Mato Grosso, Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024     
Novo Portal
Acadêmicos apresentam projeto de reciclagem de lixo eletrônico em live da Seciteci
ENSINO SUPERIOR
Acadêmicos apresentam projeto de reciclagem de lixo eletrônico em live da Seciteci
09/07/2020 11:02:45
por Com informações Camila Paulino - Seciteci

Em comemoração ao Dia Nacional da Ciência, celebrado nessa quarta-feira (08.07), os acadêmicos do curso de Ciência da Computação da Unemat de Alto Araguaia, Sara Moreira da Silva e Edinaldo Cardoso Junior, apresentaram seus projetos científicos em live promovida pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Seciteci). A transmissão ocorreu pelo Instagram do MT Ciências (@mtciencias).

A coordenadora de Popularização da Ciência da Seciteci, Marilene Passos, conduziu o bate-papo virtual com os estudantes do câmpus de Alto Araguaia. Na oportunidade, eles apresentaram os trabalhos desenvolvidos para a automação de reciclagem do lixo eletrônico.

“A Sara fez um projeto de Iniciação Científica e desenvolveu um trabalho de Eletrônica Básica e Automação com reciclagem e reutilização de equipamentos eletrônicos. Já o Edinaldo desenvolveu um trabalho de construção de impressora 3D de baixo custo, focado principalmente no descarte de produtos eletrônicos e materiais reciclados”, explica.

Ambos trabalham no projeto para levar o ensino dessas metodologias para jovens em situação de vulnerabilidade, indicados pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e na Escola Estadual Integral Carlos Hugueney, ambos de Alto Araguaia.

A superintendente de Desenvolvimento Científico, Tecnológico e de Inovação da Seciteci, Lectícia Figueiredo, explica que estes encontros virtuais fomentam as ações dos estudantes mato-grossenses do projeto MT Ciências e compartilham as iniciativas inovadoras com a sociedade.

“Sabemos que o Brasil está em primeiro lugar no ranking de produção de lixos eletrônicos da América Latina e é um dos primeiros do mundo, por isso estes projetos de tecnologia e inovação voltados ao descarte e reciclagem adequados destes materiais são muito importantes”, diz.

Segundo pesquisas do Global E-Waste Monitor, realizado pela Organização das Nações Unidas (ONU), o Brasil é o maior produtor de lixo eletrônico da América Latina e o 7º maior do mundo.

Anualmente, o país produz 1,5 mil toneladas de lixo eletrônico, sendo que apenas 3% de todo esse montante é descartado adequadamente.

Publicado originalmente em: www.mt.gov.br

 

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24604 | Impressões: 138861
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada