Imprimir
Projeto de educação ambiental que tem parceria da Unemat é lançado em Cáceres


      O projeto Bichos do Pantanal , patrocinado pela Petrobras, por meio do Programa Petrobras Ambiental, lançou ontem uma ação de educação ambiental em Cáceres. O projeto “Escolas Bichos do Pantanal” tem como objetivo abordar temas de preservação da fauna pantanense em séries da educação infantil e ensino fundamental da cidade.



     A ação contempla uma parceria com a Universidade do Estado de Mato Grosso. A instituição contribuirá para o projeto com a expertise de seus pesquisadores. Professores e acadêmicos da Unemat vindos das áreas de Biologia, Saúde e Educação, dentre outras, irão a campo a partir deste mês para realizar investigações científicas cujos resultados serão repassados nas salas de aula de 49 escolas. Alunos interessados em contribuir com a atividade podem procurar os docentes envolvidos no projeto. Os trabalhos de pesquisa e monitoramento de fauna vão ser desenvolvidas no rio Paraguai, no Barco Sede do projeto, que vai permanecer nos próximos dois anos em vários pontos de estudo entra a sede do município e a Estação Ecológica Taiamã.



     Cerca de 1000 crianças estiveram presentes no evento de lançamento, realizado no Cáceres Iate Clube. Douglas Trent, pesquisador chefe e mentor do projeto, enfatizou  a necessidade de se introduzir o tema natureza na sala de aula. “Estamos na região com maior biodiversidade do mundo e vocês têm acesso a tudo isso. A ciência mostra que estar conectado com o meio ambiente torna as pessoas mais inteligentes”. Trent mostrou ao público fotos de animais do Pantanal, destacando aqueles que estão ameaçados de extinção, como a ariranha.



    Peças educativas escritas com termos do dialeto regional foram apresentadas às crianças, tematizando questões como a poluição dos rios e das ruas e incentivando o envolvimento da nova geração na preservação ambiental. “Crianças, vocês podem ensinar aos grandes que a natureza está morrendo”, concluíram os atores. Por volta de 10 mil estudantes da rede municipal de ensino de Cáceres serão atingidos pela proposta. 


Por: Andreza Pereira