Mato Grosso, Domingo, 30 de Junho de 2024     
Novo Portal

Ensino de Ciências e Matemática

Dissertações (Mapa da página | Voltar)

DISSERTAÇÕES DEFENDIDAS EM 2022

 

TítuloHIPERFOCO DO TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA COMO ESTRÁTEGIA DIDÁTICA DA APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA

AlunoFLAVIA HELOISA NOGUEIRA FRANCISCO

OrientadorProf. Dr. KILWANGY KYA KAPITANGO-A-SAMBA 


TítuloFORMAÇÃO INICIAL E A PRÁTICA PEDAGÓGICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS NOS ANOS INICIAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA

AlunoZELAIR OLEZIA DOS SANTOS

OrientadorProfª. Drª. FÁTIMA APARECIDA DA SILVA IOCCA 


TítuloHABILIDADES DO PENSAMENTO COMPUTACIONAL NO ENSINO DE GEOMETRIA COM TECNOLOGIAS DIGITAIS

AlunoMARIA MADALENA DA SILVA ANTUNES

OrientadorProf. Dr. FERNANDO SELLERI SILVA 


TítuloNECESSIDADES FORMATIVAS SOBRE O USO DE RECURSOS DE TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO REMOTO DE MATEMÁTICA, NAS PERCEPÇÕES DE PEDAGOGOS (2020-2021)

AlunoVALMIR LOPES LIMA

OrientadorProf. Dr. KILWANGY KYA KAPITANGO-A-SAMBA 


TítuloNECESSIDADES DE FORMAÇÃO PERMANENTE DE PEDAGOGOS DAS ESCOLAS PÚBLICAS ESTADUAIS EM BARRA DO BUGRES-MT

AlunoSILVANA SANDRI

OrientadorProf. Dr. KILWANGY KYA KAPITANGO-A-SAMBA 


TítuloMEMÓRIAS DE PROFESSORAS QUE ENSINAM MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS: SABERES-FORMAÇÃO-AÇÃO

AlunoALICE FERREIRA GUIMARÃES

OrientadorProfª. Drª. CLÁUDIA LANDIN NEGREIROS 


TítuloA SEMIÓTICA SOCIAL APLICADA EM VÍDEOS DE CONTEÚDO MATEMÁTICO DE UM CURSO DE FÍSICA A DISTÂNCIA

AlunoROSIMAR PEREIRA DA SILVA

OrientadorProfª. Drª. DAISE LAGO PEREIRA SOUTO 


TítuloHISTÓRIAS DE VIDAS, SABERES E PARTILHAS: ESPAÇOS HABITADOS POR ALUNOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Aluno: LINDALVA FRANCISCA DE OLIVEIRA SILVA

OrientadorProf. Dr. JOÃO SEVERINO FILHO 


TítuloAVALIAÇÃO DO OBJETO DIGITAL DE APRENDIZAGEM ANREQUIM POR ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO

AlunoMÊIRIOR LUÍS TORRES

OrientadorProf. Dr. JOSÉ WILSON PIRES CARVALHO 


TítuloDISCUTINDO A MATEMÁTICA DO GEOGEBRA NO ENSINO DA GEOMETRIA ESPACIAL

Aluno: KARINA FONSECA BRAGAGNOLLO

OrientadorProf. Dr. WILLIAM VIEIRA GONÇALVES 


TítuloENSINO E APRENDIZAGEM DE ESTATÍSTICA NAS DISSERTAÇÕES E TESES NO BRASIL: UM ESTADO DO CONHECIMENTO NO PERÍODO DE 2000 A 2021

AlunoDANIELA SILVEIRA ROCHA

OrientadorProf. Dr. MÁRCIO UREL RODRIGUES 


TítuloNUMERAMENTO APYÃWA CONCEPÇÃO E MÉTODO NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO

AlunoAURINETE VIEIRA LIMA DA FONSECA

OrientadorProf. Dr. ADAILTON ALVES DA SILVA 


TítuloTECNOLOGIAS DIGITAIS E SUAS POTENCIALIDADES PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS, UMA ABORDAGEM NECESSÁRIA NO PROCESSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSOR

Aluno: PATRICIA MOURÃO RODRIGUES

OrientadorProf. Dr. JOSÉ WILSON PIRES CARVALHO 


TítuloINTERTTONS: INTERDISCIPLINARIDADE-COM-CARTOONS DURANTE O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL NO ENSINO FUNDAMENTAL EM CAMPO NOVO DO PARECIS-MT

Aluno: PÂMELLA ALESKA DA SILVA SANTOS

OrientadorProfª. Drª. DAISE LAGO PEREIRA SOUTO 


TítuloO CURSO DE MATEMÁTICA DO PROJETO PARCELADAS EM BARRA DO BUGRES-MT Do Araguaia ao Paraguai!

