Imprimir
Presidente da Funai conhece Faculdade Indígena da Unemat


O presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai), Marcelo Augusto Xavier da Silva, esteve em Barra do Bugres (228 km da capital Cuiabá), nessa terça-feira (10/12), onde conheceu a iniciativa pioneira da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), de oferta de cursos específicos e diferenciados para a formação de professores indígenas, por meio a Faculdade Intercultural Indígena (Faindi).



No município, Marcelo Augusto, esteve em reunião com representantes da Unemat, Faindi e da Usina Barralcool, para possibilitar a melhoria da internet para a Escola Agrícola onde são oferecidas as aulas presenciais para os estudantes indígenas. À tarde, o encontro foi com alunos, docentes e diretores da Faindi visando a retomada da parceria com a Funai, que possibilitará a cooperação técnica para a oferta de novos cursos  e apoio na execução da atual turma.



Na avaliação do presidente da Funai, o encontro foi muito importante, tanto para a Fundação, quanto para os povos indígenas. “Temos que ter um diálogo direto e reto com as comunidades. Ouvi-los, ver o que desejam e implementar. A Funai, como órgão indigenista do estado, auxiliará na Educação dos índios, na inclusão deles no contexto social. A Funai tem um compromisso com os povos indígenas”.



De acordo com o diretor administrativo do câmpus de Barra do Bugres, Fernando Selleri, a visita foi positiva. “Representa a retomada da importante parceria com a Funai para a realização dos cursos da Faindi e para a ampliação das ações do câmpus relacionadas a formação de indígenas na perspectiva de implantação de um Centro de Formação para indígenas em Barra do Bugres, com reforma das instalações do Câmpus 3, antiga Escola Agrícola. A possibilidade de parceria com a Barralcool também contribui muito com a manutenção da estrutura ali existente”.



Sobre a Faindi- Em mais de 17 anos de Educação Escolar indígena, a Unemat já graduou 450 professores indígenas pertencentes a mais de 34 etnias e especializou 140 professores. Além das ações pioneiras para a formação de professores indígenas em nível de graduação, a Universidade passa a ofertar mestrado profissional Ensino em Contexto Indígena Intercultural, para a formação de professores indígenas da Educação Básica.



“A Unemat é pioneira, na América Latina, na oferta de cursos de graduação e pós-graduação específicos e diferenciados para a qualificação e habilitação de professores indígenas que trabalham nas escolas das aldeias”, disse a vice-reitora Nilce Maria.



Atualmente estão em formação 120 professores-indígenas, de 23 etnias, nos cursos de licenciatura em Pedagogia Intercultural e licenciatura Intercultural. Os cursos são ofertados por meio da Faculdade Indígena Intercultural (Faindi), ligada ao Câmpus Universitário Deputado Renê Barbour, no município de Barra do Bugres.



 


Por: Danielle Tavares