Imprimir
Professor da Unemat participa de livro sobre formação docente e práticas educativas


O professor do curso de Educação Física da Universidade do Estado de Mato Grosso, campus de Cácees, João Carlos Bressan tem dois capítulos publicados no livro “Formação docente e práticas educativas na escola”, da Editora da UFMT. A obra será lançada oficialmente em setembro deste ano em Cuiabá.



O professor que é mestre em Educação é autor juntamente com o professor doutor, também em Educação, Adelmo Carvalho da Silva dos capítulos: “, Demandas formativas para a formação continuada de professores no Estado de Mato Grosso” e “Concepções de professoras sobre o lúdico nas escolas organizadas por ciclos de formação humana”. A obra é organizada pelos professores: Adelmo Carvalho da Silva, Ademar de Lima Carvalho e Cancionila Janzkovski Cardoso.



No capítulo terceiro: “Demandas formativas para a formação continuada de professores no Estado de Mato Grosso”, os autores apresentam os resultados de uma pesquisa desenvolvida no Cefapro/Primavera do Leste/MT e grupo de Pesquisa em Educação Matemática e Ciências da UFMT/CUR, ano de 2011, que levantou as demandas formativas, elencadas por professores(as) alfabetizadores(as) e de educação física atuantes no ensino fundamental, que ministram aulas em escolas públicas estaduais no estado de Mato Grosso localizadas em três municípios da região sudeste e centro leste, Primavera do Leste, Paranatinga e Gaúcha do Norte. Para a pesquisa, foram selecionados 21 professores de instituições escolares públicas, a partir dos quais foi possível expor a intensificação do trabalho docente, revelada por uma volumosa carga horária de trabalho, inúmeras atribuições agregadas à profissão professor, potencializadas, devido à maioria dos sujeitos da pesquisa atuar em diferentes redes de ensino que, por sua vez, os remetem a enquadrar-se em políticas educacionais também diferenciadas.



Já no capítulo oitavo “Concepções de professoras sobre o lúdico nas escolas organizadas por ciclos de formação humana”, os autores apresentam o resultado de uma pesquisa de mestrado realizada com professoras que atuam na escola organizada em ciclos de formação humana, 1º e 2º ciclos do Ensino Fundamental, na rede pública estadual de ensino do município de Rondonópolis/MT, ano de 2012. O texto tem como objetivo basilar, compreender as concepções das professoras que lecionam nos primeiros anos do Ensino Fundamental sobre o lúdico e como estas interferem em suas práticas educativas.



O livro está disponível no site da editora da UFMT no seguinte endereço: www.editora.ufmt.br.


Por: Lygia Lima