Série Institucional
Esta série é voltada para divulgação das ações em todos seus aspectos, tanto institucionais como organizacionais.
- Projeto dos Cursos de Licenciatura
Trata-se da publicação de uma versão resumida do Projeto de Cursos de Licenciatura Específicos para a Formação de Professores Indígenas, elaborado no período de 1997 a 2000, pela Comissão Interinstitucional e Paritária, criada pelo Decreto Nº 1.842, de 21 de novembro de 1997, do Governo do Mato Grosso, contendo os principais pontos norteadores da discussão acerca da formação de professores indígenas em nível superior. A divulgação deste material tem como objetivo difundir as proposições estabelecidas ao longo de quatro anos de trabalhos da Comissão, esperando que seja o ponto de partida para novas reflexões no que se refere à formação de professores indígenas.
Conteúdo
Breve histórico da educação escolar indígena no Brasil e em Mato Grosso
A luta por uma educação escolar diferenciada
O processo de discussão acerca do ensino superior indígena em Mato Grosso
O perfil do professor a ser formado
Objetivos do projeto
Justificativa do projeto e dos cursos
Perfil dos cursos
Objetivos dos cursos
Princípios curriculares
Estruturas curriculares dos cursos
Temas transversais
Temáticas centrais do Primeiro Ciclo
Temáticas centrais do Segundo Ciclo
Os estágios supervisionados
Processo de avaliação
Formação dos docentes que atuarão nos cursos
Bibliografia
- Folders, Cartazes, Banners, Calendários de Mesa
Série Práticas Interculturais
Esta série destina-se a organização e divulgação das produções textuais e visuais elaboradas pelos estudantes durante as etapas presenciais e intermediárias dos cursos, a partir das propostas didáticas dos docentes das três áreas de concentração.
Trata-se da divulgação de livros que permitirão não só o retorno aos estudantes de suas produções, como também sua divulgação para um público mais amplo.
Esta série será organizada a partir de três coleções temáticas, assim constituídas:
Coleção Vida e Meio Ambiente
Coleção Cultura e Sociedade
Coleção Práticas Pedagógicas e Linguagem
Desde o início dos cursos vem sendo desenvolvida a proposta de elaboração de um Dicionário Enciclopédico de Palavras Indígenas, que deverá integrar a Coleção Práticas Pedagógicas e Linguagem.
Série Experiências Didáticas
Esta série está voltada à viabilização de propostas de publicações apresentadas pelos estudantes indígenas para uso em suas escolas e comunidades.
Trata-se de apoiar as iniciativas dos estudantes na produção de livros, cartilhas e outros materiais didáticos, por meio da orientação pedagógica, linguística e antropológica, bem como facilitando-lhes os meios para preparação dos originais e sua edição.