Mato Grosso, Quinta-Feira, 28 de Mar�o de 2024     
Novo Portal
Secretaria de Planejamento realiza 1º Workshop de Elaboração da Cadeia de Valor na Unemat
GESTÃO
Secretaria de Planejamento realiza 1º Workshop de Elaboração da Cadeia de Valor na Unemat
01/11/2019 10:38:14
por Danielle Tavares
Foto por: Moisés Bandeira
Coordenadora do Escritório de Gerenciamento de Processos fala para gestores da Unemat
Coordenadora do Escritório de Gerenciamento de Processos fala para gestores da Unemat

Visando capacitar servidores e gestores da Unemat no uso da ferramenta de mapeamento e modelagem de processos, a Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), por meio do Escritório de Gerenciamento de Processos (EGProcess/SDO), ministrou o 1º Workshop de Elaboração da Cadeia de Valor da Unemat. O curso aconteceu em Cáceres, com representantes dos câmpus e das pró-reitorias da Universidade, nesta semana (30 e 31/10).

Para iniciar o mapeamento dos processos, é preciso ter a definição da Cadeia de Valor, que é o conjunto de macroprocessos que agregam valor à organização. “Quando se consegue identificar os processos da organização, começa a ter governança e a disseminar boas práticas”, explicou a coordenadora do Escritório de Gerenciamento de Processos, Regina Imada Doy.

A construção da cadeia de valor traz benefícios à gestão pública, ao possibilitar: uma visão ampla e estratégica, a partir do entendimento das questões de alta relevância; uma definição de posicionamento, que identifica oportunidades e pontos de reestruturação; um foco de entrega de valor, com melhores produtos e serviços e por fim o aumento na eficiência de gestão.

A Cadeia de Valor deve ser feita de forma macro, sistemática e integrada. “Tem muito problema na rotina de trabalho decorrente da falta de integração entre as áreas, falha de comunicação e falta de monitoramento de entregas. Essa falta de integração interfere na entrega do serviço à sociedade, ao cliente final da instituição”, avaliou Regina.

Na Unemat, significa a melhoria contínua dos serviços educacionais prestados e a modernização da instituição. “A Unemat tem um planejamento estratégico muito bem elaborado. Mas o que me garante que estou fazendo uma gestão com eficiência? A partir do momento que conheço os meus processos, consigo identificar riscos, prioridades, os processos que são eficientes e os que não são, tenho a visão do todo, integrada, e não mais segmentada. E o resultado de tudo isso é, cada vez mais, a entrega de serviços de excelência, que está na missão da Unemat”, disse.

Manual Técnico de Processos e Procedimentos

O Decreto nº 1375/2018, que institui o Manual Técnico de Processos e Procedimentos, estipula prazo para elaboração dos manuais técnicos de processos e procedimentos do Poder Executivo estadual, tendo o ano de 2020 como limite para os processos dos órgãos centrais e 2022 para os órgãos/entidades finalísticas.

Na Unemat, foi designado Grupo de Trabalho para elaboração, aprovação e disponibilização do Manual, tendo com base os documentos produzidos no Planejamento Estratégico Participativo e 3º Congresso Universitário. Coordenado pelo gestor governamental, Julio Cezar de Lara, a comissão é composta pelos três segmentos da comunidade acadêmica. São eles: Camyla Stiegler Leitner (docente), Gustavo Bisinoto, Fábio Iser e Saidy Kotubo Magalhaes Souza (profissionais técnicos) e a Rayssa Emanoelly Silva Pinheiro (acadêmica).

A previsão é que o GT apresente a Cadeia de Valor aos gestores (reitor, vice e pró-reitores) para homologação e validação em novembro deste ano. Após a validação da Cadeia de Valor os gestores irão decidir quais serão os processos prioritários que serão mapeados neste ano.

 

 

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24526 | Impressões: 138295
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada