Falado

Coordenador: Prof. Dr. Antonio Carlos Santana de Souza

 

Pesquisadores: Jocineide Macedo Karim (UNEMAT/Cáceres); Joachim Steffen (DLM – FFLCH/USP; Leomar Alves Rosa; Alexandre Jorge; Lidiane dos Reis Souza de Oliveira

 

Linha de Pesquisa: Estudos Linguísticos

 

Ano de início: 2016

 

Descrição: Dos poucos dados de que dispomos hoje sobre a presença e usos de línguas africanas em terras brasileiras, a maioria se encontra em textos de historiadores, cronistas, viajantes através de autores e obras como História da Companhia de Jesus no Brasil (1531), Frei Vicente do Salvador (1627), Saint-Hilaire (1820), entre outros. O objetivo desta pesquisa é o de realizar um trabalho acerca da fala em Comunidades Afro-brasileiras (notadamente Quilombos). O estudo da fala de Comunidades Quilombolas das Regiões Centro Oeste e Sul do Brasil será contrastado com os dados dos Atlas Linguístico das regiões envolvidas e com o ALiB (Atlas Linguístico do Brasil) e demais estudos que se façam necessários. As amostras do português brasileiro de Comunidades Quilombolas encontram-se em verdadeiras ilhas linguísticas nas regiões centro-sul; semi-isoladas e a maioria delas de dificílimo acesso. Para investigar a presente variedade dialetal do português brasileiro falado contextualizaremos, a priori, a origem étnica dessas populações fazendo um levantamento histórico e social seguindo a perspectiva teórica pluridimensional, que inclui nas pesquisas linguísticas diferentes dimensões espaciais, sociais em comunidades de fala distintas. As regiões Centro Oeste e Sul do Brasil são notadamente plurilíngues e objetivamos tornar explícito nesses espaços plurilíngues a origem e o resultado do contato com outras realidades linguísticas, principalmente línguas autóctones (indígenas), línguas de imigração (alóctones) e por vezes línguas fronteiriças. O modelo de pesquisa sobre variantes linguísticas já descritas em outros trabalhos sobre comunidades afro-brasileiras e suas correlações com o português padrão será relacionado à variação horizontal (diatópica) com parâmetros de ordem social, tais como idade, escolaridade, sexo, bilinguismo, multilinguismo, etnia, ritualísticas, em suma, o princípio da pluridimensionalidade da análise da variação linguística. Neste trabalho, buscar-se-á compreender e explicitar a presença anterior de línguas africanas subsaarianas no Brasil, observando-se a língua em uso na sincronia, em situações e localizações geográficas específicas, rede de pontos, com informantes descendentes diretos de escravizados e, questionário elaborado exclusivamente para este fim. Em seu sentido estrito, o trabalho visa contribuir para um maior conhecimento da realidade cultural das minorias de origem africana reunindo elementos que permitam definir a real contribuição desses segmentos na formação da língua falada no Brasil. De maneira mais ampla ele soma-se ao debate acerca da formação do português brasileiro por ter como fulcro as comunidades de afrodescendentes do meio rural formadas e que ainda hoje se encontram num semi-isolamento. Os resultados da recolha de dados de caráter dialetal podem tanto apresentar características que refletem o português do período colonial, como também evidências sobre o resultado do contato linguístico, para compreender a diferenciação do português falado no Brasil, na heterogeneidade de suas variantes regionais e sociais, em relação ao português falado nas regiões Centro-Sul do Brasil. Tais amostras destas comunidades de fala resultam de processos de mudanças induzidos pelo contato entre línguas, sem fazer dessa variedade linguística uma língua crioula, ou mesmo uma variedade linguística independente de sua língua-alvo, o português-padrão. Este trabalho baseia-se na Dialetologia Pluridimensional para traçar considerações linguísticas a respeito da importância dos estudos contemporâneos sobre a África e suas influências no espaço brasileiro.

