Mato Grosso, Quarta-Feira, 03 de Julho de 2024     
Novo Portal
Gestão dialoga sobre proposta ao orçamento da Unemat com Governo do Estado
ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
Gestão dialoga sobre proposta ao orçamento da Unemat com Governo do Estado
24/11/2010 10:43:40
por Coordenadoria de Comunicação Social
Reitor da Unemat em reunião com Governador Silval Barbosa, nessa terça-feira. Foto: Secom.
Reitor da Unemat em reunião com Governador Silval Barbosa, nessa terça-feira. Foto: Secom.

Gestores da Universidade do Estado de Mato Grosso estiveram em reunião, nessa terça-feira (23.11), com o Governador Silval Barbosa para discutir proposta ao orçamento da Unemat para o exercício de 2011. Após duas horas de reunião no gabinete do governador em Cuiabá, o estudo orçamentário foi encaminhado à equipe técnica de governo para análise e reapresentação de proposta.

O reitor Adriano Silva afirmou que o Governo ficou sensível à situação da Unemat, lembrando que a falta de investimentos nos últimos anos gerou demandas que agora precisam ser respondidas para garantir a qualidade das atividades acadêmicas.

“O recurso até então destinado à Unemat é suficiente apenas para custeio, pagamento da folha e pequenos investimentos. Temos planos para ampliação de salas de aula, laboratórios, modernização dos Câmpuse investimentos na qualificação continuada de recursos humanos”, contextualizou.

Orçamento- Em maio deste ano, a Assembleia Legislativa aprovou Projeto de Emenda Constitucional (PEC) que ampliaria o orçamento da Unemat para 2,5% da Receita Corrente Líquida do Estado, a partir do ano que vem.

Entretanto, no último mês (14.10), o Tribunal de Justiça de Mato Grosso concedeu liminar suspendendo a eficácia da Emenda Constitucional nº 57/2010, a pedido do Ministério Público. O entendimento dos magistrados foi que estaria configurado vício de iniciativa, já que o projeto foi de autoria dos deputados estaduais, e matérias orçamentárias são de competência privativa do chefe do Poder Executivo.

Desde então, a gestão da Universidade vem dialogando com o Executivo e Legislativo estaduais, no sentido de garantir o orçamento para 2011, e busca apoio junto a bancadas federais visando emendas que contemplem as necessidades represadas da Unemat e investimentos para a sua ampliação e crescimento.

O reitor afirmou que a Universidade busca ampliar o diálogo com o Governo do Estado. “A Unemat conta com profissionais altamente competentes e qualificados que desenvolvem pesquisas em áreas estratégicas para o desenvolvimento do Estado. Podemos atuar junto ao Governo em diferentes áreas de conhecimento”, afirmou.

Adriano Silva também apresentou projeto de ampliação do ensino a distância. “Queremos aumentar a oferta de cursos a distância como faz o governo federal por meio do programa Universidade Aberta e levar o Ensino Superior aos 141 municípios de Mato Grosso”, concluiu.

A Unemat está presente no Estado por meio de 11 Câmpuse 14  núcleos pedagógicos. As atividades de ensino concentram 75 cursos de graduação, nas modalidades regular e diferenciadas, 20 cursos de especialização e 6 mestrados institucionais. A cada semestre, a Universidade oferece 1.800 vagas para ingresso de novos acadêmicos em cursos de licenciatura e bacharelados, garantindo a qualificação de profissionais em diferentes áreas do conhecimento.

Salvar esta página   Imprimir notícia   Enviar notícia por e-mail Visitas: 24691 | Impressões: 143114
Compartilhar no Facebook

Notícias relacionadas

  • Nenhuma notícia relacionada