Mato Grosso, Domingo, 28 de Fevereiro de 2021     
Comitê Acompanhamento COVID
Unemat realiza 2º Colóquio de Arqueologia do Vale do Arinos
JUARA
Unemat realiza 2º Colóquio de Arqueologia do Vale do Arinos
25/10/2017 10:09:15
por Nataniel Zanferrari

A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) realiza a 2ª edição do Colóquio de Arqueologia do Vale do Arinos, no Centro Cultural Savoine, em Juara. O evento tem início na próxima terça-feira (31), às 19 horas, e se estende até a próxima quarta (1º). As inscrições se encerram na próxima segunda-feira (30) e podem ser realizadas clicando aqui. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas clicando aqui. A carga horária é de 30 horas.

Na terça-feira, antes da abertura, será realiza uma visitação nos sítios arqueológicos Tatuí I e Lage I.

Com o tema 'O papel da sociedade na preservação do Patrimônio Cultural', o evento tem início oficial na terça-feira, às 19 horas, com a palestra de abertura sendo ministrada pelo professor Jairo Luis Fleck Falcão, do Museu do Vale do Arinos da Unemat, e sendo mediada por Fabiana Cavalcante Lopes, professora de história da Rede Pública de Ensino de Juara.

Na sequência é realizada mesa-redonda com reflexões sobre Arqueologia e Patrimônio Cultural. Com o tema Patrimônio Arqueológico e discutindo a arte rupestre como marcador territorial, estará Jedson Francisco Cerezer, do Espaço Arqueologia e do Instituo Terra e Memória; o professor Valdir Luiz Schwengber, do Espaço Arqueologia da Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul) terá como o Patrimônio Cultural, Arqueologia preventiva e investigação arqueológica ; já o professor Marcos Aurélio Borchardt, da Unemat e do Instituto Ecuman, falará sobre um estudo de caso do complexo hidrelétrico do Rio Madeira. A mediadora será a professora Rosalia de Aguiar Araújo, da Unemat e do Instituto Ecuman.

Já na quarta-feira (1º),o dia inicia com uma reunião com representantes das etnias indígenas Munduruku, Kayabi e Apiaká.

A primeira palestra do dia será ministrada professor Saulo Augusto de Moraes, da Unemat, e mediada pelo aluno José Guilherme de Araújo Filho. O tema será 'Museu do Vale do Arinos: Interface entre Arqueologia e educação patrimonial'

Na sequência, haverá mesa-redonda sobre legislação museológica, instituições de guarda e gestão de acervos, com Francisco Stuchi, do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), e o professor Jesus Paixão, do Museu de História Natural de Alta Floresta. A professora Sandra Pereira de Carvalho, da Unemat, será a mediadora.

Logo após haverá outra mesa-redonda, esta sobre a importância do Museu do Vale do Arinos para a preservação do Patrimônio Cultural Indígena. Participam Marcelo Manhuari Munduruku, do Instituto Munduruku, Gabriel Kayabi, da Aldeia Tatuí, e Eduardo Morimã, da Aldeia Mayrob. O professor Saulo Augusto de Moraes será o mediador.

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 20846 | Impressões: 21288
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada

Rede Social


Copyright 2021 - Universidade do Estado de Mato Grosso
Av. Tancredo Neves, 1095 - Cavalhada III
78217-900 - Cáceres - Mato Grosso
PABX +55 (65) 3221-0000