Mato Grosso, Ter�a-Feira, 19 de Mar�o de 2024     
Novo Portal
Presidente da Funai conhece Faculdade Indígena da Unemat
ENSINO SUPERIOR
Presidente da Funai conhece Faculdade Indígena da Unemat
11/12/2019 18:23:56
por Danielle Tavares

O presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai), Marcelo Augusto Xavier da Silva, esteve em Barra do Bugres (228 km da capital Cuiabá), nessa terça-feira (10/12), onde conheceu a iniciativa pioneira da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), de oferta de cursos específicos e diferenciados para a formação de professores indígenas, por meio a Faculdade Intercultural Indígena (Faindi).

No município, Marcelo Augusto, esteve em reunião com representantes da Unemat, Faindi e da Usina Barralcool, para possibilitar a melhoria da internet para a Escola Agrícola onde são oferecidas as aulas presenciais para os estudantes indígenas. À tarde, o encontro foi com alunos, docentes e diretores da Faindi visando a retomada da parceria com a Funai, que possibilitará a cooperação técnica para a oferta de novos cursos  e apoio na execução da atual turma.

Na avaliação do presidente da Funai, o encontro foi muito importante, tanto para a Fundação, quanto para os povos indígenas. “Temos que ter um diálogo direto e reto com as comunidades. Ouvi-los, ver o que desejam e implementar. A Funai, como órgão indigenista do estado, auxiliará na Educação dos índios, na inclusão deles no contexto social. A Funai tem um compromisso com os povos indígenas”.

De acordo com o diretor administrativo do câmpus de Barra do Bugres, Fernando Selleri, a visita foi positiva. “Representa a retomada da importante parceria com a Funai para a realização dos cursos da Faindi e para a ampliação das ações do câmpus relacionadas a formação de indígenas na perspectiva de implantação de um Centro de Formação para indígenas em Barra do Bugres, com reforma das instalações do Câmpus 3, antiga Escola Agrícola. A possibilidade de parceria com a Barralcool também contribui muito com a manutenção da estrutura ali existente”.

Sobre a Faindi- Em mais de 17 anos de Educação Escolar indígena, a Unemat já graduou 450 professores indígenas pertencentes a mais de 34 etnias e especializou 140 professores. Além das ações pioneiras para a formação de professores indígenas em nível de graduação, a Universidade passa a ofertar mestrado profissional Ensino em Contexto Indígena Intercultural, para a formação de professores indígenas da Educação Básica.

“A Unemat é pioneira, na América Latina, na oferta de cursos de graduação e pós-graduação específicos e diferenciados para a qualificação e habilitação de professores indígenas que trabalham nas escolas das aldeias”, disse a vice-reitora Nilce Maria.

Atualmente estão em formação 120 professores-indígenas, de 23 etnias, nos cursos de licenciatura em Pedagogia Intercultural e licenciatura Intercultural. Os cursos são ofertados por meio da Faculdade Indígena Intercultural (Faindi), ligada ao Câmpus Universitário Deputado Renê Barbour, no município de Barra do Bugres.

 

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24474 | Impressões: 138093
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada