Imprimir
Secretaria de Planejamento realiza 1º Workshop de Elaboração da Cadeia de Valor na Unemat
Coordenadora do Escritório de Gerenciamento de Processos fala para gestores da Unemat


Visando capacitar servidores e gestores da Unemat no uso da ferramenta de mapeamento e modelagem de processos, a Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag), por meio do Escritório de Gerenciamento de Processos (EGProcess/SDO), ministrou o 1º Workshop de Elaboração da Cadeia de Valor da Unemat. O curso aconteceu em Cáceres, com representantes dos câmpus e das pró-reitorias da Universidade, nesta semana (30 e 31/10).



Para iniciar o mapeamento dos processos, é preciso ter a definição da Cadeia de Valor, que é o conjunto de macroprocessos que agregam valor à organização. “Quando se consegue identificar os processos da organização, começa a ter governança e a disseminar boas práticas”, explicou a coordenadora do Escritório de Gerenciamento de Processos, Regina Imada Doy.



A construção da cadeia de valor traz benefícios à gestão pública, ao possibilitar: uma visão ampla e estratégica, a partir do entendimento das questões de alta relevância; uma definição de posicionamento, que identifica oportunidades e pontos de reestruturação; um foco de entrega de valor, com melhores produtos e serviços e por fim o aumento na eficiência de gestão.



A Cadeia de Valor deve ser feita de forma macro, sistemática e integrada. “Tem muito problema na rotina de trabalho decorrente da falta de integração entre as áreas, falha de comunicação e falta de monitoramento de entregas. Essa falta de integração interfere na entrega do serviço à sociedade, ao cliente final da instituição”, avaliou Regina.



Na Unemat, significa a melhoria contínua dos serviços educacionais prestados e a modernização da instituição. “A Unemat tem um planejamento estratégico muito bem elaborado. Mas o que me garante que estou fazendo uma gestão com eficiência? A partir do momento que conheço os meus processos, consigo identificar riscos, prioridades, os processos que são eficientes e os que não são, tenho a visão do todo, integrada, e não mais segmentada. E o resultado de tudo isso é, cada vez mais, a entrega de serviços de excelência, que está na missão da Unemat”, disse.



Manual Técnico de Processos e Procedimentos



O Decreto nº 1375/2018, que institui o Manual Técnico de Processos e Procedimentos, estipula prazo para elaboração dos manuais técnicos de processos e procedimentos do Poder Executivo estadual, tendo o ano de 2020 como limite para os processos dos órgãos centrais e 2022 para os órgãos/entidades finalísticas.



Na Unemat, foi designado Grupo de Trabalho para elaboração, aprovação e disponibilização do Manual, tendo com base os documentos produzidos no Planejamento Estratégico Participativo e 3º Congresso Universitário. Coordenado pelo gestor governamental, Julio Cezar de Lara, a comissão é composta pelos três segmentos da comunidade acadêmica. São eles: Camyla Stiegler Leitner (docente), Gustavo Bisinoto, Fábio Iser e Saidy Kotubo Magalhaes Souza (profissionais técnicos) e a Rayssa Emanoelly Silva Pinheiro (acadêmica).



A previsão é que o GT apresente a Cadeia de Valor aos gestores (reitor, vice e pró-reitores) para homologação e validação em novembro deste ano. Após a validação da Cadeia de Valor os gestores irão decidir quais serão os processos prioritários que serão mapeados neste ano.



 



 


Por: Danielle Tavares