Mato Grosso, Segunda-Feira, 15 de Julho de 2024     
Novo Portal

Ecologia e Conservao

Disciplinas e Linhas de Pesquisa (Mapa da pgina | Voltar)

Disciplinas do Mestrado Acadêmico:

Informações sobre créditos, disciplinas, ementas e referências bibliográficas sugeridas.

Créditos:

• Disciplinas obrigatórias: 14

• Disciplinas optativas: 14

• Dissertação: 10

• Total: 38 créditos

Disciplinas Optativas

• ANÁLISE MULTIVARIADA
 
Ementa: Revisão de conceitos centrais em Análise de Dados. Análise Multivariada: ideias introdutórias. Introdução às análises de similaridade. Análise Aglomerativa: algoritmos (UPGMA, Método de Ward etc.) e coeficientes (Sørensen, Jaccard, Bray Curtis etc.).  (PCA, CA, DCA, PCO, NMS). Ordenação direta (CCA, RDA). Ordenação acoplada à Regressão Linear. Teste de Mantel. Testes de grupos: MANOVA, NPMANOVA, MRPP, ANOSIM e Análise Discriminante.
Carga Horária: 60, Créditos: 4 
 
 
• BIOLOGIA E CONSERVAÇÃO DOS RÉPTEIS
 
Ementa: Evolução, sistemática, biogeografia, ecologia, comportamento, morfo-fisiologia e conservação dos répteis. Ênfase em grupos neotropicais e do Cerrado. Introdução às técnicas de coleta de dados básicos no campo e em laboratório, compreendendo captura, identificação, marcação, observação do comportamento, dieta, morfometria, reprodução e coleta de amostras de tecidos para análises bioquímicas.
Carga Horária: 60, Créditos: 4
 
 
• CICLOS BIOLÓGICOS NO CERRADO
 
Ementa: A sazonalidade climática no Bioma Cerrado. A dinâmica anual de água nos solos do bioma Cerrado. Relações hídricas entre solos, vegetação e atmosfera no bioma Cerrado. As queimadas e a dinâmica de nutrientes no Bioma Cerrado. Os ciclos vegetativos e reprodutivos das espécies lenhosas e herbáceas no Bioma Cerrado. As relações entre ciclos vegetativos e reprodutivos e a herbivoria no Bioma Cerrado.
Carga Horária: 60, Créditos: 4
 
 
• DINÂMICA E RESTAURAÇÃO FLORESTAL
 
Ementa: Conceitos e processos ecológicos envolvidos na restauração florestal. Diagnóstico ambiental e identificação de impactos ambientais e sociais. Legislação pertinente ao reflorestamento ciliar e à reabilitação de áreas degradadas. Elaboração e execução de projetos de restauração: diagnóstico dos vetores de degradação, zoneamento e caracterização ambiental das áreas a serem restauradas, definição das metodologias a serem aplicadas para a restauração das situações diagnosticadas. Indicadores de avaliação e monitoramento das áreas restauradas. Custos e benefícios socioeconômicos da restauração florestal.
Carga Horária: 60, Créditos: 4
 
 
• ECOLOGIA DE CAMPO
 
Ementa: Práticas de campo intensivas e orientadas. Desenvolvimento de projetos individuais e em grupo. Análise da estrutura e função de populações e comunidades de ambientes terrestres e áreas úmidas. Práticas de delineamento experimental, coleta e análise de dados,
discussão dos resultados, apresentação oral e redação de relatórios.
Carga Horária: 120, Créditos: 8
 
 
• ECOLOGIA DE FITOFISIONOMIAS ALAGÁVEIS
 
Ementa: Conceitos e caracterização de áreas alagáveis. Classificação, inventário e monitoramento de fitofisionomias de áreas úmidas. Ciclagem de nutrientes e fluxo de energia. Planície de inundação, ecótonos e paisagens. Importância do Pantanal Matogrossense e da Planície Sedimentar do Bananal no contexto mundial de áreas úmidas: caracterização, políticas públicas, desafios e conservação.
Carga Horária: 60, Créditos: 4
 
 
• ECOLOGIA DE FLORESTAS TROPICAIS
 
Ementa: Distribuição, solos e clima de florestas tropicais. Estrutura de comunidade e populações arbóreas. Interações intra e interespecíficas (competição, herbivoria, frugivoria, alelopatia). Dinâmica de clareiras e sucessão em florestas tropicais. Biologia floral e reprodutiva de espécies arbóreas. Fenologia e ciclagem de nutrientes. Ecologia de florestas tropicais raras (monodominantes, deciduais, cerradão, etc.).
Carga Horária: 60, Créditos: 4
 
 
• ECOLOGIA DE PEIXES DE ÁGUA DOCE
 
Ementa: Diversidade de peixes. Efeitos do ambiente sobre os organismos. Morfologia dos peixes. Métodos de estudos. Padrões migratórios e uso de espaço. Reprodução em peixes. Interações intra e inter-específicas.
Carga Horária: 60, Créditos: 4
 
 
• ECOLOGIA DE RESERVATÓRIOS
 
Ementa: Aspectos sociais na implantação de reservatórios. A estrutura física dos reservatórios. Comunidades aquáticas pré e pós-enchimento. Produtividade primária. Utilização integrada. Impactos econômicos, sociais e ambientais.
Carga Horária: 60, Créditos: 4
 
 
• ECOLOGIA DE SISTEMAS AQUÁTICOS (RIOS E LAGOS)
 
Ementa: Características dos sistemas lóticos. Adaptações dos organismos aos sistemas lóticos. Produtividade primária. Erosão e deposição. Dinâmica dos cursos d'água. Principais conceitos em ecologia de riachos e rios. As comunidades aquáticas.
Carga Horária: 60, Créditos: 4
 
 
• ECOLOGIA DO CERRADO
Ementa: Áreas core e marginais do bioma Cerrado. Expansões e regressões do cerrado e Floresta Tropical Úmida. Flora, fauna e solos do Cerrado. As fitofisionomias do Cerrado e seus gradientes. Hotspots do Bioma Cerrado. Os efeitos do fogo no Cerrado. Atividades antrópicas no Bioma Cerrado. Características e manejo de unidades de conservação do Bioma Cerrado.
Carga Horária: 60, Créditos: 4
 
 
• ECOLOGIA DOS INSETOS AQUÁTICOS
Ementa: Estudo teórico e prático dos grupos de insetos com representantes aquáticos no referente a adaptações e distribuição nos diversos hábitats e relação com variáveis ambientais. Estudo das relações tróficas e outras interações. Ciclos de vida e reprodução. Insetos aquáticos como bioindicadores.
Carga Horária: 60, Créditos: 4
 
 
• ECOLOGIA E CONSERVAÇÃO DE VERTEBRADOS 
 
Ementa: Os vertebrados do Cerrado: diversidade, distribuição e status de conservação. Técnicas para realização de inventários, monitoramentos e avaliações de impactos em populações animais. Discussão sobre problemas ambientais que afetam os vertebrados e a busca de soluções adequadas.
Carga Horária: 30, Créditos: 2
 
 
• ECOLOGIA QUANTITATIVA APLICADA À BIOLOGIA DA CONSERVAÇÃO
 
Ementa: O método científico e o espaço teórico para a modelagem estatística. Bases de modelagem estatística. Intervalos de confiança: aplicação para estimativa de riqueza de espécies e diversidade beta. Introdução à análise multivariada. Os paradigmas básicos da biologia da conservação. Modelos de dinâmica populacional. Modelos de distribuição biogeográfica.
Carga Horária: 60, Créditos: 4
 
 
• ECOLOGIA, ÉTICA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL 
 
Ementa: Educação ambiental formal e informal. Administração ambiental e avaliação de risco. Sustentabilidade e contradição social. Conflitos sociais e ambientalismo. Teoria da regulação e ecologia política. Populações humanas e unidades de conservação. Unidades de Conservação e a tradição no uso dos recursos naturais.
Carga Horária: 60, Créditos: 4
 
 
• ECOLOGIA, SISTEMÁTICA E CONSERVAÇÃO DAS ABELHAS NATIVAS
 
Ementa: Natureza, estrutura e funcionamento das comunidades de abelhas nativas: estudos de caso. Nidificação e a evolução do parasitismo. Técnicas de estudo. Taxonomia e sistemática das abelhas (Anthophila). Importância ecológica e econômica das abelhas nativas. Histórico da introdução de Apis mellifera L. e os impactos na biota regional: Pantanal, Cerrado e Amazônia.
Carga Horária: 60, Créditos: 4
 
 
• ECOTURISMO
Ementa: Utilização dos recursos naturais de forma sustentável. Desenvolvimento da atividade turística como potencial de preservação do meio natural e cultural. Turismo e conservação ambiental: estudo e possibilidade, proposta de estudo de caso. Ecoturismo em Unidades de Conservação. A atividade ecoturística como possibilidade de controlar o impacto dos ambientes naturais. O marketing do ecoturismo como desenvolvimento local e regional. O ecoturismo e a educação ambiental.
Carga Horária: 60, Créditos: 4
 
 
• ESTRATÉGIAS REPRODUTIVAS DE ESPÉCIES VEGETAIS DO CERRADO
 
Ementa: Estratégias morfológicas (expressão sexual e sistemas sexuais; adaptações morfológicas das sementes, multiplicação vegetativa) e suas relações com os agentes polinizadores e dispersores. Estratégias temporais (fenologia reprodutiva, protandria e protoginia, período de abertura e duração das flores) e suas relações com os polinizadores. Estratégias espaciais (tipos de distribuição espacial) e suas relações com o comportamento dos polinizadores. Sistemas reprodutivos (sistemas de auto-incompatibilidade e agamospermia).
Carga Horária: 60, Créditos: 4
 
