Mais de 750 alunos da Educação Básica apresentaram os resultados de trabalhos científicos na 4ª edição da Mostra de Iniciação Científica do Pantanal. Com idade entre sete e 17 anos, os estudantes são oriundos de escolas públicas e privadas do município de Cáceres. O evento ocorreu hoje (13) e foi promovido pela Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), por meio do Centro de Educação e Investigação em Ciências e Matemática, em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT). A Mostra foi realizada no Ginásio da Unemat, na Cidade Universitária, em Cáceres.
Com início às 9 horas e se estendendo até as 17 horas, o evento foi aberto à visitação pública. Ao todo, foram expostos 196 trabalhos de iniciação científica, desenvolvidos em equipe com o auxílio de um professor-orientador. Os trabalhos desenvolvidos pelos estudantes são das áreas de Ciências da Natureza, Matemática e suas tecnologias; Linguagens, Códigos e suas tecnologias; Ciências Humanas e suas tecnologias; ou interdisciplinares. Ao todo, o evento envolveu 111 professores-orientadores. Além das áreas, os projetos também são divididos em quatro categorias: iniciação científica mirim, incentivo à pesquisa, desenvolvimento tecnológico e divulgação científica.
Além dos alunos da Educação Básica, também estiveram envolvidos na Mostra os professores da Unemat, do Campus de Cáceres do IFMT e das redes estadual e municipal de ensino. Ao todos, mais de 60 professores destas instituições participaram do evento como avaliadores.
O coordenador geral do evento, professor Marcos Francisco Borges, da Unemat, afirma que o principal objetivo da Mostra é incentivar o gosto e a curiosidade dos alunos pela ciência. “Queremos aguçar o espírito crítico, incentivar eles a fazerem um projeto e depois desenvolver este projeto de iniciação científica”, afirma o coordenador. “Queremos que os números desta Mostra continuem crescendo, para que possamos continuar a incentivar o ensino e aprendizado de ciências na cidade de Cáceres”, defende Marcos.
Além de promover a curiosidade e a investigação científica nos estudantes e professores, a realização da Mostra de Iniciação Científica do Pantanal busca promover uma aproximação da comunidade escolar e da universidade, também propondo e estimulando o trabalho em equipe. A Mostra de Iniciação Científica é financiada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e acontece em quatro etapas: inscrição da equipe e apresentação do projeto; desenvolvimento do trabalho pelas equipes inscritas com a orientação do professor; preparação para a mostra que consiste na entrega do resumo expandido a ser inserido nos anais e a confecção do pôster para a apresentação ao público e finalmente a etapa em que os alunos apresentam os trabalhos para a sociedade, que aconteceu hoje.
![]() |
||
![]() ![]() ![]() |
Visitas: 24846 | Impressões: 158401 | |
![]() |
30/07/2021
Transferência de Tecnologia: Chega ao mercado nova cultivar de maracujá desenvolvida pela Unemat23/07/2021
Unemat comemora 43 anos com lançamento do novo Portal22/07/2021
Unemat é parceira na produção de biopesticida para braquiária21/07/2021
Unemat realiza nova convocação para concessão de auxílios moradia e alimentação21/07/2021
Reitor empossa coordenadores de cursos de diversos câmpus21/07/2021
Unemat abre vestibular com notas do Enem dos últimos cinco anos20/07/2021
Unemat completa 43 anos de ensino superior público e gratuito20/07/2021
Unemat realiza 4ª edição do evento ‘Chuva de meteoros’19/07/2021
Unemat lamenta a morte de acadêmico de Engenharia Civil do câmpus de Sinop19/07/2021
Rodada de reuniões com as faculdades da Unemat é pautada pelo debate sobre gestão universitária