Mato Grosso, Segunda-Feira, 15 de Julho de 2024     
Novo Portal

Ecologia e Conservao

Disciplinas e Linhas de Pesquisa (Mapa da pgina | Voltar)

Disciplinas do Doutorado Acadêmico:

Informações sobre créditos, disciplinas, ementas e referências bibliográficas sugeridas.

Créditos:

• Disciplinas obrigatórias: 23

• Disciplinas optativas: 17

• Dissertação: 20

• Total: 60 créditos

Disciplinas Optativas

1. Análise Multivariada
 
Ementa: Revisão de conceitos centrais em Análise de Dados. Análise Multivariada: ideias introdutórias. Introdução às análises de similaridade. Análise Aglomerativa: algoritmos (UPGMA, Método de Ward etc.) e coeficientes (Sørensen, Jaccard, Bray Curtis etc.). (PCA, CA, DCA, PCO, NMS). Ordenação direta (CCA, RDA). Ordenação acoplada à Regressão Linear. Teste de Mantel. Testes de grupos: MANOVA, NPMANOVA, MRPP, ANOSIM e Análise Discriminante.
Carga Horária: 60, Créditos: 4
 
 
2. Ciclos Biológicos no Cerrado
 
Ementa: A sazonalidade climática e a dinâmica anual de água e nutrientes nos solos do Bioma Cerrado. As queimadas e a dinâmica da vegetação e de nutrientes em cerrado. Ciclos biogeoquímicos nos ecossistemas de cerrado típico. Os ciclos vegetativos e reprodutivos das espécies lenhosas e herbáceas no Bioma Cerrado. Relações entre ciclos biológicos e variáveis ambientais no Bioma Cerrado.
Carga Horária: 60, Créditos: 4
 
 
3. Dinâmica e Restauração Florestal
 
Ementa: Conceitos e processos ecológicos envolvidos na restauração florestal. Diagnóstico ambiental e identificação de impactos ambientais e sociais. Legislação pertinente ao reflorestamento e à reabilitação de áreas degradadas. Elaboração e execução de projetos de restauração: diagnóstico dos vetores de degradação, zoneamento e caracterização ambiental das áreas a serem restauradas. Definição de metodologias aplicadas para a restauração das situações diagnosticadas. Indicadores de avaliação e monitoramento das áreas restauradas. Custos e benefícios socioeconômicos da restauração florestal.
Carga Horária: 60, Créditos: 4
 
 
4. Ecologia de Campo
 
Ementa: Práticas de campo intensivas e orientadas. Desenvolvimento de projetos individuais e em grupo. Análise da estrutura e função de populações e comunidades de ecossistemas terrestres e áreas úmidas. Práticas de delineamento experimental, coleta e análise de dados, discussão dos resultados, apresentação oral e redação de relatórios.
Carga Horária: 120, Créditos: 8
 
 
5. Ecologia de Florestas Tropicais
 
Ementa: Distribuição, solos e clima de florestas tropicais. Estrutura de comunidades, populações arbóreas e relações de dominância. Dinâmica florestal. Interações intra e interespecíficas (competição, herbivoria, frugivoria, alelopatia). Dinâmica de clareiras e sucessão em florestas tropicais. Fenologia e ciclagem de nutrientes. Ecologia de florestas tropicais raras (monodominantes, deciduais, cerradão, etc.). Ciclos biogeoquímicos e balanço de carbono em florestas tropicais.
Carga Horária: 60, Créditos: 4
 
 
6. Ecologia de Peixes de Água Doce
 
Ementa: Diversidade de peixes. Efeitos do ambiente sobre os organismos. Morfologia dos peixes. Métodos de estudos. Padrões migratórios e uso de espaço. Estratégias de história de vida e regulação populacional. Reprodução em peixes. Interações intra e inter-específicas.
Carga Horária: 60, Créditos: 4
 
 
7. Ecologia de Reservatórios
 
Ementa: Impactos de barramentos sobre comunidades aquáticas. Modificação das características físico-química da água, modificação das assembleias aquáticas, zonação em reservatórios, uso de sistemas de transposição de fauna (escada de peixes e associados), impactos de sistemas de reservatórios em cascata. Manejo e conservação de ecossistemas aquáticos continentais com ênfase a recursos pesqueiros.
Carga Horária: 60, Créditos: 4
 
 
8. Ecologia de Sistemas Aquáticos (Rios e Lagos)
 
Ementa: Características dos sistemas lóticos e lênticos. Adaptações dos organismos aos sistemas lóticos e lênticos. Produtividade primária. Erosão e deposição. Dinâmica dos cursos d'água. Principais conceitos em ecologia de riachos e rios. As comunidades aquáticas. Zona ripária: tipologia e funções bióticas.
Carga Horária: 60, Créditos: 4
 
