Imprimir
Gestão dialoga sobre proposta ao orçamento da Unemat com Governo do Estado
Reitor da Unemat em reunião com Governador Silval Barbosa, nessa terça-feira. Foto: Secom.

Gestores da Universidade do Estado de Mato Grosso estiveram em reunião, nessa terça-feira (23.11), com o Governador Silval Barbosa para discutir proposta ao orçamento da Unemat para o exercício de 2011. Após duas horas de reunião no gabinete do governador em Cuiabá, o estudo orçamentário foi encaminhado à equipe técnica de governo para análise e reapresentação de proposta.

O reitor Adriano Silva afirmou que o Governo ficou sensível à situação da Unemat, lembrando que a falta de investimentos nos últimos anos gerou demandas que agora precisam ser respondidas para garantir a qualidade das atividades acadêmicas.

“O recurso até então destinado à Unemat é suficiente apenas para custeio, pagamento da folha e pequenos investimentos. Temos planos para ampliação de salas de aula, laboratórios, modernização dos Câmpuse investimentos na qualificação continuada de recursos humanos”, contextualizou.

Orçamento- Em maio deste ano, a Assembleia Legislativa aprovou Projeto de Emenda Constitucional (PEC) que ampliaria o orçamento da Unemat para 2,5% da Receita Corrente Líquida do Estado, a partir do ano que vem.

Entretanto, no último mês (14.10), o Tribunal de Justiça de Mato Grosso concedeu liminar suspendendo a eficácia da Emenda Constitucional nº 57/2010, a pedido do Ministério Público. O entendimento dos magistrados foi que estaria configurado vício de iniciativa, já que o projeto foi de autoria dos deputados estaduais, e matérias orçamentárias são de competência privativa do chefe do Poder Executivo.

Desde então, a gestão da Universidade vem dialogando com o Executivo e Legislativo estaduais, no sentido de garantir o orçamento para 2011, e busca apoio junto a bancadas federais visando emendas que contemplem as necessidades represadas da Unemat e investimentos para a sua ampliação e crescimento.

O reitor afirmou que a Universidade busca ampliar o diálogo com o Governo do Estado. “A Unemat conta com profissionais altamente competentes e qualificados que desenvolvem pesquisas em áreas estratégicas para o desenvolvimento do Estado. Podemos atuar junto ao Governo em diferentes áreas de conhecimento”, afirmou.

Adriano Silva também apresentou projeto de ampliação do ensino a distância. “Queremos aumentar a oferta de cursos a distância como faz o governo federal por meio do programa Universidade Aberta e levar o Ensino Superior aos 141 municípios de Mato Grosso”, concluiu.

A Unemat está presente no Estado por meio de 11 Câmpuse 14  núcleos pedagógicos. As atividades de ensino concentram 75 cursos de graduação, nas modalidades regular e diferenciadas, 20 cursos de especialização e 6 mestrados institucionais. A cada semestre, a Universidade oferece 1.800 vagas para ingresso de novos acadêmicos em cursos de licenciatura e bacharelados, garantindo a qualificação de profissionais em diferentes áreas do conhecimento.

Por: Coordenadoria de Comunicação Social