Leitura crítica da crônica e do conto contemporâneos; a questão do gênero; a categoria do leitor previsto; as tensões dialéticas, acepções e fronteiras da crônica e do conto: norma e estranhamento.
As bases teórico-metodológicas e a relação epistemológica em Análise de discurso. Termos e conceitos da Análise de Discurso em Michel Pêcheux. O diálogo entre Pêcheux e Foucault e os deslocamentos teóricos da Análise de Discurso. As implicações históricas da relação discurso, sujeito e ideologia em materiais discursivos.
Estudos teórico-metodológicos e práticos de Crítica Textual – disciplina que se ocupa dos modos de produção, transmissão e preservação do texto escrito. Apresentação e discussão dos tipos de edição e suas variadas normas no processo de estabelecimento de textos literários e não literários.
Os mecanismos de textualização e o texto como unidade imaginária. As diferentes maneiras pelas quais os sentidos se constituem, são formulados e circulam. Linguagem verbal, não verbal e as tecnologias. Dispositivo teórico e analítico. A relação entre as noções de sujeito e autor.
Estudo da diversidade linguística; Variação e mudança linguísticas: registros do português falado e heterogeneidade dialetal. Regras variáveis no português brasileiro: aspectos regionais observáveis em características históricas e sociais. Políticas linguísticas: dimensões dialetológicas. A questão da norma padrão: preconceitos social, linguístico e cultural.
Discussão sobre políticas públicas, legislações e diretrizes oficiais sobre formação de professores e ensino de línguas. Concepções, perspectivas e modelos de formação inicial e em serviço e as competências/capacidades para ensinar. Profissionalidade, identidade e desenvolvimento profissional docente. Uso das tecnologias digitais da informação e comunicação nos percursos formativos e nas práticas de ensino de línguas.
Bases histórico-teóricas da fonologia examinada a partir dos seus três modelos básicos: fonologia estrutural, fonologia gerativa e fonologia não-linear. Trata-se do sistema fonológico do português com ênfase na teoria autossegmental, abordando a sílaba e seus constituintes e a hierarquia prosódica com seus componentes.
Bases histórico-teóricas da morfossintaxe examinada em seus princípios, teorias e conceitos fundamentais: estruturalismo, funcionalismo e gerativismo.
Formação e identidade nas literaturas africanas de língua portuguesa manifestadas na prosa de ficção dos momentos iniciais até a contemporaneidade e suas relações entre a história e a cultura. Os contextos históricos dos tempos das guerras de libertação e civil em Angola e Moçambique, pela perspectiva do imaginário literário. Os limites tênues entre ficção e história.
Concepção de leitura, literatura e ensino. O ensino da literatura: dificuldades e avanços. O ensino da literatura: emancipação crítica. A educação literária no contexto da contemporaneidade. A prática docente nas instituições (escola e universidade): o que ensinar e como ensinar? O professor de literatura no contexto sociocultural: ética, estética, comportamento. Literatura e outras linguagens artísticas. Práticas pedagógicas direcionadas à formação do leitor do texto literário.
Conceitos fundamentais da literatura comparada. Novas teorias comparatistas. Relação entre literatura e outras linguagens artísticas.
Os gêneros da literatura infantil e juvenil. A Relação entre texto e ilustração. O clássico em adaptação e transcriação. Tendências contemporâneas da narrativa infantil e juvenil.
Estudo da abordagem dos processos de construção das identidades culturais por parte de obras de diferentes gêneros em distintos períodos da história literária, partindo do Romantismo e chegando à literatura contemporânea, surgida no pós-colonialismo.
Tipos de conhecimento. A pesquisa em estudos linguísticos: análise de paradigmas metodológicos. Questões teóricas e práticas da pesquisa aplicadas aos estudos linguísticos. Orientações para elaboração do Projeto de Pesquisa. Normatização oficial e acadêmica do trabalho científico e da ética.
A investigação em Estudos Literários: pesquisa e métodos. A pesquisa qualitativa, o método indutivo e os Estudos Literários. A literatura como ambiente de Investigação sociocultural. A pesquisa literária: o cânone e a abertura aos temas relacionados à atualidade e às vozes da diversidade. Formulação (e reformulação) de hipótese. Relação entre objeto, hipótese, objetivos e justificativa. Aspectos pré-textuais de uma pesquisa.