 
9. Ecologia do Cerrado
 
Ementa: Áreas nucleares e marginais do Bioma Cerrado. Biogeografia do Bioma Cerrado. Expansões e regressões do Bioma Cerrado. As fitofisionomias do Cerrado e seus gradientes e ecótonos. Flora e fauna do Cerrado. Os Fatores determinantes do Bioma Cerrado (clima, fogo, solos, relevo). Características e manejo de unidades de conservação do Bioma Cerrado. Atividades antrópicas no Bioma Cerrado.
Carga Horária: 60, Créditos: 4
 
 
10. Ecologia e Conservação de Vertebrados
 
Ementa: Os vertebrados do Cerrado: diversidade, distribuição e status de conservação. Técnicas para realização de inventários, monitoramentos e avaliações de impactos em populações animais. Discussão sobre problemas ambientais que afetam os vertebrados e a busca de soluções adequadas.
Carga Horária: 60, Créditos: 4
 
 
11. Ecologia Quantitativa Aplicada à Biologia da Conservação
Ementa: O método científico e o espaço teórico para a modelagem estatística. Bases de modelagem estatística. Intervalos de confiança: aplicação para estimativa de riqueza de espécies e diversidade beta. Introdução à análise multivariada. Os paradigmas básicos da biologia da conservação. Modelos de dinâmica populacional. Modelos de distribuição biogeográfica.
Carga Horária: 60, Créditos: 4
 
 
12. Ecologia, Ética e Educação Ambiental
Ementa: Educação ambiental formal e informal. Administração ambiental e avaliação de risco. Sustentabilidade e contradição social. Conflitos sociais e ambientalismo. Teoria da regulação e ecologia política. Populações humanas e unidades de conservação. Unidades de Conservação e a tradição no uso dos recursos naturais.
Carga Horária: 60, Créditos: 4
 
 
13. Ecologia Quantitativa e Métodos de Amostragem da Vegetação
 
Ementa: Conceitos básicos em ecologia de comunidades vegetais. Métodos e sistema de classificação da vegetação. Perguntas, objetivos e hipóteses em Ecologia da Vegetação. Técnicas de amostragem da vegetação. Parâmetros fitossociológicos. Análise estatística básica: estatística descritiva e testes de hipóteses. Estimativas de diversidade de espécies. Análise multivariada. Padrões de distribuição e auto-correlação espacial.
Carga Horária: 60, Créditos: 4
 
 
14. Ecologia da Paisagem
 
Ementa: Histórico, conceitos, e abordagens em estudos de ecologia da paisagem. Definições e conceitos de mancha, matriz, corredor e trampolim ecológico. Causas e consequências da formação de mosaicos naturais e antrópicos na paisagem. Diferentes escalas espaciais e temporais em estudos da paisagem. Manejo de Paisagens. Propriedades da paisagem: Forma e área das manchas, isolamento e conectividade. Métodos estatísticos em análises e cálculos de métricas da paisagem. Uso de aplicativos e softwares em análise da paisagem.
Carga Horária: 60, Créditos: 4
 
 
15. Tópicos Especiais em Ecologia I
 
Ementa: A ementa dessa disciplina é flexível será estruturada de acordo com o assunto a ser abordado pelo professor responsável
Carga Horária: 30, Créditos: 2
 
 
16. Tópicos Especiais em Ecologia II
 
Ementa: A ementa dessa disciplina é flexível será estruturada de acordo com o assunto a ser abordado pelo professor responsável
Carga Horária: 60, Créditos: 4
 
 
17. Metodologias Aplicadas ao Estudo de Vertebrados
Ementa: Seleção de áreas de estudo (imagens de satélite, visitas de reconhecimento e aspectos importantes da área de estudo para os diferentes grupos de vertebrados). Metodologias empregadas (redes, transectos, pitfall, entrevistas e outros). Uso de equipamentos necessários ao registro das espécies. Trâmites burocráticos necessários para capturar e coletar animais. Técnicas de fixação do material coletado. Análise dos dados e elaboração de artigos científicos.
Carga Horária: 60, Créditos: 4
 
 
18. Avaliação de Impactos Ambientais
 
Ementa: Compreensão do processo produtivo; Economia Ecológica: funções econômicas oriundas dos serviços ecossistêmicos; impactos ambientais: conceito, principais impactos; diagnóstico ambiental para elaboração do EIA-RIMA; mensuração de impactos ambientais associados às atividades produtivas: tipos de impactos, classificação, intensidade, abrangência e magnitude dos impactos; medidas mitigadoras e compensatórias; determinação de matriz de prioridade e severidade; Política nacional do meio ambiente e seus instrumentos de proteção ambiental; Gestão de Recursos Hídricos; proteção ambiental prevista na Constituição Federal Brasileira e nas leis seguintes: crimes ambientais, SNUC, código florestal; princípios do direito ambiental; constituições estaduais e leis ambientais municipais.
Carga Horária: 60, Créditos: 4
 
 
19. Ecologia de Ecossistemas
 
Ementa: Conceito e histórico de ecossistemas. Diferentes escalas espaciais e temporais em estudo de ecossistemas. Respostas dos ecossistemas aos distúrbios (resistência e resiliência) Dinâmica de ecossistemas. Processos ecossistêmicos (fluxos de energia e matéria). Efeitos da comunidade sobre os processos ecossistêmicos. Balanço de água e energia. Ciclos biogeoquímicos. Mudanças ambientais globais. Manejo e recuperação de ecossistemas.
Carga Horária: 60, Créditos: 4
 
 
20. Política Ambiental
 
Ementa: Histórico e avanços da questão ambiental e dos acordos internacionais. Princípios e instrumentos da política ambiental. Análise da política como processo decisório, envolvendo conflitos e negociações políticas em torno de interesses e demandas econômicas, sociais e culturais; políticas públicas e organização político-institucional. Política nacional do meio ambiente e seus instrumentos de proteção ambiental; princípios do direito ambiental; constituições federal, estaduais e leis ambientais municipais. Determinantes da elaboração de políticas ambientais em empresas e em vários níveis governamentais e sua articulação com as tendências, diretrizes e normativas internacionais.
Carga Horária: 60, Créditos: 4
 
 
21. Ecologia de Populações e Comunidades
 
Ementa: Distribuição, abundância, regulação das populações. Modelos de crescimento populacional. Ecologia e dinâmica de metapopulações. Estratégias de história de vida. Interações entre populações e espécies. Cadeias tróficas. Natureza e propriedades das comunidades. Padrões espaciais em comunidades e biogeografia de ilhas. Medidas de biodiversidade. Classificação e ordenação de comunidades. Padrões temporais nas comunidades. Sucessão ecológica, estado de equilíbrio de biomassa e balanço do carbono.
Carga Horária: 60, Créditos: 4


Disciplinas Obrigatrias

1. Comunicação científica
 
Ementa: A história da filosofia e da ciência. O pensamento científico e o método hipotético-dedutivo. Formulação de hipóteses. Pesquisa, recuperação da informação bibliográfica e uso de gerenciador de referências. Preparação e redação de artigos, dissertações e teses. Técnicas orais, visuais e escritas de divulgação científica. Coautoria, espúria, plágio, fraude e troca de citações. A ética na divulgação científica.
Carga Horária: 60, Créditos: 4
 
 
2. Conservação da Biodiversidade
 
Ementa: Políticas públicas para a conservação, preservação e manejo da biodiversidade. Conceitos ecológicos aplicados à conservação da biodiversidade. Composição, estrutura e funcionamento da biodiversidade nos diversos níveis de abordagem. Análise de diversidade genética e suas implicações na caracterização da biodiversidade. Valoração da biodiversidade. Diversidade cultural x diversidade biológica. Estudos de caso de manejo da biodiversidade em Unidades de Conservação de Mato Grosso. Populações humanas e unidades de conservação. Unidades de conservação e a tradição no uso dos recursos naturais.
Carga Horária: 60, Créditos: 4
 
 
3. Estatística Aplicada à Ecologia
 
Ementa: Inferência estatística e testes de hipóteses. Análise exploratória de dados biológicos; amostragem e delineamento experimental. Estatística descritiva. Noções de distribuição de probabilidade. Análises de distribuições de frequências. Análises de comparação de médias e testes de significância. Regressão e correlação. Estatística não-paramétrica.
Carga Horária: 75, Créditos: 5
 
 
4. Seminários Avançados II
 
Ementa: Elaboração, apresentação e defesa pública do Projeto de Doutorado
Carga Horária: 30, Créditos: 2
 
 
5. Biogeografia
 
Ementa: Definições, conceitos básicos, padrões e processos históricos. Biogeografia e Conservação. Barreiras Biogeográficas. Biogeografia de ilhas. Padrões de distribuição geográfica das espécies. Efeitos dos fatores ambientais na distribuição dos organismos. Caracterização e manejo dos biomas mundiais e brasileiros. Métodos de pesquisa em Biogeografia.
Carga Horária: 60, Créditos: 4
 
 
6. Pesquisa e Desenho Amostral em Ecologia e Conservação
 
Ementa: Filosofia e métodos estatísticos. Formulação de hipóteses e predições em ecologia e conservação. Teorias e planejamento na coleta de dados ecológicos e para conservação. Interpretação e métodos de coleta de dados.
Carga Horária: 60, Créditos: 4


Voltar ao Topo ◥

 

Disciplinas Mestrado

 

Disciplinas Doutorado

 

Linhas de Pesquisa

 

Disciplinas Mestrado

 

Disciplinas Doutorado

 

Linhas de Pesquisa