O professor do curso de Educação Física da Universidade do Estado de Mato Grosso, campus de Cácees, João Carlos Bressan tem dois capítulos publicados no livro “Formação docente e práticas educativas na escola”, da Editora da UFMT. A obra será lançada oficialmente em setembro deste ano em Cuiabá.
O professor que é mestre em Educação é autor juntamente com o professor doutor, também em Educação, Adelmo Carvalho da Silva dos capítulos: “, Demandas formativas para a formação continuada de professores no Estado de Mato Grosso” e “Concepções de professoras sobre o lúdico nas escolas organizadas por ciclos de formação humana”. A obra é organizada pelos professores: Adelmo Carvalho da Silva, Ademar de Lima Carvalho e Cancionila Janzkovski Cardoso.
No capítulo terceiro: “Demandas formativas para a formação continuada de professores no Estado de Mato Grosso”, os autores apresentam os resultados de uma pesquisa desenvolvida no Cefapro/Primavera do Leste/MT e grupo de Pesquisa em Educação Matemática e Ciências da UFMT/CUR, ano de 2011, que levantou as demandas formativas, elencadas por professores(as) alfabetizadores(as) e de educação física atuantes no ensino fundamental, que ministram aulas em escolas públicas estaduais no estado de Mato Grosso localizadas em três municípios da região sudeste e centro leste, Primavera do Leste, Paranatinga e Gaúcha do Norte. Para a pesquisa, foram selecionados 21 professores de instituições escolares públicas, a partir dos quais foi possível expor a intensificação do trabalho docente, revelada por uma volumosa carga horária de trabalho, inúmeras atribuições agregadas à profissão professor, potencializadas, devido à maioria dos sujeitos da pesquisa atuar em diferentes redes de ensino que, por sua vez, os remetem a enquadrar-se em políticas educacionais também diferenciadas.
Já no capítulo oitavo “Concepções de professoras sobre o lúdico nas escolas organizadas por ciclos de formação humana”, os autores apresentam o resultado de uma pesquisa de mestrado realizada com professoras que atuam na escola organizada em ciclos de formação humana, 1º e 2º ciclos do Ensino Fundamental, na rede pública estadual de ensino do município de Rondonópolis/MT, ano de 2012. O texto tem como objetivo basilar, compreender as concepções das professoras que lecionam nos primeiros anos do Ensino Fundamental sobre o lúdico e como estas interferem em suas práticas educativas.
O livro está disponível no site da editora da UFMT no seguinte endereço: www.editora.ufmt.br.
![]() |
||
![]() ![]() ![]() |
Visitas: 24809 | Impressões: 158401 | |
![]() |
30/07/2021
Transferência de Tecnologia: Chega ao mercado nova cultivar de maracujá desenvolvida pela Unemat23/07/2021
Unemat comemora 43 anos com lançamento do novo Portal22/07/2021
Unemat é parceira na produção de biopesticida para braquiária21/07/2021
Unemat realiza nova convocação para concessão de auxílios moradia e alimentação21/07/2021
Reitor empossa coordenadores de cursos de diversos câmpus21/07/2021
Unemat abre vestibular com notas do Enem dos últimos cinco anos20/07/2021
Unemat completa 43 anos de ensino superior público e gratuito20/07/2021
Unemat realiza 4ª edição do evento ‘Chuva de meteoros’19/07/2021
Unemat lamenta a morte de acadêmico de Engenharia Civil do câmpus de Sinop19/07/2021
Rodada de reuniões com as faculdades da Unemat é pautada pelo debate sobre gestão universitária