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750 alunos da Educação Básica apresentam trabalhos na Mostra do Pantanal
INICIAÇÃO CIENTÍFICA
750 alunos da Educação Básica apresentam trabalhos na Mostra do Pantanal
13/11/2015 18:02:44
por Nataniel Zanferrari
Foto por: Nataniel Zanferrari

Mais de 750 alunos da Educação Básica apresentaram os resultados de trabalhos científicos na 4ª edição da Mostra de Iniciação Científica do Pantanal. Com idade entre sete e 17 anos, os estudantes são oriundos de escolas públicas e privadas do município de Cáceres. O evento ocorreu hoje (13) e foi promovido pela Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), por meio do Centro de Educação e Investigação em Ciências e Matemática, em parceria com  o Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT). A Mostra foi realizada no Ginásio da Unemat, na Cidade Universitária, em Cáceres.

Com início às 9 horas e se estendendo até as 17 horas, o evento foi aberto à visitação pública. Ao todo, foram expostos 196 trabalhos de iniciação científica, desenvolvidos em equipe com o auxílio de um professor-orientador. Os trabalhos desenvolvidos pelos estudantes são das áreas de Ciências da Natureza, Matemática e suas tecnologias; Linguagens, Códigos e suas tecnologias; Ciências Humanas e suas tecnologias; ou interdisciplinares. Ao todo, o evento envolveu 111 professores-orientadores. Além das áreas, os projetos também são divididos em quatro categorias: iniciação científica mirim, incentivo à pesquisa, desenvolvimento tecnológico e divulgação científica.

Além dos alunos da Educação Básica, também estiveram envolvidos na Mostra os professores da Unemat, do Campus de Cáceres do IFMT e das redes estadual e municipal de ensino. Ao todos, mais de 60 professores destas instituições participaram do evento como avaliadores.

O coordenador geral do evento, professor Marcos Francisco Borges, da Unemat, afirma que o principal objetivo da Mostra é incentivar o gosto e a curiosidade dos alunos pela ciência. “Queremos aguçar o espírito crítico, incentivar eles a fazerem um projeto e depois desenvolver este projeto de iniciação científica”, afirma o coordenador. “Queremos que os números desta Mostra continuem crescendo, para que possamos continuar a incentivar o ensino e aprendizado de ciências na cidade de Cáceres”, defende Marcos.

Além de promover a curiosidade e a investigação científica nos estudantes e professores, a realização da Mostra de Iniciação Científica do Pantanal busca promover uma aproximação da comunidade escolar e da universidade, também propondo e estimulando o trabalho em equipe. A Mostra de Iniciação Científica é financiada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e acontece em quatro etapas: inscrição da equipe e apresentação do projeto; desenvolvimento do trabalho pelas equipes inscritas com a orientação do professor; preparação para a mostra que consiste na entrega do resumo expandido a ser inserido nos anais e a confecção do pôster para a apresentação ao público e finalmente a etapa em que os alunos apresentam os trabalhos para a sociedade, que aconteceu hoje.

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