O intercâmbio literário contemporâneo entre Brasil e Cabo Verde

Coordenador: Prof. Dr. Antonio Aparecido Mantovani  

 

Pesquisadores: Antonio Aparecido Mantovani e Genivaldo Rodrigues Sobrinho

 

Linha de Pesquisa: Estudos Literários

 

Ano de início: 2014

 

Instituição Financiadora: UNEMAT

 

Descrição:Este projeto, que tem como proposta os estudos comparados de literaturas de língua portuguesa, propõe uma investigação que contemple o intercâmbio literário entre Brasil e Cabo Verde (efervescente na década de 30 do século XX) e persistente até a atualidade. Nossa atenção volta-se à abordagem dos dois significativos espaços em que as narrativas contemporâneas brasileiras e cabo-verdianas são ambientadas. Isto porque o espaço na literatura de ficção pode ser um indício importante para apresentar conflitos abertos ou latentes entre as personagens e, ademais, tanto no Brasil quanto em Cabo Verde, constata-se uma apropriação do espaço desde as primeiras narrativas representativas dessas literaturas. Ressalta-se que investigaremos aqui obras da atualidade que ainda confirmam o diálogo entre essas duas literaturas para além do contexto historicamente claridoso. A proposição de análise de romances contemporâneos, da literatura cabo-verdiana (no contexto das literaturas africanas de língua portuguesa) e da brasileira, procura verificar a partir do espaço, fatores implícitos na composição dos textos, que convergem para um entendimento dessa nova fase de intercâmbio literário. Este projeto com base teórico-metodológica dos estudos comparados de literaturas de língua portuguesa teve seu início no ano de 2000.

Diálogos literários contemporâneos: Brasil e Cabo Verde

Coordenador: Prof. Dr. Genivaldo Rodrigues Sobrinho

 

Pesquisadores: Genivaldo Rodrigues Sobrinho e Antonio Aparecido Mantovani

 

Linha de Pesquisa: Estudos Literários

 

Ano de início: 2014

 

Instituição Financiadora: UNEMAT

 

Descrição:O projeto de pesquisa ancorada na proposta teórico-metodológica dos estudos comparados dá sequência às investigações dos diálogos literários que se estabelecem em textos contemporâneos publicados no Brasil e em Cabo Verde e ainda os limites que aproximam a literatura cabo-verdiana e a brasileira. Tem como objetivo a análise em dois espaços contemporâneos, nas suas similitudes e diferenças representadas em romances, para contribuir para uma reflexão acerca das reverberações e transformações dos ecos da Revista Claridade na produção cabo-verdiana contemporânea. Os estudos voltados às Literaturas de Língua Portuguesa ultrapassam as fronteiras geográficas para unirem-se em torno de aspectos sócio-políticos que encontram na literatura um terreno fértil para a representação de problemas comuns nas sociedades brasileira e cabo-verdiana.

O discurso da sustentabilidade do setor extrativista da floresta amazônica

Coordenadora: Profa. Dra. CristinneLeus Tomé

 

Pesquisadores: Cristinne Leus Tomé

 

Linha de Pesquisa: Estudos Linguísticos

 

Ano de início: 2015

 

Instituição Financiadora: UNEMAT

 

Descrição:Este projeto tem como proposta a reflexão sobre prática discursiva que ocorre no setor extrativista na Floresta Amazônica quando aborda a questão da sustentabilidade no tripé econômico, social e ambiental. Nossos estudos terão como proposta teórica a Análise de Discurso de linha francesa, pechetiana, e os conceitos para análise serão sujeito, sentidos, história, ideologia e discurso. A delimitação geográfica será a cidade de Sinop e região, e a delimitação temporal será a partir de 1970 até hoje: momentos históricos diferentes que permitem sentidos diferentes para os contextos de produção deste discurso. Buscaremos compreender a prática discursiva na formulação “desenvolvimento sustentável”. O quê significa? Quais sentidos estão ali expressos?

 

Projetos Vigentes - Área de Literatura

 

Projetos Vigentes - Área de Linguística

 

Projetos Encerrados

 

EncerradosEditais Encerrados

 

Projetos Vigentes - Área de Literatura

 

Projetos Vigentes - Área de Linguística

 

Projetos Encerrados

 

EncerradosEditais Encerrados