Aluno: RAIMUNDA FERREIRA MENESES

OrientadorProf. Dr. ADAILTON ALVES DA SILVA 


TítuloRELAÇÕES ENTRE O PENSAMENTO ÁLGEBRICO, GEOMÉTRICO E ARITMÉTICO EM UM AMBIENTE DE PRODUÇÕES COLABORATIVAS COM GEOGEBRA A PARTIR DO USO DA JANELA CAS

Aluno: ANACLEI DE ALMEIDA AMARAL MATOS

OrientadorProf. Dr. WILLIAM VIEIRA GONÇALVES 


TítuloA FEIRA CENTRAL DE TANGARÁ DA SERRA - MT: UM ESTUDO SOBRE O UNIVERSO ETNOGRÁFICO PRODUZIDO E HABITADO POR DIFERENTES PERSONAGENS

Aluno: CARLA PATRÍCIA ARAÚJO CHAVES ANDREOTTI

OrientadorProf. Dr. JOÃO SEVERINO FILHO 


TítuloUTILIZAÇÃO INTEGRADA DO JUST-IN-TIME TEACHING (JITT) E PEER INSTRUCTION  (PI) PARA O ESTUDO DAS SOLUÇÕES NO CONTEXTO DO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL

Aluno: ELISANA MAIARA PÉRES DA SILVA

OrientadorProf. Dr. JOSÉ WILSON PIRES CARVALHO 


TítuloA DINÂMICA DO ENCONTRO DAS FAMÍLIAS INDÍGENAS NOS ESPAÇOS URBANOS DE MATUPÁ / MT E A ESCOLA COMO UM LUGAR MULTICULTURAL

Aluno: SELMA MARIA SILVERIO DA SILVA CABRAL

OrientadorProf. Dr. JOÃO SEVERINO FILHO 


TítuloEDUCAÇÃO AMBIENTAL NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DE PROFESSORES DE QUÍMICA

Aluno: RAIZA MENDES BERTALHA

OrientadorProfª. Drª. FÁTIMA APARECIDA DA SILVA IOCCA 


TítuloDEFASAGEM DE APRENDIZAGEM MATEMÁTICA UM ESTUDO NO QUINTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL NO MUNICÍPIO DE BARRA DO BUGRES - MT

Aluno: ANDREIA RODRIGUES GERES

OrientadorProf. Dr. KILWANGY KYA KAPITANGO-A-SAMBA 


TítuloPOTENCIALIDADES DO ESPAÇO FORMATIVO DA FEIRA DE MATEMÁTICA PARA AS PRÁTICAS LETIVAS DOS PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS

Aluno: SANDRA MORENO DE ASSIS SANTOS

OrientadorProf. Dr. MÁRCIO UREL RODRIGUES 


TítuloENSINO REMOTO EMERGENCIAL: COM A PALAVRA, OS GESTORES DE FORMAÇÃO DAS DRE / CEFAPRO - MT

Aluno: EDVALDO BERNARDINO DE FARIAS

OrientadorProfª. Drª. DAISE LAGO PEREIRA SOUTO 


TítuloVISÕES DE TECNOLOGIAS DIGITAIS NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES COM CARTOONS MATEMÁTICOS DIGITAIS

Aluno: MARA CLAUDIA CIRQUEIRA BINI

OrientadorProfª. Drª. DAISE LAGO PEREIRA SOUTO 


TítuloATIVIDADES PRÁTICAS DOS DOCENTES DE BIOLOGIA NO ENSINO REMOTO EM ESCOLAS ESTADUAIS DE CÁCERES - MT

Aluno: CARLA CRISTINA PADILHA CASSANICA CORDEIRO

OrientadorProfª. Drª. CLÁUDIA LANDIN NEGREIROS 


TítuloVINTE ANOS DE SOFTWARE GEOGEBRA: UM OLHAR PARA AS DISSERTAÇÕES E TESES NO BRASIL

Aluno: SINELZA GONZAGA DE MELO AZEVEDO

OrientadorProf. Dr. MÁRCIO UREL RODRIGUES 


TítuloNECESSIDADES FORMATIVAS DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Aluno: PAULO ADRIANO TORRES DA CUNHA

OrientadorProf. Dr. KILWANGY KYA KAPITANGO-A-SAMBA 


TítuloPRODUÇÃO DE MATERIAIS CURRICULARES POR PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL EM PROCESSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA

Aluno: IONE DE FÁTIMA DE SOUZA DA SILVA

OrientadorProf. Dr. MÁRCIO UREL RODRIGUES 


TítuloPRÁTICAS DOCENTES NO ENSINO DE MATEMÁTICA NO COTIDIANO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) NO MUNICÍPIO DE BARRA DO BUGRES - MT

Aluno: LIGIANE OLIVEIRA DOS SANTOS SOUZA

OrientadorProfª. Drª. CLÁUDIA LANDIN NEGREIROS