Tendências do Romance na contemporaneidade. Diálogos e interfaces com eventos estéticos e políticos atuais, com diversas tradições e vanguardas culturais, com a cultura de massa e com as redes sociais. Fundamentos teóricos e críticos. Estudo de obras e romancistas contemporâneos.
O uso de narrativas orais, escritas, visuais e multimodais na pesquisa em linguística aplicada. Concepções de narrativa e experiência. Diferentes modos de fazer pesquisa narrativa e discussão dos aspectos teóricos e metodológicos que os fundamentam. Concepções de análise e dimensões éticas na pesquisa narrativa.
Conceitos de língua/linguagem, tecnologia e ensino. Noção de cultura digital e seu papel na sociedade contemporânea. Estudo da relação entre concepções de ensino-aprendizagem de línguas, multimodalidade e o uso pedagógico das tecnologias. Discussão dos efeitos da tecnologia em práticas de linguagem e de ensino-aprendizagem de línguas. Discussão dos efeitos da tecnologia em práticas de pesquisa sobre processos de ensino-aprendizagem de línguas.
A disciplina reflete sobre a constituição do objeto da Semântica na área dos estudos linguísticos e na descrição do significado frente às diversas concepções teóricas, retomando os estudos da alteridade em Platão e a noção de valor linguístico em Ferdinand Saussure. Compreensão da Teoria da Argumentação na Língua, a Teoria dos Blocos Semânticos e os estudos da Enunciação na perspectiva da realização efetiva de enunciados.
Estudo das manifestações literárias em território mato-grossense. Representações em obras contemporâneas através da diversidade cultural, das relações de interculturalidade e dos diálogos do local com o centro. Tendências, experimentalismos, performances e dos recursos literários, da prosa e da poesia, em perspectiva sociocultural.
Estudo das principais formas e características dos textos narrativos como o conto, a crônica, a novela e o romance, abordando seus processos históricos e teóricos. Problematização teórica acerca do conceito de romance e sua aplicabilidade nos contextos da modernidade e pós-modernidade.
A poética clássica. As especificidades do gênero lírico: o ritmo, a sintaxe e a semântica do poema. A imagem poética. Análise da estrutura da lírica moderna. Poéticas de vanguarda. Poéticas em processo: a poesia produzida em Mato Grosso.
Estudo da história das teorias e métodos linguísticos e da epistemologia linguística. Discussão dos modelos mais representativos, com base no enfoque de diferentes objetos de estudo. A linguística como disciplina que se particulariza na história da ciência. Formação e evolução da teoria e do método de análise linguística.
Estudo das principais correntes da crítica literária: a retórica, a estilística, o formalismo russo, o new criticism, o estruturalismo, a semiologia, a crítica psicanalítica; a fenomenologia, o desconstrucionismo e a estética da recepção.
Estudo da diversidade cultural e linguística na Amazônia. A diversidade étnica indígena nativa, em especial no Xingu. A diversidade linguística e cultural construída pela dinâmica colonizatória contemporânea. Análises variacionais relacionadas à ecologia de saberes de Mato Grosso e da Amazônia.
Estudo do letramento como conjunto de práticas sociais mediadas pela leitura e escrita e seus sentidos em contextos de diversidade. Identidades sociais, pluralidade linguístico-cultural e políticas linguísticas.
Estudo da formação social da Amazônia, das práticas culturais, dos espaços de vivência de relações sociais, de poder e de construção de sentidos. Constituição de espaços e territórios construídos no processo de colonização e migração para as cidades de fronteira.
Estudo das literaturas ambientadas em contexto amazônico que apresentem imaginários da floresta não só da Amazônia brasileira, mas também da Amazônia de outros países latino-americanos. Questões da interculturalidade, das fronteiras e das identidades.
Análise de interfaces entre obras literárias e cultura indígena. Conceito de indianidade a partir da dinâmica identidade/alteridade impressa na literatura e suas diferentes figurações.
Estudo das relações entre literatura e sociedade, bem como dos valores sociais no delineamento da literatura brasileira. As relações entre literatura, mercado e indústria cultural. Identidade cultural e literatura brasileira, considerando-se a obra literária como um elemento cultural.
Estudo da aquisição, do ensino e da aprendizagem de línguas estrangeiras/segunda língua em diferentes contextos. Conceitos de multilinguismo, multiculturalismo e educação bilíngue. Discussão sobre aspectos sociais, políticos, ideológicos e culturais no uso de línguas. As línguas estrangeiras e as tecnologias digitais na contemporaneidade.