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750 alunos da Educação Básica apresentam trabalhos na Mostra do Pantanal


Mais de 750 alunos da Educação Básica apresentaram os resultados de trabalhos científicos na 4ª edição da Mostra de Iniciação Científica do Pantanal. Com idade entre sete e 17 anos, os estudantes são oriundos de escolas públicas e privadas do município de Cáceres. O evento ocorreu hoje (13) e foi promovido pela Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), por meio do Centro de Educação e Investigação em Ciências e Matemática, em parceria com  o Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia de Mato Grosso (IFMT). A Mostra foi realizada no Ginásio da Unemat, na Cidade Universitária, em Cáceres.



Com início às 9 horas e se estendendo até as 17 horas, o evento foi aberto à visitação pública. Ao todo, foram expostos 196 trabalhos de iniciação científica, desenvolvidos em equipe com o auxílio de um professor-orientador. Os trabalhos desenvolvidos pelos estudantes são das áreas de Ciências da Natureza, Matemática e suas tecnologias; Linguagens, Códigos e suas tecnologias; Ciências Humanas e suas tecnologias; ou interdisciplinares. Ao todo, o evento envolveu 111 professores-orientadores. Além das áreas, os projetos também são divididos em quatro categorias: iniciação científica mirim, incentivo à pesquisa, desenvolvimento tecnológico e divulgação científica.



Além dos alunos da Educação Básica, também estiveram envolvidos na Mostra os professores da Unemat, do Campus de Cáceres do IFMT e das redes estadual e municipal de ensino. Ao todos, mais de 60 professores destas instituições participaram do evento como avaliadores.



O coordenador geral do evento, professor Marcos Francisco Borges, da Unemat, afirma que o principal objetivo da Mostra é incentivar o gosto e a curiosidade dos alunos pela ciência. “Queremos aguçar o espírito crítico, incentivar eles a fazerem um projeto e depois desenvolver este projeto de iniciação científica”, afirma o coordenador. “Queremos que os números desta Mostra continuem crescendo, para que possamos continuar a incentivar o ensino e aprendizado de ciências na cidade de Cáceres”, defende Marcos.



Além de promover a curiosidade e a investigação científica nos estudantes e professores, a realização da Mostra de Iniciação Científica do Pantanal busca promover uma aproximação da comunidade escolar e da universidade, também propondo e estimulando o trabalho em equipe. A Mostra de Iniciação Científica é financiada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e acontece em quatro etapas: inscrição da equipe e apresentação do projeto; desenvolvimento do trabalho pelas equipes inscritas com a orientação do professor; preparação para a mostra que consiste na entrega do resumo expandido a ser inserido nos anais e a confecção do pôster para a apresentação ao público e finalmente a etapa em que os alunos apresentam os trabalhos para a sociedade, que aconteceu hoje.


Por: Nataniel Zanferrari