Imprimir
Unemat realiza 2º Colóquio de Arqueologia do Vale do Arinos


A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) realiza a 2ª edição do Colóquio de Arqueologia do Vale do Arinos, no Centro Cultural Savoine, em Juara. O evento tem início na próxima terça-feira (31), às 19 horas, e se estende até a próxima quarta (1º). As inscrições se encerram na próxima segunda-feira (30) e podem ser realizadas clicando aqui. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas clicando aqui. A carga horária é de 30 horas.



Na terça-feira, antes da abertura, será realiza uma visitação nos sítios arqueológicos Tatuí I e Lage I.



Com o tema 'O papel da sociedade na preservação do Patrimônio Cultural', o evento tem início oficial na terça-feira, às 19 horas, com a palestra de abertura sendo ministrada pelo professor Jairo Luis Fleck Falcão, do Museu do Vale do Arinos da Unemat, e sendo mediada por Fabiana Cavalcante Lopes, professora de história da Rede Pública de Ensino de Juara.



Na sequência é realizada mesa-redonda com reflexões sobre Arqueologia e Patrimônio Cultural. Com o tema Patrimônio Arqueológico e discutindo a arte rupestre como marcador territorial, estará Jedson Francisco Cerezer, do Espaço Arqueologia e do Instituo Terra e Memória; o professor Valdir Luiz Schwengber, do Espaço Arqueologia da Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul) terá como o Patrimônio Cultural, Arqueologia preventiva e investigação arqueológica ; já o professor Marcos Aurélio Borchardt, da Unemat e do Instituto Ecuman, falará sobre um estudo de caso do complexo hidrelétrico do Rio Madeira. A mediadora será a professora Rosalia de Aguiar Araújo, da Unemat e do Instituto Ecuman.



Já na quarta-feira (1º),o dia inicia com uma reunião com representantes das etnias indígenas Munduruku, Kayabi e Apiaká.



A primeira palestra do dia será ministrada professor Saulo Augusto de Moraes, da Unemat, e mediada pelo aluno José Guilherme de Araújo Filho. O tema será 'Museu do Vale do Arinos: Interface entre Arqueologia e educação patrimonial'



Na sequência, haverá mesa-redonda sobre legislação museológica, instituições de guarda e gestão de acervos, com Francisco Stuchi, do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), e o professor Jesus Paixão, do Museu de História Natural de Alta Floresta. A professora Sandra Pereira de Carvalho, da Unemat, será a mediadora.



Logo após haverá outra mesa-redonda, esta sobre a importância do Museu do Vale do Arinos para a preservação do Patrimônio Cultural Indígena. Participam Marcelo Manhuari Munduruku, do Instituto Munduruku, Gabriel Kayabi, da Aldeia Tatuí, e Eduardo Morimã, da Aldeia Mayrob. O professor Saulo Augusto de Moraes será o mediador.


Por: Nataniel Zanferrari