Mato Grosso, Quarta-Feira, 03 de Julho de 2024     
Novo Portal
Projeto de educação ambiental que tem parceria da Unemat é lançado em Cáceres
PARCERIA
Projeto de educação ambiental que tem parceria da Unemat é lançado em Cáceres
01/11/2013 10:47:35
por Andreza Pereira
Foto por: Juliana Arini-Instituto Sustentar

      O projeto Bichos do Pantanal , patrocinado pela Petrobras, por meio do Programa Petrobras Ambiental, lançou ontem uma ação de educação ambiental em Cáceres. O projeto “Escolas Bichos do Pantanal” tem como objetivo abordar temas de preservação da fauna pantanense em séries da educação infantil e ensino fundamental da cidade.

     A ação contempla uma parceria com a Universidade do Estado de Mato Grosso. A instituição contribuirá para o projeto com a expertise de seus pesquisadores. Professores e acadêmicos da Unemat vindos das áreas de Biologia, Saúde e Educação, dentre outras, irão a campo a partir deste mês para realizar investigações científicas cujos resultados serão repassados nas salas de aula de 49 escolas. Alunos interessados em contribuir com a atividade podem procurar os docentes envolvidos no projeto. Os trabalhos de pesquisa e monitoramento de fauna vão ser desenvolvidas no rio Paraguai, no Barco Sede do projeto, que vai permanecer nos próximos dois anos em vários pontos de estudo entra a sede do município e a Estação Ecológica Taiamã.

     Cerca de 1000 crianças estiveram presentes no evento de lançamento, realizado no Cáceres Iate Clube. Douglas Trent, pesquisador chefe e mentor do projeto, enfatizou  a necessidade de se introduzir o tema natureza na sala de aula. “Estamos na região com maior biodiversidade do mundo e vocês têm acesso a tudo isso. A ciência mostra que estar conectado com o meio ambiente torna as pessoas mais inteligentes”. Trent mostrou ao público fotos de animais do Pantanal, destacando aqueles que estão ameaçados de extinção, como a ariranha.

    Peças educativas escritas com termos do dialeto regional foram apresentadas às crianças, tematizando questões como a poluição dos rios e das ruas e incentivando o envolvimento da nova geração na preservação ambiental. “Crianças, vocês podem ensinar aos grandes que a natureza está morrendo”, concluíram os atores. Por volta de 10 mil estudantes da rede municipal de ensino de Cáceres serão atingidos pela proposta. 

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24687 | Impressões: 143114
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada