Mato Grosso, Ter�a-Feira, 19 de Mar�o de 2024     
Novo Portal
Unemat completa 43 anos de ensino superior público e gratuito
COMEMORAÇÃO
Unemat completa 43 anos de ensino superior público e gratuito
20/07/2021 09:43:20
por Danielle Tavares
Foto por: Arquivo

Neste 20 de julho, a Universidade do Estado do Mato Grosso (Unemat) completa 43 anos de fundação. A instituição, que nasceu como Instituto de Ensino Superior de Cáceres, alcançou o status de universidade em 1993 e, hoje, possui 13 câmpus, 37 núcleos pedagógicos e polos de Educação a Distância.

Cerca de 22 mil acadêmicos são atendidos em 60 cursos presenciais e em outros 129 cursos ofertados em modalidades diferenciadas. Atualmente, a instituição conta com quatro doutorados institucionais, quatro doutorados interinstitucionais (Dinter), três doutorados em rede, 11 mestrados institucionais, um mestrado interinstitucional (Minter) e cinco mestrados profissionais. 

“A Unemat nasceu em 1978, aqui na cidade de Cáceres, e hoje estamos em quase todos os municípios de Mato Grosso. Uma universidade que tem muito que comemorar: são mais de 40 mil mato-grossenses com suas vidas transformadas por esta universidade, seja na graduação ou pós-graduação. A Unemat é patrimônio do povo de Mato Grosso”, pontuou o reitor Rodrigo Zanin.

HISTÓRICO

No dia 20 de julho de 1978, foi criado o Instituto de Ensino Superior de Cáceres, que traz em sua história a marca de ter nascido no interior. Com base na Lei nº 703, foi publicado o Decreto Municipal nº 190, criando o Instituto de Ensino Superior de Cáceres (IESC), vinculado à Secretaria Municipal de Educação e à Assistência Social, com a meta de promover o ensino superior e a pesquisa. Passa a funcionar como Entidade Autárquica Municipal em 15 de agosto do mesmo ano.

A expansão da instituição para outras regiões de Mato Grosso ocorre na década de1990, com a abertura dos núcleos fora de Cáceres. O primeiro a ser criado é o de Sinop em 1990, os de Alta Floresta, Alto Araguaia, Nova Xavantina, Pontes e Lacerda e Luciara em 1991, Barra do Bugres e Colíder em 1994, Tangará da Serra em 1995, e Juara em 1999, entrando em efetivo exercício em 2001.

Em 15 de dezembro de 1993, por meio da Lei Complementar nº 30, institui-se a Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), mantida pela Fundação Universidade do Estado de Mato Grosso (Funemat), e transformou em câmpus os antigos núcleos pedagógicos.

Em setembro de 2013, a Unemat recebeu em transferência os cursos de graduação em Direito, Enfermagem, Educação Física e Administração que eram oferecidos pela Uned (Faculdade de Ciências Sociais e Aplicadas de Diamantino) e, em dezembro do mesmo ano, a Unemat assumiu os cursos da União do Ensino Superior de Nova Mutum (Uninova), assim como a transferência dos bens móveis e imóveis para a Unemat, passando a ter então 13 câmpus.

A Unemat, desde sua criação, desenvolve ações pioneiras para atender à população de Mato Grosso e às demandas específicas do Estado, tanto para formação de professores como para formação de diversos profissionais de diferentes áreas do conhecimento.

 

 

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24672 | Impressões: 138158
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada