Mato Grosso, Quinta-Feira, 21 de Novembro de 2024     
Novo Portal

Faculdade Indígena Intercultural

Séries (Mapa da página | Voltar)

Série Institucional

Esta série é vol­ta­da para divul­ga­ção das ações em todos seus aspec­tos, tan­to ins­ti­tu­ci­o­nais como orga­ni­za­ci­o­nais.

- Pro­je­to dos Cur­sos de Licen­ci­a­tu­ra

Tra­ta-se  da publi­ca­ção de uma ver­são resu­mi­da do Pro­je­to de Cur­sos de Licen­ci­a­tu­ra Espe­cí­fi­cos para a For­ma­ção de Pro­fes­so­res Indí­ge­nas, ela­bo­ra­do no perío­do de 1997 a 2000, pela Comis­são Inte­rins­ti­tu­ci­o­nal e Pari­tá­ria, cri­a­da pelo Decre­to Nº 1.842, de 21 de novem­bro de 1997, do Gover­no do Mato Gros­so, con­ten­do os prin­ci­pais pon­tos nor­te­a­do­res da dis­cus­são acer­ca da for­ma­ção de pro­fes­so­res indí­ge­nas em nível supe­ri­or. A divul­ga­ção des­te mate­ri­al tem como obje­ti­vo difun­dir as pro­po­si­ções esta­be­le­ci­das ao lon­go de qua­tro anos de tra­ba­lhos da Comis­são, espe­ran­do que seja o pon­to de par­ti­da para novas refle­xões no que se refe­re à for­ma­ção de pro­fes­so­res indí­ge­nas.

  • Con­teú­do

    • Bre­ve his­tó­ri­co da edu­ca­ção esco­lar indí­ge­na no Bra­sil e em Mato Gros­so

    • A luta por uma edu­ca­ção esco­lar dife­ren­ci­a­da

    • O pro­ces­so de dis­cus­são acer­ca do ensi­no supe­ri­or indí­ge­na em Mato Gros­so

    • O per­fil do pro­fes­sor a ser for­ma­do

    • Obje­ti­vos do pro­je­to

    • Jus­ti­fi­ca­ti­va do pro­je­to e dos cur­sos

    • Per­fil dos cur­sos

    • Obje­ti­vos dos cur­sos

    • Prin­cí­pi­os cur­ri­cu­la­res

    • Estru­tu­ras cur­ri­cu­la­res dos cur­sos

    • Temas trans­ver­sais

    • Temá­ti­cas cen­trais do Pri­mei­ro Ciclo

    • Temá­ti­cas cen­trais do Segun­do Ciclo

    • Os está­gi­os super­vi­si­o­na­dos

    • Pro­ces­so de ava­li­a­ção

    • For­ma­ção dos docen­tes que atu­a­rão nos cur­sos

    • Bibli­o­gra­fia

- Fol­ders, Car­ta­zes, Ban­ners, Calen­dá­ri­os de Mesa

 


Série Práticas Interculturais

Esta série des­ti­na-se a orga­ni­za­ção e divul­ga­ção das pro­du­ções tex­tu­ais e visu­ais ela­bo­ra­das pelos estu­dan­tes duran­te as eta­pas pre­sen­ci­ais e inter­me­diá­ri­as dos cur­sos, a par­tir das pro­pos­tas didá­ti­cas dos docen­tes das três áre­as de con­cen­tra­ção.

Tra­ta-se da divul­ga­ção de livros que per­mi­ti­rão não só o retor­no aos estu­dan­tes de suas pro­du­ções, como tam­bém sua divul­ga­ção para um públi­co mais amplo.

Esta série será orga­ni­za­da a par­tir de três cole­ções temá­ti­cas, assim cons­ti­tuí­das:

  • Cole­ção Vida e Meio Ambi­en­te

  • Cole­ção Cul­tu­ra e Soci­e­da­de

  • Cole­ção Prá­ti­cas Peda­gó­gi­cas e Lin­gua­gem

Des­de o iní­cio dos cur­sos vem sen­do desen­vol­vi­da a pro­pos­ta de ela­bo­ra­ção de um Dici­o­ná­rio Enci­clo­pé­di­co de Pala­vras Indí­ge­nas, que deve­rá inte­grar a Cole­ção Prá­ti­cas Peda­gó­gi­cas e Lin­gua­gem.

 


Série Experiências Didáticas

Esta série está vol­ta­da à via­bi­li­za­ção de pro­pos­tas de publi­ca­ções apre­sen­ta­das pelos estu­dan­tes indí­ge­nas para uso em suas esco­las e comu­ni­da­des.

Tra­ta-se de apoi­ar as ini­ci­a­ti­vas dos estu­dan­tes na pro­du­ção de livros, car­ti­lhas e outros mate­ri­ais didá­ti­cos, por meio da ori­en­ta­ção peda­gó­gi­ca, lin­guís­ti­ca e antro­po­ló­gi­ca, bem como faci­li­tan­do-lhes os mei­os para pre­pa­ra­ção dos ori­gi­nais e sua edi­ção.

 


Voltar ao Topo ◥