Este jornal foi elaborado na Aldeia Cravari, na Escola Estadual Tapurá, sala anexa Cravari pelo professor mestrando na Unemat de Barra do Bugres-MT, Edivaldo Lourival Mampuche.
O jornal “A hora da oca” é um informativo que surgiu a partir de uma brincadeira de escrever sobre as atividades do povo Manoki e divulgar nas 08 aldeias deste povo. Tem como objetivo informar sobre a realização de um evento na aldeia, sobre uma história, sobre a política a nossa volta e agendas futuras. Essa edição de junho apresenta os trabalhos realizados na escola com os alunos do 1º, 2º e 3º ano do ensino médio, uma vez que o ensino neste tempo de pandemia é remoto.
Como uma forma de minimizar os prejuízos na aprendizagem em tempo de pandemia, a preocupação foi trabalhar muito a leitura e a escrita, pois lendo bem e escrevendo bem, os demais conteúdos poderiam ser aprendidos futuramente. No jornal, a temática é interdisciplinar, cada turma produziu dois textos de acordo com o titulo proposto em formato de pesquisa. Os alunos escreviam e mandavam pelo grupo de whatsapp os textos, e o professor ia fazendo as correções, devolvendo aos alunos, caso necessário.
Fizemos ainda dois encontros pontuais com a presença dos alunos para debate e saber como estava sendo os trabalhos e, principalmente, para saber da participação dos demais alunos. No final, eu professor, organizei o jornal e fiz a impressão que seria depois entregue aos alunos e repassado para as aldeias conhecer o trabalho.
O informativo inicia com uma pergunta: O que aprender em tempo de pandemia? Depois segue com os títulos:
As edições têm sido um sucesso, a comunidade tem gostado mesmo, porém, a única dificuldade que temos é dar uma sequência na escrita do jornal é ter uma pessoa disponível para a elaboração mensal ou trimestral.
Edivaldo Lourival Mampuche
A Hora da Oca |
Baixar |