 
• GENÉTICA E CONSERVAÇÃO
 
Ementa: Variabilidade genética. Adaptação e seleção natural. Especiação, isolamento geográfico e reprodutivo. Seleção de parentesco e de grupo. O papel dos marcadores genéticos na conservação. Estudo dos polimorfismos, suas bases genéticas e seus significados adaptativos. Genética de Populações.
Carga Horária: 60, Créditos: 4
 
 
• ECOLOGIA QUANTITATIVA E MÉTODOS DE AMOSTRAGEM DA VEGETAÇÃO
 
Ementa: Conceitos básicos em ecologia de comunidades vegetais. Métodos e sistema de classificação da vegetação. Perguntas, objetivos e hipóteses em Ecologia da Vegetação. Técnicas de amostragem da vegetação. Parâmetros fitossociológicos. Análise estatística básica: estatística descritiva e testes de hipóteses. Estimativas de diversidade de espécies. Análise multivariada. Padrões de distribuição espacial e auto correlação espacial.
Carga Horária: 60, Créditos: 4
 
 
• ECOLOGIA DE PAISAGEM
 
Ementa: Introdução à ecologia da paisagem: histórico; conceitos básicos; objetivos; escalas e tipos de abordagem. Feições da Paisagem – conceitos de mancha, matriz, corredor e trampolim ecológico. Heterogeneidade da paisagem – causas e consequências - causas naturais e antrópicas. Mosaico da paisagem – influência do arranjo dos elementos numa paisagem). Escala espacial e temporal – o efeito da escala espacial nas análises de paisagem e a variável temporal na paisagem. Manejo da paisagem – o uso dos parâmetros da paisagem para proposição de manejos da paisagem Aspectos da paisagem: Área, Conectividade, Forma das manchas. Estatísticas espaciais da paisagem: entendendo e calculando métricas de composição e de configuração da paisagem. Utilização de softwares e aplicativos. Estudos de caso.
Carga Horária: 60, Créditos: 4
 
 
• TÓPICOS ESPECIAIS EM ECOLOGIA
 
Ementa: A ementa dessa disciplina é flexível será estruturada de acordo com o assunto a ser abordado pelo professor responsável.
Carga Horária: 30, Créditos: 2


Disciplinas Obrigatrias

• CONSERVAÇÃO DA BIODIVERSIDADE
 
Ementa: Políticas públicas para a conservação, preservação e manejo da biodiversidade. Conceitos ecológicos aplicados à conservação da biodiversidade. Composição, estrutura e funcionamento da biodiversidade nos diversos níveis de abordagem. Análise de diversidade genética e suas implicações na caracterização da biodiversidade. Valoração da biodiversidade. Diversidade cultural x diversidade biológica. Estudos de caso de manejo da biodiversidade em Unidades de Conservação de Mato Grosso. Populações humanas e unidades de conservação. Unidades de conservação e a tradição no uso dos recursos naturais.
Carga Horária: 60, Créditos: 4
 
 
• ECOLOGIA DE POPULAÇÕES E COMUNIDADES
 
Ementa: Distribuição, abundância, crescimento e regulação populacional. Interações populacionais. Coevolução, Modelos de crescimento, competição, predação e metapopulações. Estrutura e dinâmica de comunidades. Interações entre espécies. Padrões espaciais em comunidades. Medidas de biodiversidade. Similaridade/dissimilaridade. Classificação e ordenação de comunidades. Cadeias tróficas. Sucessão ecológica. Comunidades insulares. Fluxo de energia. Ciclagem de nutrientes e mudanças globais. Comunidades como unidades de estudo em ecologia. A taxonomia e a sistemática filogenética: ferramentas para o entendimento da comunidade.
Carga Horária: 60, Créditos: 4
 
 
• ESTATÍSTICA APLICADA À ECOLOGIA
 
Ementa: Estatística descritiva. Noções de distribuição de probabilidade. Análise exploratória de dados biológicos; amostragem e delineamento experimental. Distribuições de frequências. Inferência estatística e testes de hipóteses. Análise de variância. Regressão e correlação. Modelos log-lineares. Análise de covariância. Estatística não-paramétrica.
Carga Horária: 75, Créditos: 5
 
 
• SEMINÁRIOS AVANÇADOS
 
Ementa: Elaboração, apresentação e defesa do Projeto de Mestrado.
Carga Horária: 30, Créditos: 2
 


Voltar ao Topo ◥

 

Disciplinas Mestrado

 

Disciplinas Doutorado

 

Linhas de Pesquisa

 

Disciplinas Mestrado

 

Disciplinas Doutorado

 

Linhas de Pesquisa